Questões de Concursos Prefeitura de Cajamar SP

Resolva questões de Prefeitura de Cajamar SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

162Q471383 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

A redução do ATP estocado no músculo estimula imediatamente a decomposição de algumas fontes de energia química para provocar sua ressíntese. Fornecem energia para ressintetizar o ATP:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q472358 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Qual dos seguintes grupos de atividades utiliza a energia derivada, predominantemente, do sistema anaeróbio láctico?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

166Q321704 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Raul e Júlio têm 5 anos e estão brincando de polícia e ladrão no pátio de uma instituição de Educação Infantil.

— Polícia e ladrão: mãos para o alto! Você é polícia? (Raul)

— Não. Eu sou ladrão! (Júlio)

— Por quê? (professora)

— Eu acho mais divertido. Ladrão tem carro e é rico! (Júlio)

 A partir desse diálogo, que conclusão deve nortear o trabalho da professora?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

167Q320291 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

O espaço/ambiente da Educação Infantil é fundamental para a qualidade da ação educativa. Uma das estratégias é a organização de áreas de atividades diversificadas (cantinhos). Com um espaço semi-aberto de atividades, o educador tem a possibilidade de circular entre as crianças dando atenção individualizada. Esses cantinhos permitem a realização de atividades como a roda de conversa, a hora da história, o teatro espontâneo, a construção com blocos, entre outros, e possibilitam que a criança:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

168Q472277 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Os macronutrientes têm um importante papel como combustível biológico, uma vez que fornecem a energia necessária para manter as funções corporais em repouso e em atividade física. São considerados macronutrientes:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q331391 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Cajamar SP, MOURA MELO

Numa loja tinha 765 pratos. Chegaram mais 279, mas 18 se quebraram. Os pratos são embalados em caixas, contendo 9 pratos em cada caixa. De quantas caixas a loja vai precisar para embalar todos esses pratos?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

171Q482706 | Geografia, São Paulo SP, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Cajamar SP, MOURA MELO

Assinale a alternativa incorreta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

175Q473243 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

De acordo com a concepção pedagógica crítico-superadora, para o ciclo de iniciação à sistematização do conhecimento (4a a 6a séries), a ginástica deve apresentar como conteúdo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

176Q330960 | Matemática, Geometria, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Cajamar SP, MOURA MELO

Em uma sala de aula cujas medidas são 6 m de comprimento por 4,8 m de largura e 3 m de altura estão um professor e 39 alunos. Quantos metros cúbicos de ar correspondem a cada pessoa?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

177Q321145 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Ao ser elaborado o projeto político pedagógico da pré-escola, qual legislação deve ser fielmente cumprida e qual deve ser tomada como orientadora da estrutura curricular, respectivamente?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

178Q472870 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Analise os seguintes critérios:

I - as condições materiais;

II - relevância social;

III - programa idealizado pelo professor;

IV - as características dos alunos;

V - características da própria área.

Para a seleção de conteúdos em Educação Física, os Parâmetros Curriculares Nacionais definem os critérios:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

179Q351970 | Artes, Arte Educação, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Toda criança tem a necessidade de movimentar-se, de forma intensa, com ações no seu dia-a-dia. Pular, correr, subir, descer e girar são atividades dinâmicas que fazem parte de uma experimentação do corpo para obter o domínio e, principalmente, a construção da sua autonomia. A escola tem a função de fazer a criança compreender sua capacidade de movimento e como seu corpo funciona, para poder usá-lo de forma inteligente, responsável, autônoma e sensível. De acordo com os PCN, a ação física é necessária para que a criança harmonize de maneira integradora as potencialidades:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

180Q319894 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

A correção de atividades feitas pelos alunos é uma tarefa própria do ofício do professor. De acordo com a concepção de Curto, Morillo e Teixidó (2000), segundo a qual a correção de atividades escritas torna-se mais produtiva quando há:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.