Questões de Concursos Prefeitura de Cajamar SP

Resolva questões de Prefeitura de Cajamar SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

81Q326163 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Em uma sala de crianças entre 4 e 5 anos, cada uma tem uma ficha com seu próprio nome escrito e, diariamente, a professora propõe alguma brincadeira com os nomes das crianças, tendo em vista o reconhecimento dos mesmos. Além disso, as letras de canções conhecidas, poemas e histórias estão afixados nos murais. Ao ler histórias para os alunos, a professora mostra a capa do livro que será lido. Assinale a opção que apresenta uma forma correta de proceder para estimular a reflexão das crianças acerca da leitura.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q324848 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Dentre as descrições abaixo, assinale aquela que corresponde a uma transposição didática que leve a aprendizagens efetivas e ao desenvolvimento de competências de alto nível.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q323937 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Enquanto isso, em uma sala de professores:

— Vocês já sabem que temos aluno novo no pré?

— É mesmo? Que bom!!

— Que bom? Isso é porque você ainda não sabe o sobrenome.....

— É irmão de quem?

— Do George, gostou?

 — Socorro, outro dessa família!!

— É bom você estar preparada!!! Deve ser outro problemão!!!

Muitas vezes somos atravessados por pensamentos semelhantes aos relatados no texto, gerados por concepções de criança e de desenvolvimento humano construídas historicamente e que permanecem em nossas mentes.

Essa visão de criança é classificada como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q323049 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

O jogo assume várias formas ao longo do desenvolvimento da criança, a partir da relação dela com o adulto. Segundo Piaget, citado por Bondioli e Mantovani (1998), podem ser observados os jogos de exercício, no estágio sensório-motor; os jogos simbólicos, no pré-operatório e os jogos de regras, no estágio das operações concretas. Porém, algumas características do jogo são essenciais e aparecem em todas as suas formas, mas, fundamentalmente, o jogo é uma atividade:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q321635 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

A Psicologia do Desenvolvimento tem-se consagrado como o campo de saber de maior destaque no que concerne aos aspectos evolutivos, sociais, cognitivos, psicomotores e afetivos da infância, por reunir em seu arcabouço teórico conhecimentos e metodologias com status científico, gerando um estatuto de verdade sobre o que é produzido por essa área de conhecimento. Diante disso, uma crítica comumente feita à Psicologia do Desenvolvimento é que ela entende a criança como um:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q47912 | Português, Agente Administrativo, Prefeitura de Cajamar SP, MOURA MELO

Em relação à regência dos termos, indique a alternativa errada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

88Q321387 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Considere o diálogo abaixo para responder às questões de nos 12, 13 e 14.

Professor: "O que você está fazendo?"

 Criança: "Tô escrevendo."

Professor: "Você vai ser escritora quando crescer?"

Criança: "Primeiro vou ser escritora, depois DESENHORA."

A fala da criança neste diálogo pode ser analisada segundo a noção de sincretismo, desenvolvida por Wallon. O autor adverte que o sincretismo deve ser preservado, uma vez que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q328881 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

...Tivemos a mesma idéia ao mesmo tempo (!) de fazer um céu na nossa sala! Com um sol! Madalena trouxe um pano bem fininho e nós começamos a combinar como ia ser o céu... Todo mundo trabalhou muito até acabarmos todo o céu, mas valeu a pena, porque ele ficou bonito. Bonito não, ficou lindo, lindíssimo!!!...

O relato acima, feito por Marcelo, de 5 anos, à sua mãe, evidencia uma prática na organização do espaço que considera que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q325155 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Uma criança escreveu em seu caderno: "ameninacomedoce", o que enseja as seguintes afirmações:

I – a aprendizagem da leitura e da escrita pressupõe fazer correspondências entre os sons da linguagem e os signos ou conjuntos de signos gráficos;

 II – a criança que se inicia no processo de aquisição da linguagem escrita ainda não possui uma consciência metalingüística, razão pela qual faz aglutinações;

III – algumas crianças têm dificuldades de discriminar a segmentação entre as palavras, o que é claramente percebível na linguagem falada, ao fazer a transposição para a escrita.

É (São) correta(s) apenas a(s) afirmação(ões):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q326001 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Um método é um caminho para atingir um objetivo. A ação docente supõe a utilização de métodos de ensino, tendo em vista a aprendizagem. Dentre os diferentes métodos está o de elaboração conjunta que, segundo Libâneo (1994), trata-se de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q47907 | Português, Agente Administrativo, Prefeitura de Cajamar SP, MOURA MELO

Em relação à pontuação, há erro em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

93Q47941 | Informática, Agente Administrativo, Prefeitura de Cajamar SP, MOURA MELO

Qual efeito de fonte, no MS-Word, deixa as letras bem pequenas acima da linha de texto? 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

94Q325314 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Uma professora escreveu no alto de uma ficha: "Verificação bimestral". Uma colega da mesma escola, ao ver a ficha, perguntou se não seria melhor se registrasse "Avaliação da aprendizagem".

Na contraposição entre verificação e avaliação, há na segunda concepção a busca por uma construção efetiva da aprendizagem porque a avaliação:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q327267 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9.394/96, no Art 12º, estabelece que as escolas têm a incumbência de "elaborar e executar sua proposta pedagógica". Para que essa proposta vise à construção de uma "felicidadania", segundo a concepção de Rios (2002), faz-se necessário:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q319644 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Considere a situação abaixo, para responder às questões de nos 6 e 7.

Considere a situação abaixo, para responder às questões de nos 6 e 7. Cláudia é uma aluna da etapa inicial do ensino fundamental. Ela foi alvo da discussão de um grupo de professores, em função de suas dificuldades de aprendizagem. Observe o diálogo travado sobre a aluna:

ProfªÂngela — A dificuldade de Cláudia está localizada na sua falta de atenção às aulas e por não realizar as tarefas previstas.

 Prof. Luiz — Creio que o problema da aluna esteja localizado na motivação. Possivelmente não estamos usando as técnicas adequadas.

Profª Regina — Será que Cláudia está conseguindo revelar o que pensa? Acho que ela tem um jeito próprio de lidar com o conhecimento, que precisamos investigar.

O caso de Cláudia aponta para uma ação pedagógica diferenciada, que implica, segundo Perrenoud (2001):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q47909 | Português, Agente Administrativo, Prefeitura de Cajamar SP, MOURA MELO

Indique a alternativa em que há um substantivo do gênero masculino e um do gênero feminino:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

99Q324223 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Uma professora da creche recebeu a visita de uma mãe que estava muito perturbada, pois ficara sabendo que um menino da turma de sua filha usava variados objetos da sala de aula para brincar de dar tiros. Achava esse comportamento muito estranho, indicativo de uma tendência para a violência.

Que resposta deve ser dada a essa mãe pela educadora?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q323615 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (Resolução CEB/CNE nº 2, de 7/4/98) indicam que, na definição de suas propostas pedagógicas, as escolas devem:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.