Questões de Concursos Prefeitura de Campinas SP

Resolva questões de Prefeitura de Campinas SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

101Q332255 | Matemática, Sistemas Lineares, Administrador, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Dois números x e y diferem entre si em 36 unidades, x está para y, assim como 1.650 está para 1.254. O valor do menor número é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

102Q323565 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Sobre alfabetização, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

103Q485660 | Inglês, Língua Inglesa e Educação, Professor de Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Read the sentence below and choose the correct alternative to fill in the blank.

______, play by the Irish poet and writer Oscar Wilde (1854-1900), was first staged in London in 1895.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

104Q472224 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Analise as assertivas abaixo sobre aptidão física e conceitos relacionados.

I. Atividade física pode ser compreendida como exercícios planejados e estruturados, objetivando o desenvolvimento da aptidão física. II. A aptidão física relacionada com a performance motora é relativa apenas ao esporte de alto rendimento. III. A aptidão cardiorrespiratória é um dos componentes da aptidão física relacionada com a saúde. IV. Os índices de gordura corporal e distribuição de gordura subcutânea fazem parte de um dos componentes da aptidão física. É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

105Q328696 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

É importante ressaltar que a Educação Infantil tem uma função pedagógica, um trabalho que toma a realidade e os conhecimentos infantis como ponto de partida e os amplia através de atividades que têm significado concreto para a vida das crianças e, simultaneamente, asseguram a aquisição de novos conhecimentos. Diante disso, é importante que o educador, na Educação Infantil, preocupe-se com a organização e aplicação das atividades contribuindo assim para o desenvolvimento da criança.

Em relação a esse assunto, de acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, cabe ao Professor
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

106Q434693 | Direito Constitucional, Auditor de Controle Interno, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

De acordo com o artigo 37 da Constituição Federal, a Administração Pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, obedecerá aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Em relação ao conceito de princípio da publicidade, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

107Q319836 | Pedagogia, Vice, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

A instituição escolar, como é vista, foi constituída na história da humanidade como o espaço de socialização do conhecimento formal historicamente construído. O processo de educação formal possibilita novas formas de pensamento e de comportamento. Por meio das artes e das ciências o ser humano transforma sua vida e de seus descendentes. A escola é um espaço de ampliação da experiência humana, devendo, para tanto, não se limitar às experiências cotidianas da criança e trazendo, necessariamente, conhecimentos novos, metodologias e as áreas de conhecimento contemporâneas. O currículo se torna, assim, um instrumento de formação humana. Um currículo, para a formação humana,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

108Q48044 | Português, Agente Administrativo, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Quem dorme até tarde não é vagabundo, diz ciência
Segundo neurologistas, o que essas pessoas têm é distúrbio do sono atrasado
 
Pessoas com o gene da “vespertilidade” têm predisposição para acordar tarde.
Alvo de críticas de familiares e amigos, quem gosta de ficar na cama até a hora do almoço pode ter um motivo científico para a “vagabundagem”: o distúrbio do sono atrasado. O assunto foi um dos temas abordados no 6º Congresso Brasileiro do Cérebro, Comportamento e Emoções, que aconteceu recentemente em Gramado.
O organismo humano tem um ciclo diário, de modo que os níveis hormonais e a temperatura do corpo se alteram ao longo do dia e da noite. Depois do almoço, por exemplo, o corpo trabalha para fazer a digestão e, consequentemente, a temperatura sobe, o que pode causar sonolência.
Quando dormimos, a temperatura do corpo diminui e começamos a produzir hormônios de crescimento. Se dormirmos durante a noite, no escuro, produzimos também um hormônio específico chamado melatonina, responsável por comandar o ciclo do sono e fazer com que sua qualidade seja melhor, que seja mais profundo.
 Pessoas vespertinas, que têm o hábito de ir para a cama durante a madrugada e dormir até o meio-dia, por exemplo, só irão começar a produzir seus hormônios por volta das 5 da manhã. Isso fará com que tenham dificuldade de ir para a cama mais cedo no outro dia e, consequentemente, de acordar mais cedo. É um hábito que só tende a piorar, porque a pessoa vai procurar fazer suas atividades durante o final da tarde e à noite, quando tem mais energia.
O pesquisador Luciano Ribeiro Jr., da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), especialista em sono, explica que esse distúrbio pode ser genético: “Pessoas com o gene da ‘vespertilidade’ têm predisposição para serem vespertinas. É claro que fator social e educação também podem favorecer”. Mas não se sabe ainda até que ponto o comportamento social pode influenciar o problema.
A questão, na verdade, é que o vespertino não se encaixa na rotina que consideramos normal e acaba prejudicado em muitos aspectos. O problema surge na infância. A criança prefere estudar durante a tarde e não consegue praticar muitas atividades de manhã. Na adolescência, a doença é acentuada, uma vez que os jovens tendem a sair à noite e dormir até tarde com mais frequência.
A característica vira um problema quando persiste na fase adulta. “O vespertino é aquele que já saiu da adolescência. Pessoas acima de 20 anos de idade que não conseguem se acostumar ao ritmo de vida que a maioria está acostumada”, diz Luciano. Segundo ele, cerca de 5% da população sofre de transtorno da fase atrasada do sono em diferentes graus e apenas uma pequena parcela acaba se adaptando à rotina contemporânea.
O pesquisador conta também que, além do preconceito sofrido pelos pais, professores e, mais tarde, pelos colegas de trabalho, o vespertino sofre de problemas psiquiátricos com maior frequência: depressão, bipolaridade, hiperatividade, déficit de atenção são os mais comuns. Além disso, a privação do sono profundo, quando sonhamos, faz com que a pessoa tenha maior suscetibilidade a vários problemas de saúde: no sistema nervoso, endócrino, renal, cardiovascular, imunológico, digestório, além do comportamento sexual.
O tratamento não envolve apenas remédios indutores do sono, como se fosse uma insônia comum. É necessária uma terapia comportamental complexa, numa tentativa de mudar o hábito, procurando antecipar o horário do sono. Envolve estímulo de luz, atividades físicas durante a manhã e, principalmente, um trabalho de reeducação.
E as pessoas que têm o hábito de acordar às 4 ou 5 horas da manhã? “O lado oposto do vespertino é o que a gente chama de avanço de fase. Só que esse não tem o problema maior no sentido social. Ele está mais adaptado aos ritmos sociais e profissionais. Os meus pacientes deste tipo têm orgulho, já ouvi mais de uma vez eles dizendo ‘Deus ajuda quem cedo madruga’.”, diz o neurologista.
 
Bruna Bernacchio. Revista Galileu. Adaptado.

De acordo com o texto, é correto afirmar que 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

109Q48058 | Raciocínio Lógico, Agente Administrativo, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Certa empresa daria um aumento de 4% a seus funcionários, mas devido à intervenção do sindicato, os funcionários conseguiram mais 140% de aumento sobre o percentual original de 4%. Portanto, o percentual de reajuste conseguido foi de 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

110Q48064 | Informática, Agente Administrativo, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Joaquim está começando a criar uma apresentação utilizando o Microsoft PowerPoint 2007. Ele começou com um slide vazio, em branco, e inseriu um retângulo com um texto no slide. Agora, Joaquim gostaria de centralizar automaticamente, tanto na horizontal quanto na vertical, esse retângulo no slide com um único comando. Assinale a alternativa que apresenta como isso pode ser feito.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

111Q699191 | Auditoria, Documentação de Auditoria Papeis de Trabalho, Auditor de Controle Interno, Prefeitura de Campinas SP, VUNESP, 2019

Texto associado.
         Fulano de Tal é auditor de controle interno de um Município brasileiro e é designado para a realização de auditoria sobre um programa de transferência de renda mantido por esta instituição. Fulano de Tal não concorda com a política em questão, pois entende que “ensinar a pescar é mais importante do que dar o peixe”. Em razão das diferenças ideológicas que logo ficam claras, Fulano de Tal tem dificuldades no relacionamento com os responsáveis pela área auditada, que passam a limitar o acesso de Fulano às informações e documentos necessários à realização do seu trabalho de auditoria. Após doze meses de auditoria, Fulano de Tal conclui o seu relatório nos termos a seguir apresentados, enviando-o ao seu superior, com cópia para todos os funcionários da área auditada, para o Ministério Público e para a imprensa local.
      “Relatório de Auditoria X
      Escopo: Auditoria sobre programa de transferência de renda Y
      Responsável pela área auditada: Z
      Os trabalhos iniciaram-se no dia 10/01/2018 e encerraram-se em 10/01/2019. Neste período, todas as informações requeridas pelo auditor foram disponibilizadas pelos responsáveis pela área auditada.
      Foram identificadas logo no início da auditoria seríssimas irregularidades irremediáveis na administração do programa de transferência de renda Y. Em primeiro lugar, foi observado que os responsáveis pela administração do programa são ineptos para a função, desconhecendo as regras mais básicas de civilidade e educação. Em segundo lugar, o programa está desenhado, em nossa opinião, sobre bases equivocadas, pois não privilegia a meritocracia, perpetuando a miséria.
      Recomendamos, portanto, o encerramento do programa Y e a imediata exoneração dos funcionários que hoje o administram.
      Fulano de Tal – Auditor de Controle Interno” 
Com base na situação descrita e nas normas relativas ao relatório de auditoria interna, é correto afirmar que o auditor
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q318368 | Administração Geral, Abordagem Comportamental da Administração, Administrador, Prefeitura de Campinas SP, IMES

Os autores da Teoria de Desenvolvimento Organizacional adotam uma posição antagônica ao conceito tradicional de organização, salientando as diferenças fundamentais existentes entre os sistemas mecânicos e os sistemas orgânicos. Assinale a alternativa que não pode ser considerada característica do sistema orgânico.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q48055 | Português, Agente Administrativo, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Assinale a alternativa correta em relação à ortografia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

114Q324434 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

As adaptações curriculares de pequeno porte (não significativas) são as ações realizadas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

115Q213668 | Medicina, Medicina preventiva, Médico Cardiologia, Prefeitura de Campinas SP, IBFC

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, o trecho: A atuação das equipes de saúde da família se baseia na ___________ , que trabalha com território definido e que fica responsável pelo cadastramento e acompanhamento da população adstrita a essa área. O agente comunitário de saúde pode acompanhar um número mínimo de 400 e máximo de 750 habitantes residentes em um (uma) _________

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

116Q319791 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Considerando-se as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças de 0 (zero) a 6 (seis) anos, a qualidade das experiências oferecidas que podem contribuir para o exercício da cidadania devem estar embasadas em determinados princípios educativos. Em relação a esse assunto, analise as assertivas abaixo.

I. As crianças devem ser consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas etc.

II. As crianças têm o direito de brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil.

III. É importante o acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, a fim de ampliar o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, aos afetos, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética.

IV. É fundamental a socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

117Q722112 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Distribuição de Renda Direitos Humanos, Especialista em Relações Sociais, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

O Êxodo Rural no Brasil propiciou, principalmente nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, um processo de urbanização acelerado, especialmente na segunda metade do século XX. O Êxodo Rural ocorrido neste período tem como um dos motivos a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

118Q480741 | Farmácia, Tecnologia Farmacêutica, Agente de Apoio à Saúde, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

No armazenamento de medicamentos, o Agente de Apoio à Saúde sabe que o refrigerador é um equipamento que permite o armazenamento de medicamentos termolábeis. Diante desta situação, o Agente deverá, então, armazená-los entre temperaturas de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

119Q48046 | Português, Agente Administrativo, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Quem dorme até tarde não é vagabundo, diz ciência
Segundo neurologistas, o que essas pessoas têm é distúrbio do sono atrasado
 
Pessoas com o gene da “vespertilidade” têm predisposição para acordar tarde.
Alvo de críticas de familiares e amigos, quem gosta de ficar na cama até a hora do almoço pode ter um motivo científico para a “vagabundagem”: o distúrbio do sono atrasado. O assunto foi um dos temas abordados no 6º Congresso Brasileiro do Cérebro, Comportamento e Emoções, que aconteceu recentemente em Gramado.
O organismo humano tem um ciclo diário, de modo que os níveis hormonais e a temperatura do corpo se alteram ao longo do dia e da noite. Depois do almoço, por exemplo, o corpo trabalha para fazer a digestão e, consequentemente, a temperatura sobe, o que pode causar sonolência.
Quando dormimos, a temperatura do corpo diminui e começamos a produzir hormônios de crescimento. Se dormirmos durante a noite, no escuro, produzimos também um hormônio específico chamado melatonina, responsável por comandar o ciclo do sono e fazer com que sua qualidade seja melhor, que seja mais profundo.
 Pessoas vespertinas, que têm o hábito de ir para a cama durante a madrugada e dormir até o meio-dia, por exemplo, só irão começar a produzir seus hormônios por volta das 5 da manhã. Isso fará com que tenham dificuldade de ir para a cama mais cedo no outro dia e, consequentemente, de acordar mais cedo. É um hábito que só tende a piorar, porque a pessoa vai procurar fazer suas atividades durante o final da tarde e à noite, quando tem mais energia.
O pesquisador Luciano Ribeiro Jr., da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), especialista em sono, explica que esse distúrbio pode ser genético: “Pessoas com o gene da ‘vespertilidade’ têm predisposição para serem vespertinas. É claro que fator social e educação também podem favorecer”. Mas não se sabe ainda até que ponto o comportamento social pode influenciar o problema.
A questão, na verdade, é que o vespertino não se encaixa na rotina que consideramos normal e acaba prejudicado em muitos aspectos. O problema surge na infância. A criança prefere estudar durante a tarde e não consegue praticar muitas atividades de manhã. Na adolescência, a doença é acentuada, uma vez que os jovens tendem a sair à noite e dormir até tarde com mais frequência.
A característica vira um problema quando persiste na fase adulta. “O vespertino é aquele que já saiu da adolescência. Pessoas acima de 20 anos de idade que não conseguem se acostumar ao ritmo de vida que a maioria está acostumada”, diz Luciano. Segundo ele, cerca de 5% da população sofre de transtorno da fase atrasada do sono em diferentes graus e apenas uma pequena parcela acaba se adaptando à rotina contemporânea.
O pesquisador conta também que, além do preconceito sofrido pelos pais, professores e, mais tarde, pelos colegas de trabalho, o vespertino sofre de problemas psiquiátricos com maior frequência: depressão, bipolaridade, hiperatividade, déficit de atenção são os mais comuns. Além disso, a privação do sono profundo, quando sonhamos, faz com que a pessoa tenha maior suscetibilidade a vários problemas de saúde: no sistema nervoso, endócrino, renal, cardiovascular, imunológico, digestório, além do comportamento sexual.
O tratamento não envolve apenas remédios indutores do sono, como se fosse uma insônia comum. É necessária uma terapia comportamental complexa, numa tentativa de mudar o hábito, procurando antecipar o horário do sono. Envolve estímulo de luz, atividades físicas durante a manhã e, principalmente, um trabalho de reeducação.
E as pessoas que têm o hábito de acordar às 4 ou 5 horas da manhã? “O lado oposto do vespertino é o que a gente chama de avanço de fase. Só que esse não tem o problema maior no sentido social. Ele está mais adaptado aos ritmos sociais e profissionais. Os meus pacientes deste tipo têm orgulho, já ouvi mais de uma vez eles dizendo ‘Deus ajuda quem cedo madruga’.”, diz o neurologista.
 
Bruna Bernacchio. Revista Galileu. Adaptado.
 
De acordo com o trecho: “O lado oposto do vespertino é o que a gente chama de avanço de fase.”, assinale a alternativa cujo termo destacado equivale sintaticamente a O lado oposto do vespertino. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

120Q359253 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

O coração é um músculo que bombeia, em média, 5 litros de sangue por minuto por todo o organismo, então em 30 dias o coração terá bombeado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.