Início

Questões de Concursos Prefeitura de Betim MG

Resolva questões de Prefeitura de Betim MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q362613 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

Sobre as possibilidades de utilização da taxonomia proposta pela NANDA para instrumentalização e viabilização da SAE (Sistematização da Assistência de Enfermagem), é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

222Q28992 | Serviço Social, Analista Jurídico, Prefeitura de Betim MG

É condição para os repasses, aos Municípios, dos recursos previstos pela Lei Orgânica da Assistência Social, a efetiva instituição e funcionamento, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

223Q330566 | Segurança e Transporte, Infrações, Motorista, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

Deixar de manter ligado, nas situações de atendimento de emergência, o sistema de iluminação vermelha intermitente dos veículos de polícia, de socorro de incêndio e salvamento, de fiscalização de trânsito e das ambulâncias, ainda que parados, o condutor comete uma infração com respectiva penalidade que é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

224Q667506 | Redação Oficial, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

A documentação pode ter natureza comercial, científica ou oficial, conforme sua organização, utilização e finalidade. Acerca da natureza oficial, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

225Q669330 | Secretariado, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

Na correspondência comercial, a comunicação se concretiza quando o emitente ajusta a linguagem de sua correspondência à do destinatário. Assinale a alternativa que apresenta corretamente um dos fatores que ocasionam as variações extralinguísticas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

226Q671988 | Direito Tributário, Modalidades de Lançamento 82 Sobre o Lançamento, Auditor Fiscal de Tributos Municipais, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

Texto associado.


Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. São modalidades legais de lançamento tributário:
I. Lançamento de ofício.
II. Lançamento por declaração.
III. Lançamento por homologação.
IV. Lançamento por sentença.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

227Q364961 | Enfermagem, Imunização, Enfermeiro, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

Dentre os procedimentos básicos na utilização do refrigerador, segundo o Manual de Procedimentos para vacinação do Ministério da Saúde, 2001, p. 70-72, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

228Q668695 | Administração Geral, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

A formulação de uma declaração de missão é, com frequência, recomendada como uma das etapas do planejamento. Diante disso, sobre missão, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

229Q668557 | Direito Tributário, Analista de Recursos Financeiros, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

Um sistema tributário existe para executar ou assegurar a arrecadação em um país. Assinale a alternativa que apresenta o nível de rigidez do sistema tributário brasileiro.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

230Q364886 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

São fatores que protegem a mulher do câncer de colo do útero, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

231Q670475 | Direito Tributário, Analista de Recursos Financeiros, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

Assinale a alternativa que apresenta o objetivo fundamental das finanças públicas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

232Q669962 | Legislação Municipal, Auditor Fiscal de Tributos Municipais, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

Texto associado.


De acordo a Legislação do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), estabelecido pela Lei Municipal nº 3006, de 27 de maio de 1997, com suas alterações posteriores, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

233Q330902 | Segurança e Transporte, Sistema Nacional de Trânsito SNT, Motorista, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

Diversos órgãos governamentais estão incumbidos de tratar do trânsito no Brasil, um deles é o CONTRAN, que é o coordenador do Sistema e órgão máximo normativo e consultivo, cuja sigla significa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

234Q669913 | Português, Interpretação de Textos, Analista Jurídico, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

Texto associado.

TEXTO 1

Brasil é um dos maiores consumidores de plástico,

mas só recicla 2% do total


Entre os entraves para melhorar o índice estão a falta de incentivos e de infraestrutura, além da baixa qualidade dos produtos reciclados

      Na última semana, um brasileiro comum possivelmente gerou 1 kg de lixo plástico. Um italiano gera a mesma quantia em cinco dias e alguém que mora na Indonésia, em dez. No Brasil, menos de 2% desse plástico será reciclado.

      Os dados fazem parte de um estudo da WWF lançado na noite desta segunda (4). A organização fez um levantamento de pesquisas relacionadas ao plástico e elaborou um relatório que aponta o crescimento desse tipo de resíduo e sugere possíveis caminhos para solucionar a questão.

      Os números do plástico são enormes. Nos oceanos há perto de 300 milhões de toneladas (o que equivale a cerca de 11 trilhões de garrafas plásticas de 500 ml). E essa estimativa não leva em conta o lixo terrestre. Daqui a 11 anos, em 2030, o total de lixo plástico poderá ter dobrado.

      Em 2016, 396 milhões de toneladas de plástico virgem foram produzidos —cerca de 53 kg por pessoa. Parte desses produtos se tornou lixo, especialmente nos quatro países maiores poluentes: Estados Unidos, China, Índia e Brasil.

      Somente uma pequena parcela desse lixo é devidamente manejado e reciclado. Por aqui, a reciclagem é inferior a 2%, o menor valor entre os líderes em produção de detritos. Nos EUA o valor chega a 35%; na China, 22%; na Índia, 6%.

      Considerando o mundo inteiro, cerca de 20% do plástico é coletado para reciclagem, mas isso não significa que ele realmente o terá esse destino honroso. Segundo o estudo da WWF, na Europa, por exemplo, menos da metade do material é reaproveitado.

      A baixa qualidade de produtos feitos com o material reciclado, seu baixo valor de mercado e a possível presença de contaminação atrapalham a expansão da atividade.

      Um tratado internacional pode ser o início da solução, segundo Anna Carolina Lobo, coordenadora da WWF-Brasil. A organização defende um caminho semelhante ao protocolo de Montreal. Nele, os países se comprometeram, em 1987, à proteção da camada de ozônio a partir da interrupção no uso de substâncias que a destroem (a deterioração da camada aumenta o índice de radiação e, consequentemente, as chances de câncer de pele, além de agredir florestas e prejudicar a atividade agropecuária).

Adaptado de:<https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2019/03/brasil-e-um-dos-maiores-consumidores-de-plastico-mas-so-recicla-2-do-total.shtml> . Acesso em: 19 jan. 2020.

No seguinte excerto do Texto 1 “Os dados fazem parte de um estudo da WWF lançado na noite desta segunda (4). A organização fez um levantamento de pesquisas [...]”, a coesão estabelecida entre “organização” e “WWF” se dá por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

235Q593019 | Química, Bioquímico, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

Existem vários métodos de desproteinização do sangue. Dentre eles, o método no qual o principal atributo está no fato de que as dosagens de ácido úrico e glicose, executadas no filtrado, são mais seguras, pois os glóbulos vermelhos do sangue encerram substâncias que interferem nesta, se refere a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

236Q671361 | Administração Geral, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

Planejar é considerado como uma função da Administração. Assinale a alternativa correta acerca desse conceito.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

237Q592647 | Química, Bioquímico, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

A penicilina é um hapteno, tanto em seres humanos quanto em camundongos. Um camundongo foi injetado com uma penicilina covalentemente ligada à albumina sérica bovina e, ao mesmo tempo, com ovalbumina, a qual não possui nenhuma penicilina ligada, para explorar o relacionamento hapteno-carreador. Dos seguintes compostos, aquele que induzirá uma resposta secundária à penicilina, quando injetado em camundongos, será:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

238Q367626 | Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

São estratégias para o apoio e dinamização da constituição da educação permanente em saúde e fortalecimento do trabalho de formação e desenvolvimento em saúde, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

239Q474982 | Farmácia, Farmácia, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

Se a ocupação do receptor nicotínico por um agonista for prolongada, a resposta efetora é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

240Q636305 | Informática, Algoritmos, Analista de Sistemas, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

Considere que, no algoritmo em alto nível a seguir, V seja um vetor de inteiros

contendo 100 elementos indexados de 0 a 99, e todas as demais variáveis sejam

inteiras.

1. C := 0; D := 1;

2. while (D < 100) do

3. if V[D] < V[C] then

4. C := D;

5. D := D + 1;

6. end;

7. write(V[C]);

O objetivo desse algoritmo é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.