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Questões de Concursos Prefeitura de Barra Bonita SC

Resolva questões de Prefeitura de Barra Bonita SC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q976963 | Pedagogia, Professor I e II Anos Iniciais, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

A Psicomotricidade, enquanto campo de estudo e intervenção, compreende a relação indissociável entre o psíquico e o motor, sendo fundamental para o desenvolvimento global da criança e, consequentemente, para o processo de aprendizagem. Elementos como esquema corporal, lateralidade e coordenação motora (ampla e fina) são considerados pilares desse desenvolvimento.

Considerando os conceitos centrais da Psicomotricidade e sua relevância para a aprendizagem escolar, assinale a alternativa que apresenta a correta articulação entre esses elementos:
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22Q976971 | Pedagogia, Professor I e II Anos Iniciais, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

Com base nas dificuldades estruturais e curriculares da formação docente no Brasil, assinale a alternativa que apresenta uma análise coerente sobre os limites da profissionalização docente e o papel da formação continuada.
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23Q977089 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor I e II Educação Infantil, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

Ao adotar a interdisciplinaridade, o processo educativo proporciona ao aluno uma formação que rompe com a fragmentação dos conteúdos, favorecendo uma aprendizagem____, capaz de relacionar teoria e prática, escola e sociedade.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:
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24Q976962 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor I e II Anos Iniciais, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece o conjunto de aprendizagens essenciais para a Educação Básica, organizando-as por áreas do conhecimento e componentes curriculares, de modo a garantir o desenvolvimento integral dos estudantes.

Considerando as especificidades e articulações entre os componentes curriculares de Matemática, Ciências da Natureza, História e Geografia na BNCC, analise as proposições a seguir:

I.Em Matemática, a BNCC propõe o desenvolvimento do letramento matemático por meio de um processo de investigação, compreendendo números, álgebra, geometria, grandezas e medidas, probabilidade e estatística, enfatizando a resolução de problemas e a construção de argumentação lógica.
II.A área de Ciências da Natureza, na BNCC, busca a alfabetização científica, promovendo a compreensão de fenômenos naturais, processos tecnológicos e das relações entre eles, instigando a investigação e o pensamento crítico sobre o mundo físico, químico e biológico.
III.Em História, a BNCC orienta que o ensino deve priorizar a memorização de datas e fatos históricos de forma linear e eurocêntrica, com foco na narrativa dos grandes eventos e personagens, para garantir a assimilação da cronologia dos acontecimentos.
IV.A Geografia na BNCC estimula o raciocínio geográfico para compreender a organização do espaço e a relação sociedade-natureza, promovendo a análise de diferentes paisagens, territórios e lugares, e o reconhecimento das diversidades e desigualdades socioespaciais.

Está(ão) correta(s) a(s) proposição(ões):
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25Q976980 | Geografia, Professor I e II Geografia, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

"tudo aquilo que nós vemos, o que nossa visão alcança" (SANTOS, 1998).

Qual importante conceito geográfico está definido na frase do geográfo Milton Santos?
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26Q977030 | Pedagogia, Professor I e II Educação Física, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

No processo educativo da Educação Física, a avaliação da aprendizagem desempenha um papel estruturante para o planejamento e para o desenvolvimento de práticas pedagógicas coerentes com os objetivos da disciplina. Para que seja formativa e significativa, ela deve considerar os diferentes aspectos do desenvolvimento dos estudantes e orientar o professor na mediação da aprendizagem. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__)A utilização de provas escritas e testes de desempenho físico como instrumento principal de avaliação garante maior objetividade e equidade no julgamento da aprendizagem em Educação Física.
(__)A avaliação formativa permite o acompanhamento contínuo do progresso do aluno, oferecendo subsídios para replanejar as estratégias didáticas e promover o desenvolvimento integral.
(__)A avaliação somativa, por seu caráter conclusivo, deve ser priorizada sobre as demais, já que apresenta dados quantitativos que facilitam a mensuração dos resultados.
(__)A observação sistemática e o portfólio são instrumentos adequados para avaliar aspectos qualitativos da aprendizagem na Educação Física, como cooperação, engajamento e progressos individuais.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
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27Q977159 | Inglês, Professor I e II Língua Estrangeira Inglês, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

Texto associado.

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

How World War Two changed how France eats


By June 1940, German forces had blitzed through France in just six weeks, leading more than half of the country to be occupied. As a result, French staples like cheese, bread and meat were soon rationed, and by 1942 some citizens were living on as few as 1,110 calories per day. Even after World War Two ended in 1945, access to food in France would continue to be regulated by the government until 1949.


Such austerity certainly had an impact on how the French ate during and just after the war. Yet, more than 80 years after Allied forces landed in Normandy to begin liberating the nation on D-Day (6 June 1944), few visitors realise that France's wartime occupation still echoes across the nation's culinary landscape.


In the decades following WW2, the French abandoned the staples that had got them through the tough times of occupation; familiar ingredients like root vegetables and even hearty pain de campagne (country bread) were so eschewed they were nearly forgotten. But as wartime associations have slowly faded from memory, a bevy of younger chefs and tastemakers are reviving the foods that once kept the French alive.


There aren't many French residents old enough to vividly recall life in wartime France today, and fewer still would deign to discuss it. Author Kitty Morse only discovered her great-grandparents' "Occupation diary and recipe book" after her own mother's death. Morse released them in 2022 in her book Bitter Sweet: A Wartime Journal and Heirloom Recipes from Occupied France.


"My mother never said any of this to me," she said.


Aline Pla was just nine years old in 1945 but, raised by small-town grocers in the south of France, she remembers more than others might. "You were only allowed a few grams of bread a day," she recalled. "Some [people] stopped smoking − especially those with kids. They preferred trading for food."


Such widespread lack gave rise to ersatz replacements: saccharine stood in for sugar; butter was supplanted by lard or margarine; and instead of coffee, people brewed roots or grains, like acorns, chickpeas or the barley Pla recalls villagers roasting at home. While many of these wartime brews faded from fashion, chicory coffee remained a staple, at least in northern France. Ricoré − a blend of chicory and instant coffee − has been on supermarket shelves since the 1950s. More recently, brands like Cherico are reimagining it for a new generation, marketing it as a climate-conscious, healthful alternative traditional coffee.


According to Patrick Rambourg, French culinary historian and author of Histoire de la Cuisine et de la Gastronomie Françaises, if chicory never wholly disappeared in France, it's in large part thanks to its flavour. "Chicory tastes good," he explained. "It doesn't necessarily make you think of periods of austerity."


Other products did, however, such as swedes and Jerusalem artichokes, which WW2 historian Fabrice Grenard asserted "were more reserved for animals before the war." The French were nevertheless forced to rely heavily on them once potato rationing began in November 1940, and after the war, these vegetables became almost "taboo", according to Rambourg. "My mother never cooked a swede in her life," added Morse.


Two generations later, however, Jerusalem artichokes, in particular, have surged to near-omnipresence in Paris, from the trendy small plates at Belleville wine bar Paloma to the classic chalkboard menu at bistro Le Bon Georges. Alongside parsnips, turnips and swedes, they're often self-awarely called "les legumes oubliés"("the forgotten vegetables") and, according to Léo Giorgis, chef-owner of L'Almanach Montmartre, French chefs have been remembering them for about 15 years.


"Now you see Jerusalem artichokes everywhere, [as well as] swedes [and] golden turnips," he said. As a chef dedicated to seasonal produce, Giorgis finds their return inspiring, especially in winter. "Without them, we're kind of stuck with cabbages and butternut squah."


According to Apollonia Poilâne, the third generation of her family to run the eponymous bakery Poilâne, founded in 1932, a similar shift took place with French bread. Before the war, she explained, white baguettes, which weren't subject to the same imposed prices as sourdough, surged to popularity on a marketplace rife with competition. But in August 1940, bread was one of the first products to be rationed, and soon, white bread was supplanted by darker-crumbed iterations bulked out with bran, chestnut, potato or buckwheat. The sale of fresh bread was forbidden by law, which some say was implemented specifically to reduce bread's palatability.


"I never knew white bread!" said Pla. When one went to eat at a friend's home during wartime, she recalled, "You brought your bread − your bread ration. Your own piece of bread."


Hunger for white bread surged post-war − so much so that while Poilâne's founder, Pierre Poilâne, persisted in producing the sourdoughs he so loved, his refusal to bake more modern loaves saw him ejected from bakery syndicates, according to his granddaughter, Apollonia. These days, however, the trend has come full circle: Baguette consumption fell 25% from 2015 to 2025, but the popularity of so-called "special" breads made with whole or heirloom grains is on the rise. "It's not bad that we're getting back to breads that are a bit less white," said Pla.


For Grenard, however, the most lasting impact the war left on French food culture was a no-waste mindset. "What remains after the war is more of a state of mind than culinary practices," he said. Rambourg agreed: "You know the value of food when you don't have any."


The French were forced to get creative with what theyhad. In France's south-eastern Ardèche department, Clément Faugier rebranded its sweetened chestnut paste as Génovitine, a name whose medical consonance made it easier to market as a fortifier and even prescribe. In the coastal Camargue region, local samphire suddenly stood in for green beans. Morse's great-grandfather foraged for wild mushrooms in the nearby Vosges mountains, and in cities, those with balconies planted their window boxes with carrots or leeks. Paris' public Jardin des Tuileries was even transformed into collective kitchen gardens.


According to Rambourg, this subsistence mindset "would affect the entire generation that lived through the war, and our parents, because they were the children of our grandparents, who knew the war."


As the need for these subsistence methods dissipated, French cuisine underwent another period of change. In 1963, the country welcomed its first Carrefour hypermarket, and large-scale supermarkets soon supplanted small shops. According to Grenard, this was partly due to "suspicion" following corruption during the German occupation, when some grocers inflated prices far past the norm, just because they could . "At the end of the war, consumers held real rancour against small shopkeepers," said Grenard. "In a supermarket, the prices are fixed."


Fast-forward eight decades, and some locals, now motivated by climate change are turning back to small, local grocers, such as the locavore Terroir d'Avenir shops dotting Paris. Others are reaching into the nation's past to resuscitate techniques like canning, preserving and foraging that saved many French residents during the war, according to Grenard. "The people that got by the best were the ones who had reserves."


Today, filling the larder with foraged food has become popular once again. In Kaysersberg, Alsace, chef Jérôme Jaegle of Alchémille puts this ancestral knowledge centre-stage by offering wild harvesting workshops culminating in a multi-course meal. And in Milly-la-Forêt, just outside Paris, François Thévenon highlights the foraging techniques he learned from his grandmother with classes teaching others how to seek out these edible plants themselves.


"After the war", he explained, "people wanted to reassure themselves that they wouldn't lack anything anymore." They turned, he said, to overconsumption, specifically of meat, which even his foraging grandmother ate every day, at every meal.


"You often hear when you ask older folk why they no longer eat wild plants, that it's because they don't have to," Thévenon said, who forages for wild plants because he believes it's good for his health and that of the planet.


According to Apollonia, the war didn't only change how France eats. "It probably changed the way the world eats," she asserted. Today, the techniques and philosophies that helped the French survive are slowly coming back to life.



https://www.bbc.com/travel/article/20250605-how-world-war-two-chang ed-the-french-diet


Identify the verb tense used in the sentence:

"By 1942 some citizens were living on as few as 1,110 calories per day."

Select the correct alternative.
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28Q977174 | Português, Professor I e II Língua Estrangeira Inglês, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

A força muscular assume "um significado diferente" quando tudo é praticamente sem peso.

Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cpq2329ex05o.adaptado

Sintaticamente, o termo destacado nesta frase trata-se de:

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29Q977025 | Pedagogia, Professor I e II Educação Física, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

No contexto da organização escolar, dois documentos fundamentais orientam as ações pedagógicas e administrativas da instituição: o Projeto Político-Pedagógico (PPP) e o Regimento Escolar. Ambos são obrigatórios e devem refletir as diretrizes institucionais de forma articulada, respeitando os princípios democráticos e o direito à educação de qualidade. Assinale a alternativa correta sobre as atribuições desses instrumentos no planejamento escolar.
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30Q977173 | Português, Professor I e II Língua Estrangeira Inglês, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

Quando "se trata" de músculos, é um caso de "usá-los" ou "perdê-los".

Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cpq2329ex05o. adaptado

As normas-padrão de colocação pronominal destacadas na frase denominam-se, respectivamente:

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32Q976964 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Professor I e II Anos Iniciais, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

A legislação educacional brasileira, fundamentada na Constituição Federal de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei nº 9.394/1996) e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei nº 8.069/1990), estabelece um arcabouço normativo para a organização e o funcionamento do sistema educacional. Analise as proposições a seguir, considerando o que dispõem esses diplomas legais:

I.A LDB reafirma o dever do Estado com a educação escolar pública, estabelecendo que o ensino será ministrado com base em princípios como a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber, e a valorização dos profissionais da educação escolar.
II.O ECA garante o direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, assegurando, inclusive, o acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.
III.A Constituição Federal de 1988, em seus artigos dedicados à educação, define que a gestão democrática do ensino público, na forma da lei, é um princípio a ser observado, e que a União aplicará nunca menos de dezoito por cento, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino.

Está(ão) correta(s) a(s) proposição(ões):
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33Q976972 | Português, Professor I e II Anos Iniciais, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

A força muscular assume "um significado diferente" quando tudo é praticamente sem peso.
Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cpq2329ex05o. adaptado

Sintaticamente, o termo destacado nesta frase trata-se de:
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34Q977242 | Pedagogia, Professor I e II Matemática, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

Segundo o Artigo 35 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), "O aprimoramento do educando como pessoa humana, promovendo a formação ética, a autonomia intelectual e o pensamento crítico" corresponde a:
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35Q976988 | Pedagogia, Professor I e II Geografia, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

"A Constituição Federal de 1988, promulgada em 5 de outubro e também conhecida como "Constituição Cidadã", estabelece os direitos e deveres dos cidadãos e entes políticos no Brasil. É um marco para a redemocratização do país, tendo sido escrita após o período de governo militar. A Constituição de 1988 garantiu direitos fundamentais como a liberdade de expressão, a liberdade religiosa e direitos sociais como educação, saúde e trabalho."

Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/10/05/nos-35 -anos-da-constituicao-direitos-sociais-democracia-e-harmonia-entre-p oderes-sao-desafios-apontam-especialistas.ghtml

Assinale a alternativa que apresenta um dos princípios da educação nacional segundo a Constituição Federal de 1988:
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36Q976967 | Pedagogia, Professor I e II Anos Iniciais, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

A alfabetização e o letramento, bem como o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, são processos interdependentes e complexos, essenciais para a formação do sujeito. A prática pedagógica eficaz nesse campo exige a compreensão das fases dedesenvolvimento e a adoção de intervenções significativas que integrem escuta, fala, leitura e produção de texto.

Considerando as abordagens contemporâneas sobre alfabetização e letramento, qual das afirmações a seguir melhor descreve uma prática pedagógica alinhada aos princípios de desenvolvimento integral da linguagem?
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37Q977245 | Pedagogia, Professor I e II Matemática, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

Com base na política de inclusão e nas diretrizes do Atendimento Educacional Especializado (AEE), assinale a alternativa que apresenta corretamente a finalidade desse atendimento e os direitos dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação.
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38Q977018 | Pedagogia, Professor I e II Ciências, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

Conforme estabelecido na Constituição Federal de 1988, o acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo (Art. 208). Além disso, o ensino também pode ser livre à iniciativa privada, desde que atenda a algumas condições como:

I. Autorização e avaliação de qualidade pelo Poder Público.
II. Oferta de ensino regular, adequado às condições do educando.
III. Cumprimento das normas gerais da educação nacional.

É CORRETO o que se afirma em:
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39Q977036 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Professor I e II Educação Física, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

Durante a prática de atividades físicas, o organismo humano passa por adaptações fisiológicas que envolvem diferentes sistemas corporais. Entre esses processos estão os ajustes cardiorrespiratórios, metabólicos e térmicos que garantem a manutenção da homeostase. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__)A prática regular de exercícios físicos aeróbicos promove aumento da eficiência do sistema cardiorrespiratório, com elevação do volume sistólico e redução da frequência cardíaca de repouso.
(__)A produção de ácido lático durante o exercício ocorre predominantemente em condições aeróbicas, sendo resultado da oxidação completa da glicose nos tecidos musculares.
(__)A termorregulação durante o exercício é mantida pela ação de mecanismos como a vasoconstrição periférica e a redução da frequência respiratória, que limitam a perda de calor.
(__)A elevação da temperatura corporal durante o exercício ativa mecanismos de dissipação de calor, como a sudorese e a vasodilatação cutânea, essenciais para evitar a hipertermia.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
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40Q977037 | Português, Professor I e II Educação Física, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

Entrar no espaço muda o corpo humano — e, inicialmente, isso parece incrível.
Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cpq2329ex05o. adaptado

Assinale a alternativa correta quanto à nova pontuação sem alteração do sentido original da frase.
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