Questões de Concursos Prefeitura de Campinas SP

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302Q318224 | Administração Geral, Motivação, Administrador, Prefeitura de Campinas SP, IMES

A teoria de Maslow defende que o homem possui uma cadeia de necessidades que pode ser dividida em necessidades primárias e necessidades secundárias. Assinale o que não é necessidade secundária.

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303Q321842 | Pedagogia, Professor de Educação Básica II, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Em relação à atuação dos professores no processo ensino-aprendizagem da matemática no cotidiano atual, é correto afirmar que ele consiste em

I. favorecer o indivíduo para que ele faça uso dessa ferramenta chamada matemática. II. aplicar na sala de aula inúmeras situações que circundam o mundo, visto que a matemática desenvolve o raciocínio, garante uma forma de pensamento, possibilita a criação e amadurecimento de ideias. III. promover a interdisciplinaridade, por meio de exemplos práticos. É correto o que está contido em
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304Q324665 | Pedagogia, Professor de Educação Básica II, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Sobre o aprendizado das crianças, baseado na prática pedagógica, assinale a alternativa correta.

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305Q815168 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Diretor Educacional, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

A Classificação e Reclassificação dos estudantes são

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306Q698705 | Português, Pontuação, Auditor de Controle Interno, Prefeitura de Campinas SP, VUNESP, 2019

Texto associado.
                                   Dilemas do teletrabalho
      Uma questão clássica das ciências humanas, debatida ainda hoje, consiste em saber se o progresso tecnológico ajuda a satisfazer as necessidades sociais ou apenas aprofunda a alienação humana. Em poucas palavras, a tecnologia serve para nos emancipar ou nos explorar? Muitos analistas veem a flexibilidade do trabalho como aspecto positivo do atual desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação. Há, porém, aqueles que enfatizam como aspecto negativo o desemprego estrutural produzido pelos avanços da atual revolução da internet das coisas e da manufatura complexa do setor de serviços e na indústria.
      Diante desse dissenso, como interpretar o inegável crescimento do número de profissionais em home office, isto é, de pessoas trabalhando fora da sede das empresas que as contratam? Se no Brasil a tendência é recente, concentrando-se, sobretudo, em empresas prestadoras de serviços tecnológicos ligadas ao mundo virtual, nos Estados Unidos estimativas indicam que, independentemente do setor econômico, 40% de todo o trabalho de escritório já é realizado em home office.
      Em primeiro lugar, é importante sublinhar que a tecnologia não é em si mesma exploradora ou emancipadora. Aqui, as questões-chave são o modo como o progresso tecnológico é apropriado pelas empresas e como ele é regulado pela sociedade.
      Da perspectiva do processo de trabalho, o home office apresenta, de fato, uma face muito sedutora. Afinal, vivendo em uma cidade como São Paulo, por exemplo, quem não gostaria de trabalhar em casa, evitando o trânsito e os perigos ligados à circulação nos espaços públicos? Além disso, o trabalho em home office satisfaz com mais frequência a parcela feminina da força de trabalho, que percebe na flexibilização da jornada uma maneira de equilibrar demandas profissionais e exigências domésticas.
      No entanto, cabe observar que muitos efeitos deletérios para os profissionais em home office têm sido registrados por sociólogos do trabalho. Na medida em que esse trabalho é regulado economicamente pelo sistema de administração por metas, e considerando que as empresas tendem a endurecer permanentemente seus objetivos, verifica-se certa implosão das barreiras entre tempo livre e tempo de trabalho. Ou seja, todo o tempo da vida de quem está em home office transforma-se em trabalho.
      Aqui, não se trata mais de falar em flexibilização da jornada de trabalho, mas em ampliação de uma jornada que devora os finais de semana e não diferencia o dia da noite.
                                                                  (Ruy Braga. Revista E. mai. 2019. Adaptado)
A passagem “Se no Brasil a tendência é recente, concentrando-se, sobretudo, em empresas prestadoras de serviços tecnológicos ligadas ao mundo virtual...” permanecerá em conformidade com a norma-padrão de pontuação da língua portuguesa se forem empregadas duas vírgulas para isolar a seguinte expressão: 
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307Q328024 | Pedagogia, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Na escola Saber Partilhado, cada professor, funcionário e membro da equipe gestora atua de modo cooperativo e em prol da Educação como um todo. As tarefas são definidas, mas não há o predomínio da hierarquização. Aqueles que têm maiores habilidades em determinadas situações, lideram; a liderança não fica apenas concentrada na equipe gestora, todos assumem esse papel em algum momento. Refletindo sobre gestão democrática e trabalho em equipe, é correto afirmar que

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308Q609175 | Biblioteconomia, Classificação decimal universal estrutura, Especialista de Informação, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

O símbolo = (igual), na Classificação Decimal Universal (CDU), tem por finalidade

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309Q473673 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Sobre os aspectos que sustentam a pedagogia proposta pelos Jogos Cooperativos, assinale a alternativa correta.

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310Q426105 | Direito Constitucional, Administração Pública, Procurador, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Assinale a alternativa que não apresenta um princípio básico da Administração Pública expressamente previsto na Constituição Federal.

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311Q320143 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, sobre a organização do tempo, assinale a alternativa correta.

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312Q321811 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

O MEC disponibiliza para os educadores da Educação Infantil, alguns materiais, entre os quais,

I. um volume relativo ao âmbito de experiência “Conhecimento de Mundo”, que contém seis documentos referentes aos eixos de trabalho orientados para a construção das diferentes linguagens pelas crianças. II. os objetos de conhecimento: Movimento, Música, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Matemática. III. o exemplar do professor, para que este possa utilizá-lo como instrumento de trabalho cotidiano, consultá-lo, fazer anotações e discuti-lo com seus parceiros e/ou com os familiares das crianças usuárias das instituições. IV. uma cartilha inovadora e muito funcional com dicas de como alfabetizar no método tradicional. É correto o que se afirma em
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313Q483122 | Geografia, Solos e Relevos, Professor de Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Leia o trecho abaixo para responder às questões 27 e 28.

O solo é um dos recursos naturais não renováveis mais importantes e sua degradação tem sido observada desde o início das civilizações. A presença de matéria orgânica é um dos indicadores importantes de sua qualidade e produtividade. Dentro dos ecossistemas, o solo é considerado mais complexo que a água e o ar que são diretamente consumidos pelos animais. O solo, em diferentes escalas, está sujeito a modificações pela ação do homem. No Brasil, tem participação efetiva na formação dos Domínios Morfoclimáticos.

Estes solos são naturalmente pobres em nutrientes devido à sua origem associada a depósitos sedimentares antigos. Possui baixa fertilidade. Suas espécies típicas só se desenvolvem em solos ácidos extremamente pobres. Sua formação é controlada pela composição do solo mais do que por qualquer outro fator. São deficientes em nutrientes e com altas concentrações de alumínio. A descrição acima se refere

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314Q545243 | Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Ao colocar dois corpos constituídos de substâncias diferentes e neutros em contato próximo, um deles irá ceder elétrons e o outro irá receber. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta o nome atribuído a esse processo de eletrização.

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316Q320777 | Pedagogia, Professor de Educação Básica II, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

A prática de jogos desenvolve nos alunos

I. regras por meio de brincadeiras, consideradas ferramenta indispensável no processo de formação da personalidade da criança. II. um caráter educativo. III. a formação psicomotora e da personalidade. IV. a competição, a ganância e o desejo descontrolado de vitória. É correto o que está contido em
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317Q484874 | Geografia, Economia, Professor de Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

São características inerentes ao sistema técnico-cientifico-informacional contemporâneo

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318Q787743 | Engenharia Elétrica, Engenheiro, Prefeitura de Campinas SP, IMES

A abreviatura SPDA é utilizada pelas normas brasileiras para definir:

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319Q483117 | Geografia, Geopolítica, Professor de Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

A macrometrópole é uma realidade no Estado de São Paulo e irá configurar a primeira megalópole brasileira e da América do Sul. Entretanto, deverá haver vários obstáculos a serem vencidos especialmente nos setores de transportes (rodovias, ferrovias, aerovias), entre outros. De acordo com as cidades que estarão envolvidas neste processo, em relação a algumas regiões que farão parte da Macrometrópole, assinale a alternativa mais completa e correta.

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320Q408891 | Direito Administrativo, Controle da Administração Pública, Analista de Processos, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Em relação aos tipos de controle, quanto aos órgãos incumbidos deste, pode-se citar

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