Questões de Concursos Prefeitura de Brejo Santo CE

Resolva questões de Prefeitura de Brejo Santo CE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21Q1014648 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Brejo Santo CE, CEVURCA, 2025

Sobre as atribuições do tradutor e intérprete, no exercício de suas competências, considerando a Lei nº 12.319, de 1º de setembro de 2010, analise as proposições e coloque (V) para Verdadeiro e (F) para Falso:

( ) Efetuar comunicação apenas entre surdos e ouvintes, surdos e surdos, sendo surdos-cegos competência de outros profissionais na área da inclusão e Braille.

( ) Interpretar, em Língua Brasileira de Sinais - Língua Portuguesa, as atividades didático-pedagógicas e culturais desenvolvidas unicamente nas instituições de ensino nos níveis fundamental e médio.

( ) Não está previsto na Lei nº 12.319 a atuação em processos seletivos para cursos na instituição de ensino e nos concursos públicos.

( ) É previsto na Lei nº 12.319 a atuação no apoio à acessibilidade aos serviços e às atividades-fim das instituições de ensino e repartições públicas.


Após análise das proposições, marque a opção correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q957602 | Direito Constitucional, Direitos Políticos, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Brejo Santo CE, CEV-URCA, 2025

Acerca dos direitos dos cidadãos, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q957613 | Enfermagem, Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Brejo Santo CE, CEV-URCA, 2025

Sobre a administração de imunobiológicos por via intramuscular, de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q957614 | Enfermagem, Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Brejo Santo CE, CEV-URCA, 2025

Constituem informações corretas do processo de administração de medicação endovenosa, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q957625 | Medicina, Epidemiologia, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Brejo Santo CE, CEV-URCA, 2025

O vírus chikungunya foi introduzido no continente americano em 2013 e ocasionou uma importante epidemia em diversos países da América Central e ilhas do Caribe. Em 2014, o Brasil confirmou a presença da doença nos estados do Amapá e Bahia. Atualmente, todos os estados brasileiros registram a transmissão do vírus. Sobre essa arbovirose, marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q957593 | Português, Interpretação de Textos, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Brejo Santo CE, CEV-URCA, 2025

Texto associado.
Nudez

A filha tentava convencer a mãe a ir a praia e a velha resistia: estava muito idosa e gorda para vestir maiô.
— Mas, mamãe, eu já vi de maiô, na praia, muitas senhoras mais velhas e mais gordas do que você!
E a velha, suavemente:
— Eu tambem já vi. Por isso mesmo é que não vou.
Para mim, o critério dessa velha é o critério certo em matéria de nudez. O que é feio se esconde. Um moço, uma moça, no esplendor da juventude, seus belos corpos podem se mostrar praticamente desnudos, de biquíni, de sunga, de cavado: assim tão enxutos, rijos e tostados, chegam a ser castos. Predomina a impressão de beleza e saúde sobre a sugestão erótica. E, depois, sabe-se que aquela floração é tão transitória! Deixem que os jovens fruam o instante passageiro, que usem e mostrem os corpos na sua hora de flor, antes que chegue a hora da semente e do declínio.
Afirmam os nudistas, com perfeita lógica, que, todo o mundo andando nu, a nudez acostuma e deixa de escandalizar: Sim, acredito que num campo de nudistas se acabe vivendo com a mesma naturalidade que numa sala de família. Aliás, quem convive com índios sabe disso: o hábito torna a nudez invisível.
O que eu tenho contra os nudistas é a exibição obrigatória da feiura humana, o seu despojamento total, a miséria fisiológica sem um véu que a disfarce. O ridículo, a falta de dignidade de todo o mundo nu.
Certa amiga minha que, numa praia da Noruega, de repente se viu dentro de um grande bando de gente nua, diz que o seu choque primeiro não foi o da vergonha, foi o do grotesco. As pelancas, os babados, os rins flácidos, os joelhos grossos. A velhota magra com seus ossinhos de frango assado, a quarentona de busto murchinho, o senhor ruivo de barriga redonda, braços e canelas tão finos e peludos que, se tivesse mais duas pernas, seria igual a uma aranha. A matrona obesa e o seu esposo idem e o par de jovens rechonchudos, de mãos dadas como dois porquinhos enamorados. A seca donzela machona de coxas de cavalete, e a falsa Vênus de cintura grossa, com o falso atleta de torso enorme e pernas curtas. Da tribo toda, praticamente só se salvavam os adolescentes e as crianças.
A humanidade nua é feia, não há dúvida. E por isso mesmo a gente se oculta debaixo da roupa. Talvez mais do que para o defender do frio, a roupa se inventou para encobrir o corpo e lhe dar dignidade. O que é bonito se mostra, o que é feio se esconde, é a lei de todas as culturas humanas. Nada mais triste do que a deterioração do que foi belo. Ninguém usa no dedo um anel sem a pedra, ninguém bota na sala um ramo de flores murchas.

(Fonte: Rachel de Queiroz. As Menininhas e outras crônicas. RJ: J. Olympio, 1976.)
O texto Nudez foi publicado pela primeira vez na Revista O Cruzeiro de 06 de junho de 1973 e, posteriormente, foi incluído numa coletânea autoral. Observando a sua estrutura, sua finalidade e seu objetivo, e correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q957607 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Brejo Santo CE, CEV-URCA, 2025

De acordo com o Decreto nº 94.406/87, que regulamenta a Lei 7.498/86, a qual dispõe sobre o exercício da Enfermagem e dá outras providências, cabe ao Técnico de Enfermagem assistir ao Enfermeiro:

I. No planejamento, programação, orientação e supervisão das atividades de assistência de Enfermagem. II. No planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de Enfermagem. III. Na prestação de cuidados diretos de Enfermagem a pacientes em estado grave. IV. Na prevenção e controle sistemático da infecção hospitalar. V. Em consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de Enfermagem.

Estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q957615 | Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Brejo Santo CE, CEV-URCA, 2025

As infecções de corrente sanguínea estão frequentemente associadas à assistência à saúde, onde cerca de 60% das bacteremias nosocomiais relacionam-se ao uso de algum dispositivo intravascular, ocasionando desfechos desfavoráveis. Nesse sentido, o Ministério da Saúde recomenda a frequência de trocas de equipos de soluções infundidas de maneira contínua ou intermitente. Sobre essas recomendações, marque a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q957624 | Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Brejo Santo CE, CEV-URCA, 2025

São os principais cuidados de enfermagem com a mulher no pós-parto vaginal imediato:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q957626 | Saúde Pública, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Brejo Santo CE, CEV-URCA, 2025

Sobre a transmissão do Oropouche, avalie as alternativas como verdadeiras (V) ou falsas (F) e marque a alternativa CORRETA:
( ) Oropouche é um vírus transmitido por vetores, que se propaga entre as pessoas principalmente por meio da picada de um inseto comumente conhecido como maruim (Culicoides paraensis). O mosquito Culex quinquefasciatus também pode estar envolvido na transmissão.
( ) Os sintomas são parecidos com os da dengue: dor de cabeça intensa, dor muscular, náusea e diarreia. Os profissionais de saúde devem ser capazes de diferenciar essas doenças por meio de aspectos clínicos, epidemiológicos e laboratoriais e orientar as ações de prevenção e controle.
( ) Dentre as medidas profiláticas, incluem-se: evitar o contato com áreas de ocorrência e/ou minimizar a exposição às picadas dos vetores; usar roupas que cubram a maior parte do corpo e aplicar repelente nas áreas expostas da pele; vacinação anual dos grupos mais vulneráveis; limpeza de terrenos e de locais de criação de animais; recolhimento de folhas e frutos que caem no solo e uso de telas de malha fina em portas e janelas.
( ) Diferentemente da dengue, o Oropouche só determina a doença uma única vez, em virtude de possuir apenas um genótipo. O indivíduo acometido fica protegido de contrair a doença novamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.