Questões de Concursos: Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q915787 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Agente Educacional Infantil, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, Instituto SELECON, 2024

No cotidiano da Educação Infantil, é essencial que todos os envolvidos no processo educativo façam perguntas, coletem informações e busquem respostas. Concepções, ideias e princípios devem ser discutidos ao analisar e interpretar esses dados. Isso representa um ciclo contínuo de conversas, debates e tomadas de decisão, guiado pela observação e registro do desenvolvimento infantil, sem a intenção de promoção. Essas reflexões referem-se à/ao:

22 Q898593 | Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024

Hoje, a Amazônia não é mais mera fronteira de expansão de forças exógenas nacionais ou internacionais, mas sim uma região no sistema espacial nacional, com estrutura produtiva própria e múltiplos projetos de diferentes atores.
BECKER, Bertha. Geopolítica da Amazônia. Revista Estudos Avançados, 2005.

Nas últimas décadas, a Amazônia brasileira tornou-se um ponto central em discussões tanto no Brasil quanto no exterior, principalmente porque a/o:

23 Q898634 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Edital nº 4, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024

Soares et al. (2012) assinalam o que o projeto político pedagógico representa uma:

24 Q898646 | Pedagogia, Edital nº 4, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024

A transição entre a educação infantil e o ensino fundamental requer muita atenção, para que haja equilíbrio entre as mudanças introduzidas, garantindo integração e continuidade dos processos de aprendizagens das crianças. Por isso, a Base Nacional Comum Curricular apresenta a síntese das aprendizagens esperadas em cada campo de experiências. Essa síntese deve ser compreendida como:

25 Q898591 | Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024

Leia o texto a seguir:

Oh! Deus, perdoe este pobre coitado Que de joelhos rezou um bocado Pedindo pra chuva cair sem parar

Oh! Deus, será que o senhor se zangou E só por isso o sol arretirou Fazendo cair toda a chuva que há

Senhor, eu pedi para o sol se esconder um tiquinho Pedi pra chover, mas chover de mansinho Pra ver se nascia uma planta no chão

Oh! Deus, se eu não rezei direito o Senhor me perdoe Eu acho que a culpa foi Desse pobre que nem sabe fazer oração

Meu Deus, perdoe eu encher os meus olhos de água E ter-lhe pedido cheinho de mágoa Pro sol inclemente se arretirar

Desculpe eu pedir a toda hora pra chegar o inverno Desculpe eu pedir para acabar com o inferno Que sempre queimou o meu Ceará
Súplica Cearense, composição de Gordurinha e Nelinho

A icônica canção acima, imortalizada por Luiz Gonzaga, reflete a/o:

26 Q898589 | Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024

Na década de 1970, o geógrafo Aziz Ab'Sáber identificou seis domínios morfoclimáticos no Brasil a partir de uma classificação metodológica que envolve uma série de questões físico-geográficas em comum. A esse respeito, podemos considerar que o:

27 Q898636 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de História, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024

No rol de habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) correspondente ao 8º ano de escolaridade, encontra-se:

28 Q898640 | Pedagogia, Edital nº 4, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024

Apontado por muitos pesquisadores como adequado ao século XXI, o currículo por competências, considerado como um currículo integrado, pois as competências por si expressam uma integração de conteúdos, conceitos e processos metodológicos, propõe que o ensino se:

29 Q898641 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Edital nº 4, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024

São muitas as metodologias criadas com o objetivo de potencializar a aprendizagem dos estudantes. Dentre elas, destaca-se o conjunto sequencial de atividades que trabalham com conhecimentos específicos construídos a partir de um dos eixos de trabalho que se organizam ao redor de um problema para resolver ou um produto final que se quer obter. A metodologia que possui tais características recebe o nome de:

30 Q898647 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Edital nº 4, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (nº 13.146/2015) estabelece que a educação constitui direito da pessoa com deficiência. Por isso, é incumbência do poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.