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Questões de Concursos Prefeitura de Cacoal RO

Resolva questões de Prefeitura de Cacoal RO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q896977 | Pedagogia, Práticas Avaliativas Sujeitos, Psicopedagogo, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

A avaliação inclusiva é um processo que busca garantir que todos os estudantes, independentemente de suas habilidades ou características, tenham suas aprendizagens corretamente compreendidas e valorizadas. Em uma avaliação inclusiva, são consideradas as necessidades individuais de cada aluno, promovendo adaptações e diferentes formas de medir o conhecimento. Isso pode incluir provas orais, uso de tecnologias assistivas, avaliações práticas e flexibilidade no tempo de execução das atividades. O objetivo é criar oportunidades para que todos possam demonstrar o que sabem de maneira que respeitem suas particularidades. Nesse contexto, a avaliação formativa:

I. Pode servir tanto à norma quanto ao critério.
II. Considera em que ponto o estudante se encontra em seu processo de aprendizagem, no que se refere a conteúdos e habilidades.
III. É baseada em critérios e, ao mesmo tempo, toma como referência o estudante.
IV. Serve apenas à avaliação normativa.

Está correto o que se afirma em
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22Q871639 | Mecânica de Autos, Borracheiro, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

Sobre a manutenção preventiva em pneus, analise as afirmativas a seguir.

I. A calibragem dos pneus deve ser verificada periodicamente no mais curto espaço de tempo possível. Isso deve ser feito com calibradores aferidos e sempre com pneus frios.
II. O estilo e a velocidade de condução do veículo não afetam a vida útil dos pneus.
III. O balanceamento permite a distribuição correta da massa ao redor da circunferência do conjunto pneu e roda, o que evita vibrações e desgaste irregular.

Está correto o que se afirma em
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23Q1027096 | Raciocínio Lógico, Proposições Categóricas, Analista de Sistemas, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

Renan, Sérgio e Teodoro são irmãos e casados com Amanda, Fernanda e Suellen, mas não necessariamente nessa ordem. Sobre as idades distintas dos três irmãos, observa-se que Renan é mais velho que o marido de Fernanda. Além disso, Teodoro não é o mais novo dos três irmãos. Se Sérgio é casado com Amanda, é correto afirmar que:
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24Q896989 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

A teoria do desenvolvimento criada por Wallon está alicerçada nos fundamentos da “psicogênese da pessoa completa”, afirmando que a criança deve ser compreendida de forma integral, percebendo seus aspectos afetivos, biológicos e intelectuais. Ele criou o conceito de “campos funcionais” que seriam categorias de atividades cognitivas específicas. Considerando o exposto, assinale a afirmativa correta.
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25Q897046 | Pedagogia, Gestão Democrática, Supervisor Escolar, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

A participação ativa da comunidade escolar é essencial para a efetivação da gestão democrática. Diversas entidades dentro da escola desempenham papéis cruciais na tomada de decisões e no fortalecimento da participação. Nesse sentido, qual é o papel dos Conselhos Escolares, Associações de Pais e Mestres e Grêmios Estudantis na gestão democrática?
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26Q897049 | Pedagogia, Currículo planejamento, Supervisor Escolar, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

O currículo escolar é um mapa que guia a jornada educativa. Ele não apenas indica os destinos a serem alcançados, mas também molda a paisagem por onde se viaja. Ao selecionar conteúdos, definir metodologias e estabelecer objetivos, o currículo reflete as concepções de mundo e as relações de poder que permeiam a sociedade.
(Sacristán, 2009. Adaptado.)

Considerando a complexidade e a natureza ideológica do currículo escolar, assinale a afirmativa que representa o papel do professor na construção e implementação de um currículo crítico e transformador.
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27Q1027108 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

Gilberto e Humberto são irmãos e produzem ovos de páscoa caseiros. Em um determinado dia eles fabricaram, no total, 22 ovos de Páscoa durante o período de 3 horas. A cada hora, foi produzida uma quantidade maior de ovos de Páscoa do que na hora imediatamente anterior. Na terceira hora, foram produzidos menos ovos do que o total produzido nas duas primeiras horas. Qual o número máximo de ovos de páscoa que foram produzidos na segunda hora?
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28Q897052 | Pedagogia, Educação de Jovens e Adultos, Supervisor Escolar, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

Certo professor de uma escola de EJA (Educação de Jovens e Adultos) busca estratégias para tornar suas aulas mais significativas e relevantes para os alunos. Qual das seguintes ações, baseada na Andragogia, seria mais adequada?
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29Q871628 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Guerras, Borracheiro, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

Em um ato significativo de desafio contra os Estados Unidos, a Coreia do Norte tornou pública imagens raras de uma instalação secreta construída para enriquecer urânio para bombas nucleares. O líder norte-coreano, Kim Jong-un, exige que o país expanda rapidamente o programa de armas nucleares. Kim Jong-un afirmou que o país está implementando uma política de construção de força nuclear, o que proporcionará um aumento “exponencial” do número de armas nucleares.
(Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/coreia-do-norte. Acesso em: setembro de 2024.)

O fato de a Coreia do Norte estar empreendendo tecnologias nucleares:
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30Q896982 | Pedagogia, Paradigmas Educacionais Pensamento Moderno e Contemporâneo, Psicopedagogo, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

Não nascemos prontos, nem programados; todavia, nascemos com um incrível “equipamento” para a aprendizagem. Segundo nossa própria experiência, o relato dos colegas educadores, os dados divulgados das práticas educativas, podemos afirmar com toda certeza que, nas mais diversas situações, os seres humanos aprendem! Jovens e adultos nas prisões, jovens e adultos nos movimentos de alfabetização, nas escolas etc. Em relação às crianças, então, isso é ainda mais evidente: crianças hospitalizadas, de rua, de acampamentos do Movimentos dos Trabalhadores Sem Terra (MST), multirrepetentes, filhos de viciados, em favelas dominadas pelo tráfico de drogas, em situação de guerra etc., aprendem! Há, todavia, uma condição: precisam ser ensinadas, qual seja, precisam ter diante de si um mediador que acredite em seu potencial e “insista” até que venham a aprender. No paradigma emergente, o educador:

I. Cria formas de intervenção.
II. Investe na autoformação e na autoprodução (auto-eco-poiésis).
III. Assume a condição de sujeito, articula as pequenas práticas de mudança com um horizonte maior.
IV. Articula vivamente seu currículo com o currículo dos colegas e dos alunos, com a proposta curricular da escola e da secretaria.
V. Organiza-se politicamente, luta pelos seus direitos e pelas necessárias condições para o ensino de qualidade.

Está correto o que se afirma em
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31Q1027100 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos, Analista de Sistemas, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

Na última pesquisa eleitoral sobre dois candidatos (X e Y) a prefeito de uma cidade, observou-se que 150 eleitores não gostam do candidato X, 100 eleitores não gostam do candidato Y, 50 eleitores não gostam do candidato X ou Y. Se 25 eleitores gostam de ambos os candidatos, qual foi o número total de eleitores entrevistados nessa pesquisa?
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32Q916424 | Português, Uso dos doispontos, Borracheiro, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

Texto associado.
Felicidade realista

De norte a sul, de leste a oeste, todo mundo quer ser feliz. Não é tarefa das mais fáceis. A princípio, bastaria ter saúde, dinheiro e amor, o que já é um pacote louvável, mas nossos desejos são ainda mais complexos.
Não basta que a gente esteja sem febre: queremos, além de saúde, ser magérrimos, sarados, irresistíveis. Dinheiro? Não basta termos para pagar o aluguel, a comida e o cinema: queremos a piscina olímpica, a bolsa Louis Vitton e uma temporada num spa cinco estrelas. E quanto ao amor? Ah, o amor... não basta termos alguém com quem podemos conversar, dividir uma pizza. Isso é pensar pequeno: queremos AMOR, todinho maiúsculo. Queremos estar visceralmente apaixonados, queremos ser surpreendidos por declarações e presentes inesperados, queremos jantar à luz de velas de segunda a domingo, queremos ser felizes assim e não de outro jeito.
É o que dá ver tanta televisão. Simplesmente esquecemos de tentar ser felizes de uma forma mais realista. Por que só podemos ser felizes formando um par, e não como ímpares? Ter um parceiro constante não é sinônimo de felicidade, a não ser que seja a felicidade de estar correspondendo às expectativas da sociedade, mas isso é outro assunto. Você pode ser feliz solteiro, feliz com uns romances ocasionais, feliz com três parceiros, feliz sem nenhum. Não existe amor minúsculo, principalmente quando se trata de amor-próprio.
Dinheiro é uma benção. Quem tem, precisa aproveitá-lo, gastá-lo, usufruí-lo. Não perder tempo juntando, juntando, juntando. Apenas o suficiente para se sentir seguro, mas não aprisionado. E se a gente tem pouco, é com este pouco que vai tentar segurar a onda, buscando coisas que saiam de graça, como um pouco de humor, um pouco de fé e um pouco de criatividade.
Ser feliz de uma forma realista é fazer o possível e aceitar o improvável. Fazer exercícios sem almejar passarelas, trabalhar sem almejar o estrelato, amar sem almejar o eterno. Olhe para o relógio: hora de acordar. É importante pensar-se ao extremo, buscar lá dentro o que nos mobiliza, instiga e conduz, mas sem exigir-se desumanamente. A vida não é um game onde só quem testa seus limites é que leva o prêmio. Não sejamos vítimas ingênuas desta tal competitividade. Se a meta está alta demais, reduza-a. Se você não está de acordo com as regras, demita-se. Invente seu próprio jogo.

(Martha Medeiros. Montanha-Russa. Porto Alegre: L&PM Editores, 2003. Adaptado.)
Ao longo do 2º§ a autora emprega o uso dos dois-pontos; é possível afirmar que esse sinal de pontuação pode ser usado, EXCETO:
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33Q871631 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Borracheiro, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

TSE proíbe na eleição paródias musicais não autorizadas por compositores

As paródias de músicas em jingles políticos sem autorização dos compositores originais estão proibidas nas eleições 2024. A decisão, publicada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), era longamente esperada pelos autores e restaura provisoriamente sua segurança jurídica desde que, em 2022, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou as paródias políticas em qualquer caso, mesmo contra o desejo dos criadores das canções “parodiadas”.

(Disponível em: https://www.ubc.org.br/publicacoes/noticia/. Acesso em: setembro de 2024.)

Além de incluir o tema das paródias, a nova resolução aborda o problema da crescente difusão dos deepfakes, ou seja:
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34Q897050 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Supervisor Escolar, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

Uma escola da rede pública, localizada em uma comunidade com alto índice de violência e desigualdade social, busca construir um Projeto Político-Pedagógico (PPP) que promova a transformação social e a superação das dificuldades enfrentadas pelos estudantes. Considerando as especificidades do contexto e os desafios da educação integral, assinale a estratégia mais adequada para a construção de um PPP que atenda às necessidades dessa comunidade.
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35Q871625 | Matemática, Borracheiro, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

Em um jogo de perguntas e respostas a pontuação é dada da seguinte maneira:

I. Caso o jogador acerte a resposta ele ganha 3 pontos e caso ele erre a resposta ele perde 1 ponto;
II. O jogo termina quando o jogador alcança 20 pontos;
III. Sabe-se que um jogador conseguiu finalizar o jogo após responder 12 perguntas.

Sobre a quantidade de respostas certas e erradas do jogador, podemos afirmar que a quantidade de respostas corretas é igual
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36Q1027107 | Raciocínio Lógico, Relacionamentos e Associações, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

A primeira etapa para aprovação em determinada autoescola é a prova teórica, composta por questões de múltipla escolha. A aprovação nessa etapa é necessária para que se iniciem as aulas práticas. Cinco amigas (Andressa, Bianca, Cristina, Diana e Edna) fizeram essa prova e obtiveram notas distintas. Sobre as notas dessas cinco amigas, sabe-se que:

• Cristina obteve a terceira melhor nota;
• A nota de Diana foi menor que a nota de Andressa;
• Andressa obteve uma nota menor que a nota de Cristina, mas não foi a pior nota;
• Edna obteve uma nota melhor que a de Diana, mas não foi a melhor nota.

De acordo com as informações, quem obteve a melhor nota na prova?
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37Q897051 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Supervisor Escolar, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) representa um marco na educação brasileira, estabelecendo diretrizes para a organização, o desenvolvimento e a avaliação de currículos para a educação básica. Um dos pilares fundamentais da BNCC é o compromisso com a educação integral. Nesse sentido, assinale a afirmativa que melhor interpreta o conceito de educação integral defendido pelo documento, considerando a complexidade e a inter-relação dos seus elementos.
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38Q1027113 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

Um levantamento foi realizado com um grupo de estudantes do curso de engenharia civil sobre a reprovação em duas disciplinas do ciclo básico: cálculo I e equações diferenciais. Nesse levantamento, concluiu-se que:

• 2/3 dos estudantes reprovaram em cálculo I;
• 4/9 dos estudantes reprovaram em equações diferenciais;
• 1/6 dos estudantes reprovaram tanto em cálculo I quanto em equações diferenciais;
• 20 estudantes não reprovaram em cálculo I e nem em equações diferenciais.

De acordo com tais informações, quantos estudantes participaram desse levantamento?
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39Q916423 | Português, Significação Contextual de Palavras, Borracheiro, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

Texto associado.
Felicidade realista

De norte a sul, de leste a oeste, todo mundo quer ser feliz. Não é tarefa das mais fáceis. A princípio, bastaria ter saúde, dinheiro e amor, o que já é um pacote louvável, mas nossos desejos são ainda mais complexos.
Não basta que a gente esteja sem febre: queremos, além de saúde, ser magérrimos, sarados, irresistíveis. Dinheiro? Não basta termos para pagar o aluguel, a comida e o cinema: queremos a piscina olímpica, a bolsa Louis Vitton e uma temporada num spa cinco estrelas. E quanto ao amor? Ah, o amor... não basta termos alguém com quem podemos conversar, dividir uma pizza. Isso é pensar pequeno: queremos AMOR, todinho maiúsculo. Queremos estar visceralmente apaixonados, queremos ser surpreendidos por declarações e presentes inesperados, queremos jantar à luz de velas de segunda a domingo, queremos ser felizes assim e não de outro jeito.
É o que dá ver tanta televisão. Simplesmente esquecemos de tentar ser felizes de uma forma mais realista. Por que só podemos ser felizes formando um par, e não como ímpares? Ter um parceiro constante não é sinônimo de felicidade, a não ser que seja a felicidade de estar correspondendo às expectativas da sociedade, mas isso é outro assunto. Você pode ser feliz solteiro, feliz com uns romances ocasionais, feliz com três parceiros, feliz sem nenhum. Não existe amor minúsculo, principalmente quando se trata de amor-próprio.
Dinheiro é uma benção. Quem tem, precisa aproveitá-lo, gastá-lo, usufruí-lo. Não perder tempo juntando, juntando, juntando. Apenas o suficiente para se sentir seguro, mas não aprisionado. E se a gente tem pouco, é com este pouco que vai tentar segurar a onda, buscando coisas que saiam de graça, como um pouco de humor, um pouco de fé e um pouco de criatividade.
Ser feliz de uma forma realista é fazer o possível e aceitar o improvável. Fazer exercícios sem almejar passarelas, trabalhar sem almejar o estrelato, amar sem almejar o eterno. Olhe para o relógio: hora de acordar. É importante pensar-se ao extremo, buscar lá dentro o que nos mobiliza, instiga e conduz, mas sem exigir-se desumanamente. A vida não é um game onde só quem testa seus limites é que leva o prêmio. Não sejamos vítimas ingênuas desta tal competitividade. Se a meta está alta demais, reduza-a. Se você não está de acordo com as regras, demita-se. Invente seu próprio jogo.

(Martha Medeiros. Montanha-Russa. Porto Alegre: L&PM Editores, 2003. Adaptado.)
A expressão “a princípio” empregada no 1º§ da crônica pode ser substituída, sem prejuízo de sentido, por, EXCETO:
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40Q916426 | Português, Significação Contextual de Palavras, Borracheiro, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

Texto associado.
Felicidade realista

De norte a sul, de leste a oeste, todo mundo quer ser feliz. Não é tarefa das mais fáceis. A princípio, bastaria ter saúde, dinheiro e amor, o que já é um pacote louvável, mas nossos desejos são ainda mais complexos.
Não basta que a gente esteja sem febre: queremos, além de saúde, ser magérrimos, sarados, irresistíveis. Dinheiro? Não basta termos para pagar o aluguel, a comida e o cinema: queremos a piscina olímpica, a bolsa Louis Vitton e uma temporada num spa cinco estrelas. E quanto ao amor? Ah, o amor... não basta termos alguém com quem podemos conversar, dividir uma pizza. Isso é pensar pequeno: queremos AMOR, todinho maiúsculo. Queremos estar visceralmente apaixonados, queremos ser surpreendidos por declarações e presentes inesperados, queremos jantar à luz de velas de segunda a domingo, queremos ser felizes assim e não de outro jeito.
É o que dá ver tanta televisão. Simplesmente esquecemos de tentar ser felizes de uma forma mais realista. Por que só podemos ser felizes formando um par, e não como ímpares? Ter um parceiro constante não é sinônimo de felicidade, a não ser que seja a felicidade de estar correspondendo às expectativas da sociedade, mas isso é outro assunto. Você pode ser feliz solteiro, feliz com uns romances ocasionais, feliz com três parceiros, feliz sem nenhum. Não existe amor minúsculo, principalmente quando se trata de amor-próprio.
Dinheiro é uma benção. Quem tem, precisa aproveitá-lo, gastá-lo, usufruí-lo. Não perder tempo juntando, juntando, juntando. Apenas o suficiente para se sentir seguro, mas não aprisionado. E se a gente tem pouco, é com este pouco que vai tentar segurar a onda, buscando coisas que saiam de graça, como um pouco de humor, um pouco de fé e um pouco de criatividade.
Ser feliz de uma forma realista é fazer o possível e aceitar o improvável. Fazer exercícios sem almejar passarelas, trabalhar sem almejar o estrelato, amar sem almejar o eterno. Olhe para o relógio: hora de acordar. É importante pensar-se ao extremo, buscar lá dentro o que nos mobiliza, instiga e conduz, mas sem exigir-se desumanamente. A vida não é um game onde só quem testa seus limites é que leva o prêmio. Não sejamos vítimas ingênuas desta tal competitividade. Se a meta está alta demais, reduza-a. Se você não está de acordo com as regras, demita-se. Invente seu próprio jogo.

(Martha Medeiros. Montanha-Russa. Porto Alegre: L&PM Editores, 2003. Adaptado.)
No trecho “A princípio, bastaria ter saúde, dinheiro e amor, o que já é um pacote louvável, mas nossos desejos são ainda mais complexos.” (1º§), o termo sublinhado pode ser substituído, sem alteração semântica, por, EXCETO:
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