Questões de Concurso Prefeitura de Cajamar SP Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Prefeitura de Cajamar SP Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 11 Q328731 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIOA Teoria de Wallon procura explicar o desenvolvimento humano dentro de uma perspectiva global, enfocando em sua psicogenética a noção de Campos Funcionais. Tomando como referência a psicogenética Walloniana, é correto afirmar que os Campos Funcionais dizem respeito à: a) linguagem, ao pensamento e à emoção. b) memória, ao pensamento e à linguagem. c) afetividade, ao ato motor e à inteligência. d) anomia, à heteronomia e à autonomia. e) emoção, ao meio social e à cultura. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 12 Q322726 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIOMuitas são as concepções do processo educacional presentes na Educação Infantil. Há desde práticas assistencialistas até as que buscam antecipar para o pré%u2013escolar conteúdos e metodologias do Ensino Fundamental. Dentre tantas possibilidades encontram-se a concepção que percebe o pré-escolar como momento específico para estimulação do desenvolvimento cognitivo, o que leva a um conjunto de práticas que: a) consideram a criança como um adulto em miniatura b) consideram a criança totalmente dependente do adulto e de sua condução c) privilegiam cuidados físicos, com ênfase na higiene, além de rotinas rígidas. d) desvalorizam o papel do afeto no processo de desenvolvimento da criança. e) valorizam os processos de socialização e educação para a cidadania. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 13 Q336880 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Cajamar SP, MOURA MELOQual é o perímetro de um terreno retangular de 20 metros de comprimento, se a largura é a quarta parte dessa medida? a) 62 m. b) 50 m. c) 48 m. d) 25 m. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 14 Q47952 | Matemática, Agente Administrativo, Prefeitura de Cajamar SP, MOURA MELOQual o volume de uma pirâmide regular hexagonal com 50 cm de altura e 20 cm de aresta da base? a) 10.000 √3 cm3. b) 3.000 √3 cm3. c) 1.000 √3 cm3. d) 2.400 √3 cm3. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 15 Q351878 | Artes, Dança, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIOVivemos em um mundo repleto de diversidades e a dança está sempre presente em todos os meios não só como uma simples manifestação artística, mas como uma atividade inerente à natureza do homem. A dança sempre foi uma linguagem privilegiada pelos povos, podendo estar presente no lazer (samba, rock, dance music), na religião (candomblé, rituais das tribos indígenas, templos religiosos) ou nas danças regionais (quadrilha, cirandas, frevo, maracatu). Essas manifestações sociais que fazem parte de todas as comunidades, sem distinção de idade, tamanho ou habilidade corporal, permitem, principalmente, um aprendizado de: a) preceitos religiosos. b) coreografias clássicas. c) hierarquias sociais. d) culturas diferentes. e) repertórios musicais. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 16 Q352379 | Artes, Dança, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIOA dança, durante muito tempo, só era considerada arte quando representava movimentos e passos já criados por alguém para serem reproduzidos. Somente depois de 1960, atividades espontâneas, sem preparar ou pensar previamente nos resultados, foram tratadas como formas legítimas de expressões artísticas. O professor, em atividades coletivas de dança, pode dar ao seu aluno a oportunidade de experimentar livremente a plasticidade do seu corpo, explorando as potencialidades motoras e expressivas através da: a) repetição. b) improvisação. c) observação. d) imitação. e) reprodução. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 17 Q47919 | Informática, Sistema Operacional e Software, Agente Administrativo, Prefeitura de Cajamar SP, MOURA MELONa memória ROM há basicamente 3 programas. São eles: a) BIOS; Flash; POST. b) Flash; Windows; SETUP. c) BIOS; Windows, DOS. d) BIOS; POST; SETUP. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 18 Q322094 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO"Uma ação planejada é uma ação não improvisada." (Whitaker, 2002). Por não ser improvisada, possui uma intencionalidade, tem implicações sociais. Em uma perspectiva que vise a uma educação democrática e inclusiva, o planejamento deve ter entre seus requisitos básicos: a) parâmetros dos planos e programas oficiais de instrução e modelos padronizados de aprendizagem normal. b) descrição das situações de ensino e simplificação para adequá-lo ao universo cultural popular. c) clareza quanto ao objetivo de desenvolvimento cultural e conhecimento das condições prévias de aprendizagem. d) domínio dos meios de orientação do processo de assimilação e busca da qualidade total. e) preparação das camadas populares para o trabalho físico e visão propedêutica da educação básica. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 19 Q47946 | Matemática, Agente Administrativo, Prefeitura de Cajamar SP, MOURA MELOUma gratificação deverá ser repartida entre Bruno e Cláudio, funcionários de uma empresa, em partes diretamente proporcionais aos seus respectivos tempos de serviço e em partes inversamente proporcionais às suas idades. Sabe-se que Bruno tem 24 anos e trabalha a 3 anos na empresa e Cláudio tem 36 anos, trabalha a 12 anos. Se Bruno recebeu R$ 5.400,00, então a gratificação total foi de: a) R$ 15.400,00. b) R$ 19.800,00. c) R$ 12.600,00. d) R$ 21.500,00. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 20 Q324102 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIOEmília Ferreiro e Ana Teberosky, citadas por Curto, Morillo e Teixidó (2000), dedicaram-se à pesquisa do pensamento infantil sobre a leitura e a escrita. As autoras perceberam o que pensam as crianças acerca do mundo que as rodeia. Concluíram que uma das primeiras diferenciações que as crianças estabelecem entre a escrita e outras representações diz respeito à diferença entre: a) os elementos internos da palavra (das grafias entre si). b) os desenhos e outros signos (letras, números). c) as quantidades de grafias das diversas palavras d) as letras (grafias diversas) e os números e) a pauta sonora (sons da fala) e a pauta escrita (letras). Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDF← AnteriorPróximo →
11 Q328731 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIOA Teoria de Wallon procura explicar o desenvolvimento humano dentro de uma perspectiva global, enfocando em sua psicogenética a noção de Campos Funcionais. Tomando como referência a psicogenética Walloniana, é correto afirmar que os Campos Funcionais dizem respeito à: a) linguagem, ao pensamento e à emoção. b) memória, ao pensamento e à linguagem. c) afetividade, ao ato motor e à inteligência. d) anomia, à heteronomia e à autonomia. e) emoção, ao meio social e à cultura. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
12 Q322726 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIOMuitas são as concepções do processo educacional presentes na Educação Infantil. Há desde práticas assistencialistas até as que buscam antecipar para o pré%u2013escolar conteúdos e metodologias do Ensino Fundamental. Dentre tantas possibilidades encontram-se a concepção que percebe o pré-escolar como momento específico para estimulação do desenvolvimento cognitivo, o que leva a um conjunto de práticas que: a) consideram a criança como um adulto em miniatura b) consideram a criança totalmente dependente do adulto e de sua condução c) privilegiam cuidados físicos, com ênfase na higiene, além de rotinas rígidas. d) desvalorizam o papel do afeto no processo de desenvolvimento da criança. e) valorizam os processos de socialização e educação para a cidadania. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
13 Q336880 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Cajamar SP, MOURA MELOQual é o perímetro de um terreno retangular de 20 metros de comprimento, se a largura é a quarta parte dessa medida? a) 62 m. b) 50 m. c) 48 m. d) 25 m. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
14 Q47952 | Matemática, Agente Administrativo, Prefeitura de Cajamar SP, MOURA MELOQual o volume de uma pirâmide regular hexagonal com 50 cm de altura e 20 cm de aresta da base? a) 10.000 √3 cm3. b) 3.000 √3 cm3. c) 1.000 √3 cm3. d) 2.400 √3 cm3. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
15 Q351878 | Artes, Dança, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIOVivemos em um mundo repleto de diversidades e a dança está sempre presente em todos os meios não só como uma simples manifestação artística, mas como uma atividade inerente à natureza do homem. A dança sempre foi uma linguagem privilegiada pelos povos, podendo estar presente no lazer (samba, rock, dance music), na religião (candomblé, rituais das tribos indígenas, templos religiosos) ou nas danças regionais (quadrilha, cirandas, frevo, maracatu). Essas manifestações sociais que fazem parte de todas as comunidades, sem distinção de idade, tamanho ou habilidade corporal, permitem, principalmente, um aprendizado de: a) preceitos religiosos. b) coreografias clássicas. c) hierarquias sociais. d) culturas diferentes. e) repertórios musicais. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
16 Q352379 | Artes, Dança, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIOA dança, durante muito tempo, só era considerada arte quando representava movimentos e passos já criados por alguém para serem reproduzidos. Somente depois de 1960, atividades espontâneas, sem preparar ou pensar previamente nos resultados, foram tratadas como formas legítimas de expressões artísticas. O professor, em atividades coletivas de dança, pode dar ao seu aluno a oportunidade de experimentar livremente a plasticidade do seu corpo, explorando as potencialidades motoras e expressivas através da: a) repetição. b) improvisação. c) observação. d) imitação. e) reprodução. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
17 Q47919 | Informática, Sistema Operacional e Software, Agente Administrativo, Prefeitura de Cajamar SP, MOURA MELONa memória ROM há basicamente 3 programas. São eles: a) BIOS; Flash; POST. b) Flash; Windows; SETUP. c) BIOS; Windows, DOS. d) BIOS; POST; SETUP. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
18 Q322094 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO"Uma ação planejada é uma ação não improvisada." (Whitaker, 2002). Por não ser improvisada, possui uma intencionalidade, tem implicações sociais. Em uma perspectiva que vise a uma educação democrática e inclusiva, o planejamento deve ter entre seus requisitos básicos: a) parâmetros dos planos e programas oficiais de instrução e modelos padronizados de aprendizagem normal. b) descrição das situações de ensino e simplificação para adequá-lo ao universo cultural popular. c) clareza quanto ao objetivo de desenvolvimento cultural e conhecimento das condições prévias de aprendizagem. d) domínio dos meios de orientação do processo de assimilação e busca da qualidade total. e) preparação das camadas populares para o trabalho físico e visão propedêutica da educação básica. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
19 Q47946 | Matemática, Agente Administrativo, Prefeitura de Cajamar SP, MOURA MELOUma gratificação deverá ser repartida entre Bruno e Cláudio, funcionários de uma empresa, em partes diretamente proporcionais aos seus respectivos tempos de serviço e em partes inversamente proporcionais às suas idades. Sabe-se que Bruno tem 24 anos e trabalha a 3 anos na empresa e Cláudio tem 36 anos, trabalha a 12 anos. Se Bruno recebeu R$ 5.400,00, então a gratificação total foi de: a) R$ 15.400,00. b) R$ 19.800,00. c) R$ 12.600,00. d) R$ 21.500,00. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
20 Q324102 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIOEmília Ferreiro e Ana Teberosky, citadas por Curto, Morillo e Teixidó (2000), dedicaram-se à pesquisa do pensamento infantil sobre a leitura e a escrita. As autoras perceberam o que pensam as crianças acerca do mundo que as rodeia. Concluíram que uma das primeiras diferenciações que as crianças estabelecem entre a escrita e outras representações diz respeito à diferença entre: a) os elementos internos da palavra (das grafias entre si). b) os desenhos e outros signos (letras, números). c) as quantidades de grafias das diversas palavras d) as letras (grafias diversas) e os números e) a pauta sonora (sons da fala) e a pauta escrita (letras). Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro