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Questões de Concursos Prefeitura de Belo Horizonte MG

Resolva questões de Prefeitura de Belo Horizonte MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


241Q29112 | Direito Constitucional, Agente de Operação e Controle, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUNDEP

Conforme determina a Constituição da República, uma associação só pode ser compulsoriamente dissolvida
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242Q11208 | Português, Assistente Técnico, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Texto associado.
ESCOLA IDEAL PARA ALUNOS NÃO IDEAIS

Cláudio de Moura Castro

Na segunda metade do século XIX, dom Pedro II transformou a primeira escola pública secundária do Brasil em um modelo inspirado no colégio Louis Le Grand, reputado como o melhor da França. Mantiveram-se na sua réplica brasileira as exigências acadêmicas do modelo original. O próprio dom Pedro selecionava os professores, costumava assistir a aulas e arguir os alunos. Sendo assim, o colégio que, mais adiante, ganhou o seu nome constituiu-se em um primoroso modelo para a educação das elites brasileiras. Dele descendem algumas excelentes escolas privadas.

Mais tarde do que seria desejável, o ensino brasileiro se expande, sobretudo no último meio século. Como é inevitável, passa a receber alunos de origem mais modesta e sem o ambiente educacional familiar que facilita o bom desempenho. Sendo mais tosca a matéria-prima que chega, em qualquer lugar do mundo não se podem esperar resultados equivalentes com o mesmo modelo elitista.

Os países de Primeiro Mundo perceberam isso e criaram alternativas, sobretudo no ensino médio. A melhor escola é aquela que toma alunos reais - e não imaginários - e faz com que atinjam o máximo do seu potencial. Se os alunos chegam a determinado nível escolar com pouco preparo, o pior cenário é tentar ensinar o que não conseguirão aprender. O conhecimento empaca e a frustração dispara.

Voltemos a 1917, às conferências de Whitehead em Harvard. Para ele, o que quer que seja ensinado, que o seja em profundidade. Segue daí que é preciso ensinar bem o que esteja ao alcance dos alunos, e não inundá-los com uma enxurrada de informações e conhecimentos. Ouvir falar de teorias não serve para nada. O que se aprende na escola tem de ser útil na vida real.

Se mesmo os melhores alunos das nossas melhores escolas são entulhados com mais do que conseguem digerir, e os demais, os alunos médios? Como suas escolas mimetizam as escolas de elite, a situação é grotesca. Ensina-se demais e eles aprendem de menos. Pelos números da Prova Brasil, pouco mais de 10% dos jovens que terminam o nível médio têm o conhecimento esperado em matemática! A escola está descalibrada do aluno real.

Aquela velha escola de elite deve permanecer, pois há quem possa se beneficiar dela. Mas, como fizeram os países educacionalmente maduros, respondendo a uma época de matrícula quase universal, é preciso criar escolas voltadas para o leque variado de alunos.

Nessa nova escola, os currículos e ementas precisam ser ajustados aos alunos, pois o contrário é uma quimera nociva. Na prática, devem-se podar conteúdos, sem dó nem piedade. É preciso mostrar para que serve o que está sendo aprendido. Ainda mais importante, é preciso aplicar o que foi aprendido, pois só aprendemos quando aplicamos. A escola deve confrontar seus alunos com problemas intrigantes e inspiradores. E deve apoiá-los e desafiá-los para que os enfrentem. No entanto, sem encolher a quantidade de matérias, não há tempo para mergulhar em profundidade no que quer que seja.

Atenção! Não se trata de uma escola aguada em que se exige menos e todos se esforçam menos. Sabemos que bons resultados estão associados a escolas que esperam muito de seus alunos, que acreditam neles. A diferença é que se vai exigir o que tem sentido na vida do estudante e está dentro do que realisticamente ele pode dominar. Precisamos redesenhar uma escola voltada para os nossos alunos, e não para miragens e sonhos. Quem fará essa escola? [...]

Revista Veja, 05 fev. 2014 (adaptado).
Em “Sendo mais tosca a matéria-prima que chega, em qualquer lugar do mundo não se podem esperar resultados equivalentes com o mesmo modelo elitista.”, as substituições feitas mantiveram o período com o mesmo sentido do original destacado em:
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243Q162836 | Administração Pública, Auditor Engenheiro Civil, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUNDEP

No livro Reinventando o governo, David Osborne e Ted Gaebler conseguem extrair lições úteis e abrangentes sobre as razões que explicam o fracasso do setor público, bem como propor um receituário estratégico, organizado em torno de dez princípios básicos, voltado para a reinvenção do governo. Estão entre os princípios apresentados pelos autores, EXCETO

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244Q369554 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

O tratamento inicial de queimaduras térmicas deve priorizar:

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245Q103174 | Português, Analista Psicologia, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUNDAÇÃO DOM CINTRA

Texto associado.

2015_05_25_556344e619302.https://www.gabarite.com.br/_midia/questao/10b543999908aa3c05502e67e4ed4aac.

O título do texto tem valor:

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246Q704436 | Direito Constitucional, Teoria Geral do Direito Constitucional, Guarda Municipal, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FGR, 2019

Acerca da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, assinale a alternativa CORRETA:
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247Q29142 | Matemática, Assistente Administrativo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FGR

Os jornais do dia 05/05/2010 anunciaram a aprovação, pela Câmara dos Deputados, do reajuste de 7,71% para os aposentados. Dona Maria recebe R$ 510,00 de sua aposentadoria e R$ 510,00 de aposentadoria de seu falecido marido. Ela pretende fazer uma dívida no valor de R$ 1.000,00.

Quanto vai sobrar do seu pagamento, com o aumento, após saldar a dívida?
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248Q29166 | Administração Geral, Assistente Administrativo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUNDEP

Os relatórios podem ser: contábil, científico, de pesquisa, de cobrança, de vendas, de rotina, progressivo, de inspeção, relatório-roteiro (aquele em que só se responde a um formulário). Podem ainda ser rotineiros e não rotineiros. Os não rotineiros são extraordinários e tratam de problemas e ocorrências irregulares. Não devem ser escritos para exibir capacidade literária. Quem irá receber a informação, ou seja, irá lê-lo, é o que importa, devendo, então, ser breve, exato e claro, ocupando uma ou duas páginas no máximo.

Os memorandos são um tipo comum desses relatórios e sempre devem conter os seguintes dados: _______________________________________________________.

Assinale a alternativa que completa corretamente o texto acima.
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249Q801128 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Com relação à Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde - CIF, assinale a afirmativa INCORRETA:

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250Q29062 | Direito Constitucional, Assistente Administrativo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

O Artigo 5º da Constituição da República de 1988 garante que
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251Q29113 | Direito Constitucional, Agente de Operação e Controle, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUNDEP

Tendo completado 18 anos, Pedro se mantém analfabeto.

Considerando a disciplina constitucional sobre os direitos políticos, sobre alistamento eleitoral e voto, é CORRETO afirmar que Pedro
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252Q806978 | Legislação Federal, Lei 7498 1986, Enfermeiro do Trabalho, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

De acordo com a lei que regulamenta o Exercício Profissional da Enfermagem, de 1986, no seu art. 8º estão relacionadas as atividades privativas do enfermeiro. De acordo com essa lei, é atividade privativa do enfermeiro: 

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253Q381764 | Biologia, Parasitologia, Farmácia, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

O diagnóstico da Leishmaniose, geralmente, é estabelecido através da visualização de:

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254Q476521 | Farmácia, Imunofarmacologia, Farmácia, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Vários métodos imunoquímicos estão disponíveis para a determinação sérica de imunoglobulinas. Incluem:

I- Radioimunoensaio de deslocamento de fase sólida.

II- Radioimunoensaio de duplo anticorpo.

III- Radioimunoensaio sanduíche de fase sólida.

IV- Enzima imunoensaio sanduíche de fase sólida.

V- Nefelometria.

Para a determinação de IgE, podem ser utilizados

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255Q29093 | Informática, Assistente Administrativo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

São “Opções de entrega” disponíveis na janela “Opções da mensagem” no Microsoft Outlook, versão português do Office 2003, EXCETO:
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256Q446920 | Direito Constitucional, Meio Ambiente, Procurador Municipal, Prefeitura de Belo Horizonte MG, CESPE CEBRASPE, 2017

A respeito do direito ambiental, assinale a opção correta de acordo com o disposto na CF.
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257Q367353 | Enfermagem, Doenças, Enfermeiro, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Assinale a afirmativa VERDADEIRA:

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258Q29057 | Direito Administrativo, Assistente Administrativo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Um servidor público que cometer infração administrativa no exercício da função deverá ser submetido
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259Q29161 | Legislação Municipal, Assistente Administrativo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FGR

Dentre o rol de atividades da Administração Direta do Poder Executivo no âmbito do Município de Belo Horizonte, previsto na Lei nº 9.011/2005, NÃO se inclui:
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260Q482045 | Geografia, Município de Belo Horizonte, Guarda Municipal, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FGR

A política cultural da Prefeitura de Belo Horizonte, desde 1993, orientase por quatro diretrizes básicas:

I. Estender os chamados direitos culturais, ampliando o acesso de toda a população à produção e ao consumo de cultura, garantir a preservação da memória social, bem como facilitar a participação popular nas decisões da política cultural.

II. Articular os programas sociais e culturais da administração municipal, promovendo o desenvolvimento integral de crianças e jovens envolvidos com a ação pública do município.

III. Descentralizar a ação cultural, instalando e fazendo a manutenção de centros culturais regionais, além de valorizar as manifestações culturais locais.

IV. Incentivar e estimular a qualificação da produção cultural, viabilizando empreendimentos culturais estáveis e duradouros.

Para colocar em prática essas diretrizes, a Fundação Municipal de Cultura estabeleceu ações, a saber:

Todas as alternativas estão corretas, EXCETO:

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