Início

Questões de Concursos Prefeitura de Canaã dos Carajás PA

Resolva questões de Prefeitura de Canaã dos Carajás PA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1101Q1034860 | Engenharia Agrícola, Mecanização Agrícola e Irrigação, Agente de Serviços Técnicos Agropecuários, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Os tratores agrícolas são muito importantes para o aumento da produtividade e para a maior eficiência das atividades agrícolas, tornando-a menos árdua e mais atraente. O trator agrícola é uma máquina autopropelida provida de meios que permitem apoio estável sobre uma superfície horizontal e impenetrável, além de tracionar, transportar e fornecer potência mecânica, para movimentar os órgãos ativos de máquinas e implementos agrícolas.

Um de seus componentes possui as “funções de seleção adequada de velocidade e torque transmitida às rodas motrizes, além de alterar o sentido do movimento do trator.”

Assinale a opção que indica o componente descrito no enunciado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1102Q1027957 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos, Agente de Serviços de Auxiliar de Sala, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Claudinei tem um porta-níqueis onde há apenas moedas de 1 centavo.

Em uma segunda-feira, ele retirou do porta-níqueis a metade dessas moedas. No dia seguinte, ele retirou a metade do que sobrou dentro do porta-níqueis depois da 1ª retirada. Na quartafeira, ele retirou a metade do que sobrou dentro do porta-níqueis depois da 2ª retirada. Assim continuou, diariamente, retirando a metade do que sobrou após a retirada feita no dia anterior.

Na sexta-feira, após a retirada do dia, sobraram no porta-níqueis exatos 3 centavos.

É correto afirmar que, na segunda-feira, antes da primeira retirada, havia no porta-níqueis
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1103Q1024382 | Inglês, Verbos Verbs, Professor de Inglês, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Texto associado.

READ TEXT I AND ANSWER THE FIVE QUESTION THAT FOLLOW IT


TEXT I


National Assessment Reform: Core Considerations for Brazil


Education has been an integral part of Brazil’s success story. With expanded access to basic education and improvements in literacy rates, young Brazilians are entering today’s workforce with higher levels of education than previous generations. This educational progress has contributed to and benefited from the economic growth that helped improve living standards and, during the first decade of the millennium, lifted more than 29 million people out of poverty. Trend data from the OECD Programme for International Student Assessment (PISA) reveal that Brazil’s increasing school participation rates have been realised alongside progress in education quality. This is a remarkable achievement considering that many of the new students progressing through the education system come from disadvantaged backgrounds and often lack the socio-economic support that helps enable learning. Nevertheless, PISA also reveals that the overall performance of Brazil’s education system is well below the OECD average and other emerging economies, such as parts of China and the Russian Federation. One reason for this is Brazil’s high share of students who do not achieve baseline proficiency, or Level 2 in PISA. Results from PISA 2018 show that 50% of Brazilian students failed to reach Level 2 in reading, meaning they can only complete basic tasks. Brazil’s share of low-performers was even higher in Mathematics and Science (68% and 55%, respectively). At the other end of the spectrum, few students in Brazil were able to answer more difficult PISA questions, like inferring neutrality or bias in a text, which require skills that are increasingly important in today’s world. The new approach to education, set out in the BNCC, aims not only to ensure that all students achieve basic cognitive skills but also develop the higher-order skills needed to solve complex problems of everyday life.



Adapted from: https://www.oecd-ilibrary.org/docserver/333a6e20- en.pdf?expires=1728831657&id=id&accname=guest&checksum=CD292865CAA9F4B A019D2FE4378B5D2D

The verb phrase in “Education has been an integral part of Brazil’s success story” is in the
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1104Q1031561 | Português, Funções Morfossintáticas da Palavra se, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Assinale a frase iniciada pela conjunção se, que indica uma interrogação e não uma hipótese.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1105Q1031565 | Português, Sintaxe, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Assinale a frase que manifesta o discurso indireto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1107Q1031573 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Na Escola Horizonte, a professora Marta decidiu integrar as tecnologias digitais em seu plano de aula para trabalhar temas de cidadania e participação social com seus alunos.
Ela planejou que, ao longo do semestre, os estudantes usariam redes sociais e blogs para divulgar e discutir ações comunitárias, como campanhas de arrecadação de alimentos e atividades ambientais na escola. Marta explicou, também, a importância do uso responsável e ético dessas plataformas e avaliou o impacto social das tecnologias digitais.

Sobre o caso apresentado, de acordo com a LDB, assinale a opção que indica o objetivo principal dessa prática na compreensão do uso das tecnologias e da cultura digital no cotidiano escolar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1108Q1031833 | Contabilidade de Custos, Contabilidade de Custos, Agente de Serviços Administrativos, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Assinale a opção que apresenta o método de avaliação de estoque que adota como critério de saída o custo dos itens mais antigos, ou seja, aqueles que deram entrada primeiro são os primeiros a serem contabilizados como saída.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1109Q1029281 | Biomedicina, Bioquímica em Biomedicina, Biomédico, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir.

Quando visualizados apenas por microscopia óptica, as diferentes populações de linfócitos são indistinguíveis morfologicamente. Porém, as subpopulações de linfócitos podem ser identificadas por meio de diferentes “grupos de diferenciação” presentes nas membranas dessas células. São proteínas que podem ser usados para identificar diferentes populações celulares.

Assinale a opção que indica o método descrito acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1110Q1031590 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Em relação ao ensino de produção de textos, analise as afirmativas a seguir.

I. A necessidade de aprender a estudar não é apenas uma condição para a continuidade da vida escolar. É essencial para o futuro exercício profissional.
II. A leitura, quando associada às atividades de estudo, inclui uma série de ações indispensáveis para ampliar os conhecimentos do leitor.
III. No caso da escrita, a produção de textos impõe algumas características que são importantes para cumprir o objetivo de informar.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1111Q1031592 | Matemática, Álgebra, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Em um evento de arrecadação de recursos financeiros para uma organização sem fins lucrativos, N pessoas compareceram. Cada pessoa presente contribuiu com um mesmo valor de doação, D. Os organizadores do evento tiveram gastos de despesas no total de G, incluindo aluguel do espaço, materiais e alimentação. Além disso, a organização também recebeu um patrocínio no valor de P.
Dessa forma, assinale a opção que indica a expressão algébrica que representa os recursos financeiros disponíveis, R, que os organizadores obtiveram após o evento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1113Q958131 | Direito Ambiental, Auditor Ambiental, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

O mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) é o instrumento por meio do qual países desenvolvidos, e compromissos quantificados de redução e limitação de emissões estabelecidos pelo Protocolo de Quioto, podem abater parte dessas metas mediante aquisição de Reduções Certificadas de Emissão (RCEs) geradas por projetos de MDL em países em desenvolvimento.

A respeito deste mecanismo, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Em um projeto MDL deve haver comprovação da adicionalidade do projeto, de modo que as emissões antrópicas de gases de efeito estufa por fontes sejam reduzidas a níveis inferiores aos que teriam ocorrido na ausência da atividade de projeto de MDL registrado.
( ) A estrutura do MDL foi originalmente concebida para projetos de grande porte, mas houve a criação de modalidades simplificadas para pequena escala com o objetivo de simplificar os procedimentos e reduzir os custos desses projetos.
( ) Os projetos de MDL podem envolver atividades de florestamento e reflorestamento, sendo necessário, nesse caso, demonstrar a elegibilidade da terra, que está atrelada à área não conter floresta em 31 de dezembro de 1989, para projetos de florestamento e reflorestamento.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1114Q1029304 | Fisioterapia, Fisiologia em Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A fraqueza muscular adquirida é uma fraqueza muscular generalizada desenvolvida por pacientes críticos durante o período da internação na UTI, que mesmo após a alta da UTI pode perdurar.
O Score Medical Research Council (MRC) é um método simples, de fácil aplicabilidade à beira-leito. Na aplicação do teste de MRC, o fisioterapeuta deverá testar a força muscular de alguns movimentos dos 4 membros.
Sobre esses movimentos, analise os itens a seguir e assinale (V) para os que são testados e (F) para os que não são.

( ) Adução do ombro
( ) Flexão do punho
( ) Flexão do quadril
( ) Extensão do joelho

Os itens são, na ordem apresentada, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1115Q958150 | Direito Administrativo, Modalidades e Critérios de Julgamento, Auditor Ambiental, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Sobre as modalidades de licitação, previstas na Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 14.133/2021), assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1116Q1029574 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Enfermeiro, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

É privativo do Enfermeiro, no âmbito da equipe de enfermagem, a utilização dos Dispositivos Extraglóticos (DEGs) para acesso à via aérea, exclusivamente, em situação de iminente risco de morte. Acerca desses dispositivos, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa
( ) Os DEGs são dispositivos funcionalmente intermediários entre a máscara facial e o tubo traqueal, dispensando o uso de laringoscópio ou de instrumentos especiais para sua inserção.
( ) A Máscara Laríngea é um DEG que permite a formação de um selo ao redor da laringe, oferecendo uma alternativa eficaz para o manejo das vias aéreas.
( ) Os DEGs são indicados apenas para adultos, não sendo adequados para pacientes pediátricos devido às diferenças anatômicas.
As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1117Q1031622 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir e reflita sobre a função social da escola pública.

A função social da escola é a de propiciar a aquisição dos instrumentos que possibilitam o acesso ao saber elaborado (ciência), bem como o próprio acesso aos rudimentos desse saber. As atividades da escola básica devem organizar-se a partir dessa questão.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2011, p.14.

Segundo o trecho, assinale a opção que apresenta a principal função social da escola.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1118Q1031623 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir.

Processo intencional e sistemático de coleta, análise e interpretação de informações sobre conhecimentos, capacidades, atitudes e processos cognitivos dos sujeitos, em que se estima o valor ou mérito desses processos e/ou resultados, com a finalidade de orientar a tomada de decisões relativas ao processo educacional.

O trecho define a avaliação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1120Q1029583 | Enfermagem, Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde, Enfermeiro, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Com base nas disposições acerca das Boas Práticas de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde – RSS, analise as afirmativas a seguir.
I. O armazenamento temporário de resíduos deve ser feito em local ventilado, sinalizado e de acesso restrito, até que seja realizada a coleta.
II. É permitida a separação do conjunto seringa/agulha com auxílio de dispositivos de segurança, sendo vedada a desconexão e o reencape manual de agulhas.
III. Os sacos para acondicionamento de RSS infectantes (grupo A) devem ser substituídos ao atingirem o limite de 2/3 de sua capacidade ou a cada 48 horas.
É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.