Questões de Concursos Prefeitura de Cajamar SP

Resolva questões de Prefeitura de Cajamar SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q47948 | Matemática, Agente Administrativo, Prefeitura de Cajamar SP, MOURA MELO

Raul vendeu seu carro por R$ 12.750,00 com prejuízo de 15% sobre o preço de compra. Para que tivesse um lucro de 28% sobre o preço de custo, ele deveria ter vendido por: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q327372 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

As afirmações que se seguem dizem respeito à articulação entre tendências pedagógicas e seleção de conteúdos.

I – A Pedagogia Tradicional privilegia a formação da mente do educando, por meio da assimilação de conteúdos clássicos da cultura.

II – Na Pedagogia Libertária os conteúdos são selecionados visando à formação de cada indivíduo, através da vivência de várias experiências compatíveis com os interesses individuais.

III – Na Pedagogia da Escola Nova, os conteúdos são aqueles de decisão dos educandos, sem que haja uma definição prévia, pois importa uma educação para a autogestão.

IV – Na Pedagogia Tecnicista, os conteúdos são selecionados tendo em vista a formação profissional eficiente, com qualidade e em curto espaço de tempo.

São corretas as afirmações:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q471931 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Nas quatro primeiras décadas do século XX, a Educação Física brasileira teve como referências pedagógicas principais a Medicina Higienista e a Instituição Militar. Nessa época, o(s) objetivo(s) predominante(s) da Educação Física escolar era(m):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q333216 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Cajamar SP, MOURA MELO

Regina foi à feira e comprou 2 dúzias e meia de bananas por R$ 5,20 a dúzia, 3 pêras a R$ 2,60 cada uma, meia dezena de maçãs a R$ 1,90 cada uma e um pacote de laranjas a R$ 15,80 o pacote. Se ela pagou com uma nota de R$ 50,00, quanto Regina recebeu de troco?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q320972 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

A concepção de construção do conhecimento pelas crianças em situações de interação social foi pesquisada, com diferentes abordagens, por vários autores como Wallon, Piaget e Vygotsky. Percebe-se que esses conhecimentos, que apresentam convergências e divergências, têm influenciado marcadamente a educação nas últimas décadas. Entretanto, algumas escolas se dizem construtivistas e apresentam práticas antagônicas a tais princípios, como por exemplo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q351479 | Artes, Dança, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Em 1970, a diretora, coreógrafa e dançarina brasileira Lia Robalto criou diversas coreografias em espaços alternativos, ou seja, lugares que não fossem um palco tradicional, com o objetivo de estimular na platéia reações ou atitudes diferentes como contestação, celebração ou brincadeira. Essa dança foi chamada de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q47950 | Matemática, Agente Administrativo, Prefeitura de Cajamar SP, MOURA MELO

Qual o montante acumulado por um capital inicial de R$ 12.000,00 aplicado por 2 meses a juros compostos de 3% ao mês?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q328059 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

A atividade lúdica é reconhecidamente a atividade de maior valor para o desenvolvimento infantil. Há décadas, os trabalhos e pesquisas nessa área vêm se intensificando e, de uma maneira geral, buscando mostrar a importância da brincadeira e dos jogos na formação da subjetividade da criança. Hoje, porém, alguns autores observam que as brincadeiras de rua e os jogos de tabuleiro vêm sendo substituídos pela televisão e pelo computador. Por este motivo, sobre as crianças do século XXI, é correto afirmar que são mais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q47910 | Português, Agente Administrativo, Prefeitura de Cajamar SP, MOURA MELO

A oração subordinada adverbial abaixo se classifica como:

Faltou à cerimônia de inauguração, visto que esteve doente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q337412 | Matemática, Geometria, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Cajamar SP, MOURA MELO

Em quanto ficará a pintura da fachada da casa de Lia, sabendo-se que a casa mede 5,5 m de comprimento, 3 m de altura, tem um vitrô de 2,4 m², uma porta de 2,10 m² e que o metro quadrado da pintura é cobrado à razão de R$ 80,00?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q472932 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Segundo Piaget, citado por Freire (1989), a experiência lúdica em que as crianças podem resolver conflitos e realizar desejos que não foram possíveis em situações não lúdicas é denominada jogo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q325576 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Considere o diálogo abaixo para responder às questões de nos 12, 13 e 14.

Professor: "O que você está fazendo?"

 Criança: "Tô escrevendo."

Professor: "Você vai ser escritora quando crescer?"

Criança: "Primeiro vou ser escritora, depois DESENHORA."

A interação entre a criança e seu professor revela um vínculo de confiança presente no relacionamento interpessoal. No desenvolvimento do juízo moral da criança, a etapa da heteronomia, pesquisada por J. Piaget, é própria das crianças na fase inicial do ensino fundamental e caracteriza-se por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q327548 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Ao analisar as causas do fracasso escolar, Perrenoud (2001) identifica o currículo como um mecanismo que fabrica o insucesso quando o(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q324744 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Após a proposição de uma atividade, um aluno perguntou ao professor: "Vai ser para nota?". Diante da negativa do professor, o aluno comentou: "Ah, então eu não vou fazer..." Falas como a desse aluno revelam uma concepção de avaliação com a qual os discentes se habituaram. Trata-se da "Pedagogia do exame" (Luckesi, 1995), que tem como conseqüências:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q319178 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

A qualidade do trabalho na Educação Infantil está diretamente ligada à organização do espaço. Para que esse espaço seja, juntamente com a criança e o educador, protagonista da ação educativa, deve ser considerado como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q325387 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Considere o diálogo abaixo para responder às questões de nos 12, 13 e 14.

Professor: "O que você está fazendo?"

 Criança: "Tô escrevendo."

Professor: "Você vai ser escritora quando crescer?"

Criança: "Primeiro vou ser escritora, depois DESENHORA."

O diálogo entre a criança e seu professor revela um componente do desenvolvimento da linguagem que, para Vygotsky, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.