Questões de Concursos Prefeitura de Belmonte SC

Resolva questões de Prefeitura de Belmonte SC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q978212 | Português, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Belmonte SC, AMEOSC, 2025

Texto associado.
Mala de Pedras


Certa vez, ao pedir informações, um rapaz confundiu esquerda com direita. Isso me fez pensar na dificuldade que muitos tem em se orientar no espaço — e, quem sabe, no tempo também.


Vi isso no meu neto Guilherme, de três anos, aprendendo com entusiasmo os sentidos de frente, trás, direita. Mas mesmo nós, adultos, às vezes, erramos o rumo. Olhamos para frente, mas enxergamos para trás.


Seguimos o retrovisor, presos ao passado, como atores repetindo o mesmo roteiro. O que já vivemos pesa como uma mala cheia de pedras, nos impede de ver com clareza o que podemos ser.


Nossa história deve ser bagagem útil, não fardo. O menino aprenderá logo. E eu também quero aprender: largar parte dessa carga, limpar os óculos da alma.


"Tudo passa", dizia a tatuagem de um jogador. Sim, mas às vezes as marcas ficam. Ainda assim, vale tentar — deixar a mala para trás e seguir com um novo olhar.

Antonio Carlos Sarmento - Texto Adaptado


https://cronicaseagudas.com/2022/10/02/mala-de-pedras/
No trecho "Isso me fez pensar na dificuldade que muitos têm em se orientar no espaço — e, quem sabe, no tempo também", o pronome oblíquo átono "me" aparece anteposto ao verbo ("me fez"), caracterizando um caso de próclise. Com base nas regras da norma-padrão, analise as alternativas e assinale a que apresenta uma interpretação correta e justificada quanto ao uso da colocação pronominal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q978223 | Direito Tributário, Obrigação Tributária, Fiscal de Tributos, Prefeitura de Belmonte SC, AMEOSC, 2025

O arcabouço normativo do Direito Tributário define os limites da atuação estatal em matéria tributária, tornando essenciais os conceitos jurídicos que asseguram a legalidade, a atuação vinculada e o controle da arrecadação no âmbito público. Diante desse contexto, assinale a alternativa correta quanto aos conceitos fundamentais do Direito Tributário.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q912210 | Português, Preposições, Operador de Equipamento Rodoviário, Prefeitura de Belmonte SC, Prefeitura de Belmonte SC, 2023

Texto associado.
Mensagens pelo WhatsApp não bastam para conter solidão de idosos, diz especialista em ciência da felicidade

Denize Savi, especialista em ciência da felicidade e coordenadora da organização Doe Sentimentos Positivos, disse que os idosos sofreram ainda mais napandemia porque eles não adquiriram o hábito de lidar com as novas tecnologias de comunicação como os mais jovens.

"Eles acabaram ficando isolados. Isso agravou a tristeza, aumentou muito o número de depressão e ansiedade. É preciso que a gente olhe para esse cenário com empatia, com cuidado, porque eles carecem de atenção, principalmente agora nesse pós-pandemia", afirmou a especialista.

Ela diz que estudos recentes apontam que esse isolamento da população em geral pode refletir numa futura epidemia de saúde mental após o período pandêmico. E para evitar que doenças psicológicas atinjam a sociedade de maneira massificada, ela afirma ser necessário criar uma rede de apoio em torno das pessoas, principalmente as vulneráveis, como os idosos. "A família precisa se reaproximar dessas pessoas, pois o contato físico é extremamente importante, fundamental", complementa.

Outra orientação da psicóloga é evitar notícias ruins para os mais velhos.

"Às vezes, por exemplo, você soube que uma pessoa do seu convívio, mais de idade, faleceu. É necessário minimizar essas questões. Realmente, levar notícias boas e trazer para a conversa algo que seja frutífero, que vai deixar essa pessoa feliz, ajuda muito mais".

Mas ela dá um puxão de orelha nos idosos que não procuram a família.

"Da mesma forma que os filhos e os netos precisam procurar os idosos para que haja esse convívio, os idosos também precisam retribuir. Eles têm que mandar um recadinho: Vamos fazer um almoço neste fim de semana?'", afirma a especialista.

Quando nenhuma dessas técnicas resolver, os idosos, segundo ela, devem procurar alguma ocupação por conta própria. Algo, de preferência, que tenha um impacto social por meio da solidariedade. "Às vezes, a idosa tem um talento para tricô. Ela pode fazer blusinhas e casaquinhos para crianças de creches. O maior segredo de tudo é ter disciplina. Ter disciplina é o mais difícil. Isso vale para todas as idades, mas em especial para os idosos", diz Denize.

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-62958723. Adaptado.

Mensagens pelo WhatsApp não bastam para conter solidão de idosos, diz especialista em ciência da felicidade.
O número de preposição presente na frase é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q978128 | Psicologia, Psicólogo do CRAS, Prefeitura de Belmonte SC, AMEOSC, 2025

O exercício profissional da Psicologia no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é orientado por resoluções específicas do Conselho Federal de Psicologia (CFP), que regulamentam parâmetros técnicos, éticos e operacionais da atuação no campo da Assistência Social. Acerca das normativas relacionadas ao tema, marque V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)A Resolução CFP nº 7/2020 estabelece que a CONPAS, além de deliberativa, tem função normativa, com competência para editar resoluções diretamente aplicáveis aos psicólogos no SUAS.
(__)A CONPAS tem como uma de suas atribuições subsidiar o CFP em questões relativas à Assistência Social, conforme previsto em seu artigo 2º, inciso VI.
(__)A Resolução CFP nº 7/2020 determina que os membros da CONPAS devem ser indicados pelo CFP, considerando ao menos três critérios relacionados à experiência ou conhecimento em políticas públicas e Assistência Social.
(__)A CONPAS é subordinada ao CFP e tem natureza executiva, consultiva, não deliberativa e não remunerada.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q978186 | Saúde Pública, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Belmonte SC, AMEOSC, 2025

As atividades desenvolvidas pelos Agente Comunitário de Saúde (ACS) são fundamentais para a identificação de situações de risco que podem comprometer a saúde indivíduos e famílias.

Com relação a identificação de fatores de risco pelo ACS, analise as afirmativas abaixo.

I.A identificação de fatores como violência, abandono, uso de substâncias ou desnutrição deve ser comunicada à equipe.
II.Apenas condições físicas visíveis, como ferimentos ou doenças contagiosas, são consideradas fatores de risco.
III.As situações de risco devem ser registradas apenas quando houver confirmação médica.

É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q978192 | Saúde Pública, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Belmonte SC, AMEOSC, 2025

A vacinação é uma estratégia fundamental para a prevenção de doenças e promoção da saúde na comunidade. Em relação à atuação do Agente Comunitário de Saúde (ACS) no âmbito da vacinação, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q978193 | Saúde Pública, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Belmonte SC, AMEOSC, 2025

A atuação do Agente Comunitário de Saúde (ACS) exige habilidades de comunicação adequada e troca constante de informações com a equipe multiprofissional.
Com base no exposto, assinale a alternativa que representa uma conduta adequada do ACS no trabalho em equipe:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q978237 | Português, Fiscal de Tributos, Prefeitura de Belmonte SC, AMEOSC, 2025

Texto associado.
Cientistas chilenos estudam coleta de neblina para fornecer água a cidades secas



A captação de água de neblina em grande escala pode fornecer água potável a algumas das cidades mais secas do mundo.

Foi isso que pesquisadores no Chile concluíram depois de estudar o potencial da coleta de neblina na cidade desértica de Alto Hospicio, no norte do país.

A precipitação média na região é inferior a cinco milímetros por ano. Para efeito de comparação, a pluviosidade média da cidade de São Paulo é superior a mil milímetros.

"A cidade também apresenta muitos problemas sociais", diz a principal pesquisadora do estudo, Virginia Carter Gamberini, da Universidade Mayor, no Chile.

Sem acesso a redes de abastecimento de água, as pessoas nas favelas dependem da água potável que é entregue por caminhões.

Conforme os pesquisadores, as nuvens de neblina que se acumulam regularmente sobre a cidade montanhosa são uma fonte inexplorada de água.

Capturar a água da neblina é extremamente simples. Uma malha é pendurada entre postes e, quando as nuvens carregadas de umidade passam por essa malha fina, gotículas se formam. A água é, então, canalizada para tubulações e tanques de armazenamento.

Este método tem sido usado em pequena escala há várias décadas, principalmente em zonas rurais da América do Sul e Central em locais com as condições adequadas de neblina.

Um dos maiores sistemas de coleta de água de neblinaestá no Marrocos, às margens do Deserto do Saara.

No entanto, Gamberini diz que uma nova era de coleta de neblina em escala muito maior forneceria um abastecimento de água mais seguro e sustentável em ambientes urbanos, onde é mais necessário. Ela e seus colegas realizaram avaliações de quanta água pode ser produzida pela coleta de neblina, e combinaram essas informações com estudos de formação de nuvens em imagens de satélite e com previsões meteorológicas.

A partir disso, concluíram que as nuvens que se formam regularmente sobre o Pacífico, e que são sopradas pela cidade costeira montanhosa, forneceriam aos moradores das favelas de Alto Hospicio uma fonte sustentável de água potável.

A neblina de Alto Hospicio se forma sobre o Oceano Pacífico quando o ar quente e úmido flui sobre a água fria, e depois é soprada sobre as montanhas. As condições confiáveis de neblina permitiram que Gamberini e seus colegas identificassem as áreas onde os maiores volumes de água poderiam ser coletados regularmente das nuvens.

A água de neblina poderia ser usada para agricultura hidropônica, técnica de cultivo sem a necessidade de solo, com a produção de quinze a vinte quilos de verduras e hortaliças em um mês.


https://www.bbc.com/portuguese/articles/cly3lgn712lo.adaptado.
[...] e, quando as nuvens carregadas de umidade passam por essa malha fina, gotículas "se formam".
A norma-padrão de colocação pronominal destacada na frase denomina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q978116 | Psicologia, Psicologia Social, Psicólogo do CRAS, Prefeitura de Belmonte SC, AMEOSC, 2025

As dimensões subjetivas da pobreza, da exclusão e da violência exigem uma abordagem psicossocial ampliada, pois envolvem vivências de estigma, sofrimento psíquico e processos de desvalorização social que se perpetuam na experiência cotidiana dos sujeitos. Essas dimensões afetam tanto a percepção individual quanto a inserção social, com implicações na saúde mental e nos vínculos comunitários. Acerca do assunto, marque V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)A pobreza, além de uma condição material, pode ser percebida subjetivamente como privação de direitos e oportunidades, gerando sentimentos como vergonha e desvalia.
(__)A exclusão social é um fenômeno predominantemente econômico, que se manifesta apenas pela ausência de recursos materiais, não afetando a construção identitária dos indivíduos.
(__)A violência simbólica, ainda que menos visível, é uma forma de agressão que atua na interiorização de estigmas e na naturalização da desigualdade, reforçando a exclusão.
(__)A experiência de estigmatização em contextos de pobreza e exclusão pode gerar sofrimento psíquico e dificultar o acesso a políticas públicas, perpetuando o ciclo da vulnerabilidade.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q978126 | Psicologia, Psicólogo do CRAS, Prefeitura de Belmonte SC, AMEOSC, 2025

A organização dos serviços socioassistenciais no âmbito do SUAS é orientada pela Tipificação Nacional, que define, com base em critérios técnicos, os objetivos, os públicos atendidos e os resultados esperados de cada modalidade. Essa padronização permite maior efetividade, planejamento e equidade na prestação dos serviços em todo o território nacional. Sobre o tema, relacione corretamente os termos da Coluna A com as descrições da Coluna B.

Coluna A (termos):

1.Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).
2.Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
3.Serviço de Acolhimento Institucional.

Coluna B (descrições):

(__)Atua com famílias em situação de vulnerabilidade, com foco na prevenção de riscos, fortalecimento da função protetiva e acesso a direitos.
(__)Oferece acolhimento provisório a indivíduos afastados da família ou sem referência familiar, visando proteção integral e suporte à reintegração social.
(__)Desenvolve atividades coletivas que estimulam a convivência comunitária e intergeracional, promovendovínculos e prevenindo situações de risco.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência da associação correta dos itens acima, de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q978127 | Psicologia, Psicólogo do CRAS, Prefeitura de Belmonte SC, AMEOSC, 2025

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é a estrutura pública responsável pela organização dos serviços socioassistenciais no Brasil, com base em princípios como a descentralização político-administrativa, a equidade, a universalidade e a intersetorialidade. A articulação entre os níveis federativo e a atuação em rede visam garantir proteção social de forma contínua, integral e territorializada. Assim, analise as afirmativas a seguir:

I.A descentralização político-administrativa do SUAS prevê que União, Estados e Municípios compartilhem responsabilidades na gestão e execução das ações de assistência social, respeitando as competências e autonomia de cada ente.
II.A proteção social básica no SUAS é voltada aoatendimento de indivíduos em situação de risco pessoal iminente, como abandono, violência ou exploração, e demanda ações de alta complexidade com caráter protetivo imediato.
III.A intersetorialidade é um princípio fundamental do SUAS que propõe a articulação entre as políticas públicas para garantir a integralidade da atenção às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q978145 | Legislação dos Municípios do Estado de Santa Catarina, Psicólogo do CRAS, Prefeitura de Belmonte SC, AMEOSC, 2025

Segundo a Lei Orgânica de Belmonte/SC, o servidor público estável só perderá o cargo em virtude de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q978199 | Direito Sanitário, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Belmonte SC, AMEOSC, 2025

Dentre as opções citadas abaixo, assinale a alternativa que corresponde às atividades articuladas pelas comissões intersetoriais, segundo o Art. 13 da Lei nº 8.080/1990.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q978226 | Direito Tributário, Fiscal de Tributos, Prefeitura de Belmonte SC, AMEOSC, 2025

Diante da crescente complexidade das relações econômicas e da digitalização das atividades empresariais, a fiscalização municipal vem adotando métodos de cruzamento de dados para aferir a real capacidade contributiva dos sujeitos passivos. Nesse cenário, o levantamento fiscal baseado na movimentação financeira tornou-se instrumento relevante de apuração indireta de receitas.Com base na legislação aplicável e nos princípios da administração tributária, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q978115 | Psicologia, Psicólogo do CRAS, Prefeitura de Belmonte SC, AMEOSC, 2025

O estudo do desenvolvimento humano envolve a análise das transformações que ocorrem ao longo da vida nos domínios emocional, cognitivo e social. Tais transformações são influenciadas por fatores biológicos, culturais e relacionais, e assumem características específicas em cada etapa do ciclo vital. Acerca do assunto, marque V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)A idade adulta apresenta estabilidade cognitiva, com habilidades como raciocínio, resolução de problemas e aprendizagem mantidas ou ampliadas, embora possam ocorrer variações individuais.
(__)A infância representa um período em que o desenvolvimento social é pouco relevante, pois a criança ainda não interage com grupos sociais amplos nem internaliza normas sociais complexas.
(__)A velhice pode demandar adaptações emocionais decorrentes de perdas afetivas e mudanças de papéis sociais, sendo importante o suporte relacional para a manutenção da qualidade de vida.
(__)A adolescência é marcada pela estabilidade emocional, com foco predominante na consolidação de papéis sociais já definidos na infância e ausência de conflitos internos significativos.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q978117 | Psicologia, Psicólogo do CRAS, Prefeitura de Belmonte SC, AMEOSC, 2025

A atuação do psicólogo em contextos sociais exige domínio de estratégias que favoreçam a escuta qualificada e intervenções pontuais, especialmente em situações de vulnerabilidade. Entre essas estratégias, destacam-se modalidades de intervenção breve que se diferenciam quanto ao foco, estrutura e duração do atendimento. Sobre o tema, relacione corretamente os termos da Coluna A com as descrições da Coluna B:

Coluna A (termos):
1.Entrevista motivacional. 2.Intervenção em crise. 3.Psicoterapia focal.

Coluna B (descrições):

(__)Modelo de intervenção breve com foco delimitado em um conflito específico, que orienta o planejamento e número de sessões com base em um objetivo terapêutico central.
(__)Técnica estruturada que visa estimular o engajamento da pessoa na mudança de comportamento, baseada em ambivalência e construção da motivação intrínseca.
(__)Abordagem centrada em eventos agudos, de alta intensidade emocional, com foco no restabelecimento do equilíbrio psíquico imediato.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência da associação correta dos itens acima, de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q978140 | Português, Psicólogo do CRAS, Prefeitura de Belmonte SC, AMEOSC, 2025

Texto associado.
Coceira crônica, distúrbio dermatológico que afeta uma em cada cinco pessoas


A coceira crônica é associada a distúrbios dermatológicos como eczemas, urticária e psoríase, mas também a outras condições médicas, incluindo doença renal crônica, insuficiência renal e linfoma. Em alguns casos, a coceira crônica dura anos e a sensação é enlouquecedora.


No livro A Divina Comédia, de Dante Alighieri (1265-1321), os pecadores condenados ao oitavo círculo do inferno - os fraudadores - sofriam "a fúria ardente da feroz coceira que nada consegue aliviar".


Muitas pessoas que sofrem de psoríase talvez se identifiquem com a descrição do inferno de Dante. A coceira decorrente dessa condição já foi comparada com um ataque de formigas-de-fogo.


Pacientes com doenças hepáticas chegaram a ser submetidos a transplantes por não conseguirem lidar com a sensação de coceira. E alguns pacientes com câncer param de tomar medicações que salvariam suas vidas por não suportarem a coceira que esses remédios lhes causam.


"Estudos demonstraram que a coceira crônica é tãodebilitante quanto as dores crônicas, mas, na verdade, eu defendo que é ainda pior", afirma o médico e neuroimunologista Brian Kim, da Escola de Medicina em Mount Sinai de Nova York.


"Com a dor crônica, você tem uma sensação de dor monótona, uma espécie de dor nível seis de dez que simplesmente não desaparece", explica ele. "Mas você consegue dormir."


A coceira crônica é diferente porque ela não deixa você descansar. As pessoas afetadas se coçam a noite toda. Deste ponto de vista, ela é consideravelmente mais debilitadora.


Até recentemente, os cientistas não compreendiam, na verdade, o que causa a coceira crônica, mesmo com sua alta incidência. Já as causas da coceira aguda são relativamente bem conhecidas.


Se você for picado por um mosquito ou encostar em hera venenosa, as células imunológicas da pele liberam histamina e outras substâncias, que se ligam a pequenos receptores na superfície dos nervos sensoriais.


Essas substâncias ativam os receptores, que enviam um sinal de coceira para a medula espinhal e para o cérebro.


A coceira aguda é irritante, mas é tratada com anti-histamínicos ou esteroides de uso tópico. Mas os anti-histamínicos não apresentam efeito sobre a coceira crônica.


O resultado é que houve poucos avanços no tratamento da coceira nos últimos anos, desde que ela foi definida pela medicina pela primeira vez.


Um motivo é que os cientistas acreditavam que a coceira seria apenas uma forma suave de dor. Este conceito errôneo pode ser visto em um estudo do início dos anos 1920.


O fisiologista austríaco-alemão Max von Frey (1852-1932) arranhou levemente a pele dos participantes de um estudo de laboratório com objetos pontiagudos chamados espículas. Ele concluiu que a sensação inicial de dor era seguida por outra sensação posterior de coceira.


Em 2007, cientistas liderados por Zhou-Feng da Universidade Washington, identificaram um receptor dedicado à coceira em um subconjunto de neurônios na medula espinhal. Seu estudo concluiu que camundongos que não tinham esse receptor eram incapazes de sentir coceira. Não importa o quanto se fizesse cócegas ou se causasse irritação neles, eles não se coçavam. Mas os animais sentiam dores normalmente.


Em outras palavras, os cientistas descobriram um conjunto de neurônios na medula espinhal que transmitem especificamente a sensação de coceira para o cérebro.


https://www.bbc.com/portuguese/articles/c9822p5jz05o.adaptado.
A coceira crônica é diferente porque ela "não deixa você" descansar.
De acordo com as regras de colocação pronominal, a forma correta do pronome oblíquo para substituir o termo destacado é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q978206 | Português, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Belmonte SC, AMEOSC, 2025

Texto associado.
Mala de Pedras


Certa vez, ao pedir informações, um rapaz confundiu esquerda com direita. Isso me fez pensar na dificuldade que muitos tem em se orientar no espaço — e, quem sabe, no tempo também.


Vi isso no meu neto Guilherme, de três anos, aprendendo com entusiasmo os sentidos de frente, trás, direita. Mas mesmo nós, adultos, às vezes, erramos o rumo. Olhamos para frente, mas enxergamos para trás.


Seguimos o retrovisor, presos ao passado, como atores repetindo o mesmo roteiro. O que já vivemos pesa como uma mala cheia de pedras, nos impede de ver com clareza o que podemos ser.


Nossa história deve ser bagagem útil, não fardo. O menino aprenderá logo. E eu também quero aprender: largar parte dessa carga, limpar os óculos da alma.


"Tudo passa", dizia a tatuagem de um jogador. Sim, mas às vezes as marcas ficam. Ainda assim, vale tentar — deixar a mala para trás e seguir com um novo olhar.

Antonio Carlos Sarmento - Texto Adaptado


https://cronicaseagudas.com/2022/10/02/mala-de-pedras/
No trecho "O que já vivemos pesa como uma mala cheia de pedras, nos impede de ver com clareza o que podemos ser", a forma verbal "impede" exerce papel central na construção do sentido. Com base na regência verbal e na transitividade do verbo "impedir", assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q978134 | Português, Psicólogo do CRAS, Prefeitura de Belmonte SC, AMEOSC, 2025

Texto associado.
Coceira crônica, distúrbio dermatológico que afeta uma em cada cinco pessoas


A coceira crônica é associada a distúrbios dermatológicos como eczemas, urticária e psoríase, mas também a outras condições médicas, incluindo doença renal crônica, insuficiência renal e linfoma. Em alguns casos, a coceira crônica dura anos e a sensação é enlouquecedora.


No livro A Divina Comédia, de Dante Alighieri (1265-1321), os pecadores condenados ao oitavo círculo do inferno - os fraudadores - sofriam "a fúria ardente da feroz coceira que nada consegue aliviar".


Muitas pessoas que sofrem de psoríase talvez se identifiquem com a descrição do inferno de Dante. A coceira decorrente dessa condição já foi comparada com um ataque de formigas-de-fogo.


Pacientes com doenças hepáticas chegaram a ser submetidos a transplantes por não conseguirem lidar com a sensação de coceira. E alguns pacientes com câncer param de tomar medicações que salvariam suas vidas por não suportarem a coceira que esses remédios lhes causam.


"Estudos demonstraram que a coceira crônica é tãodebilitante quanto as dores crônicas, mas, na verdade, eu defendo que é ainda pior", afirma o médico e neuroimunologista Brian Kim, da Escola de Medicina em Mount Sinai de Nova York.


"Com a dor crônica, você tem uma sensação de dor monótona, uma espécie de dor nível seis de dez que simplesmente não desaparece", explica ele. "Mas você consegue dormir."


A coceira crônica é diferente porque ela não deixa você descansar. As pessoas afetadas se coçam a noite toda. Deste ponto de vista, ela é consideravelmente mais debilitadora.


Até recentemente, os cientistas não compreendiam, na verdade, o que causa a coceira crônica, mesmo com sua alta incidência. Já as causas da coceira aguda são relativamente bem conhecidas.


Se você for picado por um mosquito ou encostar em hera venenosa, as células imunológicas da pele liberam histamina e outras substâncias, que se ligam a pequenos receptores na superfície dos nervos sensoriais.


Essas substâncias ativam os receptores, que enviam um sinal de coceira para a medula espinhal e para o cérebro.


A coceira aguda é irritante, mas é tratada com anti-histamínicos ou esteroides de uso tópico. Mas os anti-histamínicos não apresentam efeito sobre a coceira crônica.


O resultado é que houve poucos avanços no tratamento da coceira nos últimos anos, desde que ela foi definida pela medicina pela primeira vez.


Um motivo é que os cientistas acreditavam que a coceira seria apenas uma forma suave de dor. Este conceito errôneo pode ser visto em um estudo do início dos anos 1920.


O fisiologista austríaco-alemão Max von Frey (1852-1932) arranhou levemente a pele dos participantes de um estudo de laboratório com objetos pontiagudos chamados espículas. Ele concluiu que a sensação inicial de dor era seguida por outra sensação posterior de coceira.


Em 2007, cientistas liderados por Zhou-Feng da Universidade Washington, identificaram um receptor dedicado à coceira em um subconjunto de neurônios na medula espinhal. Seu estudo concluiu que camundongos que não tinham esse receptor eram incapazes de sentir coceira. Não importa o quanto se fizesse cócegas ou se causasse irritação neles, eles não se coçavam. Mas os animais sentiam dores normalmente.


Em outras palavras, os cientistas descobriram um conjunto de neurônios na medula espinhal que transmitem especificamente a sensação de coceira para o cérebro.


https://www.bbc.com/portuguese/articles/c9822p5jz05o.adaptado.
A coceira crônica é associada a distúrbios dermatológicos como eczemas, urticária e psoríase, mas também a outras condições médicas, incluindo insuficiência e doença renal e linfoma.
De acordo com as regras de acentuação, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q978137 | Português, Psicólogo do CRAS, Prefeitura de Belmonte SC, AMEOSC, 2025

Texto associado.
Coceira crônica, distúrbio dermatológico que afeta uma em cada cinco pessoas


A coceira crônica é associada a distúrbios dermatológicos como eczemas, urticária e psoríase, mas também a outras condições médicas, incluindo doença renal crônica, insuficiência renal e linfoma. Em alguns casos, a coceira crônica dura anos e a sensação é enlouquecedora.


No livro A Divina Comédia, de Dante Alighieri (1265-1321), os pecadores condenados ao oitavo círculo do inferno - os fraudadores - sofriam "a fúria ardente da feroz coceira que nada consegue aliviar".


Muitas pessoas que sofrem de psoríase talvez se identifiquem com a descrição do inferno de Dante. A coceira decorrente dessa condição já foi comparada com um ataque de formigas-de-fogo.


Pacientes com doenças hepáticas chegaram a ser submetidos a transplantes por não conseguirem lidar com a sensação de coceira. E alguns pacientes com câncer param de tomar medicações que salvariam suas vidas por não suportarem a coceira que esses remédios lhes causam.


"Estudos demonstraram que a coceira crônica é tãodebilitante quanto as dores crônicas, mas, na verdade, eu defendo que é ainda pior", afirma o médico e neuroimunologista Brian Kim, da Escola de Medicina em Mount Sinai de Nova York.


"Com a dor crônica, você tem uma sensação de dor monótona, uma espécie de dor nível seis de dez que simplesmente não desaparece", explica ele. "Mas você consegue dormir."


A coceira crônica é diferente porque ela não deixa você descansar. As pessoas afetadas se coçam a noite toda. Deste ponto de vista, ela é consideravelmente mais debilitadora.


Até recentemente, os cientistas não compreendiam, na verdade, o que causa a coceira crônica, mesmo com sua alta incidência. Já as causas da coceira aguda são relativamente bem conhecidas.


Se você for picado por um mosquito ou encostar em hera venenosa, as células imunológicas da pele liberam histamina e outras substâncias, que se ligam a pequenos receptores na superfície dos nervos sensoriais.


Essas substâncias ativam os receptores, que enviam um sinal de coceira para a medula espinhal e para o cérebro.


A coceira aguda é irritante, mas é tratada com anti-histamínicos ou esteroides de uso tópico. Mas os anti-histamínicos não apresentam efeito sobre a coceira crônica.


O resultado é que houve poucos avanços no tratamento da coceira nos últimos anos, desde que ela foi definida pela medicina pela primeira vez.


Um motivo é que os cientistas acreditavam que a coceira seria apenas uma forma suave de dor. Este conceito errôneo pode ser visto em um estudo do início dos anos 1920.


O fisiologista austríaco-alemão Max von Frey (1852-1932) arranhou levemente a pele dos participantes de um estudo de laboratório com objetos pontiagudos chamados espículas. Ele concluiu que a sensação inicial de dor era seguida por outra sensação posterior de coceira.


Em 2007, cientistas liderados por Zhou-Feng da Universidade Washington, identificaram um receptor dedicado à coceira em um subconjunto de neurônios na medula espinhal. Seu estudo concluiu que camundongos que não tinham esse receptor eram incapazes de sentir coceira. Não importa o quanto se fizesse cócegas ou se causasse irritação neles, eles não se coçavam. Mas os animais sentiam dores normalmente.


Em outras palavras, os cientistas descobriram um conjunto de neurônios na medula espinhal que transmitem especificamente a sensação de coceira para o cérebro.


https://www.bbc.com/portuguese/articles/c9822p5jz05o.adaptado.
Até recentemente, os cientistas não compreendiam, na verdade, o que causa a coceira crônica, mesmo com sua alta incidência.
Assinale a alternativa correta quanto à nova pontuação sem alteração do sentido original da frase.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.