Início Questões de Concursos Prefeitura de Cachoeirinha RS Resolva questões de Prefeitura de Cachoeirinha RS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Prefeitura de Cachoeirinha RS Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 41Q1070810 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATECAinda sobre Stanislavski e seu livroA construção do personagem, em certo momento o personagem do diretor Tortsov propõe um exercício aos atores. Com a ajuda de um pequeno metrônomo dividiu os intervalos que compõem um compasso e criou unidades fracionárias de diferentes dimensões. A partir delas, criaram inumeráveis combinações dentro de uma medida dada. Essa medida pode servir a atuação, tanto corporal quanto vocalmente. Esse trecho refere-se a um aspecto da teoria stanislavskiana, qual seja: ✂️ a) Linha Direta de Ações. ✂️ b) Unidades e Objetivos. ✂️ c) Memória Emotiva. ✂️ d) Ação Física. ✂️ e) Tempo-ritmo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 42Q1070807 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATECNo livro Teatro das formasanimadas, de Ana Maria Amaral, apresenta-se o longo percurso do teatro de bonecos e sua história como arte cênica. Aparece de modo constante uma inter-relação entre a arte dramática composta por atores e a arte de manipulação dos bonecos, permitindo vislumbrar momentos de troca entre ambas. Considerando a verdade histórica que comprova essas relações de influência entre as duas artes, assinale a alternativa INCORRETA. ✂️ a) A evolução do teatro de bonecos no ocidente é paralela com a evolução da máscara como acessório cênico. A diferença entre ambas reside no fato de que o teatro de bonecos, principalmente o popular, acrescentou o diálogo como forma de conflito. ✂️ b) Há certa relação entre o teatro de bonecos e os mimos gregos. Ambos possuem uma característica em comum na sua composição artística: a valorização da ação sobre o texto. ✂️ c) A fábula atelana produziu personagens tipificados, que, segundo algumas teorias, mais tarde influenciaram a commedia dell’arte, e que por sua vez se transformaram em personagens do teatro de bonecos popular da Europa. ✂️ d) A influência puritana na Inglaterra do século XVI fez com que os teatros fossem todos fechados por um período, inclusive os teatros de bonecos, por serem ainda mais viciosos para os costumes e a moralidade pública. ✂️ e) Na Idade Média, a arte dos bonequeiros estava mais próxima do teatro propriamente dito do que os menestréis e histriões. O teatro de bonecos representava dramas religiosos baseados nas narrativas bíblicas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 43Q1070808 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATECJean Jacques Roubine, em seu livroA Arte do Ator, apresenta o seguinte comentário sobre o trabalho vocal realizado pelo encenador polonês Jerzy Grotowski: “Um bom ator dispõe de várias ‘vozes’. A teoria grotowskiana dos ‘ressonadores’ não tem nenhuma validade científica. Ela traduz de modo metafórico uma realidade de experiência: o ator tem a sensação de que, de acordo com o impulso dado à coluna de ar que ele inspira ou expira, a sua voz passa por uma determinada parte do seu corpo que age como um amplificador e como um fator de colorido.” A seguir apresenta os vários ressonadores propostos por Grotowski. Nesse sentido, qual dos mencionados abaixo NÃO pertence à teoria grotowskiana? ✂️ a) O ressonador superior ou craniano: na prática ocidental, o mais familiar; ele governa o registro agudo da voz e produz o que é chamado, no jargão do teatro, a voz "de máscara". ✂️ b) O ressonador peitoral: corresponde ao registro grave da voz. ✂️ c) O ressonador nasal: observemos que a maior parte das escolas de atores considera a voz anasalada como defeituosa e procura eliminá-la. ✂️ d) O ressonador maxilar, um meio termo entre o ressonador agudo e grave. ✂️ e) O ressonador occipital: constitui o trampolim de um registro superagudo frequentemente observado no teatro chinês. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 44Q1070809 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATECEm busca de um teatro pobre, livro de Jerzy Grotowski, apresenta textos organizados pelo teatrólogo de 1958 a 1962, acompanhando o desenvolvimento de seu método de trabalho que revolucionou o teatro do século XX. Sua visão sobre o trabalho do ator foi amplamente reconhecida e celebrada em várias partes do mundo teatral. No que tange a suas ideias, pode-se afirmar que: ✂️ a) A essência do teatro é um encontro. O homem que realiza um ato de autorrevelação é, por assim dizer, o que estabelece contato consigo mesmo. Um encontro que envolve todo o seu ser. ✂️ b) O ator santo é aquele que respeita o público e sempre se apresenta para receber os aplausos no final de cada espetáculo, como forma de demonstrar esse respeito. O teatro deve suprir sua sede cultural. ✂️ c) A técnica do ator santo é uma técnica dedutiva, ele dever acumular habilidades para utilizá-las de forma criativa dentro dos espetáculos artísticos. ✂️ d) O princípio de expressividade cênica reside na abdicação de toda e qualquer artificialidade e forma para o trabalho do ator. Quanto mais rígida for a despreocupação por exercícios formais, mais espontâneo será o ator. ✂️ e) O texto literário utilizado no teatro é de suma importância, embora não seja um encontro como o do diretor e do ator. Na verdade, cabe aos atores e diretores buscar a objetividade essencial que reside dentro de cada texto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← Anterior
41Q1070810 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATECAinda sobre Stanislavski e seu livroA construção do personagem, em certo momento o personagem do diretor Tortsov propõe um exercício aos atores. Com a ajuda de um pequeno metrônomo dividiu os intervalos que compõem um compasso e criou unidades fracionárias de diferentes dimensões. A partir delas, criaram inumeráveis combinações dentro de uma medida dada. Essa medida pode servir a atuação, tanto corporal quanto vocalmente. Esse trecho refere-se a um aspecto da teoria stanislavskiana, qual seja: ✂️ a) Linha Direta de Ações. ✂️ b) Unidades e Objetivos. ✂️ c) Memória Emotiva. ✂️ d) Ação Física. ✂️ e) Tempo-ritmo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
42Q1070807 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATECNo livro Teatro das formasanimadas, de Ana Maria Amaral, apresenta-se o longo percurso do teatro de bonecos e sua história como arte cênica. Aparece de modo constante uma inter-relação entre a arte dramática composta por atores e a arte de manipulação dos bonecos, permitindo vislumbrar momentos de troca entre ambas. Considerando a verdade histórica que comprova essas relações de influência entre as duas artes, assinale a alternativa INCORRETA. ✂️ a) A evolução do teatro de bonecos no ocidente é paralela com a evolução da máscara como acessório cênico. A diferença entre ambas reside no fato de que o teatro de bonecos, principalmente o popular, acrescentou o diálogo como forma de conflito. ✂️ b) Há certa relação entre o teatro de bonecos e os mimos gregos. Ambos possuem uma característica em comum na sua composição artística: a valorização da ação sobre o texto. ✂️ c) A fábula atelana produziu personagens tipificados, que, segundo algumas teorias, mais tarde influenciaram a commedia dell’arte, e que por sua vez se transformaram em personagens do teatro de bonecos popular da Europa. ✂️ d) A influência puritana na Inglaterra do século XVI fez com que os teatros fossem todos fechados por um período, inclusive os teatros de bonecos, por serem ainda mais viciosos para os costumes e a moralidade pública. ✂️ e) Na Idade Média, a arte dos bonequeiros estava mais próxima do teatro propriamente dito do que os menestréis e histriões. O teatro de bonecos representava dramas religiosos baseados nas narrativas bíblicas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
43Q1070808 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATECJean Jacques Roubine, em seu livroA Arte do Ator, apresenta o seguinte comentário sobre o trabalho vocal realizado pelo encenador polonês Jerzy Grotowski: “Um bom ator dispõe de várias ‘vozes’. A teoria grotowskiana dos ‘ressonadores’ não tem nenhuma validade científica. Ela traduz de modo metafórico uma realidade de experiência: o ator tem a sensação de que, de acordo com o impulso dado à coluna de ar que ele inspira ou expira, a sua voz passa por uma determinada parte do seu corpo que age como um amplificador e como um fator de colorido.” A seguir apresenta os vários ressonadores propostos por Grotowski. Nesse sentido, qual dos mencionados abaixo NÃO pertence à teoria grotowskiana? ✂️ a) O ressonador superior ou craniano: na prática ocidental, o mais familiar; ele governa o registro agudo da voz e produz o que é chamado, no jargão do teatro, a voz "de máscara". ✂️ b) O ressonador peitoral: corresponde ao registro grave da voz. ✂️ c) O ressonador nasal: observemos que a maior parte das escolas de atores considera a voz anasalada como defeituosa e procura eliminá-la. ✂️ d) O ressonador maxilar, um meio termo entre o ressonador agudo e grave. ✂️ e) O ressonador occipital: constitui o trampolim de um registro superagudo frequentemente observado no teatro chinês. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
44Q1070809 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATECEm busca de um teatro pobre, livro de Jerzy Grotowski, apresenta textos organizados pelo teatrólogo de 1958 a 1962, acompanhando o desenvolvimento de seu método de trabalho que revolucionou o teatro do século XX. Sua visão sobre o trabalho do ator foi amplamente reconhecida e celebrada em várias partes do mundo teatral. No que tange a suas ideias, pode-se afirmar que: ✂️ a) A essência do teatro é um encontro. O homem que realiza um ato de autorrevelação é, por assim dizer, o que estabelece contato consigo mesmo. Um encontro que envolve todo o seu ser. ✂️ b) O ator santo é aquele que respeita o público e sempre se apresenta para receber os aplausos no final de cada espetáculo, como forma de demonstrar esse respeito. O teatro deve suprir sua sede cultural. ✂️ c) A técnica do ator santo é uma técnica dedutiva, ele dever acumular habilidades para utilizá-las de forma criativa dentro dos espetáculos artísticos. ✂️ d) O princípio de expressividade cênica reside na abdicação de toda e qualquer artificialidade e forma para o trabalho do ator. Quanto mais rígida for a despreocupação por exercícios formais, mais espontâneo será o ator. ✂️ e) O texto literário utilizado no teatro é de suma importância, embora não seja um encontro como o do diretor e do ator. Na verdade, cabe aos atores e diretores buscar a objetividade essencial que reside dentro de cada texto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro