Questões de Concursos Prefeitura de Cajamar SP

Resolva questões de Prefeitura de Cajamar SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

201Q323686 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Crianças das classes populares não têm condições de, além das atividades na escola, realizar cursos de formação que incluam o estudo dirigido, expressões artísticas e práticas de esportes. Dentre as metas do Plano Nacional de Educação (Lei nº 10.172, de 9/01/2001) apresentadas abaixo, qual está diretamente relacionada a essa realidade?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

202Q472629 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Na tentativa de superar as diferenças de habilidades, gostos e expectativas entre meninos e meninas, condicionados culturalmente, o professor de Educação Física de uma turma na faixa etária de 7-8 anos deve:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

203Q809563 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Uma criança passou a chegar à escola, sucessivas vezes, com marcas de violência doméstica, o que comprometeu significativamente sua vida e sua aprendizagem. Diante desse quadro, seus professores consultaram o Estatuto da Criança e do Adolescente, constatando, no artigo 56º, que o procedimento indicado é que os(as):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

204Q319338 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Uma das importantes contribuições das pesquisas de Ferreiro e Teberoski, in Curto, Morillo e Teixidó (2000), foi afirmar que a construção da escrita acompanha o desenvolvimento do pensamento-lógico matemático. Assim, é preciso compreender a produção da escrita desde a sua gênese. Uma conseqüência da contribuição dessas autoras para a prática da Educação Infantil foi orientá-la no sentido de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

205Q322515 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

As interações realizadas pelas crianças com os objetos e pessoas ao seu redor são fundamentais para o desenvolvimento de suas capacidades cognitivas e reflexivas, bem como para a formação dos conceitos e regras que vão sendo internalizados ao longo do processo de socialização. De acordo com a teoria sociointeracionista de Vygotsky, citado por Oliveira (2002), é correto afirmar que as interações sociais são responsáveis por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

206Q472675 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

De acordo com Betti (1999), surge um novo papel para a escola: educar para a mídia e educar com a mídia. Nessa perspectiva, os educadores devem compreender primeiramente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

207Q320099 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

A professora Letícia percebeu que a maioria de seus alunos tinha, no ambiente doméstico, pouco ou nenhum contato com livros e jornais. Planejou a criação de uma biblioteca de sala de aula como meio de incentivo à leitura. Durante o planejamento, tomou contato com alguns enunciados sobre o assunto.

I – A seleção dos livros deve seguir o mesmo critério adotado para os livros didáticos, quanto ao tipo de leitura a ser proposta para determinado ciclo ou idade.

II – Livros que contêm apenas gravuras são adequados a crianças da educação infantil, ao passo que, no ensino fundamental, devem-se escolher obras com escrita compatível com o nível de desenvolvimento.

 III – O professor realiza uma mediação subjetiva na indicação de livros e no estímulo à leitura, por isso, é importante que se aproprie do acervo para ser um interlocutor competente.

IV – A partir do momento em que a criança lê de forma autônoma, o professor não necessita mais ler livros em voz alta para a classe, pois esta prática pode gerar acomodação na busca individual pelos livros.

Letícia comparou esses enunciados com o pensamento de Chartier, Clesse e Hébrand (1996), concluindo que, de acordo com as proposições dos autores, é(são) correta(s) apenas o(s) enunciado(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

208Q335776 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Cajamar SP, MOURA MELO

Luis tem em sua loja um rolo de fio de cobre com 8,10 dam de comprimento. Foram retirados 12,4 m para seu uso e o resto foi vendido a R$ 2,90 o metro. Quanto ele arrecadou nessa venda?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

209Q319820 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Considerando a criança um agente ativo de seu processo de desenvolvimento, o educador infantil faz a mediação entre ela e seu meio, utilizando os diversos recursos básicos disponíveis.

Oliveira, 2002.

Nessa mediação, os recursos básicos utilizados pelo educador são o espaço:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

210Q818398 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, promulgada em dezembro de 1996, em seu artigo 29, declara que a Educação Infantil passa a ser a primeira etapa da Educação Básica e tem como finalidade o desenvolvimento _________________ da criança, _________________ a ação da família e da comunidade.

A opção que completa corretamente as lacunas é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

211Q472201 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Numa aula de Educação Física para as séries iniciais do Ensino Fundamental, ministrada em uma quadra descoberta e sob moderado calor, o professor determinou a realização de exercícios durante pouco mais de 50 minutos consecutivos. Nesse período o professor não permitiu que os alunos abandonassem a aula para beber água. O procedimento do professor é adequado?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

212Q480918 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Na intenção de tornar seu trabalho contextualizado, o professor Roberto consultou os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Geografia, onde encontrou uma importante orientação. Assinale-a.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

213Q473171 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Em uma aula de Educação Física do 2º ciclo do Ensino Fundamental, em que o professor propôs uma série de jogos pré-desportivos, com objetivos de aplicação de movimentos fundamentais, um grupo de alunos mais habilidosos reage negativamente à participação de um outro aluno menos habilidoso em sua equipe. O professor intervém, contextualizando o problema, e solicita sugestões da turma com vistas à participação de todos. Esta situação representa a preocupação do professor com:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

214Q471574 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Daólio (1995) denuncia a existência da imposição de técnicas sobre o corpo, o que elimina a possibilidade de valorização de movimentos construídos na cultura dos alunos. Seu principal argumento para essa afirmação é o(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

215Q813622 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino fundamental adotam o tratamento transversal de conteúdos e temáticas sociais na escola. Isso supõe a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

216Q320180 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Na Educação Infantil, a criança realiza aprendizagens fundamentais sobre a escrita. Nesse segmento, o foco principal é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

217Q471804 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Um professor de uma turma na faixa etária dos 9-10 anos, ao propor um jogo pré-esportivo de "bola ao gol", onde os alunos, divididos em duas equipes, marcam ponto ao arremessarem a bola com a mão e acertarem a meta de handbol vazia, observa que um de seus alunos não é capaz de receber a bola em movimento. Isto aponta que o seu aluno NÃO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

218Q815907 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, promulgada em dezembro de 1996, estabelece, em seu Título V, que a Educação Infantil seja oferecida em creches e pré-escolas, e distingue essas duas modalidades de atendimento com base na(o):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

219Q473632 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

O professor de Educação Física, ao adotar a concepção crítico-emancipatória para alcançar a libertação de falsas ilusões, interesses e desejos dos alunos no esporte, deve ter, a princípio, a atitude de ser:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

220Q320834 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Segundo Candau (2001), para enfrentar a violência é necessário promover, em todos os âmbitos da vida, uma cultura dos direitos humanos. De acordo com o pensamento da autora, no ambiente escolar essa cultura é promovida por meio de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.