Questões de Concursos: Prefeitura de Cacoal RO

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31 Q897047 | Pedagogia, As Tecnologias da Comunicação e Informação nas Práticas Educativas, Supervisor Escolar, Prefeitura de Cacoal RO, Instituto Consulplan, 2024

Na era do conhecimento, o computador ganhou destaque por suas inúmeras funções, entre elas, a de auxiliar o professor no processo de ensino-aprendizagem, dando a ele uma versão mais dinâmica e interativa. Considerando essa informação, trata-se do principal desafio pedagógico ao integrar o uso de computadores em atividades de aprendizagem colaborativa:

32 Q871633 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Borracheiro, Prefeitura de Cacoal RO, Instituto Consulplan, 2024

MEC celebra Dia da Literatura Brasileira

No dia 1º de maio, é comemorado o Dia da Literatura Brasileira; celebram-se a literatura nacional e seus autores. A atual gestão do Ministério da Educação (MEC) ampliou os investimentos no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), que chegou a R$ 2,1 bilhões em 2024. O valor é 79% maior do que foi investido para o ano letivo de 2023, segundo levantamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao MEC. Para o ano letivo de 2024, o programa distribuiu 194,6 milhões de exemplares, a fim de atender mais de 31 milhões de estudantes.

Esse dia foi escolhido:

33 Q896982 | Pedagogia, Paradigmas Educacionais: Pensamento Moderno e Contemporâneo, Psicopedagogo, Prefeitura de Cacoal RO, Instituto Consulplan, 2024

Não nascemos prontos, nem programados; todavia, nascemos com um incrível “equipamento” para a aprendizagem. Segundo nossa própria experiência, o relato dos colegas educadores, os dados divulgados das práticas educativas, podemos afirmar com toda certeza que, nas mais diversas situações, os seres humanos aprendem! Jovens e adultos nas prisões, jovens e adultos nos movimentos de alfabetização, nas escolas etc. Em relação às crianças, então, isso é ainda mais evidente: crianças hospitalizadas, de rua, de acampamentos do Movimentos dos Trabalhadores Sem Terra (MST), multirrepetentes, filhos de viciados, em favelas dominadas pelo tráfico de drogas, em situação de guerra etc., aprendem! Há, todavia, uma condição: precisam ser ensinadas, qual seja, precisam ter diante de si um mediador que acredite em seu potencial e “insista” até que venham a aprender. No paradigma emergente, o educador:

I. Cria formas de intervenção.
II. Investe na autoformação e na autoprodução (auto-eco-poiésis).
III. Assume a condição de sujeito, articula as pequenas práticas de mudança com um horizonte maior.
IV. Articula vivamente seu currículo com o currículo dos colegas e dos alunos, com a proposta curricular da escola e da secretaria.
V. Organiza-se politicamente, luta pelos seus direitos e pelas necessárias condições para o ensino de qualidade.

Está correto o que se afirma em

34 Q871641 | Mecânica de Autos, Borracheiro, Prefeitura de Cacoal RO, Instituto Consulplan, 2024

Sobre os componentes que compõe a construção de um pneu, relacione corretamente os itens a seguir.

1. Banda de rodagem.
2. Carcaça.
3. Talões.

( ) Tem a função de receber e transmitir a força propulsora do motor do veículo ao solo, suportar a carga, proporcionar flexibilidade, conforto e também longevidade ao pneu.
( ) Feitos com aço de alta resistência, são como uma cinta e se ajustam à roda para impedir que o pneu deslize longitudinalmente ou escape do aro.
( ) É a parte do pneu que fica em contato com o solo. Seu composto de borracha é resistente à abrasão e a ruptura e deve proporcionar ao pneu tração: frenagem, baixa resistência ao rolamento, dirigibilidade e conforto, além de ser resistente ao desgaste, proporcionando quilometragem satisfatória ao pneu.

A sequência está correta em

35 Q897012 | Programação, Linguagens de programação, Analista de Sistemas, Prefeitura de Cacoal RO, Instituto Consulplan, 2024

jQuery foi desenvolvido para tornar o JavaScript mais acessível e poderoso, permitindo que desenvolvedores criem interações dinâmicas com menos código. Assinale a alternativa correta que corresponde ao método que adiciona um evento de clique a um botão com o id #meuBotao:

36 Q897048 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Supervisor Escolar, Prefeitura de Cacoal RO, Instituto Consulplan, 2024

A interação professor-supervisor deve ser muito mais rica do que uma simples objeção. Essa relação deve ser responsável pela troca de experiências/vivências e por um diálogo construtivo para ambos os lados, colaborando para que o processo educativo seja cada vez mais significativo. Sendo assim, considere que, durante uma reunião de supervisão pedagógica, um coordenador observa que alguns professores estão com dificuldades em implementar estratégias de ensino diferenciadas para atender às necessidades dos alunos com diferentes estilos de aprendizagem. Como o supervisor pedagógico deve proceder para ajudar esses professores a melhorar em suas práticas?

37 Q916426 | Português, Significação Contextual de Palavras e Expressões Sinônimos e Antônimos, Borracheiro, Prefeitura de Cacoal RO, Instituto Consulplan, 2024

Texto associado.
Felicidade realista

De norte a sul, de leste a oeste, todo mundo quer ser feliz. Não é tarefa das mais fáceis. A princípio, bastaria ter saúde, dinheiro e amor, o que já é um pacote louvável, mas nossos desejos são ainda mais complexos.
Não basta que a gente esteja sem febre: queremos, além de saúde, ser magérrimos, sarados, irresistíveis. Dinheiro? Não basta termos para pagar o aluguel, a comida e o cinema: queremos a piscina olímpica, a bolsa Louis Vitton e uma temporada num spa cinco estrelas. E quanto ao amor? Ah, o amor... não basta termos alguém com quem podemos conversar, dividir uma pizza. Isso é pensar pequeno: queremos AMOR, todinho maiúsculo. Queremos estar visceralmente apaixonados, queremos ser surpreendidos por declarações e presentes inesperados, queremos jantar à luz de velas de segunda a domingo, queremos ser felizes assim e não de outro jeito.
É o que dá ver tanta televisão. Simplesmente esquecemos de tentar ser felizes de uma forma mais realista. Por que só podemos ser felizes formando um par, e não como ímpares? Ter um parceiro constante não é sinônimo de felicidade, a não ser que seja a felicidade de estar correspondendo às expectativas da sociedade, mas isso é outro assunto. Você pode ser feliz solteiro, feliz com uns romances ocasionais, feliz com três parceiros, feliz sem nenhum. Não existe amor minúsculo, principalmente quando se trata de amor-próprio.
Dinheiro é uma benção. Quem tem, precisa aproveitá-lo, gastá-lo, usufruí-lo. Não perder tempo juntando, juntando, juntando. Apenas o suficiente para se sentir seguro, mas não aprisionado. E se a gente tem pouco, é com este pouco que vai tentar segurar a onda, buscando coisas que saiam de graça, como um pouco de humor, um pouco de fé e um pouco de criatividade.
Ser feliz de uma forma realista é fazer o possível e aceitar o improvável. Fazer exercícios sem almejar passarelas, trabalhar sem almejar o estrelato, amar sem almejar o eterno. Olhe para o relógio: hora de acordar. É importante pensar-se ao extremo, buscar lá dentro o que nos mobiliza, instiga e conduz, mas sem exigir-se desumanamente. A vida não é um game onde só quem testa seus limites é que leva o prêmio. Não sejamos vítimas ingênuas desta tal competitividade. Se a meta está alta demais, reduza-a. Se você não está de acordo com as regras, demita-se. Invente seu próprio jogo.

(Martha Medeiros. Montanha-Russa. Porto Alegre: L&PM Editores, 2003. Adaptado.)
No trecho “A princípio, bastaria ter saúde, dinheiro e amor, o que já é um pacote louvável, mas nossos desejos são ainda mais complexos.” (1º§), o termo sublinhado pode ser substituído, sem alteração semântica, por, EXCETO:

38 Q896979 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Psicopedagogo, Prefeitura de Cacoal RO, Instituto Consulplan, 2024

No currículo do ensino fundamental também devem ser incluídos temas como saúde, sexualidade e gênero, vida familiar e social, direito das crianças e dos adolescentes, preservação do meio ambiente, educação para o consumo, educação fiscal, trabalho, ciência e tecnologia, diversidade cultural e educação para o trânsito. Esses são temas contemporâneos que afetam a vida humana e devem ser trabalhados, preferencialmente, de maneira transversal. Trabalhar dessa forma significa:

I. Educar para a democracia por meio da vivência democrática na escola desde a estrutura escolar, passando pelo modo como a escola se insere na comunidade e se relaciona com ela, até a maneira como os profissionais se relacionam entre si como ocorre a distribuição de responsabilidades e de poder decisório.
II. Entender as relações entre professor e aluno, a relação com o conhecimento, o modo como se dá o ensino e a aprendizagem, as opções didáticas, os métodos, as organizações de atividades, a forma como o tempo e o espaço são organizados.
III. Permitir uma experiência educativa verdadeiramente democrática, que possibilite ensinar e aprender valores, atitudes conceitos e práticas sociais.
IV. Compreender que as práticas pedagógicas são sociais, mas não políticas.

Está correto o que se afirma em

39 Q897049 | Pedagogia, Currículo: planejamento, Supervisor Escolar, Prefeitura de Cacoal RO, Instituto Consulplan, 2024

O currículo escolar é um mapa que guia a jornada educativa. Ele não apenas indica os destinos a serem alcançados, mas também molda a paisagem por onde se viaja. Ao selecionar conteúdos, definir metodologias e estabelecer objetivos, o currículo reflete as concepções de mundo e as relações de poder que permeiam a sociedade.
(Sacristán, 2009. Adaptado.)

Considerando a complexidade e a natureza ideológica do currículo escolar, assinale a afirmativa que representa o papel do professor na construção e implementação de um currículo crítico e transformador.

40 Q897046 | Pedagogia, Gestão Democrática, Supervisor Escolar, Prefeitura de Cacoal RO, Instituto Consulplan, 2024

A participação ativa da comunidade escolar é essencial para a efetivação da gestão democrática. Diversas entidades dentro da escola desempenham papéis cruciais na tomada de decisões e no fortalecimento da participação. Nesse sentido, qual é o papel dos Conselhos Escolares, Associações de Pais e Mestres e Grêmios Estudantis na gestão democrática?
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