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Questões de Concursos Prefeitura de Betim MG

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181Q668433 | Não definido, Analista de Recursos Financeiros, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

Sob quais pontos de vista os déficits públicos da previdência social impactam as contas públicas?
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182Q672068 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Estatuto da Pessoa com Deficiência Lei n 13146 2015, Analista Jurídico, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

Em relação ao Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/15), analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.


I. A pessoa com deficiência não está obrigada à fruição de benefícios decorrentes de ação afirmativa.

II. A deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa, inclusive para exercer o direito à guarda, à tutela, à curatela e à adoção, como adotante ou adotando, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas.

III. A pessoa com deficiência somente será atendida sem seu consentimento prévio, livre e esclarecido em casos de risco de morte e de emergência em saúde, resguardado seu superior interesse e adotadas as salvaguardas legais cabíveis.

IV. As frotas de empresas de táxi devem reservar 10% (dez por cento) de seus veículos acessíveis à pessoa com deficiência.

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183Q667394 | Gestão de Pessoas, Analista de Recursos Financeiros, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

Assinale a alternativa que apresenta um dos papéis estratégicos da gestão de recursos humanos no setor público.
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184Q368287 | Enfermagem, Processamento de material, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

Ao proceder a esterilização por autoclave, as seguintes considerações técnicas deverão ser observadas, EXCETO:

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185Q671750 | Direito Urbanístico, Analista Jurídico, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

Assinale a alternativa correta conforme as disposições do Estatuto da Cidade.
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187Q381127 | Biologia, Parasitologia, Biólogo, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

Como medidas utilizadas para o controle da Malária na população, podemos destacar, EXCETO:

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188Q668905 | Ética na Administração Pública, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

Sobre a Ética Profissional, assinale a alternativa INCORRETA.
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189Q330255 | Segurança e Transporte, Mecânica, Motorista, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

O pneu é um dos componentes do veículo relacionado diretamente com sua segurança operacional. Periodicamente, deve-se verificar o seu estado, como sua geometria, seu desgaste e sua pressão correta. Para manter a pressão de cada pneu de um veículo, dentro dos limites estabelecidos pelo fabricante, o pneu deve ser:

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190Q363802 | Enfermagem, Doenças, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde deve conter:

I. As medidas preventivas e corretivas de controle de insetos e roedores.

II. O atendimento às orientações e regulamentações estaduais, municipais ou do Distrito Federal.

III. As ações referentes aos processos de prevenção de saúde do trabalhador.

IV. As ações a serem adotadas em situações de emergência e acidentes.

São CORRETAS as afirmativas:

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191Q28988 | Português, Analista Jurídico, Prefeitura de Betim MG

Texto associado.
Aprender é um direito de todos 

01/08/2014 02h00

     Até o final de 2016, o Brasil deverá construir sua primeira proposta de base nacional curricular comum da educação fundamental e ensino médio, dispositivo que define objetivamente o que se espera que os alunos aprendam nas determinadas fases escolares, segundo o Plano Nacional de Educação, sancionado pela presidente Dilma em junho.

     Os recentes avanços, como a universalização do ensino fundamental nos anos 90, a definição, em 2010, da escolaridade de nove anos como obrigatória e a meta de universalização do ensino médio para 2016, reafirmam o direito à educação pública e o dever do Estado de provê-la, mas não garantem o direito de aprendizagem a todas as crianças e adolescentes.

     São múltiplos os fatores que determinam as condições de ensino e de aprendizagem. É importante considerarmos, no entanto, que a ausência de uma base curricular tende a agravar esse quadro, ao criar um espaço de indefinições, equívocos e interpretações pessoais que restringem a aprendizagem dos alunos.

     Países com bom desempenho em avaliações internacionais possuem um documento nacional especificando o que deve ser ensinado, com variações no grau de detalhamento desses conteúdos, conforme estudo comparativo realizado pela pesquisadora Paula Louzano, que analisou políticas curriculares de diversos sistemas de ensino.

     No Brasil, a ausência dessas especificações favorece que as avaliações externas pautem o que deve ser ensinado, mostrando uma inversão no processo de definição das políticas educacionais. Uma política curricular nacional, que estabeleça de forma objetiva e clara o que cada aluno deve aprender em cada etapa do percurso escolar – independentemente de sua origem territorial, social ou cultural–, expressa um projeto de sociedade sustentado no princípio da igualdade.

     Construir uma base nacional curricular comum, no entanto, requer alguns pontos de atenção.

     O primeiro deles é que os sistemas educacionais tenham a liberdade de complementar a base curricular comum considerando os contextos locais e articulando o projeto de sociedade às aspirações e especificidades regionais.

     A definição de objetivos claros de aprendizagem deve também favorecer o controle social das políticas educacionais e o acompanhamento da aprendizagem pelos sistemas educacionais e pelas famílias.

     Outro pressuposto é a articulação da base curricular nacional com políticas de formação de professores, inicial e continuada. A indicação clara do que é preciso ensinar é condição para um efetivo planejamento docente e acompanhamento da aprendizagem de cada aluno. 

     Por fim, para que a base nacional curricular comum expresse um projeto de sociedade mais justo, é fundamental que sua construção envolva uma ampla participação social, com dispositivos que garantam consulta, debate, formulação e validação. Sem isso, o Brasil deixará, mais uma vez, escapar a oportunidade de alçar a educação ao patamar de prioridade nacional de fato. 

MARIA ALICE SETUBAL, doutora em psicologia da educação pela PUC-SP, é presidente dos conselhos do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e da Fundação Tide Setubal.
Disponível em:   Acesso 04 set. 2015.
Considere o trecho:

Os recentes avanços, como a universalização do ensino fundamental nos anos 90, a definição, em 2010, da escolaridade de nove anos como obrigatória e a meta de universalização do ensino médio para 2016, reafirmam o direito à educação pública e o dever do Estado de provê-la, mas não garantem o direito de aprendizagem a todas as crianças e adolescentes.

O verbo prover grifado no trecho pode ser substituído, preservando as relações de sentido construídas no texto, por:
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192Q28985 | Português, Analista Jurídico, Prefeitura de Betim MG

Texto associado.
Aprender é um direito de todos 

01/08/2014 02h00

     Até o final de 2016, o Brasil deverá construir sua primeira proposta de base nacional curricular comum da educação fundamental e ensino médio, dispositivo que define objetivamente o que se espera que os alunos aprendam nas determinadas fases escolares, segundo o Plano Nacional de Educação, sancionado pela presidente Dilma em junho.

     Os recentes avanços, como a universalização do ensino fundamental nos anos 90, a definição, em 2010, da escolaridade de nove anos como obrigatória e a meta de universalização do ensino médio para 2016, reafirmam o direito à educação pública e o dever do Estado de provê-la, mas não garantem o direito de aprendizagem a todas as crianças e adolescentes.

     São múltiplos os fatores que determinam as condições de ensino e de aprendizagem. É importante considerarmos, no entanto, que a ausência de uma base curricular tende a agravar esse quadro, ao criar um espaço de indefinições, equívocos e interpretações pessoais que restringem a aprendizagem dos alunos.

     Países com bom desempenho em avaliações internacionais possuem um documento nacional especificando o que deve ser ensinado, com variações no grau de detalhamento desses conteúdos, conforme estudo comparativo realizado pela pesquisadora Paula Louzano, que analisou políticas curriculares de diversos sistemas de ensino.

     No Brasil, a ausência dessas especificações favorece que as avaliações externas pautem o que deve ser ensinado, mostrando uma inversão no processo de definição das políticas educacionais. Uma política curricular nacional, que estabeleça de forma objetiva e clara o que cada aluno deve aprender em cada etapa do percurso escolar – independentemente de sua origem territorial, social ou cultural–, expressa um projeto de sociedade sustentado no princípio da igualdade.

     Construir uma base nacional curricular comum, no entanto, requer alguns pontos de atenção.

     O primeiro deles é que os sistemas educacionais tenham a liberdade de complementar a base curricular comum considerando os contextos locais e articulando o projeto de sociedade às aspirações e especificidades regionais.

     A definição de objetivos claros de aprendizagem deve também favorecer o controle social das políticas educacionais e o acompanhamento da aprendizagem pelos sistemas educacionais e pelas famílias.

     Outro pressuposto é a articulação da base curricular nacional com políticas de formação de professores, inicial e continuada. A indicação clara do que é preciso ensinar é condição para um efetivo planejamento docente e acompanhamento da aprendizagem de cada aluno. 

     Por fim, para que a base nacional curricular comum expresse um projeto de sociedade mais justo, é fundamental que sua construção envolva uma ampla participação social, com dispositivos que garantam consulta, debate, formulação e validação. Sem isso, o Brasil deixará, mais uma vez, escapar a oportunidade de alçar a educação ao patamar de prioridade nacional de fato. 

MARIA ALICE SETUBAL, doutora em psicologia da educação pela PUC-SP, é presidente dos conselhos do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e da Fundação Tide Setubal.
Disponível em:   Acesso 04 set. 2015.
De acordo com o texto, o que contribui para a garantia do direito de aprendizagem a todas as crianças é
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193Q363144 | Enfermagem, Atendente de Consultório Dentário, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

Na conduta imediata após acidente perfurocortante, é recomendado:

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194Q669427 | Direito Ambiental, Analista Jurídico, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

Consoante a Política Nacional do Meio Ambiente (Lei nº 6.938/81), assinale a alternativa correta.
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195Q671458 | Contabilidade Geral, Contas Plano, Auditor Fiscal de Tributos Municipais, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

Texto associado.


Analise a relação de contas e os saldos a seguir de determinada empresa:


Contas Valores

Caixa e Equivalentes de Caixa R$ 100.000,00

Aluguéis Ativos R$ 5.000,00

ICMS a Recuperar R$ 3.000,00

Despesas a Vencer R$ 2.000,00

ICMS a Recolher R$ 7.000,00

Duplicatas Descontadas R$ 3.000,00

Reserva Legal R$ 1.000,00

Ações em Tesouraria R$ 2.000,00

Juros Passivos R$ 4.000,00


Considerando as informações registradas anteriormente, essa empresa evidenciará um montante com os saldos devedores no valor de

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196Q28946 | Pedagogia, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Betim MG

De acordo com o Referencial Nacional Curricular para a Educação Infantil, contemplar o cuidado na esfera da instituição da educação infantil
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198Q671075 | Direito Constitucional, Princípios Regentes das Relações Internacionais, Analista Jurídico, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

De acordo com a Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa correta.
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199Q335058 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Auxiliar de Farmácia, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

A velocidade média é obtida dividindo-se a distância percorrida pelo tempo que se levou para percorrê-la.

Um atleta fez um percurso de 45 km = 4.500 m em 2h05min = 125 min. Então, a velocidade média desse atleta, em m/min, é:
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200Q671559 | Auditoria, Evidência em Auditoria, Auditor Fiscal de Tributos Municipais, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

Texto associado.


As modificações na opinião do auditor independente tratam da responsabilidade de o auditor emitir um relatório apropriado nas circunstâncias em que, ao formar uma opinião sobre as demonstrações contábeis, conclui que é necessária uma modificação em sua opinião. Nesse contexto, analise as seguintes situações, acerca da “opinião modificada” de forma apropriada sobre as demonstrações contábeis auditadas.
Situação 1: O auditor consegue obter evidência de que as demonstrações contábeis contêm distorções relevantes e não generalizadas.
Situação 2: O auditor consegue obter evidência de que as demonstrações contábeis contêm distorções relevantes e generalizadas.
Situação 3: O auditor não consegue obter evidência de que as demonstrações contábeis contêm distorções relevantes e os possíveis efeitos dessas distorções são relevantes e não generalizados.
Situação 4: O auditor não consegue obter evidência de que as demonstrações contábeis contêm distorções relevantes e os possíveis efeitos dessas distorções são relevantes e generalizados.
Com base nas situações apresentadas, o auditor deverá
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