Início

Questões de Concursos Prefeitura de Belo Horizonte MG

Resolva questões de Prefeitura de Belo Horizonte MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


301Q29141 | Informática, Assistente Administrativo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FGR

Para Salvar uma Página da Web no seu computador, com todas as informações necessárias para a exibição desta página, codificadas em um único arquivo, assinale a alternativa CORRETA quanto ao Tipo de Arquivo a ser salvo no Internet Explorer:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

302Q162160 | Auditoria, Auditor Direito, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUNDEP

As normas de auditoria relativas à execução do trabalho requerem do auditor o estudo e a avaliação do sistema de controle interno do auditado, para determinar a confiança a ser nele depositada e a natureza e extensão dos procedimentos de auditoria.

O procedimento de auditoria que garante essa avaliação denomina-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

303Q29047 | Informática, Assistente Administrativo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

A função do Microsoft Excel, versão português do Office 2010, que remove os espaços de uma sequência de caracteres de texto, com exceção dos espaços simples entre as palavras, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

304Q11209 | Português, Assistente Técnico, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Texto associado.
ESCOLA IDEAL PARA ALUNOS NÃO IDEAIS

Cláudio de Moura Castro

Na segunda metade do século XIX, dom Pedro II transformou a primeira escola pública secundária do Brasil em um modelo inspirado no colégio Louis Le Grand, reputado como o melhor da França. Mantiveram-se na sua réplica brasileira as exigências acadêmicas do modelo original. O próprio dom Pedro selecionava os professores, costumava assistir a aulas e arguir os alunos. Sendo assim, o colégio que, mais adiante, ganhou o seu nome constituiu-se em um primoroso modelo para a educação das elites brasileiras. Dele descendem algumas excelentes escolas privadas.

Mais tarde do que seria desejável, o ensino brasileiro se expande, sobretudo no último meio século. Como é inevitável, passa a receber alunos de origem mais modesta e sem o ambiente educacional familiar que facilita o bom desempenho. Sendo mais tosca a matéria-prima que chega, em qualquer lugar do mundo não se podem esperar resultados equivalentes com o mesmo modelo elitista.

Os países de Primeiro Mundo perceberam isso e criaram alternativas, sobretudo no ensino médio. A melhor escola é aquela que toma alunos reais - e não imaginários - e faz com que atinjam o máximo do seu potencial. Se os alunos chegam a determinado nível escolar com pouco preparo, o pior cenário é tentar ensinar o que não conseguirão aprender. O conhecimento empaca e a frustração dispara.

Voltemos a 1917, às conferências de Whitehead em Harvard. Para ele, o que quer que seja ensinado, que o seja em profundidade. Segue daí que é preciso ensinar bem o que esteja ao alcance dos alunos, e não inundá-los com uma enxurrada de informações e conhecimentos. Ouvir falar de teorias não serve para nada. O que se aprende na escola tem de ser útil na vida real.

Se mesmo os melhores alunos das nossas melhores escolas são entulhados com mais do que conseguem digerir, e os demais, os alunos médios? Como suas escolas mimetizam as escolas de elite, a situação é grotesca. Ensina-se demais e eles aprendem de menos. Pelos números da Prova Brasil, pouco mais de 10% dos jovens que terminam o nível médio têm o conhecimento esperado em matemática! A escola está descalibrada do aluno real.

Aquela velha escola de elite deve permanecer, pois há quem possa se beneficiar dela. Mas, como fizeram os países educacionalmente maduros, respondendo a uma época de matrícula quase universal, é preciso criar escolas voltadas para o leque variado de alunos.

Nessa nova escola, os currículos e ementas precisam ser ajustados aos alunos, pois o contrário é uma quimera nociva. Na prática, devem-se podar conteúdos, sem dó nem piedade. É preciso mostrar para que serve o que está sendo aprendido. Ainda mais importante, é preciso aplicar o que foi aprendido, pois só aprendemos quando aplicamos. A escola deve confrontar seus alunos com problemas intrigantes e inspiradores. E deve apoiá-los e desafiá-los para que os enfrentem. No entanto, sem encolher a quantidade de matérias, não há tempo para mergulhar em profundidade no que quer que seja.

Atenção! Não se trata de uma escola aguada em que se exige menos e todos se esforçam menos. Sabemos que bons resultados estão associados a escolas que esperam muito de seus alunos, que acreditam neles. A diferença é que se vai exigir o que tem sentido na vida do estudante e está dentro do que realisticamente ele pode dominar. Precisamos redesenhar uma escola voltada para os nossos alunos, e não para miragens e sonhos. Quem fará essa escola? [...]

Revista Veja, 05 fev. 2014 (adaptado).
Em “Quem fará essa escola?”, o pronome demonstrativo essa foi usado para indicar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

305Q162241 | Informática, Auditor Engenheiro Civil, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUNDEP

Assinale a alternativa que apresenta corretamente o que é um arquivo anexo em uma mensagem de email.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

306Q29130 | Português, Assistente Administrativo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FGR

Leia, observando o contexto: “O empreendedor acompanha as tendências do momento”. Se passarmos a frase acima para a voz passiva, o verbo ficará na seguinte forma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

307Q161542 | Direito Administrativo, Poderes Administrativos, Auditor Direito, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUNDEP

Constitui ato de polícia administrativa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

308Q161805 | Auditoria, Auditor Direito, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUNDEP

Exame físico é a verificação física propriamente dita ou exame in loco do objeto auditado. Essa técnica proporciona ao auditor a formação de opinião quanto à identificação, autenticidade, qualidade e existência física do objeto examinado.

Assinale a alternativa abaixo que NÃO se enquadra na aplicação dessa técnica de auditoria.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

309Q29150 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Assistente Administrativo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FGR

A chuva intensa ocorrida nas três principais capitais brasileiras, nos últimos meses, mostrou que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

310Q447499 | Direito Constitucional, Organização Política, Procurador Municipal, Prefeitura de Belo Horizonte MG, CESPE CEBRASPE

Acerca da organização político-administrativa, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

311Q413844 | Direito Ambiental, Princípios do Direito Ambiental, Procurador Municipal, Prefeitura de Belo Horizonte MG, CESPE CEBRASPE

Acerca do conteúdo e da aplicação dos princípios do direito ambiental, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

312Q796640 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Sobre os efeitos da imobilização, marque a afirmativa INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

313Q103282 | Português, Analista Psicologia, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUNDAÇÃO DOM CINTRA

Texto associado.

2015_05_25_556347bf59e98.https://www.gabarite.com.br/_midia/questao/10b543999908aa3c05502e67e4ed4aac.

?Esse valor é suficiente, por exemplo, para o governo arcar com um ano da desoneração da folha de pagamento de setores já beneficiados pela medida, como confecções e calçados?. Isso significa que os tributos arrecadados desempenharão a seguinte função:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

314Q29058 | Direito Administrativo, Assistente Administrativo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

A licitação que deve preceder os contratos a serem firmados pela Administração Pública pode ser corretamente relacionada à seguinte assertiva:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

315Q29139 | Informática, Assistente Administrativo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FGR

Ao configurar o recurso de Atualizações Automáticas para manter o Windows XP Professional atualizado, na opção Sistema, do Painel de Controle, guia Atualizações Automáticas, o usuário poderá escolher dentre as opções abaixo, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

316Q29156 | Direito Administrativo, Assistente Administrativo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FGR

Assinale a proposição CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

317Q29064 | Direito Constitucional, Assistente Administrativo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

De acordo com a Constituição da República de 1988, o Poder Executivo, no âmbito da União, é exercido pelo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

318Q454902 | Direito do Trabalho, Extinção do CT Verbas Rescisórias, Procurador Municipal, Prefeitura de Belo Horizonte MG, CESPE CEBRASPE

A dispensa do trabalhador por justa causa é direito do empregador, garantido pela legislação brasileira. Entretanto, há empregados e empregadores que ainda não conhecem os possíveis cenários em que a demissão por justa causa pode acontecer. No art. 482 da CLT, estão previstos diversos motivos de dispensa por justa causa.

Uma hipótese ocorre quando o empregado apresenta habitualmente um comportamento irregular e incompatível com a moral, com demonstrações de desregramento da conduta sexual, libertinagem, pornografia ou assédio sexual.

Nessa hipótese, a espécie de justa causa é caracterizada por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

319Q160103 | Português, Assistente Administrativo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Os vocábulos "época", "dó" e "desejável" estão corretamente classificados quanto à acentuação gráfica em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

320Q799339 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Em relação à instabilidade postural e quedas em idosos, é INCORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.