Questões de Concursos Prefeitura de Campinas SP

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341Q458461 | Direito Empresarial e Comercial, Contratos Mercantis, Auditor Fiscal Tributário, Prefeitura de Campinas SP, IMES

Com a decretação da falência de uma empresa, os seus contratos bilaterais:

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342Q819587 | Legislação Federal, Lei 10216 2001, Psiquiatra, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Segundo a Lei nº 10.216/11, são vedadas:

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343Q476100 | Farmácia, Farmácia, Prefeitura de Campinas SP, IMES

Podem precipitar em uma solução de nutrição parenteral

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344Q326357 | Pedagogia, Professor de Educação Básica II, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Sobre a organização do espaço e do tempo na prática pedagógica, é correto afirmar que

I. a organização do espaço e dos alunos pode fazer muita diferença no trabalho de alfabetização e na aprendizagem em geral. II. considerar estes dois aspectos no planejamento é importante para garantir as exigências de uma boa situação didática e o sucesso da atividade. III. o tempo não está diretamente ligado à organização do espaço, sendo este o fator determinante na prática pedagógica. IV. desconsiderá-los ou trabalhar de maneira improvisada pode, às vezes, pôr tudo a perder. Tanto o espaço como a possibilidade de interação entre os alunos são fatores de promoção de aprendizagem. É correto o que está contido em
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345Q319085 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

É correto afirmar que o Professor deve

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346Q404668 | Direito Administrativo, Administração Pública, Auditor Fiscal Tributário, Prefeitura de Campinas SP, IMES

Quanto às relações que ligam uns aos outros, classificam-se os atos administrativos em:

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347Q698361 | Português, Morfologia, Auditor de Controle Interno, Prefeitura de Campinas SP, VUNESP, 2019

Texto associado.
                                   Dilemas do teletrabalho
      Uma questão clássica das ciências humanas, debatida ainda hoje, consiste em saber se o progresso tecnológico ajuda a satisfazer as necessidades sociais ou apenas aprofunda a alienação humana. Em poucas palavras, a tecnologia serve para nos emancipar ou nos explorar? Muitos analistas veem a flexibilidade do trabalho como aspecto positivo do atual desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação. Há, porém, aqueles que enfatizam como aspecto negativo o desemprego estrutural produzido pelos avanços da atual revolução da internet das coisas e da manufatura complexa do setor de serviços e na indústria.
      Diante desse dissenso, como interpretar o inegável crescimento do número de profissionais em home office, isto é, de pessoas trabalhando fora da sede das empresas que as contratam? Se no Brasil a tendência é recente, concentrando-se, sobretudo, em empresas prestadoras de serviços tecnológicos ligadas ao mundo virtual, nos Estados Unidos estimativas indicam que, independentemente do setor econômico, 40% de todo o trabalho de escritório já é realizado em home office.
      Em primeiro lugar, é importante sublinhar que a tecnologia não é em si mesma exploradora ou emancipadora. Aqui, as questões-chave são o modo como o progresso tecnológico é apropriado pelas empresas e como ele é regulado pela sociedade.
      Da perspectiva do processo de trabalho, o home office apresenta, de fato, uma face muito sedutora. Afinal, vivendo em uma cidade como São Paulo, por exemplo, quem não gostaria de trabalhar em casa, evitando o trânsito e os perigos ligados à circulação nos espaços públicos? Além disso, o trabalho em home office satisfaz com mais frequência a parcela feminina da força de trabalho, que percebe na flexibilização da jornada uma maneira de equilibrar demandas profissionais e exigências domésticas.
      No entanto, cabe observar que muitos efeitos deletérios para os profissionais em home office têm sido registrados por sociólogos do trabalho. Na medida em que esse trabalho é regulado economicamente pelo sistema de administração por metas, e considerando que as empresas tendem a endurecer permanentemente seus objetivos, verifica-se certa implosão das barreiras entre tempo livre e tempo de trabalho. Ou seja, todo o tempo da vida de quem está em home office transforma-se em trabalho.
      Aqui, não se trata mais de falar em flexibilização da jornada de trabalho, mas em ampliação de uma jornada que devora os finais de semana e não diferencia o dia da noite.
                                                                  (Ruy Braga. Revista E. mai. 2019. Adaptado)
O sentido expresso pelo termo em destaque está corretamente identificado entre parênteses em:
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348Q342789 | Raciocínio Lógico, Correlacionamento, Administrador, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Em uma sala, há um contador, um economista, um jornalista e um administrador. Um deles se chama Marcelo, o outro se chama Moacir, o outro se chama Murilo e o outro se chama Michel. Sabe-se também que um deles fala fluentemente Inglês, o outro Espanhol, o outro Francês e o outro Alemão. Sobre esta situação, são feitas as seguintes afirmações:

1. Michel não é economista.

2. Marcelo não fala Francês e nem é jornalista.

3. o administrador fala Alemão, mas não se chama Moacir.

4. o que fala Espanhol também é contador e se chama Murilo.

5. o jornalista fala Inglês.

Diante do exposto, é possível concluir que Marcelo, Michel, Moacir e Murilo falam, respectivamente,

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349Q484937 | Geografia, Território, Professor de Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Assinale a alternativa que não apresenta regiões metropolitanas do Brasil.

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350Q472576 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Uma discussão de grande importância para os professores no processo ensino-aprendizagem é a diferença entre os enfoques de medida com referência a normas e com referência a critério. Acerca desses enfoques, analise as assertivas abaixo.

I. O enfoque na norma visa à seleção de alguns indivíduos de determinado grupo para classificá-los em ordem crescente de desempenho, para detectar quem são os melhores. II. O enfoque no critério é utilizado quando se deseja estimar o nível de desempenho do indivíduo em relação às suas potencialidades ou a algum padrão. III. A utilização de um enfoque ou de outro define se o professor parte de pressupostos de inclusão ou de exclusão. É correto o que se afirma em
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351Q320008 | Pedagogia, Diretor Educacional, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Um diretor deve conhecer o currículo escolar e estar atento conforme as atualizações de acordo com o Ministério da Educação. Sabendo-se que os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, é correto afirmar que este será ministrado, em especial, nas áreas de educação artística e de

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352Q480036 | Farmácia, Patologia Clínica, Agente de Apoio à Saúde, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Assinale a alternativa em que as patologias são consideradas doenças infectocontagiosas.

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353Q324405 | Pedagogia, Professor de Educação Básica II, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

O resultado de diversos estudos evidencia que um grande número de alunos brasileiros tem dificuldade em utilizar a linguagem oral nas mais diversas situações de participação social. Tal situação provém

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354Q432732 | Direito Constitucional, Previdência Social, Especialista em Relações Sociais, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Assinale a alternativa que apresenta um dos direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, de acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

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355Q318063 | Administração Geral, Recompensas e Punições, Analista, Prefeitura de Campinas SP, IMES

Os componentes da Remuneração Total de um funcionário são:

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356Q477576 | Farmácia, Farmácia, Prefeitura de Campinas SP, IMES

É permitido ao farmacêutico, quando no exercício da assistência e direção técnica em farmácia,

1) manipular e dispensar fórmulas alopáticas e homeopáticas, com finalidade profilática, curativa, paliativa, estética ou para fins de diagnóstico.

2) dispensar medicamentos alopáticos e homeopáticos.

3) dispensar produtos dietéticos.

4) promover ações de informação e educação sanitária.

5) não desempenhar serviços e funções não especificadas no âmbito desta resolução que se situem no domínio de capacidade técnico-científica profissional.

Identificando as afirmações como (V) Verdadeiras ou (F) Falsas, a seqüência correta é

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357Q808610 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Supervisor Educacional, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Segundo a LDBEN, o acesso ao ensino fundamental é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída, e, ainda, o Ministério Público, acionar o Poder Público para exigi-lo. O direito público subjetivo configura-se como um instrumento jurídico de

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358Q539402 | Engenharia Civil, Engenheiro, Prefeitura de Campinas SP, IMES

O Índice de Sobrecarga Térmica (IST) é um dos métodos que permite uma avaliação correta da sobrecarga térmica, tendo em vista que contempla todos os parâmetros que influem nos ganhos e perdas de calor pelo indivíduo. Entretanto, o IST não é aplicável em condições de:

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359Q477000 | Farmácia, Farmácia, Prefeitura de Campinas SP, IMES

Quando a dosagem ou posologia dos medicamentos prescritos ultrapassar os limites farmacológicos, ou a prescrição apresentar incompatibilidade ou interação medicamentosa perigosa com os demais medicamentos prescritos, ou de uso do paciente, o farmacêutico exigirá confirmação expressa do profissional que prescreveu:

1) na ausência, ou negativa da confirmação, o farmacêutico não pode aviar e/ou dispensar os medicamentos prescritos ao paciente; expõe seus motivos por escrito, n° do C.R.F. e assinatura em duas vias.

2) na ausência, ou negativa da confirmação, o farmacêutico pode aviar e/ou dispensar os medicamentos prescritos ao paciente.

3) o farmacêutico pode enviar cópia de sua via ao C.R.F. respectivo, para análise e encaminhamento ao conselho do profissional prescritor.

4) o farmacêutico não pode enviar cópia de sua via ao C.R.F. respectivo, para análise e encaminhamento ao conselho do profissional prescritor.

5) em havendo necessidade, o farmacêutico deve entrar em contato com o profissional prescritor para esclarecer eventuais problemas que tenha detectado.

Identificando as afirmações como (V) Verdadeiras ou (F) Falsas, a seqüência correta é

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360Q718282 | Arquitetura, Arquiteto, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Cartas Patrimoniais são os principais documentos, recomendações e cartas conclusivas das reuniões relativas à proteção do patrimônio cultural, ocorridas em diversas épocas e partes do mundo e sempre foi uma aspiração dos que trabalham com o tema. O Comitê Internacional dos Jardins e Sítios Históricos do ICOMOS-IFLA, reunido em Florença em 21 de maio de 1981, decidiu elaborar uma carta relativa à salvaguarda dos jardins históricos, A Carta de Florença. Esta Carta assumiu o nome da cidade e foi redigida pelo Comitê e registrada pelo ICOMOS, em 15 de dezembro de 1982, como complemento à Carta de Veneza. Sendo assim, assinale a alternativa que se refere à Carta de Florença.
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