Início

Questões de Concursos Prefeitura de Belo Horizonte MG

Resolva questões de Prefeitura de Belo Horizonte MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q722047 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Município de Belo Horizonte, Guarda Municipal, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FGR

O transporte com carros em Belo Horizonte está insuportável. Caso não seja tomada medida para diminuir o número de automóveis em BH e outras metrópoles brasileiras, o alardeado colapso será inevitável.

Especialistas em transportes apostam como medidas eficazes para evitar o caos do trânsito de BH e cidades vizinhas:

I. Elaboração de planejamento para crescimento ordenado da região metropolitana de Belo Horizonte.

II. A implantação de um modelo intermodal como solução para desafogar o tráfego e melhorar o transporte na Capital.

III. O transporte elétrico sobre trilhos que pode ser usado como alternativa ao metrô e, principalmente aos ônibus, situação inédita em BH.

IV. A ampliação dos metrôs é um exemplo para o transporte de massa como acontece nas grandes metrópoles do país e do exterior.

A partir das medidas acima listadas, pode-se dizer:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

202Q11206 | Português, Assistente Técnico, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Texto associado.
ESCOLA IDEAL PARA ALUNOS NÃO IDEAIS

Cláudio de Moura Castro

Na segunda metade do século XIX, dom Pedro II transformou a primeira escola pública secundária do Brasil em um modelo inspirado no colégio Louis Le Grand, reputado como o melhor da França. Mantiveram-se na sua réplica brasileira as exigências acadêmicas do modelo original. O próprio dom Pedro selecionava os professores, costumava assistir a aulas e arguir os alunos. Sendo assim, o colégio que, mais adiante, ganhou o seu nome constituiu-se em um primoroso modelo para a educação das elites brasileiras. Dele descendem algumas excelentes escolas privadas.

Mais tarde do que seria desejável, o ensino brasileiro se expande, sobretudo no último meio século. Como é inevitável, passa a receber alunos de origem mais modesta e sem o ambiente educacional familiar que facilita o bom desempenho. Sendo mais tosca a matéria-prima que chega, em qualquer lugar do mundo não se podem esperar resultados equivalentes com o mesmo modelo elitista.

Os países de Primeiro Mundo perceberam isso e criaram alternativas, sobretudo no ensino médio. A melhor escola é aquela que toma alunos reais - e não imaginários - e faz com que atinjam o máximo do seu potencial. Se os alunos chegam a determinado nível escolar com pouco preparo, o pior cenário é tentar ensinar o que não conseguirão aprender. O conhecimento empaca e a frustração dispara.

Voltemos a 1917, às conferências de Whitehead em Harvard. Para ele, o que quer que seja ensinado, que o seja em profundidade. Segue daí que é preciso ensinar bem o que esteja ao alcance dos alunos, e não inundá-los com uma enxurrada de informações e conhecimentos. Ouvir falar de teorias não serve para nada. O que se aprende na escola tem de ser útil na vida real.

Se mesmo os melhores alunos das nossas melhores escolas são entulhados com mais do que conseguem digerir, e os demais, os alunos médios? Como suas escolas mimetizam as escolas de elite, a situação é grotesca. Ensina-se demais e eles aprendem de menos. Pelos números da Prova Brasil, pouco mais de 10% dos jovens que terminam o nível médio têm o conhecimento esperado em matemática! A escola está descalibrada do aluno real.

Aquela velha escola de elite deve permanecer, pois há quem possa se beneficiar dela. Mas, como fizeram os países educacionalmente maduros, respondendo a uma época de matrícula quase universal, é preciso criar escolas voltadas para o leque variado de alunos.

Nessa nova escola, os currículos e ementas precisam ser ajustados aos alunos, pois o contrário é uma quimera nociva. Na prática, devem-se podar conteúdos, sem dó nem piedade. É preciso mostrar para que serve o que está sendo aprendido. Ainda mais importante, é preciso aplicar o que foi aprendido, pois só aprendemos quando aplicamos. A escola deve confrontar seus alunos com problemas intrigantes e inspiradores. E deve apoiá-los e desafiá-los para que os enfrentem. No entanto, sem encolher a quantidade de matérias, não há tempo para mergulhar em profundidade no que quer que seja.

Atenção! Não se trata de uma escola aguada em que se exige menos e todos se esforçam menos. Sabemos que bons resultados estão associados a escolas que esperam muito de seus alunos, que acreditam neles. A diferença é que se vai exigir o que tem sentido na vida do estudante e está dentro do que realisticamente ele pode dominar. Precisamos redesenhar uma escola voltada para os nossos alunos, e não para miragens e sonhos. Quem fará essa escola? [...]

Revista Veja, 05 fev. 2014 (adaptado).
O autor faz uso de palavra em sentido figurado em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

203Q29127 | Português, Assistente Administrativo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FGR

Por considerar o consumidor mais exigente, os empresários buscam se atualizar para não perder espaço no mercado. É CORRETO afirmar que a oração destacada tem um sentido de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

204Q380950 | Biologia, Parasitologia, Biólogo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

As formas clínicas mais graves de toxoplasmose são aquelas originadas de transmissão congênita, porque:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

205Q381097 | Biologia, Parasitologia, Biólogo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Em áreas de prevalência significativa de Esquistossomose mansônica, o diagnóstico laboratorial mais utilizado em rotina é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

206Q367071 | Enfermagem, Imunização, Enfermeiro, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

A vacina é o imunobiológico que contém um ou mais agentes imunizantes em diversas formas. Sobre a composição das vacinas, é correto afirmar, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

208Q380767 | Biologia, Parasitologia, Biólogo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Para uma área urbana ser potencialmente favorável à transmissão de Leishmaniose visceral, devem estar presentes alguns elementos epidemiológicos importantes. Assinale a alternativa que NÃO tem relação com essa afirmativa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

209Q482661 | Geografia, Geografía Específica dos Municípios, Guarda Municipal, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FGR

A área física de Belo Horizonte experimenta níveis de saturação em termos de ocupação urbana horizontal há muitos anos:

I. Desde a década de 1970, o município de Belo Horizonte praticamente não conta mais com espaços notáveis suscetíveis de ocupação urbana. Sua área física experimenta níveis de saturação em termos de ocupação urbana horizontal há muitos anos.

II. A conurbação com municípios como Contagem, Betim, Santa Luzia e Sabará justificava, já em 1973, a criação da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) pelo Governo Federal. De lá para cá, a RMBH vem crescendo demograficamente mais que Belo Horizonte, refletindo as restrições espaciais no municípionúcleo e a expansão urbana de tipo residencial e industrial em diferentes extensões da periferia metropolitana.

III. Impactos decorrentes da urbanização e crescimento demográfico: é comum verificar a concentração de pessoas e atividades em pequenos espaços geográficos que pode acarretar o surgimento de problemas que se agravam no tempo de forma cumulativa.

Marque a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

210Q29155 | Direito Constitucional, Assistente Administrativo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FGR

Considerando os pagamentos devidos pelas Fazendas Públicas Federal, Estaduais, Distrital e Municipais, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

211Q722682 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Município de Belo Horizonte, Guarda Municipal, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FGR

Em relação à participação das associações de moradores nas lutas urbanas, pode-se dizer:

I. que os dados existentes, desde a transferência da capital para Belo Horizonte até hoje, são bastante significativos para analisar a trajetória da melhoria urbana da cidade.

II. que alguns partidos políticos tiveram relevância por incluírem em suas propostas partidárias a participação das associações.

III. que a Igreja católica, em seu todo, incorporou-se de corpo e alma aos movimentos associativos, como ocorreu em outras partes do país.

IV. todos os municípios que integravam a Região Metropolitana de Belo Horizonte em 1980 contavam com associações de base.

Marque a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

212Q162063 | Auditoria, Auditor Direito, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUNDEP

A avaliação do risco operacional, durante a fase do planejamento da auditoria, destina-se à identificação de áreas e sistemas relevantes a serem auditados.

Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma das espécies de riscos operacionais.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

213Q481164 | Geografia, Município de Belo Horizonte, Guarda Municipal, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FGR

Enumere o item II de acordo com o item I:

I ADIMINISTRAÇÃO REGIONAL:

1. Venda Nova.

2. Pampulha.

3. Oeste.

4. Nordeste.

5. Regional CentroSul.

II LOCALIZAÇÃO E CARACTERÍSTICAS:

( ) Caracterizase pelas grandes diferenças socioeconômicas e sanitárias de sua população. Possui área verde numa extensão de 19,46 m² distribuídas em sete parques de uso público. Limitase com os distritos sanitários Leste, Norte, Noroeste e Pampulha e com o município de Sabará.

( ) Alta concentração de estabelecimentos comerciais, bancários, de lazer e outros serviços, e à sua inserção central na malha viária.

( ) Limitase com o Distrito Sanitário Barreiro e com a Cidade de Contagem através do Anel Rodoviário. E com o Distrito Sanitário Noroeste através da Linha do Trem Metropolitano (Mêtro).

( ) Apresenta características peculiares quanto à localização de algumas atrações turísticas e de lazer (Jardim Zoológico, Museu de Arte Moderna, Mineirão, Mineirinho, Casa do Baile, Campus da Universidade Federal de Minas Gerais, Igreja de São Francisco de Assis, Lagoa da Pampulha, Aeroporto da Pampulha, Parque Lagoa do Nado e Clubes Recreativos).

( ) Faz limite com as regionais Norte e Pampulha e com os municípios de Ribeirão das Neves e Vespasiano.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

214Q476832 | Farmácia, Imunofarmacologia, Farmácia, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

A principal função do sistema imunológico é prevenir ou limitar infecções causadas por microrganismos como bactérias, vírus, fungos e parasitas.

 Sobre esse assunto, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

215Q11203 | Direito Administrativo, Assistente Técnico, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

O ato unilateral e vinculado pelo qual a Administração Pública reconhece ao particular, que preencha os requisitos legais, o direito à prestação de um serviço público denomina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

216Q11204 | Português, Assistente Técnico, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Texto associado.
ESCOLA IDEAL PARA ALUNOS NÃO IDEAIS

Cláudio de Moura Castro

Na segunda metade do século XIX, dom Pedro II transformou a primeira escola pública secundária do Brasil em um modelo inspirado no colégio Louis Le Grand, reputado como o melhor da França. Mantiveram-se na sua réplica brasileira as exigências acadêmicas do modelo original. O próprio dom Pedro selecionava os professores, costumava assistir a aulas e arguir os alunos. Sendo assim, o colégio que, mais adiante, ganhou o seu nome constituiu-se em um primoroso modelo para a educação das elites brasileiras. Dele descendem algumas excelentes escolas privadas.

Mais tarde do que seria desejável, o ensino brasileiro se expande, sobretudo no último meio século. Como é inevitável, passa a receber alunos de origem mais modesta e sem o ambiente educacional familiar que facilita o bom desempenho. Sendo mais tosca a matéria-prima que chega, em qualquer lugar do mundo não se podem esperar resultados equivalentes com o mesmo modelo elitista.

Os países de Primeiro Mundo perceberam isso e criaram alternativas, sobretudo no ensino médio. A melhor escola é aquela que toma alunos reais - e não imaginários - e faz com que atinjam o máximo do seu potencial. Se os alunos chegam a determinado nível escolar com pouco preparo, o pior cenário é tentar ensinar o que não conseguirão aprender. O conhecimento empaca e a frustração dispara.

Voltemos a 1917, às conferências de Whitehead em Harvard. Para ele, o que quer que seja ensinado, que o seja em profundidade. Segue daí que é preciso ensinar bem o que esteja ao alcance dos alunos, e não inundá-los com uma enxurrada de informações e conhecimentos. Ouvir falar de teorias não serve para nada. O que se aprende na escola tem de ser útil na vida real.

Se mesmo os melhores alunos das nossas melhores escolas são entulhados com mais do que conseguem digerir, e os demais, os alunos médios? Como suas escolas mimetizam as escolas de elite, a situação é grotesca. Ensina-se demais e eles aprendem de menos. Pelos números da Prova Brasil, pouco mais de 10% dos jovens que terminam o nível médio têm o conhecimento esperado em matemática! A escola está descalibrada do aluno real.

Aquela velha escola de elite deve permanecer, pois há quem possa se beneficiar dela. Mas, como fizeram os países educacionalmente maduros, respondendo a uma época de matrícula quase universal, é preciso criar escolas voltadas para o leque variado de alunos.

Nessa nova escola, os currículos e ementas precisam ser ajustados aos alunos, pois o contrário é uma quimera nociva. Na prática, devem-se podar conteúdos, sem dó nem piedade. É preciso mostrar para que serve o que está sendo aprendido. Ainda mais importante, é preciso aplicar o que foi aprendido, pois só aprendemos quando aplicamos. A escola deve confrontar seus alunos com problemas intrigantes e inspiradores. E deve apoiá-los e desafiá-los para que os enfrentem. No entanto, sem encolher a quantidade de matérias, não há tempo para mergulhar em profundidade no que quer que seja.

Atenção! Não se trata de uma escola aguada em que se exige menos e todos se esforçam menos. Sabemos que bons resultados estão associados a escolas que esperam muito de seus alunos, que acreditam neles. A diferença é que se vai exigir o que tem sentido na vida do estudante e está dentro do que realisticamente ele pode dominar. Precisamos redesenhar uma escola voltada para os nossos alunos, e não para miragens e sonhos. Quem fará essa escola? [...]

Revista Veja, 05 fev. 2014 (adaptado).
Em relação à constituição do texto, é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

217Q29160 | Direito Administrativo, Assistente Administrativo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FGR

Dentre as modalidades de licitação destacadas a seguir, assinale aquela indicada para a venda de bens móveis inservíveis para a Administração, ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis adquiridos pela Administração em decorrência de procedimentos judiciais ou de dação em pagamento, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao da avaliação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

218Q481334 | Geografia, Município de Belo Horizonte, Guarda Municipal, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FGR

Em relação à Avenida do Contorno podese dizer que:

I. Foi originalmente denominada Avenida 17 de Dezembro, em homenagem à data da promulgação da lei que oficializou a escolha de Belo Horizonte como sede da nova Capital do Estado.

 II. Foi para ser uma espécie de fronteira social entre a parte planejada e urbanizada e a área suburbana da nova Capital.

III. Ficou inacabada até a década de 1940 e somente nos anos 1970 é que adquire sua configuração atual como um dos maiores corredores de circulação, unindo vários bairros da área central.

IV. Temse hoje uma configuração contemporânea, constituído lugar de passagem e de consumo, oferecendo experiências diversas e descontínuas.

Comparando o que foi afirmado sobre a Avenida do Contorno e o relatado por José Mário Barros no livro "Permanências e Mudanças em Belo Horizonte", podese AFIRMAR:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

219Q29116 | Recursos Humanos, Agente de Operação e Controle, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUNDEP

O processo de tomar decisões pode envolver grandes responsabilidades e consequências. Ele começa com uma situação de frustração, interesse, desafio, curiosidade ou mesmo irritação. Existe um objetivo a ser atingido e apresenta-se um obstáculo ou surge uma condição que se deve corrigir.

São fases do processo de decisão e estão corretamente apresentadas e em ordem de execução:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

220Q160774 | Administração Pública, Auditor Engenheiro Civil, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUNDEP

Analise as seguintes afirmativas relativas aos temas governabilidade, governança e accountability e assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.