Início

Questões de Concursos Prefeitura de Betim MG

Resolva questões de Prefeitura de Betim MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


381Q671641 | Pedagogia, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

Acerca do planejamento escolar, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. É um processo de conhecimento e análise da realidade escolar em suas condições concretas, tendo em vista a elaboração de um plano ou projeto para a instituição.
II. Toda organização precisa de um plano de trabalho que indique os objetivos e os meios de sua execução, superando a improvisação e a falta de rumo.
III. Racionalização de recursos humanos, físicos, materiais, financeiros, criando e viabilizando as condições e modos para realizar o que foi planejado.
IV. O planejamento é considerado pedagógico porque formula objetivos sociais e políticos e meios formativos para dar uma direção ao processo educativo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

382Q670115 | Pedagogia, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº. 8069/1990), assinale a alternativa que apresenta corretamente as características do direito ao respeito.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

383Q641743 | Informática, Redes de computadores, Analista de Sistemas, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

Sobre serviços de rede, assinale a afirmativa INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

384Q670697 | Administração Pública, Analista de Recursos Financeiros, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

A Gestão orientada para resultados é considerada uma poderosa ferramenta metodológica de monitoramento e avaliação das ações dos governos em sistemas políticos democráticos que propicia, dentre outros benefícios, o desenvolvimento de estratégias de acompanhamento aos cidadãos. Com base no exposto, assinale a alternativa que apresenta as dimensões que precisam ser respeitadas na avaliação dos resultados nas ações de governo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

385Q668798 | Direito Civil, Analista Jurídico, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

Sobre o Direito das Coisas, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

386Q669889 | Administração Pública, Analista de Recursos Financeiros, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

Assinale a alternativa que apresenta alguns dos movimentos pelos quais passou o paradigma do cliente na gestão pública.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

387Q671715 | Pedagogia, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

Cada instituição pública ou privada, prestadora de serviços específicos, possui documentos que marcam as atividades que são realizadas nesse determinado contexto. Esses documentos denominam-se gêneros textuais administrativos, burocráticos ou institucionais. A escola também possui seus gêneros textuais específicos. Assinale a alternativa que apresenta um gênero específico da escola utilizado para mostrar a situação pedagógica de cada aluno de uma determinada série, turma e disciplina.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

388Q667893 | Direito Constitucional, Controle de Constitucionalidade, Analista Jurídico, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

Referente ao controle de constitucionalidade, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

389Q799512 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

É INCORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

390Q668747 | Legislação Municipal, Analista Jurídico, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas tendo em vista a Lei Municipal nº 884/1969 – Estatuto dos Funcionários da Prefeitura Municipal de Betim (MG).


I. Poderá haver a posse mediante procuração por instrumento público.

II. A posse deverá verificar-se no prazo de 30 (trinta) dias, contados da publicação do decreto de provimento no órgão oficial da Prefeitura Municipal de Betim ou, em sua falta, por edital afixado nos locais costumeiros.

III. Se a posse não se der dentro do prazo previsto, será tornado sem efeito, por decreto, o ato de provimento, passando o direito à nomeação ao candidato imediatamente classificado.

IV. Somente o Prefeito Municipal é competente para dar posse.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

391Q668241 | Finanças Públicas, Analista de Recursos Financeiros, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

Alguns conceitos são importantes de serem observados e aplicados na formulação da política tributária. Assinale a alternativa que apresenta o conceito que afirma que os impostos devem ocorrer de forma a minimizar os possíveis impactos negativos da tributação sobre a eficiência econômica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

392Q671225 | Administração Financeira e Orçamentária, Analista de Recursos Financeiros, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

Assinale a alternativa que apresenta a receita que é composta do somatório das receitas tributárias, de contribuições, patrimoniais, industriais, agropecuárias, de serviços, transferências correntes e outras receitas correntes, consideradas as deduções conforme o ente da União, do Estado, do Distrito Federal e dos Municípios.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

393Q797742 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

São indicações da hiperinsuflação manual, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

394Q669621 | Administração Pública, Analista de Recursos Financeiros, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

No contexto da tecnologia da informação e comunicação e com a necessidade de participação das organizações para o desenvolvimento da cidadania, surge o processo de alfabetização tecnológica e acesso aos recursos tecnológicos. Esse processo é o conceito de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

395Q670183 | Administração Pública, Analista de Recursos Financeiros, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

A visão sistêmica do modelo de excelência em gestão pública é constituída por oito dimensões integradas e interativas, distribuídas em quatro blocos. Assinale a alternativa que apresenta as dimensões que dão ao órgão ou entidade a capacidade de corrigir, melhorar ou inovar suas práticas de gestão e, consequentemente, seu desempenho.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

397Q667419 | Pedagogia, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

O Estatuto da Criança e do Adolescente foi criado em obediência ao Artigo 227 da Constituição de 1988 e introduziu as crianças em questões referentes aos seus direitos e deveres — mais especificamente no mundo dos direitos humanos. Referente ao ano de criação do Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

398Q801855 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

A muda vocal é um processo fisiológico que ocorre por volta dos 12 a 15 anos de idade. Dentre as diversas características descritas abaixo, qual se refere a um paciente que apresenta falsete mutacional?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

399Q670759 | Legislação Federal, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

A Lei n° 13.185/2015 aborda o combate à intimidação sistemática (bullying), avançando no enfrentamento dessa prática. No Artigo 3º, a intimidação sistemática é classificada conforme as ações praticadas. Diante disso, assinale a alternativa que representa essa classificação de forma correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

400Q379778 | Biologia, Microbiologia, Biólogo, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

Todas as afirmativas sobre Dengue são verdadeiras, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.