Questões de Concursos Prefeitura de Campinas SP

Resolva questões de Prefeitura de Campinas SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

121Q473715 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Analise as assertivas abaixo sobre Educação Física, saúde e qualidade de vida.

I. A Educação Física e a saúde possuem uma relação histórica, e conforme as discussões propostas acerca do tema se intensificam, percebe-se que o grau de relacionamento entre elas está fixo e estabelecido. II. A “Promoção da Saúde” considera a relação da Educação Física com a saúde, apesar de interpretar a última apenas como a ausência de doenças. III. A Aptidão Física Relacionada à Saúde (Health Related Fitness) estabelece uma relação entre a Educação Física e a saúde pela via da aptidão, priorizando parâmetros fisiológicos. É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

122Q325453 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Na perspectiva da Educação Inclusiva, nas escolas públicas, a Educação Especial é considerada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

123Q327255 | Pedagogia, Vice, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Quando estudava na pré-escola, Lucas, de 6 anos, levava toda sexta-feira um brinquedo para a escola. Agora que está no 1º ano do Ensino Fundamental, a atual professora não permite que seus alunos levem brinquedos pessoais à escola, abolindo o chamado “dia do brinquedo”. O pai de Lucas percebeu que ele volta mais cansado da escola. Diante do ocorrido, a direção da escola resolveu incluir na pauta da reunião de professores alguns esclarecimentos sobre o Ensino Fundamental obrigatório de nove anos. Sendo assim, é correto afirmar que, exceto

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

124Q452705 | Direito do Trabalho, Terceirização, Procurador, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Em relação à terceirização no serviço público e os contratos de trabalho, conforme entendimento do Tribunal Superior do Trabalho, analise as assertivas abaixo.

I. A contratação de trabalhadores por empresa interposta é ilegal, formando-se o vínculo diretamente com o tomador de serviços, salvo no caso de trabalho temporário. II. A contratação irregular de trabalhador, mediante empresa interposta, gera vínculo de emprego com os órgãos da Administração Pública direta, indireta ou fundacional. III. Os entes integrantes da Administração Pública direta e indireta respondem solidariamente, caso evidenciada a sua conduta culposa no cumprimento das obrigações da Lei nº 8.666/93, especialmente na fiscalização do cumprimento das obrigações contratuais e legais da prestadora de serviço como empregadora. A aludida responsabilidade decorre de mero inadimplemento das obrigações trabalhistas assumidas pela empresa contratada. É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q48066 | Informática, Agente Administrativo, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Olívia acabou de comprar um computador com o sistema operacional Microsoft Windows 7 instalado. Ela deseja saber quais são os programas que já estão instalados no seu computador. Assinale a alternativa que apresenta como Olívia pode obter esta informação. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

126Q48045 | Português, Agente Administrativo, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Quem dorme até tarde não é vagabundo, diz ciência
Segundo neurologistas, o que essas pessoas têm é distúrbio do sono atrasado
 
Pessoas com o gene da “vespertilidade” têm predisposição para acordar tarde.
Alvo de críticas de familiares e amigos, quem gosta de ficar na cama até a hora do almoço pode ter um motivo científico para a “vagabundagem”: o distúrbio do sono atrasado. O assunto foi um dos temas abordados no 6º Congresso Brasileiro do Cérebro, Comportamento e Emoções, que aconteceu recentemente em Gramado.
O organismo humano tem um ciclo diário, de modo que os níveis hormonais e a temperatura do corpo se alteram ao longo do dia e da noite. Depois do almoço, por exemplo, o corpo trabalha para fazer a digestão e, consequentemente, a temperatura sobe, o que pode causar sonolência.
Quando dormimos, a temperatura do corpo diminui e começamos a produzir hormônios de crescimento. Se dormirmos durante a noite, no escuro, produzimos também um hormônio específico chamado melatonina, responsável por comandar o ciclo do sono e fazer com que sua qualidade seja melhor, que seja mais profundo.
 Pessoas vespertinas, que têm o hábito de ir para a cama durante a madrugada e dormir até o meio-dia, por exemplo, só irão começar a produzir seus hormônios por volta das 5 da manhã. Isso fará com que tenham dificuldade de ir para a cama mais cedo no outro dia e, consequentemente, de acordar mais cedo. É um hábito que só tende a piorar, porque a pessoa vai procurar fazer suas atividades durante o final da tarde e à noite, quando tem mais energia.
O pesquisador Luciano Ribeiro Jr., da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), especialista em sono, explica que esse distúrbio pode ser genético: “Pessoas com o gene da ‘vespertilidade’ têm predisposição para serem vespertinas. É claro que fator social e educação também podem favorecer”. Mas não se sabe ainda até que ponto o comportamento social pode influenciar o problema.
A questão, na verdade, é que o vespertino não se encaixa na rotina que consideramos normal e acaba prejudicado em muitos aspectos. O problema surge na infância. A criança prefere estudar durante a tarde e não consegue praticar muitas atividades de manhã. Na adolescência, a doença é acentuada, uma vez que os jovens tendem a sair à noite e dormir até tarde com mais frequência.
A característica vira um problema quando persiste na fase adulta. “O vespertino é aquele que já saiu da adolescência. Pessoas acima de 20 anos de idade que não conseguem se acostumar ao ritmo de vida que a maioria está acostumada”, diz Luciano. Segundo ele, cerca de 5% da população sofre de transtorno da fase atrasada do sono em diferentes graus e apenas uma pequena parcela acaba se adaptando à rotina contemporânea.
O pesquisador conta também que, além do preconceito sofrido pelos pais, professores e, mais tarde, pelos colegas de trabalho, o vespertino sofre de problemas psiquiátricos com maior frequência: depressão, bipolaridade, hiperatividade, déficit de atenção são os mais comuns. Além disso, a privação do sono profundo, quando sonhamos, faz com que a pessoa tenha maior suscetibilidade a vários problemas de saúde: no sistema nervoso, endócrino, renal, cardiovascular, imunológico, digestório, além do comportamento sexual.
O tratamento não envolve apenas remédios indutores do sono, como se fosse uma insônia comum. É necessária uma terapia comportamental complexa, numa tentativa de mudar o hábito, procurando antecipar o horário do sono. Envolve estímulo de luz, atividades físicas durante a manhã e, principalmente, um trabalho de reeducação.
E as pessoas que têm o hábito de acordar às 4 ou 5 horas da manhã? “O lado oposto do vespertino é o que a gente chama de avanço de fase. Só que esse não tem o problema maior no sentido social. Ele está mais adaptado aos ritmos sociais e profissionais. Os meus pacientes deste tipo têm orgulho, já ouvi mais de uma vez eles dizendo ‘Deus ajuda quem cedo madruga’.”, diz o neurologista.
 
Bruna Bernacchio. Revista Galileu. Adaptado.
 
Leia o trecho abaixo para responder à questão

“Se dormirmos durante a noite, no escuro, produzimos também um hormônio específico chamado melatonina, responsável por comandar o ciclo do sono e fazer com que sua qualidade seja melhor, que seja mais profundo.”  

O trecho acima pode ser substituído sem prejuízo semântico pelo(s) seguinte(s) trecho(s):

I. quando dormirmos à noite, no escuro, produzimos também, um hormônio específico chamado melatonina, responsável por comandar o ciclo do sono e fazer com que sua qualidade seja melhor, que seja mais profundo.
II. se dormirmos enquanto é noite, no escuro, produzimos também um hormônio próprio chamado melatonina, responsável pelo comando do ciclo do sono e fazendo com que este seja mais profundo e de maior qualidade.
III. ao dormirmos durante a noite, no escuro, produzimos, também, um hormônio específico chamado melatonina, que é responsável por comandar o ciclo do sono e fazer com que este tenha melhor qualidade e seja mais profundo.

É correto o que se apresenta em 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

127Q324939 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

No ano de 1854, foi criado pelo Imperador D. Pedro II, o Imperial Instituto dos Meninos Cegos (IMC). Esse Instituto foi um marco importante na história da Educação Especial no Brasil. O seu nome mudou e, atualmente, ele é conhecido como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

128Q331801 | Matemática, Políedros, Instrutor de Surdos, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Em um colégio, está sendo feita a restauração das salas de aula. Um profissional precisa calcular a área e estipular o tempo que levará para terminar a pintura antes de começarem as aulas. Sabendo-se que a parede tem 210cm x 150cm e o profissional pinta 3m2 por dia, a área da parede e o tempo que o profissional levará para restaurá-la será, respectivamente, de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

129Q48053 | Português, Agente Administrativo, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e em relação à concordância nominal, assinale a alternativa correta. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

130Q699014 | Português, Morfologia, Auditor de Controle Interno, Prefeitura de Campinas SP, VUNESP, 2019

Texto associado.
                                   Dilemas do teletrabalho
      Uma questão clássica das ciências humanas, debatida ainda hoje, consiste em saber se o progresso tecnológico ajuda a satisfazer as necessidades sociais ou apenas aprofunda a alienação humana. Em poucas palavras, a tecnologia serve para nos emancipar ou nos explorar? Muitos analistas veem a flexibilidade do trabalho como aspecto positivo do atual desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação. Há, porém, aqueles que enfatizam como aspecto negativo o desemprego estrutural produzido pelos avanços da atual revolução da internet das coisas e da manufatura complexa do setor de serviços e na indústria.
      Diante desse dissenso, como interpretar o inegável crescimento do número de profissionais em home office, isto é, de pessoas trabalhando fora da sede das empresas que as contratam? Se no Brasil a tendência é recente, concentrando-se, sobretudo, em empresas prestadoras de serviços tecnológicos ligadas ao mundo virtual, nos Estados Unidos estimativas indicam que, independentemente do setor econômico, 40% de todo o trabalho de escritório já é realizado em home office.
      Em primeiro lugar, é importante sublinhar que a tecnologia não é em si mesma exploradora ou emancipadora. Aqui, as questões-chave são o modo como o progresso tecnológico é apropriado pelas empresas e como ele é regulado pela sociedade.
      Da perspectiva do processo de trabalho, o home office apresenta, de fato, uma face muito sedutora. Afinal, vivendo em uma cidade como São Paulo, por exemplo, quem não gostaria de trabalhar em casa, evitando o trânsito e os perigos ligados à circulação nos espaços públicos? Além disso, o trabalho em home office satisfaz com mais frequência a parcela feminina da força de trabalho, que percebe na flexibilização da jornada uma maneira de equilibrar demandas profissionais e exigências domésticas.
      No entanto, cabe observar que muitos efeitos deletérios para os profissionais em home office têm sido registrados por sociólogos do trabalho. Na medida em que esse trabalho é regulado economicamente pelo sistema de administração por metas, e considerando que as empresas tendem a endurecer permanentemente seus objetivos, verifica-se certa implosão das barreiras entre tempo livre e tempo de trabalho. Ou seja, todo o tempo da vida de quem está em home office transforma-se em trabalho.
      Aqui, não se trata mais de falar em flexibilização da jornada de trabalho, mas em ampliação de uma jornada que devora os finais de semana e não diferencia o dia da noite.
                                                                  (Ruy Braga. Revista E. mai. 2019. Adaptado)
Em relação às informações do quarto parágrafo, a expressão destacada na oração “No entanto, cabe observar que muitos efeitos deletérios para os profissionais em home office têm sido registrados por sociólogos do trabalho.” introduz uma informação cujo sentido é de 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q324750 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

A fala é o principal instrumento de comunicação das crianças com os professores e seus colegas. Porém, é recente como um conteúdo na Educação Infantil. Todos precisam saber se expressar e usar a linguagem em variadas situações comunicativas: conversas, entrevistas, seminários, ao telefone etc. Para desenvolver a comunicação oral desde cedo, é importante

I. diversificar os assuntos tratados em sala de aula. II. fazer um rodízio para que todos falem em uma roda de conversa. Mostrar textos para aqueles que ainda não sabem ler convencionalmente e ler para eles. Fotos e ilustrações também são de grande ajuda. III. discutir sobre uma reportagem, um fato recente ou até sobre um texto científico. Trazer outras pessoas para bater papo também ajuda. É correto o que está contido em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

132Q48059 | Raciocínio Lógico, Agente Administrativo, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Ao ser questionado sobre o número de primos e primas, Lucas disse: “Dos 16 primos que possuo, apenas 6,25% são homens”. Logo, o número de mulheres é 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

133Q327376 | Pedagogia, Professor de Educação Básica II, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

O projeto educativo escolar fundamenta-se na ideia de organização da ação de modo _____________, conduzida pela intencionalidade e dominada pela capacidade de prever, antecipar, intervir e transformar em ____________ a situação desejada. O projeto educativo da escola é um documento de planificação da ação educativa, de amplitude integral, de duração de ___________ prazo e de natureza geral e estratégica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

134Q471648 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

No processo de ensinagem cooperativa do esporte, algumas habilidades de relacionamento cooperativo devem ser aperfeiçoadas, entre as quais:

I. a possibilidade de vencer ou perder. II. celebrar os sucessos e insucessos em conjunto desfrutando de todo o processo do Jogo como um instante de encontro e realização humana. III. preservar um ambiente de alegria e descontração, favorecendo a tomada de decisão e iniciativa. IV. a consideração das conquistas coletivas em detrimento das individuais. Faz(em) parte das habilidades a ser(em) aperfeiçoadas o que está contido em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

135Q324489 | Pedagogia, Supervisor Educacional, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

A realidade social é dinâmica e está constantemente em mudança; o indivíduo é o agente ativo que constrói e dá sentido à realidade; o programa educativo não é um produto considerado à margem do contexto e dos sujeitos que o desenvolvem. Desta forma, na avaliação do processo de ensino e aprendizagem,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

136Q785200 | Engenharia Elétrica, Engenheiro, Prefeitura de Campinas SP, IMES

Os ensaios que podem ser realizados em motores de indução, para verificação do seu desempenho, são classificados como:

1) rotina.

2) tipo.

3) especial.

4) genérico.

5) específico.

A alternativa correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

137Q547420 | Informática, Internet Explorer, Museologista, Prefeitura de Campinas SP, IMES

No Internet Explorer, quando se deseja preservar o endereço de uma página visitada para uso posterior, a opção correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q699020 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos Com Dados, Auditor de Controle Interno, Prefeitura de Campinas SP, VUNESP, 2019

Ari, Beto, Cerne, Dani e Eli têm, cada um, 10 ou 11 ou 12 broches. Quem tem 11 broches sempre fala a verdade e quem tem 10 ou 12 broches sempre mente. Considere as seguintes frases que eles disseram:
Ari: Eu e Beto temos, juntos, 21 broches. 
Beto: Eu e Cerne não temos, juntos, 21 broches. 
Cerne: Eu e mais alguém temos, juntos, 22 broches. 
Dani: Eu e Eli temos, juntos, 24 broches. 
Eli: Eu e Ari temos, juntos, 21 broches. 
Beto: Eu tenho 12 broches. Cerne: Alguém tem 12 broches. 
Dani: Eli tem 12 broches.
O total de broches que essas cinco pessoas têm é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q317185 | Administração Geral, Novas Abordagens da Administração, Analista, Prefeitura de Campinas SP, IMES

A "onda" das reestruturações e reorganizações tem um pressuposto importante:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.