Questões de Concursos Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR

Resolva questões de Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q881042 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

Durante o Renascimento, um importante movimento cultural na Europa, emergiram novas abordagens educacionais que contrastavam com a visão predominante na Idade Média. Qual das seguintes afirmações melhor descreve uma característica daeducação durante o Renascimento?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q910585 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Professor Especialista, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

Sobre a postura docente em relação ao envolvimento da família como um todo no processo de Educação/formação escolar da criança e/ou adolescente em perspectiva da Inclusão, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q910593 | Pedagogia, Professor Especialista, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

Sobre Organização Pedagógica, Adaptação e Flexibilização Curricular, podemos considerar CORRETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q910596 | Pedagogia, Educação Especial, Professor Especialista, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

Sobre o Braile (Braille), podemos afirmar como alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q910580 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Economia Nacional, Professor Especialista, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

O Brasil é sede de empreendimentos minerais enormes, como aqueles localizados no estado do Pará e que são parte do Projeto Grande Carajás. Em que pese as críticas socioambientais que o modelo de exportação de commodities acarreta, os projetos são mantidos como parte essencial do modelo econômico brasileiro. Qual das alternativas abaixo se refere a uma empresa de mineração com origem brasileira com enorme participação no setor mineral brasileiro e também grande relevância internacional?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q881028 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

Há muitos educadores e educadoras que contribuíram para a prática pedagógica na educação infantil. Entre eles, destacamos Reggio Emília, um sistema educacional que desenvolveu sua proposta na Itália e posteriormente se expandiu para o mundo todo, tornando-se internacionalmente conhecido (Antunes, 2004). Analise as assertivas abaixo, e identifique qual é a assertiva que NÃO corresponde as características do sistema Reggio Emília:
I - Organização curricular apoiada na aprendizagem de projetos. II - Visão integral do aluno. III - Alteração de professor a cada encerramento da classe. IV - Todo processo de desenvolvimento é registrado. V - O sistema não é uma obra acabada, mas está em permanente processo de reexame e reexperimentação.
A única assertiva que não corresponde ao sistema Reggio Emília é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q881037 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

As creches são instituições de educação infantil que oferecem cuidados e educação para crianças de até três anos de idade. Elas desempenham um papel fundamental no cuidado e na educação das crianças pequenas. Historicamente nem sempre foi esta a concepção da creche. Oliveira (2002) destaca que por muitos anos, a creche era vista como instituição de caráter apenas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q873230 | Conhecimentos de Serviços Gerais, Feminino, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

São motivos que levam a substituição da escova de dentes, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q881024 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

Dentro dos parâmetros da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), o Brasil conta com alguns lugares reconhecidos internacionalmente como de valor inestimável para a humanidade por sua natureza e/ou por sua história. Dentre as alternativas que estão listadas abaixo, qual delas está localizada mais próxima do município de Bom Jesus do Sul?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q910657 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Professor, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), prevê no capítulo III - Do Direito à Convivência Familiar e Comunitária. Neste capítulo por meio do Art. 21, o ECA destaca que o poder da família será exercido:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q881025 | Pedagogia, Legislação da Educação, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

A Lei nº 12.796 publicada em 04 de abril de 2013 apresenta alterações significativas para a educação infantil. Ela apresenta alterações para qual lei brasileira?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q881030 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

O Plano Nacional de Educação (PNE) é um documento que estabelece estratégias para a política educacional no Brasil. O PNE é elaborado pelo governo federal, em colaboração com estados, municípios, instituições educacionais e a sociedade civil, e sua principal função é orientar as políticas públicas educacionais para um período de 10 anos. Para a educação infantil, o PNE define as seguintes metas:


I - Expansão da oferta de Educação Infantil: O PNE estabelece a meta de universalizar, até determinado prazo, o acesso à Educação Infantil na pré-escola para crianças de 0 a 3 anos de idade, e à creche para crianças de até 5 anos de idade.

II - Melhoria da qualidade: Além da expansão da oferta, o PNE também se preocupa com a qualidade da Educação Infantil. Isso inclui a formação e valorização dos profissionais que atuam nessa área, a adequação das instalações físicas das instituições de Educação Infantil, a elaboração de currículos alinhados com as diretrizes nacionais, entre outros aspectos.

III - Promoção da equidade: O PNE busca garantir que todas as crianças, independentemente de sua origem socioeconômica, tenham acesso à Educação Infantil de qualidade.

IV - Integração com a família e a comunidade: O plano reconhece a importância da participação da família e da comunidade no processo educativo das crianças, promovendo a integração entre escola, família e comunidade como um elemento essencial para o desenvolvimento integral das criançasna Educação Infantil.


De acordo com o PNE, com meta está INCORRETA?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q881040 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

Acerca das práticas de ensino materializas em campo de estágio na educação infantil, sabemos que devemos compreender e materializar o estágio como fonte de pesquisa. Nesta perspectiva, julgue as assertivas abaixo e identifique qual assertiva NÃO está relacionada com as práticas do estágio como pesquisa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q881027 | Pedagogia, Legislação da Educação, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

A educação infantil se constitui como primeira etapa da educação básica, e é orientada por legislações e diretrizes específicas que buscam a garantia do respeito aos direitos fundamentais das crianças e uma formação integral orientada para as diferentes dimensões humanas. Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais (Brasil, 2009) para a Educação Infantil, as propostas pedagógicas devem respeitar os seguintes princípios:
I - Princípios éticos. II - Princípios estéticos. III - Princípios lúdicos. IV - Princípios políticos. V - Princípios interativos.
Considerando as assertivas acima, assinale a única alternativa que contempla todos as assertivas corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q881026 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe cinco campos de experiência para serem trabalhados na educação infantil. Os campos de experiência propõem uma nova organização curricular e colocam a criança como centro do processo educativo. Analise as assertivas abaixo:
I - O campo de experiência “o eu, o outro e o nós” destaca experiências a partir do campo da construção da identidade. II - O campo de experiência “Corpo, gestos e movimentos” ressalta as experiências das crianças com as diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas, incluindo o contato com a linguagem musical e as linguagens visuais, com foco estético e crítico. III - O campo de experiência “Fala, pensamento e imaginação” realça as experiências com a linguagem oral que ampliam as diversas formas sociais de comunicação presentes na cultura humana, como as conversas, cantigas, brincadeiras de roda, jogos cantados. IV - O campo de experiência “Natureza e sociedade” destaca as experiências em relação ao tempo, favorecendo a construção das noções de tempo físico (dia e noite, estações do ano, ritmos biológicos) e cronológico (ontem, hoje, amanhã, semana, mês e ano), as noções de ordem temporal.
Quais assertivas estão corretas segundo os campos de experiência propostos pela BNCC? Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q881023 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Economia Internacional, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta:
Após mais de 20 anos de discussões, o acordo de livre comércio entre _________ e União Europeia esteve próximo de ser concluído. Porém, no bloco europeu o acordo tem enfrentado sérias divergências. Por um lado, os representantes de países como a ___________ percebem uma oportunidade de fortalecer as exportações de sua indústria pesada, como maquinários e produtos de alto valor agregado. Por outro, representantes de países como a ____________, tem cedido à grande força política de seus agricultores que, entre outros fatores, estão preocupados com a concorrência do agronegócio brasileiro e argentino. Por esse contexto, é provável que o acordo continue sem uma resolução final.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q881033 | Pedagogia, Gestão Democrática, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

Qual dos princípios abaixo, é um princípio indispensável e fundamental na gestão democrática?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q881034 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

Quais são os dois principais teóricos que contribuíram significativamente para o desenvolvimento da educação infantil?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q881038 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

As tendências pedagógicas críticas ganham espaço em nosso país após a reabertura política e o fim da ditadura militar. Educadores e movimentos sociais reivindicam neste movimento, uma concepção de educação crítica e transformação das práticas de ensino, que devem passar da reprodução do conhecimento para sua transformação (Veiga, 1994). Quais tendências, pedagogias, partem de uma perspectiva crítica após a década de 1980?
I - Escola Nova. II - Sistematização Coletiva do Conhecimento. III - Pedagogia Crítico Social dos Conteúdos. IV - Tecnicismo. V - Pedagogia Histórico Crítica.
A alternativa que contempla as assertivas corretas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q910588 | Pedagogia, Educação Especial, Professor Especialista, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola. Nesse sentido, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.