Início

Questões de Concursos Prefeitura de Cáceres MT

Resolva questões de Prefeitura de Cáceres MT comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q893521 | Odontologia, Biossegurança Vacinas, Auxiliar de Saúde Bucal, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

Os tubetes de anestésicos devem ser descartados adequadamente nas clínicas odontológicas. Qual a forma correta de descarte desse produto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

102Q893366 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

A BNCC organiza a Educação Infantil em 6 direitos de aprendizagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

103Q893491 | Administração Geral, Clima e Cultura Organizacional na Administração Geral, Assistente Administrativo, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

Em uma organização, ____________ compreende um conjunto de crenças, símbolos e valores que são compartilhados por todos em um grupo. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

104Q893525 | Biomedicina, Preparo de Amostras Biológicas, Técnico em Análises Clínicas, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

Para preparar um litro de uma solução de uso, o Técnico de Laboratório precisou diluir 100 mililitros de uma solução concentrada a 25% em água destilada até atingir o volume desejado. Qual a concentração final da solução de uso e a diluição empregada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

105Q893379 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

Os conceitos matemáticos estão presentes no dia a dia da criança bem pequena e pequena. Na Escola da Infância, faz-se necessário o planejamento e a vivência dessas primeiras noções conceituais, desde seu ingresso na creche e na pré-escola. Sobre esse assunto, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

106Q893493 | Administração Geral, Estrutura Organizacional na Administração Geral, Assistente Administrativo, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

Existem diferenças entre a estrutura funcional e a estrutura por processo. Identifique-as, numerando a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1. Estrutura funcional
2. Estrutura por processo

( ) Centrada no desempenho do indivíduo.
( ) Comunicação e transparência no trabalho gerando clima de colaboração mútua.
( ) Pessoas alocadas junto aos seus pares em unidades próprias.
( ) Fortalece a individualidade dando autoridade para tomada de decisões.
( ) Bastante diversificada, voltada ao conhecimento evolutivo/adaptativo.

Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

107Q893563 | Radiologia, Planos de Delimitação do Corpo e Eixos, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

A cavidade abdominopélvica pode ser dividida em quadrantes e regiões através de planos imaginários, pois o sistema de quadrantes é usado frequentemente nas radiografias para localizar um órgão específico ou para descrever a localização de uma dor ou sintomas abdominais. Em quantos quadrantes é dividida a cavidade abdominopélvica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

108Q893365 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

A ênfase da organização do trabalho pedagógico na Escola da Infância está nas brincadeiras e nas interações, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI, 2009). Sobre essa afirmação, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

109Q893371 | Pedagogia, Piaget, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

Para o biólogo suíço Jean Piaget, o desenvolvimento cognitivo infantil passa por 4 estágios, a saber: sensório-motor (SM) (0 a 2 anos); pré-operacional (PO) ou simbólico (2 a 7 anos); operatório-concreto (OC) (7 a 11/12 anos) e operatório-formal (OF) (a partir dos 12 anos). Considerando os estágios que fazem parte da Educação infantil (zero a cinco anos), marque SM ou PO para as afirmativas a seguir.

( ) A criança age concretamente sobre objetos que a rodeiam, a fim de poder assimilá-los à sua organização intelectual.

( ) A criança pouco distingue a realidade da fantasia.

( ) O móbile é um brinquedo utilizado para estimular os sentidos e a motricidade das crianças, tais como as ações de engatinhar, levantar e pegar.

( ) A criança começa a dominar a linguagem e os símbolos de comunicação e também a imitar, representar, imaginar e classificar.

Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

110Q893378 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

Formar crianças leitoras e autoras, a partir de uma dimensão lúdica e brincante, é papel da Escola da Infância e direito de todas as crianças, garantido pelas legislações vigentes, Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) e Documento de Referência Curricular para o Mato Grosso (DRC-MT, 2019). Sobre essa questão, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

111Q893504 | Odontologia, Auxiliar de Saúde Bucal, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

Assinale a alternativa que apresenta apenas equipamentos de proteção individual para os profissionais de saúde bucal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

112Q893510 | Odontologia, Equipamentos e Instrumentos Odontológicos, Auxiliar de Saúde Bucal, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

Assinale a afirmativa correta com relação aos equipamentos/instrumentais utilizados nos consultórios para atendimentos odontológicos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

113Q893535 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

A respeito das Insulinas, a coluna da esquerda apresenta os tipos e a da direita, sua farmacodinâmica. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.


1. NPH
2. Regular

( ) Início com 0,5-1h.
( ) Pico de ação com 4-10h.
( ) Pico de ação com 2-3h.
( ) Duração máxima de 14-18h.
( ) Duração efetiva 3-6h.


Marque a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

114Q893497 | Direito Administrativo, Contratação Direta, Assistente Administrativo, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

São considerados casos de processo de contratação direta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

115Q893537 | Enfermagem, Doenças Ocupacionais, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

Os fatores de risco não organizacionais para LER/DORT são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

116Q893527 | Biomedicina, Técnico em Análises Clínicas, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

A identificação de bactérias patogênicas é fundamental para o correto tratamento dos pacientes com infecções. Na rotina de identificação de cocos gram positivos, qual teste é utilizado para diferenciar estafilococos e estreptococos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

117Q893565 | Radiologia, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

Nos exames de tomografia computadorizada, é realizada documentação das imagens que requer muita experiência do profissional. Na etapa do “janelamento”, qual a definição correta de WW e WL na Tomografia Computadorizada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

118Q893377 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

O planejamento e a organização dos espaços/tempos para a criança de zero a cinco anos têm sido objeto de estudo e pesquisa, por parte de pesquisadores brasileiros, professores e gestores das Escolas das Infâncias. Sobre essas questões, marque C para Certo e E para Errado.


( ) A organização dos espaços revela se as crianças estão no centro do planejamento, se suas vozes estão sendo ouvidas e se as relações são horizontais.
( ) O espaço deve propiciar a construção de identidades, autonomia, gerir suas ações, como a escolha de brinquedos, livros e materiais do cotidiano.
( ) Planejar é preencher fichas no sistema online e formulários, listando objetivos e conteúdos.
( ) As crianças devem estar voltadas para o adulto: aquele que organiza e estabelece os tempos e os espaços de brincadeiras e aprendizagens.

Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

119Q893339 | Administração Pública, Assistente Técnico de Controle Interno, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

Leia o seguinte texto sobre controle social na gestão pública:

As ideias de participação e controle social estão intimamente relacionadas: por meio da participação na gestão pública, os cidadãos podem intervir na tomada da decisão administrativa, orientando a Administração para que adote medidas que realmente atendam ao interesse público e, ao mesmo tempo, podem exercer controle sobre a ação do Estado, exigindo que o gestor público preste contas de sua atuação. Podemos dizer que controle social é entendido como a atuação de cidadãos, organizados ou não, no acompanhamento e fiscalização dos atos da Administração Pública, ou seja, da aplicação dos recursos públicos e da execução das políticas públicas. A sociedade também pode atuar influenciando na formulação das políticas públicas, e deve fazê-lo ocupando os espaços de participação previstos.

(Disponível em: Repositório ENAP - Escola Nacional de Administração Pública. Brasília: 2015. Acesso em: 26/01/2024.)


Considerando as disposições constitucionais acerca desse tema, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Cabe à legislação disciplinar a participação do usuário na administração pública direta e indireta, especialmente por meio de reclamações relativas à prestação dos serviços públicos em geral, sem prejuízo de outras formas.


( ) O acesso dos usuários a registros administrativos, bem como a disciplina da representação contra o exercício negligente ou abusivo de cargo, emprego ou função na administração pública são inerentes ao direito fundamental à informação, conforme regulado em lei.


( ) A participação popular na gestão pública é assegurada mediante a manutenção de serviços de atendimento ao usuário e avaliação esporádica, externa e interna, da qualidade dos serviços públicos.


( ) Qualquer cidadão é parte legítima para, na forma da lei, denunciar irregularidades ou ilegalidades perante o Tribunal de Contas do seu Estado, cabendo ao sistema de controle externo apoiar o controle interno no exercício de sua missão institucional.

Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

120Q893369 | Pedagogia, Currículo planejamento, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

Para os/as pesquisadores/as da Infância, as crianças e suas culturas são o centro do planejamento curricular. Analise as afirmativas que se seguem.

I. As crianças se constituem e se comunicam por meio das brincadeiras no contexto das múltiplas linguagens.
II. O acesso a diferentes conhecimentos e linguagens, tanto as presentes no cotidiano quanto aquelas que compõem o patrimônio cultural da sociedade, deve ser apresentado, rigidamente, às crianças.
III. As ideias das crianças e suas narrativas devem ser ouvidas e levadas em consideração, apenas em momentos específicos da rotina da Instituição.
IV. As crianças bem pequenas são capazes de materializar suas ideias, emoções, sentimentos e apresentar interesse sobre as questões que se referem à natureza e à vida humana.

Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.