Início Questões de Concursos Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT Resolva questões de Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q898581 | Biologia, Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática, Professor de Ciências Biológicas, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024A capacidade das células em transportar certos íons contra uma concentração e contra um gradiente de potencial elétrico, usando ATP como fonte de energia, é um processo denominado: ✂️ a) osmose ✂️ b) transporte ativo ✂️ c) difusão passiva ✂️ d) difusão facilitada Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q915783 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Agente Educacional, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, Instituto SELECON, 2024Conforme os documentos legais, as propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil devem incluir condições para garantir a dignidade da criança como pessoa humana e protegê-la contra qualquer forma de violência, seja física ou simbólica, e negligência, tanto dentro da instituição quanto praticada pela família. Além disso, o trabalho pedagógico precisa garantir: ✂️ a) a valorização, o reconhecimento, o respeito e a interação das crianças com as histórias e as culturas africanas, afro-brasileiras, bem como o combate ao racismo e à discriminação ✂️ b) a apreciação das histórias e as culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas, sem abordar questões como o combate ao racismo e à discriminação, visto que o público alvo da educação infantil é muito novo para compreender esses temas ✂️ c) a divulgação das histórias e culturas, especialmente, indígenas, visto que são os povos originários. Apresentando apenas alguns detalhes das culturas africanas e afro-brasileiras, especialmente pela faixa etária atendida na educação infantil ✂️ d) a promoção, exclusivamente, das histórias e culturas dominantes, sem reconhecer, valorizar ou respeitar as contribuições das culturas africanas e afro-brasileiras, e sem abordar o combate ao racismo e à discriminação, pois se tratam de crianças pequenas Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q898637 | Literatura, Escolas Literárias, Professor de Letras/Português, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024Leia o poema a seguir: "Abre os olhos à Vida e fica mudo! Oh! Basta crer indefinidamente Para ficar iluminado tudo De uma luz imortal e transcendente. Crer é sentir, como secreto escudo, A alma risonha, lúcida, vidente... E abandonar o sujo deus cornudo, O sátiro da Carne impenitente. Abandonar os lânguidos rugidos, O infinito gemido dos gemidos Que vai no lodo a carne chafurdando. Erguer os olhos, levantar os braços Para o eterno Silêncio dos Espaços e no Silêncio emudecer olhando..." Esse poema intitula-se “Imortal atitude”. Foi produzido por Cruz e Sousa. Pelas suas características, trata-se de uma produção literária integrada à estética do: ✂️ a) Realismo ✂️ b) Simbolismo ✂️ c) Naturalismo ✂️ d) Parnasianismo Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q915788 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Agente Educacional, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, Instituto SELECON, 2024Conforme proposto pela Política Nacional da Educação Infantil – PNEI (Brasil, 2006), a educação de crianças com necessidades educacionais especiais deve ser realizada em conjunto com as demais crianças, assegurando-lhes o atendimento educacional especializado mediante avaliação e interação com a família e a comunidade. Sobre a educação inclusiva, também é possível afirmar que: ✂️ a) garante a qualidade do ensino às crianças, reconhecendo e respeitando a diversidade e respondendo a cada um de acordo com suas potencialidades e necessidades. O estudante é sujeito de direito e foco central de toda ação educacional. O objetivo é garantir a sua caminhada no processo de aprendizagem ✂️ b) favorece a qualidade do ensino às crianças neurodivergentes, reconhecendo e respeitando a diversidade. Agrupando-as conforme as similaridades das potencialidades e necessidades, uma vez que aproximar os iguais garante que aprendam. A criança é sujeito de direito e foco de parte da ação educacional ✂️ c) promove a excelência do ensino apenas para as crianças atípicas, atendendo individualmente a cada uma, especialmente, de acordo com suas dificuldades e necessidades. O aluno é visto como possuidor de direitos, devendo ser atendido essencialmente de forma individualizada e em espaços exclusivos de educação especial ✂️ d) assegura a qualidade do ensino, especialmente, às crianças típicas, reconhecendo e respeitando sua diversidade, respondendo a cada uma, apenas, de acordo com suas potencialidades individuais. O estudante é considerado o foco central de algumas das ações educacionais. Objetivando que aprendam e se desenvolvam, exclusivamente com base em seu potencial Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q915789 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Agente Educacional, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, Instituto SELECON, 2024Considerando sua importância no processo de constituição do sujeito, a Educação Infantil tem adquirido reconhecida importância como primeira etapa da Educação Básica e integrante dos sistemas de ensino. A Meta 1 do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024), apresenta alguns dos desafios para a essa etapa, como: a universalização da pré-escola e ampliação de, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos nas creches. Para que essa meta fosse alcançada algumas estratégias foram propostas, dentre elas destaca-se: ✂️ a) promover a formação inicial e continuada dos (as) profissionais da educação infantil, garantindo, progressivamente, o atendimento por profissionais com formação em nível médio, em cursos de formação de professores ✂️ b) definir, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, metas de expansão das respectivas redes públicas de educação infantil segundo padrão nacional de qualidade, considerando as peculiaridades locais ✂️ c) implantar, até o terceiro ano de vigência, avaliação da educação infantil, a ser realizada a cada 2 (dois) anos, com base em parâmetros nacionais de qualidade, a fim de aferir a infraestrutura física, o quadro de pessoal, as condições de gestão, os recursos pedagógicos, a situação de acessibilidade, entre outros indicadores relevantes ✂️ d) preservar as especificidades da educação infantil na organização das redes escolares, garantindo o atendimento da criança de 0 a 6 anos em estabelecimentos que atendam a parâmetros nacionais de qualidade, e a articulação com a etapa escolar seguinte, visando ao ingresso do (a) aluno(a) de 7 anos de idade no ensino fundamental Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q898578 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Professor de Ciências Biológicas, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024Doenças transmitidas por vetores que se desenvolvem em ambiente aquático também estão compreendidas em doenças relacionadas com a água. Das doenças citadas nas alternativas a seguir, é transmitida pela exposição direta à água contaminada, sem a necessidade de um vetor (como os mosquitos), a: ✂️ a) zika ✂️ b) dengue ✂️ c) malária ✂️ d) leptospirose Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q915786 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Agente Educacional, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, Instituto SELECON, 2024No documento "Critérios para um Atendimento em Creches que Respeite os Direitos Fundamentais das Crianças", são destacados alguns dos direitos das crianças nas creches. Entre eles, destaca-se que: "Nossas crianças têm direito de manter seu corpo cuidado, limpo e saudável; (...) têm direito a banheiros limpos e em bom funcionamento; (...) têm direito à prevenção de contágios e doenças" (CAMPOS, 2009, p.19). O trecho em destaque refere-se ao que a autora denomina direito à/ao: ✂️ a) brincadeira ✂️ b) higiene e à saúde ✂️ c) contato com a natureza ✂️ d) movimento em espaços amplos Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q915790 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Agente Educacional, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, Instituto SELECON, 2024A educação é um dos fatores que influencia o nível de bem-estar das pessoas ao longo da vida. A Primeira Infância compreende a fase dos 0 aos 6 anos e é um período crucial, cabendo às práticas da Educação Infantil garantir a construção e aquisição de novas habilidades de forma contínua, dinâmica e progressiva para a realização de funções cada vez mais complexas. Trata-se de um processo amplo que engloba estruturas e circuitos cerebrais, o crescimento e maturação em diversos contextos. O trecho em destaque refere-se: ✂️ a) ao ensino ✂️ b) ao aprendizado ✂️ c) a aprendizagem ✂️ d) ao desenvolvimento Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q898580 | Biologia, Cadeias e teias alimentares, Professor de Ciências Biológicas, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024Ao chegar ao refeitório da escola, o professor Mário viu que o cardápio era arroz, feijão, salada de rúcula e carne bovina assada. Ao ingerir cada um desses alimentos, o professor Mário ocupará uma determinada posição na cadeia alimentar. A posição que ele ocupará na sequência alimentar acima relacionada, respectivamente, é: ✂️ a) consumidor 1°, consumidor 1°, consumidor 1° e consumidor 2° ✂️ b) consumidor 1°, consumidor 2°, consumidor 3° e consumidor 4° ✂️ c) consumidor 2°, produtor 1°, consumidor 2° e consumidor 3° ✂️ d) produtor 2°, produtor 2°, produtor 2° e consumidor 1° Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q898587 | Biologia, Sucessão ecológica, Professor de Ciências Biológicas, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024A sucessão ecológica que se estabelece após a ocorrência de queimadas é denominada: ✂️ a) sucessão secundária ✂️ b) comunidade pioneira ✂️ c) comunidade clímax ✂️ d) sucessão primária Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q898592 | Geografia, Fuso Horário, Professor de Geografia, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024Uma artista internacional residente na cidade de Tóquio foi convidada para um festival de música na cidade de Cuiabá. Considerando que o tempo de um voo fretado entre as duas cidades é de 21 horas e que Tóquio está no Greenwich Mean Time +09:00 e Cuiabá no Greenwich Mean Time -04:00, para a artista chegar em Cuiabá pontualmente às 20:00 do dia 01 de novembro o voo de Tóquio deverá sair às: ✂️ a) 11:00 do dia 31 de outubro no horário local de Tóquio ✂️ b) 23:00 do dia 31 de outubro no horário local de Tóquio ✂️ c) 07:00 do dia 01 de novembro no horário local de Tóquio ✂️ d) 12:00 do dia 01 de novembro no horário local de Tóquio Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q898590 | Geografia, Impactos e soluções no meio urbano, Professor de Geografia, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024Em agosto de 2024, o Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo divulgou um estudo que demonstra que as diferenças de temperatura dentro dos mesmos municípios podem variar em até 12 graus Celsius no estado de São Paulo. Tal análise, contudo, não é o que mais surpreende, mas sim a constatação de que as ilhas de calor formam um problema ambiental contemporâneo que afetam realidades urbanas também de pequenos e médios municípios. A esse respeito, podemos destacar a: ✂️ a) relação entre as ilhas de calor em municípios pequenos e médios com a presença de monoculturas comerciais ✂️ b) oposição entre uma significativa presença de biomassa verde com o aumento da temperatura ✂️ c) inviabilidade dos esforços governamentais para mitigar as ilhas de calor nas metrópoles ✂️ d) situação climática irreversível que assola os municípios do interior brasileiro Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q898585 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Professor de Ciências Biológicas, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024“As arboviroses são um grupo de doenças virais que são transmitidas principalmente por artrópodes, como mosquitos e carrapatos. A palavra "arbovirose" deriva de "arbovírus", que significa "vírus transmitido por artrópodes". Essas enfermidades podem causar uma variedade de sintomas, desde febre leve até complicações mais sérias, sendo algumas delas potencialmente fatais.” Fonte: Ministério da Saúde Um exemplo de um vetor de arbovirose e o agente etiológico, respectivamente, são: ✂️ a) Aedes aegypti e gênero flavivírus ✂️ b) Triatoma infestans e protozoário ✂️ c) Rhipicephalus microplus e bactéria ✂️ d) Lutzomyia longipalpis e protozoário Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q915784 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Agente Educacional, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, Instituto SELECON, 2024Muitos acidentes envolvendo crianças ocorrem em ambientes domésticos ou em locais onde elas passam grande parte do tempo, como instituições educacionais. Portanto, é fundamental adotar medidas preventivas para evitar tais incidentes e saber como agir em emergências. Independentemente da idade, é importante seguir alguns cuidados básicos, destacando-se que: ✂️ a) durante as atividades de lazer e pedagógicas, para favorecer a autonomia das crianças, é importante deixá-las, por um período, sem a supervisão de um adulto ✂️ b) as quinas dos móveis não precisam ser arredondadas e o piso dos lugares por onde a criança circula não demandam atenção, pois trazem pouco risco à segurança ✂️ c) é necessário cuidar para que a criança não fique próxima a baldes d’água, piscinas, cisternas, banheiras. Caso haja piscina, cisterna ou poço, estes devem ser tampados de forma que as crianças não possam destampar ✂️ d) as crianças podem circular pelas áreas onde se preparam os alimentos, como a cozinha, durante a preparação do almoço, possibilitando seu contato com as facas e outros objetos cortantes para garantir o uso autônomo dos utensílios Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q898582 | Biologia, Núcleo interfásico e código genético, Professor de Ciências Biológicas, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024Os duplos filamentos helicoidais de DNA associados a proteínas, principalmente histonas, formam a seguinte estrutura celular: ✂️ a) nucléolo ✂️ b) cromatina ✂️ c) matriz celular ✂️ d) envoltório celular Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q898583 | Biologia, A origem da vida na Terra, Professor de Ciências Biológicas, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024Os elementos Criptônio (Kr), Argônio (Ar) e Hélio (He) pertencem ao grupo da tabela periódica dos: ✂️ a) semimetais ✂️ b) halogênios ✂️ c) gases nobres ✂️ d) metais alcalinos Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q915785 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Agente Educacional, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, Instituto SELECON, 2024Sanches (2003, p.160), apresenta uma cena cotidiana da Educação Infantil: “Uma sala cheia de colchonetes espalhados de forma organizada. Tudo fechado, inclusive as cortinas. O dia é quente. As crianças acabam de almoçar. (...) são colocadas nos colchonetes. A funcionária alerta: “É hora de dormir, não quero ver ninguém de olhos abertos.” Alguns sorrisos e gestos no ambiente escuro e abafado”. O trecho trata acerca da hora do sono: sobre ele pode-se refletir que: ✂️ a) a cena descrita no trecho mostra uma abordagem adequada para garantir que as crianças durmam rapidamente, sem considerar suas necessidades individuais de descanso ou preferências ✂️ b) o ambiente descrito, com cortinas fechadas e calor excessivo, é ideal para promover um sono tranquilo e revigorante para as crianças, sem considerar os potenciais desconfortos ou riscos à saúde ✂️ c) a prática de exigir que as crianças fechem os olhos e não demonstrem qualquer sinal de vigília durante o período de descanso é uma abordagem educacional eficaz para promover a disciplina e o controle no ambiente escolar ✂️ d) retrata uma situação em que as crianças são desrespeitadas em sua individualidade e em seu direito de escolha. Além disso, o ambiente inadequado não favorece o repouso, além de representar um perigo para a proliferação de doenças Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q915787 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Agente Educacional, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, Instituto SELECON, 2024No cotidiano da Educação Infantil, é essencial que todos os envolvidos no processo educativo façam perguntas, coletem informações e busquem respostas. Concepções, ideias e princípios devem ser discutidos ao analisar e interpretar esses dados. Isso representa um ciclo contínuo de conversas, debates e tomadas de decisão, guiado pela observação e registro do desenvolvimento infantil, sem a intenção de promoção. Essas reflexões referem-se à/ao: ✂️ a) rotina ✂️ b) currículo ✂️ c) avaliação formativa ✂️ d) projeto político pedagógico Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q898648 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Estrangeira, Edital nº 4, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024De acordo com os preceitos legais, a área de Linguagens no ensino fundamental é composta pelos seguintes componentes curriculares: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e, no ensino fundamental – anos finais, Língua Inglesa. Essa área de Linguagens deve garantir aos alunos o desenvolvimento de competências específicas, dentre elas: ✂️ a) analisar textos literários, apreciar manifestações artísticas (como cinema, teatro, música, artes visuais e midiáticas), e identificar a intertextualidade presente neles ✂️ b) estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade ✂️ c) utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos ✂️ d) valorizar conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q898586 | Biologia, Órgãos dos sentidos, Professor de Ciências Biológicas, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024São estruturas que fazem parte do órgão de visão: ✂️ a) martelo, estribo e bigorna ✂️ b) cóclea, pálpebras e labirinto ✂️ c) íris, nervo óptico e vestíbulo ✂️ d) córnea, cristalino e corpo vítreo Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDFPróximo →
1Q898581 | Biologia, Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática, Professor de Ciências Biológicas, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024A capacidade das células em transportar certos íons contra uma concentração e contra um gradiente de potencial elétrico, usando ATP como fonte de energia, é um processo denominado: ✂️ a) osmose ✂️ b) transporte ativo ✂️ c) difusão passiva ✂️ d) difusão facilitada Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q915783 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Agente Educacional, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, Instituto SELECON, 2024Conforme os documentos legais, as propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil devem incluir condições para garantir a dignidade da criança como pessoa humana e protegê-la contra qualquer forma de violência, seja física ou simbólica, e negligência, tanto dentro da instituição quanto praticada pela família. Além disso, o trabalho pedagógico precisa garantir: ✂️ a) a valorização, o reconhecimento, o respeito e a interação das crianças com as histórias e as culturas africanas, afro-brasileiras, bem como o combate ao racismo e à discriminação ✂️ b) a apreciação das histórias e as culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas, sem abordar questões como o combate ao racismo e à discriminação, visto que o público alvo da educação infantil é muito novo para compreender esses temas ✂️ c) a divulgação das histórias e culturas, especialmente, indígenas, visto que são os povos originários. Apresentando apenas alguns detalhes das culturas africanas e afro-brasileiras, especialmente pela faixa etária atendida na educação infantil ✂️ d) a promoção, exclusivamente, das histórias e culturas dominantes, sem reconhecer, valorizar ou respeitar as contribuições das culturas africanas e afro-brasileiras, e sem abordar o combate ao racismo e à discriminação, pois se tratam de crianças pequenas Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q898637 | Literatura, Escolas Literárias, Professor de Letras/Português, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024Leia o poema a seguir: "Abre os olhos à Vida e fica mudo! Oh! Basta crer indefinidamente Para ficar iluminado tudo De uma luz imortal e transcendente. Crer é sentir, como secreto escudo, A alma risonha, lúcida, vidente... E abandonar o sujo deus cornudo, O sátiro da Carne impenitente. Abandonar os lânguidos rugidos, O infinito gemido dos gemidos Que vai no lodo a carne chafurdando. Erguer os olhos, levantar os braços Para o eterno Silêncio dos Espaços e no Silêncio emudecer olhando..." Esse poema intitula-se “Imortal atitude”. Foi produzido por Cruz e Sousa. Pelas suas características, trata-se de uma produção literária integrada à estética do: ✂️ a) Realismo ✂️ b) Simbolismo ✂️ c) Naturalismo ✂️ d) Parnasianismo Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q915788 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Agente Educacional, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, Instituto SELECON, 2024Conforme proposto pela Política Nacional da Educação Infantil – PNEI (Brasil, 2006), a educação de crianças com necessidades educacionais especiais deve ser realizada em conjunto com as demais crianças, assegurando-lhes o atendimento educacional especializado mediante avaliação e interação com a família e a comunidade. Sobre a educação inclusiva, também é possível afirmar que: ✂️ a) garante a qualidade do ensino às crianças, reconhecendo e respeitando a diversidade e respondendo a cada um de acordo com suas potencialidades e necessidades. O estudante é sujeito de direito e foco central de toda ação educacional. O objetivo é garantir a sua caminhada no processo de aprendizagem ✂️ b) favorece a qualidade do ensino às crianças neurodivergentes, reconhecendo e respeitando a diversidade. Agrupando-as conforme as similaridades das potencialidades e necessidades, uma vez que aproximar os iguais garante que aprendam. A criança é sujeito de direito e foco de parte da ação educacional ✂️ c) promove a excelência do ensino apenas para as crianças atípicas, atendendo individualmente a cada uma, especialmente, de acordo com suas dificuldades e necessidades. O aluno é visto como possuidor de direitos, devendo ser atendido essencialmente de forma individualizada e em espaços exclusivos de educação especial ✂️ d) assegura a qualidade do ensino, especialmente, às crianças típicas, reconhecendo e respeitando sua diversidade, respondendo a cada uma, apenas, de acordo com suas potencialidades individuais. O estudante é considerado o foco central de algumas das ações educacionais. Objetivando que aprendam e se desenvolvam, exclusivamente com base em seu potencial Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q915789 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Agente Educacional, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, Instituto SELECON, 2024Considerando sua importância no processo de constituição do sujeito, a Educação Infantil tem adquirido reconhecida importância como primeira etapa da Educação Básica e integrante dos sistemas de ensino. A Meta 1 do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024), apresenta alguns dos desafios para a essa etapa, como: a universalização da pré-escola e ampliação de, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos nas creches. Para que essa meta fosse alcançada algumas estratégias foram propostas, dentre elas destaca-se: ✂️ a) promover a formação inicial e continuada dos (as) profissionais da educação infantil, garantindo, progressivamente, o atendimento por profissionais com formação em nível médio, em cursos de formação de professores ✂️ b) definir, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, metas de expansão das respectivas redes públicas de educação infantil segundo padrão nacional de qualidade, considerando as peculiaridades locais ✂️ c) implantar, até o terceiro ano de vigência, avaliação da educação infantil, a ser realizada a cada 2 (dois) anos, com base em parâmetros nacionais de qualidade, a fim de aferir a infraestrutura física, o quadro de pessoal, as condições de gestão, os recursos pedagógicos, a situação de acessibilidade, entre outros indicadores relevantes ✂️ d) preservar as especificidades da educação infantil na organização das redes escolares, garantindo o atendimento da criança de 0 a 6 anos em estabelecimentos que atendam a parâmetros nacionais de qualidade, e a articulação com a etapa escolar seguinte, visando ao ingresso do (a) aluno(a) de 7 anos de idade no ensino fundamental Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q898578 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Professor de Ciências Biológicas, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024Doenças transmitidas por vetores que se desenvolvem em ambiente aquático também estão compreendidas em doenças relacionadas com a água. Das doenças citadas nas alternativas a seguir, é transmitida pela exposição direta à água contaminada, sem a necessidade de um vetor (como os mosquitos), a: ✂️ a) zika ✂️ b) dengue ✂️ c) malária ✂️ d) leptospirose Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q915786 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Agente Educacional, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, Instituto SELECON, 2024No documento "Critérios para um Atendimento em Creches que Respeite os Direitos Fundamentais das Crianças", são destacados alguns dos direitos das crianças nas creches. Entre eles, destaca-se que: "Nossas crianças têm direito de manter seu corpo cuidado, limpo e saudável; (...) têm direito a banheiros limpos e em bom funcionamento; (...) têm direito à prevenção de contágios e doenças" (CAMPOS, 2009, p.19). O trecho em destaque refere-se ao que a autora denomina direito à/ao: ✂️ a) brincadeira ✂️ b) higiene e à saúde ✂️ c) contato com a natureza ✂️ d) movimento em espaços amplos Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q915790 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Agente Educacional, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, Instituto SELECON, 2024A educação é um dos fatores que influencia o nível de bem-estar das pessoas ao longo da vida. A Primeira Infância compreende a fase dos 0 aos 6 anos e é um período crucial, cabendo às práticas da Educação Infantil garantir a construção e aquisição de novas habilidades de forma contínua, dinâmica e progressiva para a realização de funções cada vez mais complexas. Trata-se de um processo amplo que engloba estruturas e circuitos cerebrais, o crescimento e maturação em diversos contextos. O trecho em destaque refere-se: ✂️ a) ao ensino ✂️ b) ao aprendizado ✂️ c) a aprendizagem ✂️ d) ao desenvolvimento Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q898580 | Biologia, Cadeias e teias alimentares, Professor de Ciências Biológicas, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024Ao chegar ao refeitório da escola, o professor Mário viu que o cardápio era arroz, feijão, salada de rúcula e carne bovina assada. Ao ingerir cada um desses alimentos, o professor Mário ocupará uma determinada posição na cadeia alimentar. A posição que ele ocupará na sequência alimentar acima relacionada, respectivamente, é: ✂️ a) consumidor 1°, consumidor 1°, consumidor 1° e consumidor 2° ✂️ b) consumidor 1°, consumidor 2°, consumidor 3° e consumidor 4° ✂️ c) consumidor 2°, produtor 1°, consumidor 2° e consumidor 3° ✂️ d) produtor 2°, produtor 2°, produtor 2° e consumidor 1° Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q898587 | Biologia, Sucessão ecológica, Professor de Ciências Biológicas, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024A sucessão ecológica que se estabelece após a ocorrência de queimadas é denominada: ✂️ a) sucessão secundária ✂️ b) comunidade pioneira ✂️ c) comunidade clímax ✂️ d) sucessão primária Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q898592 | Geografia, Fuso Horário, Professor de Geografia, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024Uma artista internacional residente na cidade de Tóquio foi convidada para um festival de música na cidade de Cuiabá. Considerando que o tempo de um voo fretado entre as duas cidades é de 21 horas e que Tóquio está no Greenwich Mean Time +09:00 e Cuiabá no Greenwich Mean Time -04:00, para a artista chegar em Cuiabá pontualmente às 20:00 do dia 01 de novembro o voo de Tóquio deverá sair às: ✂️ a) 11:00 do dia 31 de outubro no horário local de Tóquio ✂️ b) 23:00 do dia 31 de outubro no horário local de Tóquio ✂️ c) 07:00 do dia 01 de novembro no horário local de Tóquio ✂️ d) 12:00 do dia 01 de novembro no horário local de Tóquio Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q898590 | Geografia, Impactos e soluções no meio urbano, Professor de Geografia, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024Em agosto de 2024, o Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo divulgou um estudo que demonstra que as diferenças de temperatura dentro dos mesmos municípios podem variar em até 12 graus Celsius no estado de São Paulo. Tal análise, contudo, não é o que mais surpreende, mas sim a constatação de que as ilhas de calor formam um problema ambiental contemporâneo que afetam realidades urbanas também de pequenos e médios municípios. A esse respeito, podemos destacar a: ✂️ a) relação entre as ilhas de calor em municípios pequenos e médios com a presença de monoculturas comerciais ✂️ b) oposição entre uma significativa presença de biomassa verde com o aumento da temperatura ✂️ c) inviabilidade dos esforços governamentais para mitigar as ilhas de calor nas metrópoles ✂️ d) situação climática irreversível que assola os municípios do interior brasileiro Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q898585 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Professor de Ciências Biológicas, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024“As arboviroses são um grupo de doenças virais que são transmitidas principalmente por artrópodes, como mosquitos e carrapatos. A palavra "arbovirose" deriva de "arbovírus", que significa "vírus transmitido por artrópodes". Essas enfermidades podem causar uma variedade de sintomas, desde febre leve até complicações mais sérias, sendo algumas delas potencialmente fatais.” Fonte: Ministério da Saúde Um exemplo de um vetor de arbovirose e o agente etiológico, respectivamente, são: ✂️ a) Aedes aegypti e gênero flavivírus ✂️ b) Triatoma infestans e protozoário ✂️ c) Rhipicephalus microplus e bactéria ✂️ d) Lutzomyia longipalpis e protozoário Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q915784 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Agente Educacional, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, Instituto SELECON, 2024Muitos acidentes envolvendo crianças ocorrem em ambientes domésticos ou em locais onde elas passam grande parte do tempo, como instituições educacionais. Portanto, é fundamental adotar medidas preventivas para evitar tais incidentes e saber como agir em emergências. Independentemente da idade, é importante seguir alguns cuidados básicos, destacando-se que: ✂️ a) durante as atividades de lazer e pedagógicas, para favorecer a autonomia das crianças, é importante deixá-las, por um período, sem a supervisão de um adulto ✂️ b) as quinas dos móveis não precisam ser arredondadas e o piso dos lugares por onde a criança circula não demandam atenção, pois trazem pouco risco à segurança ✂️ c) é necessário cuidar para que a criança não fique próxima a baldes d’água, piscinas, cisternas, banheiras. Caso haja piscina, cisterna ou poço, estes devem ser tampados de forma que as crianças não possam destampar ✂️ d) as crianças podem circular pelas áreas onde se preparam os alimentos, como a cozinha, durante a preparação do almoço, possibilitando seu contato com as facas e outros objetos cortantes para garantir o uso autônomo dos utensílios Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q898582 | Biologia, Núcleo interfásico e código genético, Professor de Ciências Biológicas, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024Os duplos filamentos helicoidais de DNA associados a proteínas, principalmente histonas, formam a seguinte estrutura celular: ✂️ a) nucléolo ✂️ b) cromatina ✂️ c) matriz celular ✂️ d) envoltório celular Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q898583 | Biologia, A origem da vida na Terra, Professor de Ciências Biológicas, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024Os elementos Criptônio (Kr), Argônio (Ar) e Hélio (He) pertencem ao grupo da tabela periódica dos: ✂️ a) semimetais ✂️ b) halogênios ✂️ c) gases nobres ✂️ d) metais alcalinos Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q915785 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Agente Educacional, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, Instituto SELECON, 2024Sanches (2003, p.160), apresenta uma cena cotidiana da Educação Infantil: “Uma sala cheia de colchonetes espalhados de forma organizada. Tudo fechado, inclusive as cortinas. O dia é quente. As crianças acabam de almoçar. (...) são colocadas nos colchonetes. A funcionária alerta: “É hora de dormir, não quero ver ninguém de olhos abertos.” Alguns sorrisos e gestos no ambiente escuro e abafado”. O trecho trata acerca da hora do sono: sobre ele pode-se refletir que: ✂️ a) a cena descrita no trecho mostra uma abordagem adequada para garantir que as crianças durmam rapidamente, sem considerar suas necessidades individuais de descanso ou preferências ✂️ b) o ambiente descrito, com cortinas fechadas e calor excessivo, é ideal para promover um sono tranquilo e revigorante para as crianças, sem considerar os potenciais desconfortos ou riscos à saúde ✂️ c) a prática de exigir que as crianças fechem os olhos e não demonstrem qualquer sinal de vigília durante o período de descanso é uma abordagem educacional eficaz para promover a disciplina e o controle no ambiente escolar ✂️ d) retrata uma situação em que as crianças são desrespeitadas em sua individualidade e em seu direito de escolha. Além disso, o ambiente inadequado não favorece o repouso, além de representar um perigo para a proliferação de doenças Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q915787 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Agente Educacional, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, Instituto SELECON, 2024No cotidiano da Educação Infantil, é essencial que todos os envolvidos no processo educativo façam perguntas, coletem informações e busquem respostas. Concepções, ideias e princípios devem ser discutidos ao analisar e interpretar esses dados. Isso representa um ciclo contínuo de conversas, debates e tomadas de decisão, guiado pela observação e registro do desenvolvimento infantil, sem a intenção de promoção. Essas reflexões referem-se à/ao: ✂️ a) rotina ✂️ b) currículo ✂️ c) avaliação formativa ✂️ d) projeto político pedagógico Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q898648 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Estrangeira, Edital nº 4, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024De acordo com os preceitos legais, a área de Linguagens no ensino fundamental é composta pelos seguintes componentes curriculares: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e, no ensino fundamental – anos finais, Língua Inglesa. Essa área de Linguagens deve garantir aos alunos o desenvolvimento de competências específicas, dentre elas: ✂️ a) analisar textos literários, apreciar manifestações artísticas (como cinema, teatro, música, artes visuais e midiáticas), e identificar a intertextualidade presente neles ✂️ b) estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade ✂️ c) utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos ✂️ d) valorizar conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q898586 | Biologia, Órgãos dos sentidos, Professor de Ciências Biológicas, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024São estruturas que fazem parte do órgão de visão: ✂️ a) martelo, estribo e bigorna ✂️ b) cóclea, pálpebras e labirinto ✂️ c) íris, nervo óptico e vestíbulo ✂️ d) córnea, cristalino e corpo vítreo Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro