Para Quadros (2019), “a inclusão precisa ser
empreendida com base nos direitos humanos de
forma coletiva. Uma criança surda sozinha não consegue ser incluída em uma escola em que todos são
ouvintes. […] As crianças surdas precisam de uma
legião para serem incluídas na educação e na sociedade. Elas precisam viver efetivamente em um grupo
social com base na identidade e cultura surda”.
Analise as afirmativas abaixo relacionadas aos apontamentos da autora citada.
1. As crianças surdas precisam experienciar a
educação no encontro surdo-surdo, com seus
pares, para experimentar a conversa, a brincadeira, a disputa, a negociação das relações
e, então, aprender conhecimentos escolares e
conhecimentos que transcendem os conteúdos escolares.
2. Crianças surdas podem ir para uma escola de
surdos e conviver com crianças ouvintes em
outros contextos sociais. Aprender com outros
adultos surdos como é viver numa sociedade
com pessoas surdas e ouvintes, compreendendo o que é ser uma pessoa surda.
3. Para a Federação Mundial de Surdos, ‘incluir’
envolve dar às pessoas surdas oportunidades
de alcançarem seu potencial sem ter que se
defrontarem com barreiras sociais, e essas
oportunidades se darão sempre por meio de
uma educação bilingue.
4. A educação bilíngue se configura como educação regular, na qual a língua de sinais é a
primeira língua, a língua de instrução, usada
na escola para interação, onde a aprendizagem da Língua Portuguesa acontece a partir
de metodologias específicas de ensino de
segunda língua para surdos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas
corretas.
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