Início

Questões de Concursos Prefeitura de Belo Horizonte MG

Resolva questões de Prefeitura de Belo Horizonte MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q29015 | Específico Agente de Endemias, Direito Sanitário, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FGR

Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado e menos comumente pelo mosquito Aedes albopictus e causa inflamações com fortes dores articulares acompanhada de inchaço.
Este texto refere-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

142Q16014 | Legislação Municipal, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FGR

Marque a alternativa CORRETA.
É uma atribuição de competência da Prefeitura no Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

143Q29012 | Específico Agente de Endemias, Portarias do Ministério da Saúde, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FGR

Marque a alternativa CORRETA:

Qual procedimento deverá ser realizado em cães sororreagentes para Leishmaniose com ítulo a partir de 1:40 e/ou com exames parasitológicos positivos para Leishmaniose?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

145Q29041 | Conhecimentos Específicos, Raciocínio Matemático, Assistente Administrativo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

André e Pedro adquiriram um lote por R$ 50.000,00 e, em seguida, o revenderam, obtendo um lucro de R$ 10.000,00. André participou com R$ 45.000,00 na compra do lote.

Do lucro obtido na venda, a parte proporcional que cabe a Pedro receber é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

146Q379251 | Biologia, Parasitologia, Biólogo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Casos graves de malária humana estão na lista de prioridade para tratamento. Para ser considerado um caso grave, o paciente deve estar incluído em algumas categorias. Escolha a alternativa na qual o paciente NÃO estaria classificado como um caso grave:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

147Q378758 | Biologia, Parasitologia, Biólogo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

O diagnóstico laboratorial parasitológico da Leishmaniose visceral se baseia em encontro de formas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

148Q365497 | Enfermagem, Epidemiologia, Enfermeiro, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

A infecção de sítio cirúrgico (ISC), anteriormente denominada infecção de ferida cirúr-gica, é um processo infeccioso que acomete tecido, órgão e cavidade abordada em um procedimento cirúrgico (Couto, 2003. p. 535). Sobre a epidemiologia e os fatores de risco para infecção de sítio cirúrgico (ISC), é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

149Q28923 | Português, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Belo Horizonte MG, Gestão de Concursos

A norma culta foi respeitada, EXCETO em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

150Q481407 | Geografia, Município de Belo Horizonte, Guarda Municipal, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FGR

O crescimento econômico transformou o perfil de Belo Horizonte na década de 1960. Sem respeito pela memória da cidade, o progresso avançou sobre suas ruas, demolindo casas, erguendo arranhacéus, cobrindo tudo de asfalto. É INCORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

151Q29157 | Direito Administrativo, Assistente Administrativo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FGR

Considerando o ato administrativo, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

152Q814310 | Legislação Federal, Lei 10216 2001, Psicólogo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

De acordo com a Lei 10.216 de 2001, são direitos da pessoa portadora de transtorno mental, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

153Q378599 | Biologia, Parasitologia, Biólogo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Como medidas utilizadas para o controle da Malária na população, podemos destacar, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

154Q29114 | Direito Constitucional, Agente de Operação e Controle, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUNDEP

Assinale a alternativa que apresenta corretamente o teto nacional de remuneração e subsídio dos agentes públicos brasileiros.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

155Q29129 | Português, Assistente Administrativo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FGR

Avalie a colocação dos pronomes oblíquos átonos nas frases seguintes:

I. “Geralmente, quando uma empresa tenta mudar, o mercado já o fez mais de vinte vezes." 
II. “Alguns autores comentam que hoje não se têm mais produtos, tudo é serviço."
III. “É preciso oferecer ao consumidor experiências positivas que deixem-no satisfeito." 

A colocação está CORRETA em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

156Q29108 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Agente de Operação e Controle, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUNDEP

"[...] assim se resume a cidadania no Brasil, onde, apesar de todos os avanços, a regra é a exclusão social, a incapacidade de oferecer um mínimo de igualdade e de oportunidade às pessoas" (DIMENSTEIN, 2005).

Assinale a afirmativa coerente com as ideias apresentadas no trecho acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

157Q16016 | Legislação Municipal, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FGR

Marque a alternativa CORRETA que dê continuidade à frase:
Em Belo Horizonte, a Vigilância em Saúde envolve atividades de vigilância epidemiológica
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

158Q160699 | Direito Constitucional, Remédios constitucionais mandado de injunção, Auditor Direito, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUNDEP

De acordo com o artigo 5º , da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, conceder-se-á ______________ sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania".

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna da frase acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

159Q29019 | Específico Agente de Endemias, Direito Sanitário, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FGR

O quadro clínico caracteriza-se por manifestações locais importantes como dor e edema de caráter precoce e progressivo. Frequentemente, surgem equimoses, lesões bolhosas e sangramentos no local da picada. Nos casos mais graves, pode ocorrer necrose de tecidos moles com formação de abscessos e desenvolvimento de síndrome compartimental, podendo deixar como sequelas a perda funcional ou mesmo anatômica do membro acometido.

O texto acima refere-se a um acidente por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

160Q29078 | Português, Assistente Técnico de Informática, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Texto associado.
ESCOLA IDEAL PARA ALUNOS NÃO IDEAIS

Cláudio de Moura Castro

Na segunda metade do século XIX, dom Pedro II transformou a primeira escola pública secundária do Brasil em um modelo inspirado no colégio Louis Le Grand, reputado como o melhor da França. Mantiveram-se na sua réplica brasileira as exigências acadêmicas do modelo original. O próprio dom Pedro selecionava os professores, costumava assistir a aulas e arguir os alunos. Sendo assim, o colégio que, mais adiante, ganhou o seu nome constituiu-se em um primoroso modelo para a educação das elites brasileiras. Dele descendem algumas excelentes escolas privadas.

Mais tarde do que seria desejável, o ensino brasileiro se expande, sobretudo no último meio século. Como é inevitável, passa a receber alunos de origem mais modesta e sem o ambiente educacional familiar que facilita o bom desempenho. Sendo mais tosca a matéria-prima que chega, em qualquer lugar do mundo não se podem esperar resultados equivalentes com o mesmo modelo elitista.

Os países de Primeiro Mundo perceberam isso e criaram alternativas, sobretudo no ensino médio. A melhor escola é aquela que toma alunos reais - e não imaginários - e faz com que atinjam o máximo do seu potencial. Se os alunos chegam a determinado nível escolar com pouco preparo, o pior cenário é tentar ensinar o que não conseguirão aprender. O conhecimento empaca e a frustração dispara.

Voltemos a 1917, às conferências de Whitehead em Harvard. Para ele, o que quer que seja ensinado, que o seja em profundidade. Segue daí que é preciso ensinar bem o que esteja ao alcance dos alunos, e não inundá-los com uma enxurrada de informações e conhecimentos. Ouvir falar de teorias não serve para nada. O que se aprende na escola tem de ser útil na vida real.

Se mesmo os melhores alunos das nossas melhores escolas são entulhados com mais do que conseguem digerir, e os demais, os alunos médios? Como suas escolas mimetizam as escolas de elite, a situação é grotesca. Ensina-se demais e eles aprendem de menos. Pelos números da Prova Brasil, pouco mais de 10% dos jovens que terminam o nível médio têm o conhecimento esperado em matemática! A escola está descalibrada do aluno real.

Aquela velha escola de elite deve permanecer, pois há quem possa se beneficiar dela. Mas, como fizeram os países educacionalmente maduros, respondendo a uma época de matrícula quase universal, é preciso criar escolas voltadas para o leque variado de alunos.

Nessa nova escola, os currículos e ementas precisam ser ajustados aos alunos, pois o contrário é uma quimera nociva. Na prática, devem-se podar conteúdos, sem dó nem piedade. É preciso mostrar para que serve o que está sendo aprendido. Ainda mais importante, é preciso aplicar o que foi aprendido, pois só aprendemos quando aplicamos. A escola deve confrontar seus alunos com problemas intrigantes e inspiradores. E deve apoiá-los e desafiá-los para que os enfrentem. No entanto, sem encolher a quantidade de matérias, não há tempo para mergulhar em profundidade no que quer que seja.

Atenção! Não se trata de uma escola aguada em que se exige menos e todos se esforçam menos. Sabemos que bons resultados estão associados a escolas que esperam muito de seus alunos, que acreditam neles. A diferença é que se vai exigir o que tem sentido na vida do estudante e está dentro do que realisticamente ele pode dominar. Precisamos redesenhar uma escola voltada para os nossos alunos, e não para miragens e sonhos. Quem fará essa escola? [...]

Revista Veja, 05 fev. 2014 (adaptado).
Em “Sendo mais tosca a matéria-prima que chega, em qualquer lugar do mundo não se podem esperar resultados equivalentes com o mesmo modelo elitista.”, as substituições feitas mantiveram o período com o mesmo sentido do original destacado em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.