Questões de Concursos: Prefeitura de Cacoal RO

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Prefeitura de Cacoal RO. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q896987 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Psicopedagogo, Prefeitura de Cacoal RO, Instituto Consulplan, 2024

Valéria e Joana são professoras, ambas dão aula para turmas do 7º ano e cada uma possui uma metodologia de ensino. Valéria opta por uma aula mais teórica, propondo temas e abordando situações-problema, fazendo com que os alunos explorem seus pensamentos e busquem respostas, a fim de aprofundar seus conhecimentos. Já Joana oferece uma aula mais objetiva, disponibilizando temas seguidos da aplicação de atividades para a fixação e o aprendizado dos alunos, utilizando um sistema de reconhecimento dos acertos em forma de medalhas. Diante das concepções teóricas de aprendizagem utilizadas por essas professoras, assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, à teoria usada por cada uma delas.

12 Q871639 | Mecânica de Autos, Borracheiro, Prefeitura de Cacoal RO, Instituto Consulplan, 2024

Sobre a manutenção preventiva em pneus, analise as afirmativas a seguir.

I. A calibragem dos pneus deve ser verificada periodicamente no mais curto espaço de tempo possível. Isso deve ser feito com calibradores aferidos e sempre com pneus frios.
II. O estilo e a velocidade de condução do veículo não afetam a vida útil dos pneus.
III. O balanceamento permite a distribuição correta da massa ao redor da circunferência do conjunto pneu e roda, o que evita vibrações e desgaste irregular.

Está correto o que se afirma em

13 Q871625 | Matemática, Borracheiro, Prefeitura de Cacoal RO, Instituto Consulplan, 2024

Em um jogo de perguntas e respostas a pontuação é dada da seguinte maneira:

I. Caso o jogador acerte a resposta ele ganha 3 pontos e caso ele erre a resposta ele perde 1 ponto;
II. O jogo termina quando o jogador alcança 20 pontos;
III. Sabe-se que um jogador conseguiu finalizar o jogo após responder 12 perguntas.

Sobre a quantidade de respostas certas e erradas do jogador, podemos afirmar que a quantidade de respostas corretas é igual

14 Q871628 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Guerras, Borracheiro, Prefeitura de Cacoal RO, Instituto Consulplan, 2024

Em um ato significativo de desafio contra os Estados Unidos, a Coreia do Norte tornou pública imagens raras de uma instalação secreta construída para enriquecer urânio para bombas nucleares. O líder norte-coreano, Kim Jong-un, exige que o país expanda rapidamente o programa de armas nucleares. Kim Jong-un afirmou que o país está implementando uma política de construção de força nuclear, o que proporcionará um aumento “exponencial” do número de armas nucleares.
(Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/coreia-do-norte. Acesso em: setembro de 2024.)

O fato de a Coreia do Norte estar empreendendo tecnologias nucleares:

15 Q897053 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Supervisor Escolar, Prefeitura de Cacoal RO, Instituto Consulplan, 2024

A interface entre os problemas de aprendizagem e o fracasso escolar é complexa e multifacetada, demandando uma compreensão aprofundada dos fatores que se entrelaçam nesse processo. Considerando as perspectivas teóricas contemporâneas, assinale a afirmativa que melhor representa a relação entre esses dois construtos.

16 Q916422 | Português, Grafia e Emprego de Iniciais Maiúsculas, Borracheiro, Prefeitura de Cacoal RO, Instituto Consulplan, 2024

Texto associado.
Felicidade realista

De norte a sul, de leste a oeste, todo mundo quer ser feliz. Não é tarefa das mais fáceis. A princípio, bastaria ter saúde, dinheiro e amor, o que já é um pacote louvável, mas nossos desejos são ainda mais complexos.
Não basta que a gente esteja sem febre: queremos, além de saúde, ser magérrimos, sarados, irresistíveis. Dinheiro? Não basta termos para pagar o aluguel, a comida e o cinema: queremos a piscina olímpica, a bolsa Louis Vitton e uma temporada num spa cinco estrelas. E quanto ao amor? Ah, o amor... não basta termos alguém com quem podemos conversar, dividir uma pizza. Isso é pensar pequeno: queremos AMOR, todinho maiúsculo. Queremos estar visceralmente apaixonados, queremos ser surpreendidos por declarações e presentes inesperados, queremos jantar à luz de velas de segunda a domingo, queremos ser felizes assim e não de outro jeito.
É o que dá ver tanta televisão. Simplesmente esquecemos de tentar ser felizes de uma forma mais realista. Por que só podemos ser felizes formando um par, e não como ímpares? Ter um parceiro constante não é sinônimo de felicidade, a não ser que seja a felicidade de estar correspondendo às expectativas da sociedade, mas isso é outro assunto. Você pode ser feliz solteiro, feliz com uns romances ocasionais, feliz com três parceiros, feliz sem nenhum. Não existe amor minúsculo, principalmente quando se trata de amor-próprio.
Dinheiro é uma benção. Quem tem, precisa aproveitá-lo, gastá-lo, usufruí-lo. Não perder tempo juntando, juntando, juntando. Apenas o suficiente para se sentir seguro, mas não aprisionado. E se a gente tem pouco, é com este pouco que vai tentar segurar a onda, buscando coisas que saiam de graça, como um pouco de humor, um pouco de fé e um pouco de criatividade.
Ser feliz de uma forma realista é fazer o possível e aceitar o improvável. Fazer exercícios sem almejar passarelas, trabalhar sem almejar o estrelato, amar sem almejar o eterno. Olhe para o relógio: hora de acordar. É importante pensar-se ao extremo, buscar lá dentro o que nos mobiliza, instiga e conduz, mas sem exigir-se desumanamente. A vida não é um game onde só quem testa seus limites é que leva o prêmio. Não sejamos vítimas ingênuas desta tal competitividade. Se a meta está alta demais, reduza-a. Se você não está de acordo com as regras, demita-se. Invente seu próprio jogo.

(Martha Medeiros. Montanha-Russa. Porto Alegre: L&PM Editores, 2003. Adaptado.)
Em “Ser feliz de uma forma realista é fazer o possível e aceitar o improvável.” (5º§), a palavra “possível” é grafada com o dígrafo “ss”. Considerando o tema ortografia, assinale a palavra que está grafada INCORRETAMENTE.

17 Q916423 | Português, Significação Contextual de Palavras e Expressões Sinônimos e Antônimos, Borracheiro, Prefeitura de Cacoal RO, Instituto Consulplan, 2024

Texto associado.
Felicidade realista

De norte a sul, de leste a oeste, todo mundo quer ser feliz. Não é tarefa das mais fáceis. A princípio, bastaria ter saúde, dinheiro e amor, o que já é um pacote louvável, mas nossos desejos são ainda mais complexos.
Não basta que a gente esteja sem febre: queremos, além de saúde, ser magérrimos, sarados, irresistíveis. Dinheiro? Não basta termos para pagar o aluguel, a comida e o cinema: queremos a piscina olímpica, a bolsa Louis Vitton e uma temporada num spa cinco estrelas. E quanto ao amor? Ah, o amor... não basta termos alguém com quem podemos conversar, dividir uma pizza. Isso é pensar pequeno: queremos AMOR, todinho maiúsculo. Queremos estar visceralmente apaixonados, queremos ser surpreendidos por declarações e presentes inesperados, queremos jantar à luz de velas de segunda a domingo, queremos ser felizes assim e não de outro jeito.
É o que dá ver tanta televisão. Simplesmente esquecemos de tentar ser felizes de uma forma mais realista. Por que só podemos ser felizes formando um par, e não como ímpares? Ter um parceiro constante não é sinônimo de felicidade, a não ser que seja a felicidade de estar correspondendo às expectativas da sociedade, mas isso é outro assunto. Você pode ser feliz solteiro, feliz com uns romances ocasionais, feliz com três parceiros, feliz sem nenhum. Não existe amor minúsculo, principalmente quando se trata de amor-próprio.
Dinheiro é uma benção. Quem tem, precisa aproveitá-lo, gastá-lo, usufruí-lo. Não perder tempo juntando, juntando, juntando. Apenas o suficiente para se sentir seguro, mas não aprisionado. E se a gente tem pouco, é com este pouco que vai tentar segurar a onda, buscando coisas que saiam de graça, como um pouco de humor, um pouco de fé e um pouco de criatividade.
Ser feliz de uma forma realista é fazer o possível e aceitar o improvável. Fazer exercícios sem almejar passarelas, trabalhar sem almejar o estrelato, amar sem almejar o eterno. Olhe para o relógio: hora de acordar. É importante pensar-se ao extremo, buscar lá dentro o que nos mobiliza, instiga e conduz, mas sem exigir-se desumanamente. A vida não é um game onde só quem testa seus limites é que leva o prêmio. Não sejamos vítimas ingênuas desta tal competitividade. Se a meta está alta demais, reduza-a. Se você não está de acordo com as regras, demita-se. Invente seu próprio jogo.

(Martha Medeiros. Montanha-Russa. Porto Alegre: L&PM Editores, 2003. Adaptado.)
A expressão “a princípio” empregada no 1º§ da crônica pode ser substituída, sem prejuízo de sentido, por, EXCETO:

18 Q896976 | Pedagogia, Legislação da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Cacoal RO, Instituto Consulplan, 2024

A cultura de paz nas escolas é um conceito fundamental para o desenvolvimento de ambientes educativos mais seguros, inclusivos e acolhedores. Ela promove a convivência harmoniosa, incentivando o respeito às diferenças, a empatia e o diálogo como ferramentas essenciais para a resolução de conflitos. Para construir essa cultura é importante que alunos, professores e toda a comunidade escolar se comprometam com práticas que reforcem valores como a cooperação, a solidariedade e a justiça. Através de atividades pedagógicas, projetos de mediação de conflitos e ações de sensibilização, a escola pode se tornar um espaço onde todos se sintam respeitados e valorizados. Dessa forma, a escola não apenas educa para o conhecimento acadêmico, mas também para a formação cidadã, preparando os alunos para serem agentes de paz na sociedade. Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996, sua promoção aparece no texto legal como:

19 Q871637 | Mecânica de Autos, Borracheiro, Prefeitura de Cacoal RO, Instituto Consulplan, 2024

Esses modelos podem ser utilizados para rodagem tanto no asfalto quanto em estradas de terra, oferecendo um conforto relativo e, dependendo do desenho da banda de rodagem, aumentam o nível de ruídos em altas velocidades. Observando as características mencionadas, qual o modelo do pneu citado?

20 Q896991 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Psicopedagogo, Prefeitura de Cacoal RO, Instituto Consulplan, 2024

Vygotsky (1984) apresenta o ser humano como ser histórico-social. Sendo assim, a formação do indivíduo está diretamente relacionada às experiências e às interações sociais. O ensino de ciências está associado à teoria de Vygotsky, a percepção de relações sociais que são determinantes nos processos de ensino-aprendizagem. O ensino pautado em aspectos culturais, compatível com a realidade dos estudantes e mediado por professor e alunos, pode proporcionar melhor aprendizagem dos conceitos. (Rosa; Goi, 2024, p. 1.)

Sobre a linguagem em Vygostky, analise as afirmativas a seguir.

I. As palavras são signos linguísticos e o significado das palavras e dos gestos são socialmente construídos.
II. A capacitação especificamente humana para a linguagem habilita as crianças a promoverem instrumentos auxiliares na solução de tarefas difíceis, a superarem a ação impulsiva, a planejarem a solução para um problema antes da sua execução e a controlarem seu próprio comportamento.
III. A formação de conceito envolve as funções mentais superiores e é um processo mediado pelas pessoas. No que se refere à formação de conceito, o mediador é o adulto, pois a linguagem infantil depende da imitação do adulto, visto que é complexa demais para a criança produzir.
IV. Para Vygotsky, a formação de conceitos passa por estágios. O primeiro estágio está relacionado à introdução da fala do indivíduo quando criança, quando o significado da palavra está vinculado ao pensamento sincrético.

Está correto o que se afirma apenas em
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.