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Questões de Concursos Prefeitura de Betim MG

Resolva questões de Prefeitura de Betim MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q28952 | Pedagogia, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Betim MG

Conforme a legislação educacional em vigor, Lei nº 9.394/96, a educação escolar compõe-se de
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162Q330962 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Motorista, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

Uma loja de eletroeletrônicos anunciou as seguintes ofertas:

    TV 21" - R$ 529,00

    DVD - R$ 218,00

    Som - R$ 436,00

    Geladeira - R$ 1.089,00

Fabrício recebeu de 13º salário o valor de R$ 2.500,00 e comprou todos os produtos anunciados. Então, o valor que sobrou do seu 13º salário foi:
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163Q29072 | Pedagogia, Pedagogo, Prefeitura de Betim MG

As orientações para o trabalho dos professores relacionadas à dimensão pedagógica da gestão escolar estão listadas a seguir, EXCETO:
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164Q28953 | Biblioteconomia, Técnico de Biblioteca, Prefeitura de Betim MG

São cuidados do Técnico de Biblioteca para aproximação do leitor com o objeto da leitura, EXCETO:
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165Q28989 | Português, Analista Jurídico, Prefeitura de Betim MG

Texto associado.
Aprender é um direito de todos 

01/08/2014 02h00

     Até o final de 2016, o Brasil deverá construir sua primeira proposta de base nacional curricular comum da educação fundamental e ensino médio, dispositivo que define objetivamente o que se espera que os alunos aprendam nas determinadas fases escolares, segundo o Plano Nacional de Educação, sancionado pela presidente Dilma em junho.

     Os recentes avanços, como a universalização do ensino fundamental nos anos 90, a definição, em 2010, da escolaridade de nove anos como obrigatória e a meta de universalização do ensino médio para 2016, reafirmam o direito à educação pública e o dever do Estado de provê-la, mas não garantem o direito de aprendizagem a todas as crianças e adolescentes.

     São múltiplos os fatores que determinam as condições de ensino e de aprendizagem. É importante considerarmos, no entanto, que a ausência de uma base curricular tende a agravar esse quadro, ao criar um espaço de indefinições, equívocos e interpretações pessoais que restringem a aprendizagem dos alunos.

     Países com bom desempenho em avaliações internacionais possuem um documento nacional especificando o que deve ser ensinado, com variações no grau de detalhamento desses conteúdos, conforme estudo comparativo realizado pela pesquisadora Paula Louzano, que analisou políticas curriculares de diversos sistemas de ensino.

     No Brasil, a ausência dessas especificações favorece que as avaliações externas pautem o que deve ser ensinado, mostrando uma inversão no processo de definição das políticas educacionais. Uma política curricular nacional, que estabeleça de forma objetiva e clara o que cada aluno deve aprender em cada etapa do percurso escolar – independentemente de sua origem territorial, social ou cultural–, expressa um projeto de sociedade sustentado no princípio da igualdade.

     Construir uma base nacional curricular comum, no entanto, requer alguns pontos de atenção.

     O primeiro deles é que os sistemas educacionais tenham a liberdade de complementar a base curricular comum considerando os contextos locais e articulando o projeto de sociedade às aspirações e especificidades regionais.

     A definição de objetivos claros de aprendizagem deve também favorecer o controle social das políticas educacionais e o acompanhamento da aprendizagem pelos sistemas educacionais e pelas famílias.

     Outro pressuposto é a articulação da base curricular nacional com políticas de formação de professores, inicial e continuada. A indicação clara do que é preciso ensinar é condição para um efetivo planejamento docente e acompanhamento da aprendizagem de cada aluno. 

     Por fim, para que a base nacional curricular comum expresse um projeto de sociedade mais justo, é fundamental que sua construção envolva uma ampla participação social, com dispositivos que garantam consulta, debate, formulação e validação. Sem isso, o Brasil deixará, mais uma vez, escapar a oportunidade de alçar a educação ao patamar de prioridade nacional de fato. 

MARIA ALICE SETUBAL, doutora em psicologia da educação pela PUC-SP, é presidente dos conselhos do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e da Fundação Tide Setubal.
Disponível em:   Acesso 04 set. 2015.
Considere o trecho:

Por fim, para que a base nacional curricular comum expresse um projeto de sociedade mais justo, é fundamental que sua construção envolva uma ampla participação social, com dispositivos que garantam consulta, debate, formulação e validação.

Preservando as relações de sentido construídas no texto, o articulador grifado pode ser substituído por:
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166Q330695 | Segurança e Transporte, Mecânica, Motorista, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

Como todo e qualquer componente de um veículo, os sistemas de freios se desgastam com o tempo de uso do veículo e tem como conseqüência a redução ou inutilização de sua ação. Portanto, inspeções periódicas são necessárias para garantir a segura condução do veículo. Os principais componentes do sistema de freios são:

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167Q378617 | Biologia, Parasitologia, Biólogo, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

São espécies de Leishmania mais importantes no Brasil, EXCETO:

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168Q800432 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

Em relação à Ventilação Mecânica, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

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169Q670973 | Direito Administrativo, Princípios implícitos Proporcionalidade, Auditor Fiscal de Tributos Municipais, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

Acerca do princípio administrativo da autotutela, assinale a alternativa correta.
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170Q803840 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

Em uma maternidade, quando do nascimento de um bebê portador de fissura labiopalatina completa, o fonoaudiólogo geralmente é chamado para orientar a equipe e a família em relação à alimentação. Marque a alternativa INCORRETA em relação à conduta do fonoaudiólogo para este caso:

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171Q670793 | Contabilidade Geral, Receita Pública Orçamentária e Extraorçamentária, Analista de Recursos Financeiros, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

A principal fonte da receita pública são os tributos arrecadados pelas entidades federadas. Assinale a alternativa que apresenta a classificação de receitas públicas, quanto à sua origem, advindas da possibilidade do Estado poder retirar dos seus subordinados, em função da sua figura de autoridade, parcelas da riqueza privada para cumprir seus fins em vista do bem-estar coletivo.
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172Q668705 | Administração Geral, Analista de Recursos Financeiros, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

É reconhecido que o maior desafio do setor público brasileiro é de caráter gerencial. Isso se torna claro com o Programa de Qualidade no Serviço Público. Assinale a alternativa que apresenta a tecnologia gerencial que é definida como a reestruturação radical dos processos.
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173Q29023 | Biblioteconomia, Biblioteconomista, Prefeitura de Betim MG

Tendo em vista os procedimentos técnicos exigidos, considera-se pesquisa bibliográfica aquela que é
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174Q330030 | Segurança e Transporte, Mecânica, Motorista, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

Os diversos sistemas, peças e componentes de um veículo se desgastam ao longo do tempo. O desgaste é o principal elemento que compromete a segurança operacional de qualquer veículo. Uma manutenção periódica, feita por profissionais competentes, evita:

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175Q378714 | Biologia, Parasitologia, Biólogo, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

No que diz respeito às manifestações gerais da Doença de Chagas, NÃO se deve fazer diagnóstico diferencial para outras doenças, como:

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176Q813798 | Legislação Federal, Lei n 8080 1990 Lei Orgânica da Saúde, Enfermeiro, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

Com relação à Lei 8.080, de 19/09/1990, pode-se afirmar, EXCETO:

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177Q28991 | Serviço Social, Analista Jurídico, Prefeitura de Betim MG

Referente ao financiamento da Assistência Social, assinale a alternativa CORRETA.
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