Início

Questões de Concursos Prefeitura de Belo Horizonte MG

Resolva questões de Prefeitura de Belo Horizonte MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


442Q446099 | Direito Constitucional, Controle de Constitucionalidade, Procurador Municipal, Prefeitura de Belo Horizonte MG, CESPE CEBRASPE

De acordo com o previsto na CF e considerando a jurisprudência do STF, assinale a opção correta, a respeito do controle de constitucionalidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

443Q29090 | Direito Constitucional, Assistente Administrativo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Prevê a Constituição da República Federativa do Brasil que, em caso de impedimento do Presidente e do Vice- Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

444Q651718 | Códigos de Ética, Código de Ética de Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Quanto ao código de deontologia de enfermagem, é correto afirmar, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

445Q248828 | Contabilidade Geral, Técnico de Nível Superior Economista, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

O artigo 187 da Lei 6.404/76, com as alterações introduzidas pela Lei n. 11.638/07, apresenta a Demonstração de

Resultados do Exercício que evidencia, de forma estruturada, os componentes que provocam a alteração na situação

líquida patrimonial em determinado período. Tendo como referência o artigo 187, é correto afirmar, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

446Q700698 | História e Geografia de Estados e Municípios, Guarda Municipal, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FGR, 2019

Texto associado.
Segundo artigo no site da Prefeitura intitulado Mapa de declividades, “A topografia de Belo Horizonte é, por vezes, usada como argumento para justificar que não podemos ser uma cidade acessível para todos [...]” (PBH, 2018).
Sobre o enunciado acima e outros conhecimentos relacionados aos aspectos físicos e territoriais do Município, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

447Q158774 | Português, Assistente Administrativo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Em "Sendo mais tosca a matéria-prima que chega, em qualquer lugar do mundo não se podem esperar resultados equivalentes com o mesmo modelo elitista.", as substituições feitas mantiveram o período com o mesmo sentido do original destacado em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

448Q467675 | Direito Tributário, Impostos, Procurador Municipal, Prefeitura de Belo Horizonte MG, CESPE CEBRASPE

Depois de ter sido regularmente contratada pelo município de Belo Horizonte - MG para o fornecimento de equipamentos médicos de fabricação estrangeira a hospitais municipais, a empresa Alfa, importadora de bens e mercadorias, tornou-se, nos termos do contrato administrativo celebrado com o município, a responsável pela importação e pelo pagamento de todos os tributos exigíveis por ocasião do desembaraço aduaneiro. Tendo os equipamentos ficado retidos na aduana em razão do não recolhimento do ICMS incidente sobre as mercadorias, a Alfa alegou que o imposto deveria ser recolhido pelo município de Belo Horizonte, destinatário final dos produtos. Entendeu a empresa que o ICMS não faz parte do desembaraço aduaneiro, visto que o fato gerador ainda não teria ocorrido e não decorreria do ato de importação, ou seja, o referido imposto somente seria devido no momento da entrada dos bens no estabelecimento do destinatário final.

Considerando as regras de direito tributário, assinale a opção correta, a respeito dessa situação hipotética.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

449Q798743 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Com relação ao ganho de força muscular, marque a afirmativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

450Q102451 | Informática, Analista Psicologia, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUNDAÇÃO DOM CINTRA

Em um microcomputador com o sistema Windows

Professional 7, em português, duas teclas de atalho são acionadas

nas situações descritas a seguir:

I- Para mostrar uma janela, que corresponde a pressionar o

botão Iniciar, simbolizado no Windows 7 pelo ícone

2015_05_22_555f5d6f1b730.https://www.gabarite.com.br/_midia/questao/10b543999908aa3c05502e67e4ed4aac.

, existente no canto inferior esquerdo da tela,

por default.

II- Para acessar diretamente as aplicações abertas e em execu-

ção no sistema, sem auxílio de uma janela de diálogo.

Esses atalhos de teclado são, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

451Q362044 | Enfermagem, Saúde, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

A visita domiciliar é um instrumento utilizado pelas equipes de saúde da família, a fim de subsidiar as intervenções no processo saúde-doença, visando à promoção da saúde. São pressupostos que orientam a visita domiciliar realizada pelo profissional Auxiliar de Enfermagem, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

452Q366144 | Enfermagem, Saúde do Trabalhador, Enfermeiro do Trabalho, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

De acordo com o papel dos profissionais de saúde na atenção à saúde do tra-balhador, assinale a afirmativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

453Q159528 | Português, Assistente Administrativo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Em "Nessa nova escola, os currículos e ementas precisam ser ajustados aos alunos, pois o contrário é uma quimera nociva.", são palavras de classes gramaticais diferentes:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

454Q731483 | Direito Processual do Trabalho, Execução, Procurador Municipal, Prefeitura de Belo Horizonte MG, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta, a respeito da execução trabalhista, conforme o entendimento do TST.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

455Q801547 | Fonoaudiologia, Policial Civil Perito, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Sobre a deglutição, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

456Q815774 | Legislação Federal, Lei n 8080 1990 Lei Orgânica da Saúde, Assistente Social, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

A articulação das políticas e programas de saúde, segundo a Lei 8.080/90, está a cargo das comissões intersetoriais abrangendo, em especial, as seguintes atividades, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

457Q704705 | História e Geografia de Estados e Municípios, Guarda Municipal, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FGR, 2019

Texto associado.
Leia os itens abaixo. Eles se referem às características físicas e territoriais do Município de Belo Horizonte.
I. O Município possui a maior área territorial se comparada com as dos outros municípios integrantes da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
II. Possui vários parques municipais, com boa cobertura geográfica, apenas uma das nove regiões administrativas, a Leste, não possui.
III. Apesar de preservar muito pouco a sua vegetação original, Belo Horizonte é ainda uma das capitais mais arborizadas do Brasil, o que contribui para a qualidade do ar.
IV. As maiores cotas altimétricas do Município são encontradas no extremo sul (Serra do Curral), enquanto as áreas mais baixas, na porção nordeste (Córrego do Onça).
Estão CORRETOS os itens:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

459Q380108 | Biologia, Zoologia Invertebrados, Biólogo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Entre os acidentes de animais peçonhentos pertencentes à ordem Lepidóptera, na sua forma larvária, o de maior importância para notificação epidemiológica é do gênero:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

460Q159279 | Português, Assistente Administrativo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Texto associado.

 

ESCOLA IDEAL PARA ALUNOS NÃO IDEAIS

Cláudio de Moura Castro

Na segunda metade do século XIX, dom Pedro II transformou a primeira escola pública secundária do Brasil em um modelo inspirado no colégio Louis Le Grand, reputado como o melhor da França. Mantiveram-se na sua réplica brasileira as exigências acadêmicas do modelo original. O próprio dom Pedro selecionava os professores, costumava assistir a aulas e arguir os alunos. Sendo assim, o colégio que, mais adiante, ganhou o seu nome constituiu-se em um primoroso modelo para a educação das elites brasileiras. Dele descendem algumas excelentes escolas privadas. Mais tarde do que seria desejável, o ensino brasileiro se expande, sobretudo no último meio século. Como é inevitável, passa a receber alunos de origem mais modesta e sem o ambiente educacional familiar que facilita o bom desempenho. Sendo mais tosca a matéria-prima que chega, em qualquer lugar do mundo não se podem esperar resultados equivalentes com o mesmo modelo elitista. Os países de Primeiro Mundo perceberam isso e criaram alternativas, sobretudo no ensino médio. A melhor escola é aquela que toma alunos reais - e não imaginários - e faz com que atinjam o máximo do seu potencial. Se os alunos chegam a determinado nível escolar com pouco preparo, o pior cenário é tentar ensinar o que não conseguirão aprender. O conhecimento empaca e a frustração dispara. Voltemos a 1917, às conferências de Whitehead em Harvard. Para ele, o que quer que seja ensinado, que o seja em profundidade. Segue daí que é preciso ensinar bem o que esteja ao alcance dos alunos, e não inundá- los com uma enxurrada de informações e conhecimentos. Ouvir falar de teorias não serve para nada. O que se aprende na escola tem de ser útil na vida real. Se mesmo os melhores alunos das nossas melhores escolas são entulhados com mais do que conseguem digerir, e os demais, os alunos médios? Como suas escolas mimetizam as escolas de elite, a situação é grotesca. Ensina-se demais e eles aprendem de menos. Pelos números da Prova Brasil, pouco mais de 10% dos jovens que terminam o nível médio têm o conhecimento esperado em matemática! A escola está descalibrada do aluno real. Aquela velha escola de elite deve permanecer, pois há quem possa se beneficiar dela. Mas, como fizeram os países educacionalmente maduros, respondendo a uma época de matrícula quase universal, é preciso criar escolas voltadas para o leque variado de alunos. Nessa nova escola, os currículos e ementas precisam ser ajustados aos alunos, pois o contrário é uma quimera nociva. Na prática, devem-se podar conteúdos, sem dó nem piedade. É preciso mostrar para que serve o que está sendo aprendido. Ainda mais importante, é preciso aplicar o que foi aprendido, pois só aprendemos quando aplicamos. A escola deve confrontar seus alunos com problemas intrigantes e inspiradores. E deve apoiá-los e desafiá-los para que os enfrentem. No entanto, sem encolher a quantidade de matérias, não há tempo para mergulhar em profundidade no que quer que seja. Atenção! Não se trata de uma escola aguada em que se exige menos e todos se esforçam menos. Sabemos que bons resultados estão associados a escolas que esperam muito de seus alunos, que acreditam neles. A diferença é que se vai exigir o que tem sentido na vida do estudante e está dentro do que realisticamente ele pode dominar. Precisamos redesenhar uma escola voltada para os nossos alunos, e não para miragens e sonhos. Quem fará essa escola? [...] Revista Veja, 05 fev. 2014 (adaptado).

 

Em "Quem fará essa escola?", o pronome demonstrativo essa foi usado para indicar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.