Início

Questões de Concursos Prefeitura de Bela Vista MG

Resolva questões de Prefeitura de Bela Vista MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q46356 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP, 2017

A raiva é uma doença conhecida há séculos e uma das zoonoses mais importantes.

Com relação a essa zoonose, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) No Brasil, a raiva bovina é essencialmente transmitida por morcegos hematógenos, registrando-se centenas de casos a cada ano.
( ) O local de inoculação, isto é, da mordida ou da lesão causada pelo morcego transmissor, influi no período de incubação.
( ) A raiva é provocada por um vírus do gênero Lyssavirus, pertencente à família Rhabdoviridae.
( ) Em bovinos, a raiva se manifesta principalmente na forma paralítica, na qual se observa paresia e paralisia espástica

Assinale a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

102Q28820 | Nutrição, Nutricionista, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

A Agenda para Intensificação da Atenção Nutricional à Desnutrição Infantil consiste em um conjunto de ações articuladas a serem estabelecidas na Rede de Atenção à Saúde para garantir o adequado acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento na infância.

As alternativas a seguir apresentam ações que compõem essa agenda, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

103Q11752 | Português, Contínuo, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Texto associado.
 Lua cheia, lua crescente, lua minguante

   Como a lua nos lembra o que se passa conosco!

   Não há quem não tenha seus dias de lua cheia! Tudo correndo bem, saúde boa, família em paz, todos se entendendo e se amando. Se não há dinheiro sobrando, não há dinheiro faltando...

   Também não há quem não tenha seus dias de lua minguante... A saúde meio emperrada; incompreensões e aborrecimentos em casa, no trabalho, entre amigos; desilusões, cansaço de viver...

   Mas volta a lua crescente... Volta a esperança. Tudo continua, mais ou menos, na mesma. Talvez até pior. Mas, por dentro, há mais coragem, mais força!...

   E o que nos vale é que variam, de pessoa para pessoa, os dias de fossa, os dias de esperança, os dias de alegria plena... Por que, então, não termos paciência uns com os outros e não nos ajudarmos mutuamente? Mas, em geral quem anda em lua minguante tem até raiva de quem anda em lua cheia. Parece um roubo. Acontece, também, que quem anda em lua cheia, em geral, não tem olhos, nem tempo, nem paciência para fcar ouvindo lamúrias da lua minguante...

   Ah! Se conseguíssemos o ideal de manter permanentemente em nós o espírito da lua crescente, o espírito da esperança!

   Há quem, em plena fase da lua cheia, ande triste. Há pessoas que, em lugar de aproveitar a felicidade que têm na mão, tornam-se incapazes de aproveitá-la, porque ficam o tempo todo pensando que a felicidade é passageira, vai acabar, já está acabando...

   Em plena lua cheia, quando o desânimo chega, vamos expulsá-lo, pensando: É verdade. Nem sempre será lua cheia. Virá a lua minguante. Mas de minguante passará a crescente e, de novo a cheia.

   Quando nos convenceremos de que é ingratidão deixar que a esperança se apague dentro de nós?!... Guardem o título de um livro de poemas, que vale como um programa de vida: FAZ ESCURO, MAS EU CANTO! Sim. No meio da maior escuridão, em pleno voo cego, sem enxergar um palmo diante dos olhos.
Mesmo aí, mesmo assim, temos que manter viva a esperança. FAZ ESCURO, MAS EU CANTO!

Disponível em: < http://escritabrasil.blogspot.com.br/2007/11/texto-do-arcebispo-helder-cmara.html >
Acesso em 17 julho de 2014.
Leia as frases a seguir.

“Nem sempre será lua cheia.”
“Como a lua nos lembra o que se passa conosco!”
A lua cheia brilhou no céu.

Os tempos dos verbos destacados acima são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

104Q28805 | Informática, Arquitetura de Computadores, Técnico em Informática, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Analise as seguintes afirmativas referentes a memória cache.

I. É um elemento de memória intermediário entre o processador e a memória principal. 
II. O tamanho deve ser o maior possível para reduzir a diferença entre a velocidade do processamento e a da memória principal. 
III. A velocidade de transferência deve ser elevada.

A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS as afirmativas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

106Q28901 | Pedagogia, Professor, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

O desenvolvimento do indivíduo se processa através de uma sequência de estágios. Analise as afirmativas relacionadas aos estágios de desenvolvimento da criança de acordo com a teoria de Jean Piaget.

I. A construção do pensamento lógico da criança é caracterizada pela capacidade de reversibilidade, o que lhe permite antecipar e reconstruir ações numa perspectiva dedutiva.
II. Ao entrar no simbólico, a criança é capaz de interiorizar suas ações, diferenciando objetos de seus representantes, libertando o pensamento do controle exclusivo da percepção.
III. O pensamento lógico abstrato configura a forma mais elementar da inteligência e, consequentemente, o primeiro grau de desenvolvimento do ser humano, caraterizado pela construção dos esquemas iniciais de ação.

Pela análise, é possível afirmar que estão CORRETAS as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

107Q46340 | Português, Interpretação de Textos, Médico Veterinário, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP, 2017

Texto associado.
A síndrome das pernas inquietas

A cena é conhecida: a pessoa está se preparando para deitar, depois de um longo dia, e, neste exato momento de descanso, as pernas começam a doer, e há uma intensa vontade de balançar os membros inferiores. Trata-se da síndrome das pernas inquietas, a SPI, um problema neurológico que acomete de 5 a 10% da população, mas é pouco reconhecido.
A denominação “pernas inquietas” se refere ao fato de o indivíduo ter que movimentar as pernas para aliviar os sintomas desconfortáveis, como dor, formigamento e ardor nas pernas, do joelho para baixo, especialmente no final do dia, e que pode piorar em períodos de repouso prolongado.
Outra pista para o diagnóstico de síndrome das pernas inquietas são os movimentos periódicos dos membros, que ocorrem à noite durante o sono, e são involuntários. É bastante percebido no dia seguinte, quando se nota o excesso de bagunça nos lençóis.
Em relação a fatores que podem agravar a síndrome, destaca-se o consumo abusivo de cafeína, um dos vilões de quem sofre desta síndrome. Por outro lado, movimentar-se (caminhar ou correr) e fazer massagem nas pernas são dicas boas para aliviar estes sintomas, e muitos dos que sofrem da síndrome das pernas inquietas, nesta hora, podem contar com os parceiros de cama para auxiliar com massagens ou outras técnicas de relaxamento.
Ainda não há formas de prevenção para a síndrome das pernas inquietas, até porque uma parte grande dos casos é hereditária. A boa notícia é que há algumas medicações que podem amenizar bastante os sintomas, como remédios das seguintes classes: agonistas dopaminérgicos, anticonvulsivante e benzodiazepínico. Como sempre, o ideal é buscar orientação de um médico familiarizado com este problema, que irá sugerir a melhor opção de tratamento ao paciente, após confirmar o diagnóstico.

FELÍCIO, André. A síndrome das pernas inquietas. Blog da Saúde. Disponível em: . Acesso em: 6 jan. 2017 (Adaptação).
Releia o trecho a seguir.
“Outra pista para o diagnóstico de síndrome das pernas inquietas são os movimentos periódicos dos membros, que ocorrem à noite durante o sono, e são involuntários.”

Em relação ao acento indicativo de crase, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

108Q28742 | Legislação Municipal, Professor de Educação Física, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Segundo a Lei Orgânica do Município de Bela Vista de Minas, é requisito para ser investido no cargo de secretário municipal ou diretor equivalente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

109Q28822 | Conhecimentos Específicos, Técnicas em Construção Civil, Mestre de Obras, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Quando se fala em administrar pessoas, é preciso ter em mente que é necessário ter habilidade para isso.

Com relação às habilidades esperadas do mestre de obras, cujo trabalho inclui lidar com subordinados, é INCORRETO afirmar que dentre elas está:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

110Q28734 | Português, Professor de Educação Física, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Texto associado.
Conpozissão imfãtil

    O mundo é dividido em nações, que é o nome que tem os países como o Brasil, o Japão, etc., mas não Rio de Janeiro, Cuiabá, Pernambuco, que isso não é nação, é cidade. Quase nunca a gente percebe que o mundo é dividido em nações porque aqui no Brasil só tem brasileiro e a gente fica pensando que o mundo é como o Brasil, mas em copas do mundo a gente percebe. Cada nação insiste em falar uma língua diferente. Não sei por que todo mundo não fala português, que é tão fácil que até criança pequena fala, sem precisar estudar, como precisa com todas as outras línguas. Na Suíça e na Bélgica eles falam muitas línguas, além do suíço e do bélgico. Na hora do hino, cada jogador canta numa língua e fica parecendo com a hora do recreio, quando todo mundo grita e ninguém entende, mas eles estão acostumados. Também no jogo cada um fala com o outro numa língua, e isso é uma maneira de confundir o outro time, que não sabe o que eles estão combinando.
   Cada nação tem uma camisa diferente, para a gente saber de que nação a pessoa é, e isso não só os jogadores mas também as pessoas que vão assistir e até as pessoas nas ruas, no ônibus, no avião ou no metrô. A melhor é a de um país chamado Croácia, onde vivem os croatas, que são pessoas que gostam muito de jogar xadrez, por isso a camisa deles é como um tabuleiro de xadrez, como os quadradinhos branco e vermelho. Quando o jogo está chato, os jogadores param de jogar futebol, tiram a camisa, estendem ela no chão e jogam xadrez. O público de lá gosta muito mais, e canta e torce muito mais. A camisa da França é azul e os jogadores são chamados de “azuis”, mas na verdade só a camisa é azul, eles são brancos ou pretos, como todo mundo.
   As nações têm bandeiras e hinos. Acho a bandeira do Brasil a mais bonita de todas, fora algumas, e muito bem feita para o futebol: tem o verde dos gramados, o amarelo da taça que o campeão vai ganhar e a bola. No meio tem uma faixa que quando o Brasil é campeão fica escrito campeão”, e quando não é fca escrito uma bobagem qualquer. Nunca vi tanta bandeira como agora. Algumas são sem graça, como as que têm só duas cores e uma cruz no meio. Outras são interessantes, principalmente para nós, meninas, como as que têm estrelinhas e outros desenhos. A da Costa Rica tem naviozinhos de um lado e do outro de uma terra com vulcões. Mostra como o país é fninho e como é difícil viver nele, todo mundo muito apertado, quase sem poder respirar, e ainda com medo de vulcão. A mais engraçada é a da Argentina, que tem um solzinho com olho, nariz e boca. É uma bandeira amiga das crianças. Meu pai não gosta que eu torça para a Argentina, mas eu torço, por causa do solzinho, e não falo para ele.
    Antes do jogo tem os hinos e a televisão vai traduzindo o que eles estão cantando. Aí eu tenho medo. O da França diz para os filhos da pátria formarem batalhões e atacarem os inimigos. Deve ser terrível viver na França. Lá tem inimigos que querem estrangular as crianças, diz o hino deles. Os franceses cantam essas coisas como se não fosse nada demais, mas eu nunca vou querer ir lá na França. Esses países são muito inseguros. Nos Estados Unidos o hino explica que tem foguetes e bombas voando. Como os jogadores podem ser bonzinhos depois de cantar essas coisas? Teve um que mordeu um outro. Acho que foi pouco, coisas muito piores podiam acontecer. Podia acontecer de morrerem, por exemplo.Tem muito hino que fala de morrer. O da Itália pede que todos estejam prontos para morrer, porque a Itália chamou. Como é que pode chamar os outros para morrer? O do Uruguai pede para escolher a pátria ou o túmulo. O nosso do Brasil, que eu prefro, entre outros, porque não dá para entender as palavras, e por isso não ameaça ninguém, mesmo assim tem um pedaço que diz que a gente não teme a própria morte. A Fifa não devia deixar eles cantarem essas coisas. É um risco no fim do jogo o campo ficar cheio de mortos. Faz bem o jogador da França que não canta o hino deles, ainda mais um hino daqueles. Os nossos cantaram sempre, todos, e choraram muito. Não sei porque. Quem chorou mais, eu acho, foi o Thiago Silva. Aqui em casa até meu pai chorou. Eu não choro. Tenho mais o que fazer.

Toledo, R.P., Veja, 09/07/2014 (texto adaptado)
Assinale a alternativa em que NÃO se observa um termo ou estrutura próprios da linguagem popular, informal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

111Q28862 | Pedagogia, Auxiliar de Serviços Educacionais, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Assinale a alternativa que completa INCORRETAMENTE o texto.

As instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e de avaliação do desenvolvimento das crianças, garantindo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

112Q28801 | Legislação Municipal, Fiscal de Rendas e Tributos, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

De acordo como instituto de competência, o seguinte tributo não é de competência tributária ativa do Município de Bela Vista de Minas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

113Q28784 | Administração Geral, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Analise as afirmativas sobre gestão de processos e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Uma das maneiras que uma instituição tem para ser mais eficiente e eficaz na prestação de serviços, na qualidade e velocidade requeridas, é por meio de uma boa gestão por processos.
( ) A escolha de processos baseadas apenas na possibilidade de redução de custos é um equívoco que frequentemente ocorre nas instituições.
( ) A adoção de medidas visando à redução de material de consumo, com cortes lineares, estabelecendo-se normalmente um percentual único para todos os setores da administração pública, não contribui para a redução dos custos operacionais.
( ) A otimização e a adequação entre trabalho, pessoas, tecnologia e informações não agrega valor ao processo de atendimento ao cidadão.

Assinale a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

114Q28861 | Pedagogia, Auxiliar de Serviços Educacionais, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Na construção da sua Proposta Pedagógica, é dever da escola superar os desafios impostos pelo desenvolvimento cientifico, tecnológico, político e social a partir da sua realidade.

Nas palavras de Guimarães Rosa, na obra Grande Sertão Veredas:
O real não está nem na chegada e nem na saída. Ele se impõe no meio da travessia.

Ao longo dessa travessia, NÃO cabe à escola:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

116Q28739 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Professor de Educação Física, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Morreram no mês de julho de 2014 os escritores brasileiros: Ariano Suassuna, Ivan Junqueira, João Ubaldo Ribeiro e Rubem Alves.

Eram membros da Academia Brasileira de Letras:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

117Q28737 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Professor de Educação Física, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Cerca de 140 milhões de eleitores foram às urnas no início de outubro de 2014.

No Brasil, as eleições para cargos políticos são organizadas e realizadas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

118Q28733 | Português, Professor de Educação Física, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Texto associado.
Conpozissão imfãtil

    O mundo é dividido em nações, que é o nome que tem os países como o Brasil, o Japão, etc., mas não Rio de Janeiro, Cuiabá, Pernambuco, que isso não é nação, é cidade. Quase nunca a gente percebe que o mundo é dividido em nações porque aqui no Brasil só tem brasileiro e a gente fica pensando que o mundo é como o Brasil, mas em copas do mundo a gente percebe. Cada nação insiste em falar uma língua diferente. Não sei por que todo mundo não fala português, que é tão fácil que até criança pequena fala, sem precisar estudar, como precisa com todas as outras línguas. Na Suíça e na Bélgica eles falam muitas línguas, além do suíço e do bélgico. Na hora do hino, cada jogador canta numa língua e fica parecendo com a hora do recreio, quando todo mundo grita e ninguém entende, mas eles estão acostumados. Também no jogo cada um fala com o outro numa língua, e isso é uma maneira de confundir o outro time, que não sabe o que eles estão combinando.
   Cada nação tem uma camisa diferente, para a gente saber de que nação a pessoa é, e isso não só os jogadores mas também as pessoas que vão assistir e até as pessoas nas ruas, no ônibus, no avião ou no metrô. A melhor é a de um país chamado Croácia, onde vivem os croatas, que são pessoas que gostam muito de jogar xadrez, por isso a camisa deles é como um tabuleiro de xadrez, como os quadradinhos branco e vermelho. Quando o jogo está chato, os jogadores param de jogar futebol, tiram a camisa, estendem ela no chão e jogam xadrez. O público de lá gosta muito mais, e canta e torce muito mais. A camisa da França é azul e os jogadores são chamados de “azuis”, mas na verdade só a camisa é azul, eles são brancos ou pretos, como todo mundo.
   As nações têm bandeiras e hinos. Acho a bandeira do Brasil a mais bonita de todas, fora algumas, e muito bem feita para o futebol: tem o verde dos gramados, o amarelo da taça que o campeão vai ganhar e a bola. No meio tem uma faixa que quando o Brasil é campeão fica escrito campeão”, e quando não é fca escrito uma bobagem qualquer. Nunca vi tanta bandeira como agora. Algumas são sem graça, como as que têm só duas cores e uma cruz no meio. Outras são interessantes, principalmente para nós, meninas, como as que têm estrelinhas e outros desenhos. A da Costa Rica tem naviozinhos de um lado e do outro de uma terra com vulcões. Mostra como o país é fninho e como é difícil viver nele, todo mundo muito apertado, quase sem poder respirar, e ainda com medo de vulcão. A mais engraçada é a da Argentina, que tem um solzinho com olho, nariz e boca. É uma bandeira amiga das crianças. Meu pai não gosta que eu torça para a Argentina, mas eu torço, por causa do solzinho, e não falo para ele.
    Antes do jogo tem os hinos e a televisão vai traduzindo o que eles estão cantando. Aí eu tenho medo. O da França diz para os filhos da pátria formarem batalhões e atacarem os inimigos. Deve ser terrível viver na França. Lá tem inimigos que querem estrangular as crianças, diz o hino deles. Os franceses cantam essas coisas como se não fosse nada demais, mas eu nunca vou querer ir lá na França. Esses países são muito inseguros. Nos Estados Unidos o hino explica que tem foguetes e bombas voando. Como os jogadores podem ser bonzinhos depois de cantar essas coisas? Teve um que mordeu um outro. Acho que foi pouco, coisas muito piores podiam acontecer. Podia acontecer de morrerem, por exemplo.Tem muito hino que fala de morrer. O da Itália pede que todos estejam prontos para morrer, porque a Itália chamou. Como é que pode chamar os outros para morrer? O do Uruguai pede para escolher a pátria ou o túmulo. O nosso do Brasil, que eu prefro, entre outros, porque não dá para entender as palavras, e por isso não ameaça ninguém, mesmo assim tem um pedaço que diz que a gente não teme a própria morte. A Fifa não devia deixar eles cantarem essas coisas. É um risco no fim do jogo o campo ficar cheio de mortos. Faz bem o jogador da França que não canta o hino deles, ainda mais um hino daqueles. Os nossos cantaram sempre, todos, e choraram muito. Não sei porque. Quem chorou mais, eu acho, foi o Thiago Silva. Aqui em casa até meu pai chorou. Eu não choro. Tenho mais o que fazer.

Toledo, R.P., Veja, 09/07/2014 (texto adaptado)
Assinale a alternativa em que a criança NÃO comete equívoco conceitual ou de informação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

119Q11735 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Contínuo, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Campeão mundial de lutas marciais mistas, Anderson Silva teve interrompida sua carreira de lutador em dezembro de 2013 em razão de ter:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

120Q28793 | Direito Tributário, Fiscal de Rendas e Tributos, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

O princípio da anterioridade nonagesimal se encontra positivado na Constituição. No entanto, existem exceções.

Assinale a alternativa que se apresenta como uma exceção ao referido princípio.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.