Início

Questões de Concursos Prefeitura de Boa Vista RR

Resolva questões de Prefeitura de Boa Vista RR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q374760 | Português, Advérbio, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018

Nas frases abaixo foram feitas substituições de termos de valor adverbial por advérbios equivalentes; a frase em que essa substituição foi adequadamente realizada é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q413344 | Direito Administrativo, Controle da Administração Pública, Guarda Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, SELECON, 2020

Julius recebe a comunicação da autoridade competente de que seu requerimento de providências da administração fora indeferido. Nos termos do controle da atividade administrativa usualmente aceitos, o administrado poderá requerer à autoridade competente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

124Q714935 | Antropologia, Analista Ambiental, Prefeitura de Boa Vista RR, CESPE CEBRASPE

Quanto à questão racial no Brasil, julgue os itens que se seguem.

Segundo Antônio Sérgio Guimarães, um estudioso da questão racial, o racismo brasileiro está inscrito em uma ordem estamental que pressupõe desigualdade de tratamento, mesmo quando prevalece, no plano da doutrina, o princípio da igualdade.

  1. ✂️
  2. ✂️

125Q676308 | Não definido, Guarda Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, SELECON, 2020

Patrick requer a designação de data especial para realizar exame aplicado universalmente para milhões de
pessoas por motivos religiosos, alegando liberdade de crença protegida constitucionalmente. Seu requerimento é
indeferido, pois predominou a interpretação de que, caso acolhido o pleito, seria violado o princípio constitucional
da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

126Q318671 | Administração Geral, Administração Hospitalar, Analista Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, CESPE CEBRASPE

Uma clínica médica de um determinado hospital vem apresentando gastos elevados com luvas, seringas e soluções de limpeza. Ao analisar a situação, o administrador percebeu que os profissionais utilizavam seringas de 20 mL para preparar medicações que poderiam ser preparadas com seringas menores, alegando que o setor recebia muito mais seringas de 20 mL do que de 5 mL e 10 mL. Utilizavam luvas esterilizadas para executar procedimentos que não requeriam o uso de equipamento estéril, pois o setor não oferecia luvas de procedimento em quantidade suficiente para suprir todos os procedimentos esperados para o setor. O pessoal da limpeza estava fazendo estoque das soluções sob o argumento de risco de desabastecimento.

Acerca da situação hipotética relatada acima e do sistema de custos hospitalares, julgue os itens seguintes.

A constituição de um núcleo de controle de custos e gastos no setor poderá estimar melhor a quantidade de insumos necessários para o consumo, sendo caracterizada como uma eficiente estratégia para redução dos custos e do desperdício de material no setor.

  1. ✂️
  2. ✂️

127Q374766 | Português, Texto, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018

“Quem tem 16 anos vai às urnas como vai ao shopping center”. (Ed Motta)

Essa frase denuncia uma série de defeitos do jovem como votante; o único que NÃO pode ser deduzido dessa frase é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q658336 | Legislação Federal, Política Nacional de Segurança Pública, Guarda Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, SELECON, 2020

Enéas foi designado para organizar, no município Z, uma lista de órgãos capazes de receber presos em regime semiaberto para auxiliar o Poder Judiciário local no cumprimento da pena. Nos termos da Lei federal nº 13.675/2018, esse ato realiza uma das suas diretrizes que busca para o egresso sua reinserção:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

129Q728622 | Direito Financeiro, Leis Orçamentárias, Procurador, Prefeitura de Boa Vista RR, CESPE CEBRASPE

Com relação ao direito financeiro e econômico pátrio, julgue os itens de 90 a 94.

Projeto de lei de iniciativa do Poder Executivo municipal que proponha reajustamento dos benefícios previdenciários de seus servidores, com o fim de preservar o valor real das transferências, não estará sujeito às exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal relativas à compensação fixada em seu art. 17, ainda que aumente despesas obrigatórias de caráter continuado.

  1. ✂️
  2. ✂️

130Q658068 | Legislação Federal, Política Nacional de Segurança Pública, Guarda Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, SELECON, 2020

Salvatore é italiano e atua no serviço de inteligência do seu governo. Após contactar Amanda, responsável pelo setor congênere da polícia federal brasileira, os dois resolvem empreender esforços para realizar convênio a fim de utilizar a experiência dos seus governos na área de segurança pública. Nos termos da Lei federal nº 13.675/2018, um dos objetivos da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social consiste, nesse tema, em estimular o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

131Q709707 | Português, Assistente Técnico Assistente de Administração, Prefeitura de Boa Vista RR, SELECON, 2019

Texto associado.

TEXTO I

De onde menos se espera

      O sucesso de atletas de elite depende de muitos fatores. Estamos acostumados a acompanhar relatos diversos que descrevem protocolos rígidos, geralmente envolvendo treinamento árduo, alimentação controlada, descanso e, em alguns casos, a dopagem – prática proibida que consiste na injeção de compostos, como a testosterona (hormônio anabolizante), para aumentar a massa muscular dos atletas. Jamais imaginaríamos que um dos segredos do sucesso poderia ter origem no intestino dos atletas, mais especificamente, num gênero de bactérias com o curioso nome de Veillonela atypica.

      Pesquisadores norte-americanos descobriram que, durante – e logo após – o exercício vigoroso, ocorre o crescimento agudo de populações de bactérias V. atypica nos intestinos de alguns maratonistas. A pergunta seguinte foi: qual a relação desses microrganismos com o desempenho dos atletas de elite? Essa pergunta foi respondida recentemente e se encontra no artigo do biólogo molecular Jonathan Scheiman e colaboradores, publicado na revista Nature Medicine em junho último.

      Para explicar esse fenômeno, é preciso antes descrever rapidamente um pouco o que acontece no metabolismo. Um exercício como a maratona implica a contração muscular repetitiva durante um período relativamente longo. Para que a contração ocorra, o músculo usa a glicose como combustível.

      Acontece que a glicólise também produz o lactato ou ácido láctico. Quem já fez exercícios repetitivos sabe que, ao final de certo tempo, o músculo sofre fadiga, o que produz uma sensação bem conhecida de queimação ou dor e, nesse momento, a pessoa deve parar o exercício. Quando isso acontece, o desconforto cessa e, após algum tempo, os músculos estão prontos para continuar a contrair.

      Para que haja recuperação da contração muscular, é importante que o lactato acumulado no músculo tenha sua concentração diminuída. Mas, qual a relação do lactato com a V. atypica? Bem, os cientistas descobriram que essas bactérias consomem o lactato, isto é, usam o lactato como nutriente. Assim, as bactérias contribuem para reduzir mais rapidamente a concentração do lactato nos músculos e, dessa forma, apressar a recuperação muscular. Isso é, decididamente, uma vantagem para os atletas que têm a V. atypica em seu intestino.

      Os pesquisadores realizaram experimentos com camundongos para demonstrar esse efeito. Transplantaram as bactérias para os roedores e os testaram em uma esteira adaptada para eles. Os animais que receberam as bactérias corriam durante bem mais tempo que aqueles controles, que não as receberam.

      Descobriu-se também que a V. Atypica, além de consumir o lactato, produz propionato – composto que é produto do metabolismo do lactato. Já se mostrou em camundongos que o propionato aumenta os batimentos cardíacos e, também, o consumo máximo de oxigênio (que é importante para gerar energia na fase aeróbica do exercício). Assim, estar contaminado com V. atypica é tudo de bom – se você for um atleta, é claro.

Franklin Rumjanek Adaptado de: hp://cienciahoje.org.br/
O texto pode ser considerado argumentativo por apresentar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

132Q463489 | Direito Penal, Modalidades das Penas Restritivas de Direito, Guarda Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, SELECON, 2020

Astrogildo da Silva foi condenado pela prática de crime tipificado na Lei nº 9.605/90, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. O réu foi condenado a cumprir interdição de direitos decorrente da caracterização de crime doloso consistente em proibição de participar de licitações por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

133Q671416 | Direito Constitucional, Remédios Constitucionais 432 Habeas Data, Guarda Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, SELECON, 2020

Sebastian Coe foi informado de que órgãos de inteligência governamentais possuem arquivos com registros de
suas atividades cívicas. Curioso quanto ao seu conteúdo, requer o imediato acesso aos registros. A autoridade
competente indefere, aduzindo ser segredo de Estado. Nos termos da Constituição, o instrumento de controle
judicial passível de utilização seria o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

134Q335112 | Matemática, Cálculo Aritmético, Assistente Cuidador de Escola, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018

Uma empresa vende sucos naturais de frutas do Norte em garrafas de 750 ml. Uma escola necessita de 30 litros de suco para o consumo dos alunos na próxima semana. O número de garrafas que devem ser compradas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q354471 | Contabilidade Geral, Operações com Pessoal, Técnico Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, CESPE CEBRASPE

No final de cada mês, a empresa prestadora de serviços ALFAM realiza corretamente os lançamentos de ajuste contábil, tendo em vista o princípio da competência. No último mês, os lançamentos foram realizados por um novo contabilista. Considerando a situação descrita acima e a respeito das operações de débito e crédito realizadas pelo novo contabilista, julgue os itens seguintes.

O seguinte lançamento permite reconhecer a despesa de salário do mês.

débito — despesa de salário

crédito — banco

  1. ✂️
  2. ✂️

136Q717241 | Arquitetura, Clima, Analista Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, CESPE CEBRASPE

O domínio das técnicas de controle ambiental nas edificações exige conhecimentos sobre os efeitos térmicos, acústicos e luminosos. Nesse contexto, julgue os itens a seguir.

A umidade relativa do ar é definida como a razão entre a massa de vapor d’água efetivamente presente no ar e o máximo que o ar poderia conter à mesma temperatura expresso em porcentagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

137Q717824 | Arquitetura, História da Arte e Arquitetura, Analista Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, CESPE CEBRASPE

Considerando a linguagem diferenciada da arquitetura e as várias idades do espaço durante a história, julgue os itens que se seguem.

A arquitetura romana adotou as colunas que rodeavam o templo grego e as transportaram para o espaço interior. O espaço interior passou a estar presente de maneira grandiosa, e se os romanos não tinham o sensível requinte dos escultores-arquitetos gregos, tinham o gênio dos construtores-arquitetos.

  1. ✂️
  2. ✂️

138Q375298 | Português, Guarda Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, SELECON, 2020

Texto associado.

Leia o texto a seguir para responder à questão.

Texto I

Direito humano à alimentação adequada e soberania alimentar

O direito humano à alimentação adequada está contemplado no artigo 25 da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 e sua definição foi ampliada em outros dispositivos do Direito Internacional, como o artigo 11 do Pacto de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais e o Comentário Geral nº 12 da ONU. No Brasil, resultante de amplo processo de mobilização social, em 2010 foi aprovada a Emenda Constitucional nº 64, que inclui a alimentação no artigo 6º da Constituição Federal. No entanto, isso não necessariamente significa a garantia da realização desse direito na prática, o que permanece como um desafio a ser enfrentado.

O direito humano à alimentação adequada consiste no acesso físico e econômico de todas as pessoas aos alimentos e aos recursos, como emprego ou terra, para garantir esse acesso de modo contínuo. Esse direito inclui a água e as diversas formas de acesso à água na sua compreensão e realização. Ao afirmar que a alimentação deve ser adequada, entende-se que ela seja adequada ao contexto e às condições culturais, sociais, econômicas, climáticas e ecológicas de cada pessoa, etnia, cultura ou grupo social.

Para garantir a realização do direito humano à alimentação adequada, o Estado brasileiro tem as obrigações de respeitar, proteger, promover e prover a alimentação da população. Por sua vez, a população tem o direito de exigir que eles sejam cumpridos, por meio de mecanismos de exigibilidade. Exigibilidade é o empoderamento dos titulares de direitos para exigir o cumprimento dos preceitos consagrados nas leis internacionais e nacionais referentes ao direito humano à alimentação adequada no âmbito dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, nas esferas federal, estaduais e municipais. Esses meios de exigibilidade podem ser administrativos, políticos, quase judiciais e judiciais.

Durante várias décadas, por influência dos países centrais, o Brasil e outros países em desenvolvimento procuraram responder ao problema da fome com a introdução da chamada revolução verde, que foi uma espécie de campanha de modernização da agricultura mediante a introdução de um pacote tecnológico baseado no uso intensivo de máquinas, fertilizantes químicos e agrotóxicos para aumentar a produção e, consequentemente, a humanidade acabaria com a fome. Introduziu-se, assim, um modelo agroexportador centrado nas monoculturas, que favoreceu a concentração das empresas, cada vez mais internacionalizadas, de modo que atualmente 30 conglomerados transnacionais controlam a maior parte da produção, da industrialização e do comércio agroalimentar no mundo, violando a soberania alimentar.

Muitos países, regiões e municípios, também dentro do Estado brasileiro, vivem sem soberania alimentar e outros tantos vivem com sua soberania a l i m e n t a r a m e a ç a d a p e l o s f a t o r e s supramencionados. Nesse contexto, a soberania alimentar significa o direito dos países definirem suas próprias políticas e estratégias de produção, distribuição e consumo de alimentos que garantam a alimentação para a população, respeitando as múltiplas características culturais dos povos em suas regiões.

Entre os desafios para a garantia do direito humano à alimentação adequada e da soberania e segurança alimentar e nutricional no Semiárido, encontram-se: a necessidade de respeitar a diversidade cultural e as formas de organização e produção, de modo que as comunidades tenham sua autonomia para produzir e consumir seus alimentos; e a importância de avançar na realização da reforma agrária, na regularização fundiária e no reconhecimento dos territórios para que os povos tenham maior autonomia para produzir seus alimentos.

Irio Luiz Conti

(integra o Consea Nacional e é membro da Fian Internacional.)

(Disponível em: http://www4.planalto.gov.br/consea/comunicacao/artigos/2014/direito-humano-a-alimentacao-adequada-e-soberania-alimentar)

No último parágrafo, o emprego dos dois-pontos tem o objetivo de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

139Q657665 | Não definido, Guarda Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, SELECON, 2020

Alan atua na coordenação jurídica do município TX, sendo-lhe solicitado estudo para organizar a estrutura normativa da Guarda Municipal local. Nos termos da Lei nº 1.012/2007 do município de Boa Vista, a Guarda Municipal é fundada na disciplina, na precedência e na:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

140Q454662 | Direito do Trabalho, Jornada de Trabalho, Analista Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, CESPE CEBRASPE

Em relação à jornada de trabalho, julgue os itens que se seguem.

Considere a seguinte situação hipotética.

Por trabalhar em uma fábrica de cimento, Paulo cumpria jornada de 8 horas, com uma hora de intervalo para refeição e descanso, em turnos de trabalho alternados mensalmente.

Nessa situação, sua jornada de trabalho deverá ficar limitada a seis horas diárias, sendo extras as excedentes a esse limite.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.