Início

Questões de Concursos Prefeitura de Belo Horizonte MG

Resolva questões de Prefeitura de Belo Horizonte MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q29079 | Português, Assistente Técnico de Informática, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Texto associado.
ESCOLA IDEAL PARA ALUNOS NÃO IDEAIS

Cláudio de Moura Castro

Na segunda metade do século XIX, dom Pedro II transformou a primeira escola pública secundária do Brasil em um modelo inspirado no colégio Louis Le Grand, reputado como o melhor da França. Mantiveram-se na sua réplica brasileira as exigências acadêmicas do modelo original. O próprio dom Pedro selecionava os professores, costumava assistir a aulas e arguir os alunos. Sendo assim, o colégio que, mais adiante, ganhou o seu nome constituiu-se em um primoroso modelo para a educação das elites brasileiras. Dele descendem algumas excelentes escolas privadas.

Mais tarde do que seria desejável, o ensino brasileiro se expande, sobretudo no último meio século. Como é inevitável, passa a receber alunos de origem mais modesta e sem o ambiente educacional familiar que facilita o bom desempenho. Sendo mais tosca a matéria-prima que chega, em qualquer lugar do mundo não se podem esperar resultados equivalentes com o mesmo modelo elitista.

Os países de Primeiro Mundo perceberam isso e criaram alternativas, sobretudo no ensino médio. A melhor escola é aquela que toma alunos reais - e não imaginários - e faz com que atinjam o máximo do seu potencial. Se os alunos chegam a determinado nível escolar com pouco preparo, o pior cenário é tentar ensinar o que não conseguirão aprender. O conhecimento empaca e a frustração dispara.

Voltemos a 1917, às conferências de Whitehead em Harvard. Para ele, o que quer que seja ensinado, que o seja em profundidade. Segue daí que é preciso ensinar bem o que esteja ao alcance dos alunos, e não inundá-los com uma enxurrada de informações e conhecimentos. Ouvir falar de teorias não serve para nada. O que se aprende na escola tem de ser útil na vida real.

Se mesmo os melhores alunos das nossas melhores escolas são entulhados com mais do que conseguem digerir, e os demais, os alunos médios? Como suas escolas mimetizam as escolas de elite, a situação é grotesca. Ensina-se demais e eles aprendem de menos. Pelos números da Prova Brasil, pouco mais de 10% dos jovens que terminam o nível médio têm o conhecimento esperado em matemática! A escola está descalibrada do aluno real.

Aquela velha escola de elite deve permanecer, pois há quem possa se beneficiar dela. Mas, como fizeram os países educacionalmente maduros, respondendo a uma época de matrícula quase universal, é preciso criar escolas voltadas para o leque variado de alunos.

Nessa nova escola, os currículos e ementas precisam ser ajustados aos alunos, pois o contrário é uma quimera nociva. Na prática, devem-se podar conteúdos, sem dó nem piedade. É preciso mostrar para que serve o que está sendo aprendido. Ainda mais importante, é preciso aplicar o que foi aprendido, pois só aprendemos quando aplicamos. A escola deve confrontar seus alunos com problemas intrigantes e inspiradores. E deve apoiá-los e desafiá-los para que os enfrentem. No entanto, sem encolher a quantidade de matérias, não há tempo para mergulhar em profundidade no que quer que seja.

Atenção! Não se trata de uma escola aguada em que se exige menos e todos se esforçam menos. Sabemos que bons resultados estão associados a escolas que esperam muito de seus alunos, que acreditam neles. A diferença é que se vai exigir o que tem sentido na vida do estudante e está dentro do que realisticamente ele pode dominar. Precisamos redesenhar uma escola voltada para os nossos alunos, e não para miragens e sonhos. Quem fará essa escola? [...]

Revista Veja, 05 fev. 2014 (adaptado).
Em “Quem fará essa escola?”, o pronome demonstrativo essa foi usado para indicar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

122Q29014 | Específico Agente de Endemias, Portarias do Ministério da Saúde, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FGR

Marque a alternativa CORRETA:

São atribuições do Agente de Combate a Endemias (ACE):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

123Q29046 | Informática, Assistente Administrativo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

A tecla de atalho usada para selecionar todo o conteúdo de uma pasta no Windows Explorer do Microsoft Windows 7, versão português, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

124Q369335 | Enfermagem, Imunização, Enfermeiro, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

A vacina contra a raiva para uso humano comumente usada no Brasil é a Fuenzalida-Palacios. Sobre essa vacina, é correto afirmar, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

125Q482819 | Geografia, Município de Belo Horizonte, Guarda Municipal, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FGR

Nos anos 1980, teve início uma grande mudança nas relações do belohorizontino com sua cidade. O crescimento desordenado e os problemas de perda de importantes marcos da história de Belo Horizonte, a degradação ambiental e as desigualdades sociais foram, pouco a pouco, se tornando algumas das maiores preocupações dos cidadãos.

 Uma nova mentalidade começava a surgir. Assinale a opção INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

126Q29003 | Legislação Municipal, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FGR

Marque a alternativa CORRETA.

É uma atribuição de competência da Prefeitura no Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

127Q160817 | Administração Financeira e Orçamentária, Auditor Direito, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUNDEP

Em relação ao ciclo de políticas públicas, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

128Q29085 | Conhecimentos Específicos, Sistemas Operacionais, Assistente Técnico de Informática, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Analise as seguintes afirmativas sobre administração e configuração de recursos e utilitários dos sistemas operacionais Linux, Unix e Windows.

I. A checagem do sistema de arquivos permite verificar se a superfície do disco e a estrutura para armazenamento de arquivos, diretórios, permissões estão funcionando adequadamente. No Linux, o comando fsck permite checar e, eventualmente, reparar o sistema de arquivos.
II. O comando chkdsk (Check Disk) é o comando do Windows que verifica a integridade do sistema de arquivos. Esse comando realiza exames de superfície e também pode corrigir erros. É similar ao comando fsck.
III. No sistema operacional Unix, a checagem da integridade do sistema de arquivos é feita pelo comando ufsck.

Estão CORRETAS as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

129Q475822 | Farmácia, Patologia Clínica, Farmácia, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Sobre o Mieloma Múltiplo, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

130Q11212 | Informática, Sistemas Operacionais, Assistente Técnico, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Os sistemas operacionais Unix, Windows e Linux possuem utilitários de linha de comando que podem ser utilizados para renomear um diretório. Os nomes dos comandos utilizados para esse propósito no Unix, Windows e no Linux são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

131Q482437 | Geografia, Município de Belo Horizonte, Guarda Municipal, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FGR

Em 17 de dezembro de 1893, Afonso Pena, na ocasião Governador de Minas Gerais (189294), promulgou a lei que designava Belo Horizonte para ser a capital do Estado. Todos os fatos estão corretos, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

132Q29044 | Raciocínio Lógico, Assistente Administrativo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Três funcionários trabalham no setor jurídico de uma empresa há 3, 5 e 6 anos respectivamente. Para atender à necessidade de preencher e conferir um total de 420 formulários, o setor adotou o seguinte critério de distribuição dessa tarefa entre os três funcionários: cada um deverá receber a quantidade de formulários na razão inversa ao tempo de serviço na empresa.

Nessas condições, é CORRETO afirmar que o funcionário
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

133Q722650 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Município de Belo Horizonte, Guarda Municipal, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FGR

Marque a alternativa abaixo que NÃO é característica do Palácio da Liberdade de Belo Horizonte.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

134Q29018 | Específico Agente de Endemias, Direito Sanitário, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FGR

A partir do ano de 2004, a importância do morcego como transmissor da raiva aumentou, passando a ser considerado como a principal espécie agressora no Brasil. Essa mudança no perfil epidemiológico da doença poderia ser explicada por vários fatores, como a expansão das áreas urbanas, o desmatamento, a falta de planejamento da arborização urbana, entre outros fatores ambientais. Os morcegos são animais silvestres que se adaptaram muito bem às áreas urbanas, devido às condições encontradas nos ambientes urbanos, como a oferta de abrigos e alimentos (insetos e frutos).

Em relação ao controle e a captura dos morcegos, o CORRETO é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

135Q16015 | Legislação Municipal, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FGR

Marque a alternativa CORRETA.
São medidas de controle ético da população de cães e gatos adotadas em Belo Horizonte:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

136Q380365 | Biologia, Parasitologia, Biólogo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

O xenodiagnóstico é um método de diagnóstico parasitológico freqüentemente utilizado no diagnóstico de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

137Q28908 | Pedagogia, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Belo Horizonte MG, Gestão de Concursos

A coordenação pedagógica propõe aos professores que construam, conjuntamente, uma proposta de trabalho que contemple uma determinada temática comum. Nesse trabalho coletivo são, então, organizados e selecionados conteúdos para a atuação em sala de aula. Durante a realização de atividades no interior das salas de aula, alguns alunos se envolveram mais que outros, e alguns professores se empenharam mais em suas tarefas, buscando outras temáticas que complementassem o trabalho ou que interessassem mais aos alunos. Continuamente, todos os professores e a coordenação avaliavam esse processo, comentando, criticando e sugerindo novas formas de trabalho.

A situação aqui descrita reflete, principalmente, características de um
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

138Q28914 | Pedagogia, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Belo Horizonte MG, Gestão de Concursos

São muitos os trabalhos que defendem propostas de integração do conhecimento escolar, tanto em concepções curriculares tradicionais como em concepções curriculares críticas. São características de currículos integrados:

I. São baseados nos interesses e necessidades dos alunos e na relevância social do conhecimento.
II. Adaptam-se mais facilmente aos atuais processos de trabalho e à crescente mobilidade nos empregos.
III. Possibilitam analisar problemas e buscar soluções do cotidiano, ampliando o conhecimento de alunos e de professores.
IV. Sustentam uma organização do trabalho pedagógico, mantendo relações hierárquicas e assimétricas entre docentes.

É CORRETO o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

139Q11211 | Informática, Sistemas Operacionais, Assistente Técnico, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Analise as seguintes afirmativas sobre administração e configuração de recursos e utilitários dos sistemas operacionais Linux, Unix e Windows.

I. A checagem do sistema de arquivos permite verificar se a superfície do disco e a estrutura para armazenamento de arquivos, diretórios, permissões estão funcionando adequadamente. No Linux, o comando fsck permite checar e, eventualmente, reparar o sistema de arquivos.
II. O comando chkdsk (Check Disk) é o comando do Windows que verifica a integridade do sistema de arquivos. Esse comando realiza exames de superfície e também pode corrigir erros. É similar ao comando fsck.
III. No sistema operacional Unix, a checagem da integridade do sistema de arquivos é feita pelo comando ufsck.

Estão CORRETAS as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

140Q29015 | Específico Agente de Endemias, Direito Sanitário, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FGR

Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado e menos comumente pelo mosquito Aedes albopictus e causa inflamações com fortes dores articulares acompanhada de inchaço.
Este texto refere-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.