O brincar na Educação Infantil é reconhecido nas legislações e diretrizes oficiais
brasileiras como um direito da criança e um elemento central no processo educativo. A
seguir, as assertivas apresentam as principais normativas que tratam do brincar e sua
importância na Educação Infantil. Cada assertiva é contemplada em uma legislação
específica. Identifique qual legislação expressa cada uma delas, enumerando a primeira
coluna de acordo com a segunda.
1ª COLUNA
1 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
2 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
3 - Base Nacional Comum Curricular.
2ª COLUNA
( ) Art. 29: A Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança
de 0 a 5 anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social.
( ) Diz que o brincar é “fundamental na constituição da infância” e deve ser promovido de
forma intencional e planejada pelo professor.
( ) Brincar – “Experimentar movimentos, gestos e ritmos para expressar sensações,
emoções, descobrir possibilidades, explorar espaços e interagir com pessoas, objetos e
elementos da natureza.”
De acordo com as legislações e concepções, qual a sequência correta?
a) 1, 2 e 3.
b) 3, 2 e 1.
c) 1, 3 e 2.
d) 2, 3 e 1.
e) 2, 1 e 3.