Questões de Concursos Prefeitura de Cajamar SP

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181Q381248 | Biologia, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Considere a situação abaixo para reponder às questões de nos 21 e 22.

Numa classe de pré-adolescentes, houve uma intensa discussão sobre o problema da anorexia nervosa, doença que leva as pessoas a pararem de comer em função de padrões de beleza que determinam magreza absoluta. A professora desta classe, em diálogo com seus alunos, programou uma pesquisa sobre o tema.

Tendo por base os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Ciências Naturais, o tratamento que dará ao tema deverá ter como orientação um(a):

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183Q813417 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

A mãe de uma criança portadora de necessidades especiais está em busca de uma vaga para seu filho numa escola. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96), esta criança deverá ter a garantia de:

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184Q321664 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Estudos do historiador Philiphe Áries, relatam as diversas transformações ocorridas, através dos séculos, no olhar e na compreensão que se tem acerca da infância. Na sociedade medieval, por exemplo, o alto índice de mortalidade infantil era considerado "normal" e a criança que conseguia sobreviver era imediatamente inserida no mundo adulto, não existindo, portando uma consciência da particularidade infantil, aquela que distingue a criança do adulto. Com isso, pode-se concluir que a concepção de infância é determinada histórica, social e culturalmente. Hoje, a concepção de infância que embasa a ação pedagógica na Educação Infantil entende a criança como:

I - um ser em maturação biológica que se tornará alguém quando deixar de ser criança;

II - um sujeito histórico e social, que se constrói nas relações, produz cultura e é por ela produzido;

III - alguém que tem uma natureza singular, sentindo e pensando o mundo de um jeito muito próprio;

IV - sujeito que necessita de cuidados especiais, pois ainda não desenvolveu uma racionalidade própria.

Está(ão) correta(s), apenas, a(s) afirmativa(s):

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185Q472466 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Sobre a questão da organização do conhecimento de um jogo de queimada, segundo a metodologia do ensino da Educação Física proposta por Soares et al. (1992), assinale a afirmativa correta.

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186Q471881 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

A partir do conceito da alteridade que Daólio (1995) toma emprestado da Antropologia e de sua visão de uma humanidade plural, os professores de Educação Física devem ter como princípio:

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187Q328840 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Ongari e Molina (2003) destacam o fato de que muitas pesquisas acerca da figura profissional da educadora de creche têm sido realizadas objetivando caracterizar o perfil necessário desse profissional. A partir dos resultados da pesquisa, alguns aspectos desse perfil podem ser destacados:

I – ser um profissional com habilidade para organizar conteúdos para ensinar às crianças, preparando-as para o futuro;

II – ser firme, garantindo a disciplina das crianças, já que nessa faixa etária elas ainda não têm as regras sociais internalizadas;

III – saber escolher, a cada momento, as maneiras de se relacionar com as crianças, uma vez que elas mudam a todo instante;

IV – ter a capacidade de acolher todas as crianças, estabelecendo uma relação significativa e afetiva com elas.

Está(ão) correta(s), apenas, o(s) aspecto(s):

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188Q813761 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96) e a Lei que dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Lei 9.424/96) colocam em relevo os Conselhos de acompanhamento e controle social de recursos, que, nos Municípios, devem ser constituídos por:

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189Q319270 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

As ações das crianças diante dos brinquedos dependem dos significados atribuídos por elas aos objetos e aos personagens durante a brincadeira. Dessa forma, a criança experimenta vários papéis e atitudes através do que é conhecido como jogo de:

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190Q807100 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Dois adolescentes se envolveram numa briga no interior de uma escola e a única conseqüência material foi a quebra de parte do mobiliário. Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (Título III, capítulo IV, seção III, art. 116º), a autoridade poderá determinar que estes adolescentes:

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191Q471915 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Assinale a afirmativa ERRADA sobre o ensino da dança, segundo Soares et al. (1992).

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192Q328939 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

O marco de nossa experiência, baseado na prática, teoria e pesquisas, é a imagem das crianças como ricas, fortes e poderosas. A ênfase é colocada em vê-las como sujeitos únicos, com direitos, em vez de simplesmente com necessidades.

Carlina Rinaldi

Essa concepção de infância está presente em instituições de Educação Infantil que promovem atividades que viabilizam para a criança a(o):

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193Q818625 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional completou uma década. Durante este tempo, foram percebidos muitos avanços, no que diz respeito às incumbências dos municípios, dentre os quais se destaca a(o):

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194Q817043 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

O artigo 31 da Lei nº- 9.394/96 trata da avaliação na Educação Infantil e determina a

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195Q319132 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Num contexto histórico caracterizado pelo processo de globalização social, cultural e econômica, é fundamental que a educação escolar esteja conectada com a contemporaneidade, não para apoiar as suas incoerências, mas para formar cidadãos capazes de enfrentar desafios complexos. Para desenvolver esta tarefa, faz-se necessário adotar uma prática pedagógica transdisciplinar, o que diz respeito à(ao):

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196Q320313 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

A professora Laura organiza sua ação didática por meio de projetos de trabalho que, de acordo com a concepção de Hernández (1998), são caracterizados como um(a):

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197Q472441 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Ao utilizar um mini-trampolim para reforçar a dinâmica de impulso no salto em distância do atletismo como estratégia para uma transformação didático-pedagógica no ensino dos esportes nas aulas de Educação Física, o professor tem como objetivo:

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198Q319767 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Numa perspectiva histórica, as funções da Educação Infantil passaram por diferentes momentos e, ainda hoje, alguns deles subsistem numa espécie de inconsciente coletivo em certas instituições. Em algumas delas identificamse, por exemplo, propostas puramente assistencialistas que impregnam muitos dos profissionais que lá atuam, acabando por gerar um(a):

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199Q320080 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Dentre as atividades possíveis para uma turma de crianças de 2 anos, a educadora sugeriu uma visita ao MAM para verem a exposição de obras de Portinari. Essa atitude demonstra a(o):

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200Q808464 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

No Título IV, que trata da organização da educação nacional, a LDB incumbe de oferecer a Educação Infantil em pré-escolas a(s):

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