Início

Questões de Concursos Prefeitura de Belo Horizonte MG

Resolva questões de Prefeitura de Belo Horizonte MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q29078 | Português, Assistente Técnico de Informática, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Texto associado.
ESCOLA IDEAL PARA ALUNOS NÃO IDEAIS

Cláudio de Moura Castro

Na segunda metade do século XIX, dom Pedro II transformou a primeira escola pública secundária do Brasil em um modelo inspirado no colégio Louis Le Grand, reputado como o melhor da França. Mantiveram-se na sua réplica brasileira as exigências acadêmicas do modelo original. O próprio dom Pedro selecionava os professores, costumava assistir a aulas e arguir os alunos. Sendo assim, o colégio que, mais adiante, ganhou o seu nome constituiu-se em um primoroso modelo para a educação das elites brasileiras. Dele descendem algumas excelentes escolas privadas.

Mais tarde do que seria desejável, o ensino brasileiro se expande, sobretudo no último meio século. Como é inevitável, passa a receber alunos de origem mais modesta e sem o ambiente educacional familiar que facilita o bom desempenho. Sendo mais tosca a matéria-prima que chega, em qualquer lugar do mundo não se podem esperar resultados equivalentes com o mesmo modelo elitista.

Os países de Primeiro Mundo perceberam isso e criaram alternativas, sobretudo no ensino médio. A melhor escola é aquela que toma alunos reais - e não imaginários - e faz com que atinjam o máximo do seu potencial. Se os alunos chegam a determinado nível escolar com pouco preparo, o pior cenário é tentar ensinar o que não conseguirão aprender. O conhecimento empaca e a frustração dispara.

Voltemos a 1917, às conferências de Whitehead em Harvard. Para ele, o que quer que seja ensinado, que o seja em profundidade. Segue daí que é preciso ensinar bem o que esteja ao alcance dos alunos, e não inundá-los com uma enxurrada de informações e conhecimentos. Ouvir falar de teorias não serve para nada. O que se aprende na escola tem de ser útil na vida real.

Se mesmo os melhores alunos das nossas melhores escolas são entulhados com mais do que conseguem digerir, e os demais, os alunos médios? Como suas escolas mimetizam as escolas de elite, a situação é grotesca. Ensina-se demais e eles aprendem de menos. Pelos números da Prova Brasil, pouco mais de 10% dos jovens que terminam o nível médio têm o conhecimento esperado em matemática! A escola está descalibrada do aluno real.

Aquela velha escola de elite deve permanecer, pois há quem possa se beneficiar dela. Mas, como fizeram os países educacionalmente maduros, respondendo a uma época de matrícula quase universal, é preciso criar escolas voltadas para o leque variado de alunos.

Nessa nova escola, os currículos e ementas precisam ser ajustados aos alunos, pois o contrário é uma quimera nociva. Na prática, devem-se podar conteúdos, sem dó nem piedade. É preciso mostrar para que serve o que está sendo aprendido. Ainda mais importante, é preciso aplicar o que foi aprendido, pois só aprendemos quando aplicamos. A escola deve confrontar seus alunos com problemas intrigantes e inspiradores. E deve apoiá-los e desafiá-los para que os enfrentem. No entanto, sem encolher a quantidade de matérias, não há tempo para mergulhar em profundidade no que quer que seja.

Atenção! Não se trata de uma escola aguada em que se exige menos e todos se esforçam menos. Sabemos que bons resultados estão associados a escolas que esperam muito de seus alunos, que acreditam neles. A diferença é que se vai exigir o que tem sentido na vida do estudante e está dentro do que realisticamente ele pode dominar. Precisamos redesenhar uma escola voltada para os nossos alunos, e não para miragens e sonhos. Quem fará essa escola? [...]

Revista Veja, 05 fev. 2014 (adaptado).
Em “Sendo mais tosca a matéria-prima que chega, em qualquer lugar do mundo não se podem esperar resultados equivalentes com o mesmo modelo elitista.”, as substituições feitas mantiveram o período com o mesmo sentido do original destacado em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

162Q28911 | Pedagogia, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Belo Horizonte MG, Gestão de Concursos

A autonomia das escolas se concretiza no equilíbrio entre autoridade e responsabilidade em todos os níveis do sistema, visando à melhoria da qualidade do processo de ensino e de aprendizagem. Dessa forma, a construção da autonomia das escolas implica

I. a eliminação dos regulamentos e normas, deixando as escolas livres para definir os rumos de sua própria ação.
II. o conhecimento das diretrizes legais da educação por parte dos profissionais da escola para identificar seu espaço de liberdade e orientar as decisões locais de forma compatível com o sistema.
III. o desenvolvimento da capacidade local de leitura da realidade e de formulação de metas e projetos de ação.
IV. a descentralização do poder decisório, superior à própria organização anterior do sistema escolar.

É CORRETO o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

163Q29054 | Direito Administrativo, Regime Jurídico Administrativo, Assistente Administrativo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Pessoas, órgãos e agentes que atuam nas atividades da administração pública devem ter sempre como finalidade
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

164Q16016 | Legislação Municipal, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FGR

Marque a alternativa CORRETA que dê continuidade à frase:
Em Belo Horizonte, a Vigilância em Saúde envolve atividades de vigilância epidemiológica
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

165Q360717 | Enfermagem, Imunização, Enfermeiro, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

A respeito da vacina contra sarampo, são verdadeiras as afirmativas, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

166Q358915 | Enfermagem, Imunização, Enfermeiro, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Um melhor desempenho dos serviços de saúde é resultado de um bom planejamento e uma adequada infra-estrutura de serviços. Em vacinação isso se traduz por, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

167Q29144 | Matemática, Assistente Administrativo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FGR

Na Copa do Mundo de Futebol, realizada na África do Sul, o comitê organizador pretende oferecer três brindes às delegações dos países participantes. Serão fabricados 288 chaveiros com o símbolo da copa, 324 miniaturas do troféu e 216 bichinhos de pelúcia do mascote do torneio.

Se todas devem receber quantidades iguais de brindes, quantos chaveiros receberão cada delegação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

168Q379442 | Biologia, Parasitologia, Biólogo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

O mecanismo de transmissão natural da malária ao homem é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

169Q721426 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Município de Belo Horizonte, Guarda Municipal, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FGR

A construção da capital, ao final do século XIX, tinha como objetivo divulgar as ideias de modernidade e progresso, que refletiam mudanças que ocorriam no país e no exterior, principalmente no campo da arquitetura e do planejamento urbano. Marque a alternativa que NÃO corresponde a ideia de modernidade e progresso presente na construção de Belo Horizonte.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

171Q29110 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Agente de Operação e Controle, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUNDEP

A natureza viva se caracteriza por um perfeito e constante equilíbrio entre suas funções de produção e consumo, dispondo, inclusive, de recurso para eliminar o excesso de populações (mediante a ação de predadores) quando estas ameaçam a disponibilidade de alimento ou contrariam outros fatores essenciais à vida de todo o sistema.

Assinale a alternativa que NÃO se confirma no trecho acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

172Q366152 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

A principal causa de morte materno-fetal no trauma na gestante é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

173Q797681 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Sobre a Esclerose Múltipla (EM), assinale a alternativa que contenha um princípio INCORRETO de treinamento para um programa de fortalecimento muscular:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

174Q379711 | Biologia, Parasitologia, Biólogo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

NÃO é um mecanismo de transmissão de Toxoplasmose:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

175Q29042 | Conhecimentos Específicos, Raciocínio Matemático, Assistente Administrativo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Pedro possui uma dívida de R$ 208.080,00 com determinado banco, que deverá ser quitada em um ano. Nessa quantia já estão incluídos os juros compostos correspondentes aos 12 meses, à taxa mensal de 2%. Pedro deseja pagar sua dívida com 1 mês de antecedência, mas, para isso, solicitou ao banco que retirasse os juros correspondentes ao mês de antecipação, no que foi prontamente atendido.

O valor a ser pago por Pedro ao banco será igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

176Q29126 | Português, Assistente Administrativo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FGR

Assinale a alternativa cujo período apresenta ERRO na sintaxe ou morfologia das formas verbais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

177Q359404 | Enfermagem, Imunização, Enfermeiro, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

As vacinas de bactérias ou vírus vivos atenuados têm como contra-indicações gerais o fato de não poderem, a princípio, ser administradas em, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

178Q367372 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Uma das prioridades da enfermagem na atenção à saúde da mulher é a pre-venção das doenças de transmissão sexual. Cabe ao profissional Auxiliar de Enfermagem, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

179Q476815 | Farmácia, Farmácia, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

O exame de proteínas plasmáticas pode fornecer informações que refletem as doenças em muitos sistemas orgânicos. Com base nesse assunto, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

180Q29117 | Recursos Humanos, Agente de Operação e Controle, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUNDEP

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I relacionando os princípios e conceitos destacados com o texto correspondente. 

COLUNA I 
1. Imitação
2. Cooperação
3. Coordenação
4. Comunicação

COLUNA II 
( ) Auxílio mútuo para realizar algo. Se um grupo de pessoas tem um objetivo comum, é evidente que esse princípio se torna imprescindível para se alcançar a meta desejada. 
( ) Tem por objetivo integrar e harmonizar os atos e esforços do pessoal. Deve estar presente em todos os setores da empresa, envolvendo suas atividades.
( ) Atualmente, com a utilização dos sistemas mecânicos e eletrônicos, sua importância e alcance aumentaram extraordinariamente. 
( ) Trata-se de uma tendência natural do ser humano. O homem repete o que foi feito pelo seu semelhante. Pode ser considerado um ponto fundamental na vida em sociedade e no aprendizado. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência de números CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.