Início

Questões de Concursos Prefeitura de Canaã dos Carajás PA

Resolva questões de Prefeitura de Canaã dos Carajás PA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1131Q1031527 | Odontologia, Biossegurança Vacinas, Odontólogo, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A adoção das práticas de biossegurança é fundamental para o exercício da Odontologia, sendo o descarte adequado dos resíduos um dos pontos fundamentais.
Os resíduos classificados, pela legislação atual, como pertencentes ao grupo A são aqueles que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1132Q1029224 | Informática, Sistema Operacional, Assistente Social, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Um médico veterinário necessita capturar uma imagem de uma ultrassonografia que está sendo exibida a partir de um arquivo word no monitor de um desktop que possui Windows 11 e Word instalados.
O médico precisa encaminhá-la para um colega para discutirem um diagnóstico. No entanto, ele não pode enviar o arquivo completo por e-mail. Ele opta por capturar apenas tela do Windows que contém a imagem e encaminhar ao colega. Assinale a opção que apresenta as ações para capturar a tela.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1133Q1034866 | Matemática, Aritmética e Problemas, Agente de Serviços Técnicos Agropecuários, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Um mapa tem a escala de 1:25.000. Nele, um lago é representado como um retângulo de 3 cm de largura por 5 cm de comprimento.

Com base nessas informações, é correto afirmar que a área do lago, em hectares, é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1134Q1029495 | História, História do Brasil, Professor de História, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Assinale a opção que descreve corretamente um conflito ocorrido durante o Período Regencial no Brasil.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1135Q1027960 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Agente de Serviços de Auxiliar de Sala, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Seja A um conjunto de dados composto por 5 valores numéricos. A média dos três menores valores é 5. A média dos dois maiores é 10,5.

É correto concluir que a média dos valores do conjunto A vale
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1136Q1029500 | História, História do Brasil, Professor de História, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Leia os trechos a seguir.



I. “O Brasil é um país sem povo.” A famosa frase feita na década de 1880, já foi tomada como ponto de partida para a elaboração de um paradigma interpretativo da história do Brasil. Logo ligouse à visão do escravo como um ser coisificado, incapaz de pensamentos e ações próprios: a escravidão teria aniquilado as pessoas e sua cultura, restando a fragmentação e o vazio produzidos por uma dominação.


Adaptado de: CHALHOUB, Sidney; Fernando Teixeira da Silva. “Sujeitos no

Imaginário do Acadêmico: Escravos e trabalhadores na historiografia brasileira

desde os anos 1980”. Cad. AEL, v.14, n.26, 2009, pp. 15-16.



II. Talvez a característica mais marcante dos trabalhos acadêmicos sobre a escravidão nas últimas décadas tenha sido a forma pela qual romperam com a associação entre subordinação e paralisia ou passividade. Os estudiosos vêm encontrando numerosas maneiras de examinar as iniciativas dos escravos sem desconsiderar a opressão, de explorar a criação de sistemas alternativos de crenças e valores no contexto da tentativa de dominação ideológica, de aprender a reconhecer a comunidade escrava mesmo constatando o esforço contínuo de repressão a algumas de suas características essenciais.

Adaptado de: SCOTT, R. “Exploring the meaning of freedom: post-emancipation

societies in comparative perspective”. Hispanic American Historic Review, v. 68, n. 3,

p. 407-428, ago. 1988.



Assinale a opção que descreve corretamente a interpretação dos dois trechos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1137Q1024385 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Professor de Inglês, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Texto associado.

READ TEXT I AND ANSWER THE FIVE QUESTION THAT FOLLOW IT


TEXT I


National Assessment Reform: Core Considerations for Brazil


Education has been an integral part of Brazil’s success story. With expanded access to basic education and improvements in literacy rates, young Brazilians are entering today’s workforce with higher levels of education than previous generations. This educational progress has contributed to and benefited from the economic growth that helped improve living standards and, during the first decade of the millennium, lifted more than 29 million people out of poverty. Trend data from the OECD Programme for International Student Assessment (PISA) reveal that Brazil’s increasing school participation rates have been realised alongside progress in education quality. This is a remarkable achievement considering that many of the new students progressing through the education system come from disadvantaged backgrounds and often lack the socio-economic support that helps enable learning. Nevertheless, PISA also reveals that the overall performance of Brazil’s education system is well below the OECD average and other emerging economies, such as parts of China and the Russian Federation. One reason for this is Brazil’s high share of students who do not achieve baseline proficiency, or Level 2 in PISA. Results from PISA 2018 show that 50% of Brazilian students failed to reach Level 2 in reading, meaning they can only complete basic tasks. Brazil’s share of low-performers was even higher in Mathematics and Science (68% and 55%, respectively). At the other end of the spectrum, few students in Brazil were able to answer more difficult PISA questions, like inferring neutrality or bias in a text, which require skills that are increasingly important in today’s world. The new approach to education, set out in the BNCC, aims not only to ensure that all students achieve basic cognitive skills but also develop the higher-order skills needed to solve complex problems of everyday life.



Adapted from: https://www.oecd-ilibrary.org/docserver/333a6e20- en.pdf?expires=1728831657&id=id&accname=guest&checksum=CD292865CAA9F4B A019D2FE4378B5D2D

The function of the clause “like inferring neutrality or bias in a text” is to
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1139Q1031577 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Considerando os princípios constitucionais da educação, analise os itens a seguir.

I. Um aluno defende enfaticamente determinado ponto de vista e o professor contesta, apresentando-lhe uma visão oposta.
II. Uma pessoa não consegue manter o filho em um estabelecimento privado de ensino e, então, o matricula em uma escola pública.
III. Um grupo de alunos que vive em uma parte mais afastada da cidade demora o triplo de tempo dos colegas para chegar à escola.

Algum princípio foi descumprido no que se descreve em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1140Q1031833 | Contabilidade de Custos, Contabilidade de Custos, Agente de Serviços Administrativos, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Assinale a opção que apresenta o método de avaliação de estoque que adota como critério de saída o custo dos itens mais antigos, ou seja, aqueles que deram entrada primeiro são os primeiros a serem contabilizados como saída.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1141Q1028000 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Agente de Serviços Técnicos Agropecuários, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Considere dois conjuntos numéricos finitos A e B tais que:

• A ∪ B = {2, 3, 4, 5}
• A ∩ B = {2}


Com base nessas informações, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1142Q1031587 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Sobre os textos informativos, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1143Q1031595 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Para identificar um importante nutriente necessário à manutenção do nosso organismo, os alunos realizaram o seguinte experimento:

I. Adicionaram algumas gotas de tintura de iodo sobre amostras de alimentos – pão integral, ovo cozido, batata, alface e carne de frango.
II. Em seguida, anotaram em qual(ais) amostra(s) houve mudança na coloração da tintura de iodo, que adquiriu um tom azulescuro.

Assinale a opção que indica o(s) alimento(s) em que, devido à reação entre o nutriente e a tintura de iodo, foi observada a mudança de coloração.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1144Q1022644 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Professor de Inglês, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Texto associado.

READ TEXT II AND ANSWER THE FOUR QUESTION THAT FOLLOW IT.


TEXT IV


Assessment for Young Learners in the English Language Classroom



All forms of assessment have an impact on school and classroom culture – it can drive what is taught and how. The process and outcomes of assessment also affect both the teachers’ and the learners’ understanding and experience of learning. Our most common understanding of assessment is that it summarises attainment. This has an especially strong focus in education where summative assessments, the achievement tests that typically occur at the end of an instructional programme, have guided the emphasis in curricula. In true terms, however, assessment is the process of collecting and interpreting evidence to make judgements about a learner’s performance. Thinking about the process in this way allows teachers to gather evidence as an ongoing activity during the learning programme and, as a result, to identify strengths and weaknesses that inform future classroom content. This formative approach, where assessment forms part of the learning cycle, is able to capture more detailed and nuanced data about a learner’s performance than the broader brush stroke of a summative score and consequently supports deeper and more consequential learning. More importantly, there is an influential argument that, in education, we should not even be doing assessment unless it has an impact on learning, and this goes to the heart of the purposes of assessment.


Adapted from: https://www.cambridge.org/us/files/9516/0217/6403/ CambridgePapersInELT_AssessmentForYLs_2020_ONLINE.PDF


However” in “In true terms, however, assessment is the process of collecting and interpreting evidence” introduces a(n)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1145Q1029304 | Fisioterapia, Fisiologia em Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A fraqueza muscular adquirida é uma fraqueza muscular generalizada desenvolvida por pacientes críticos durante o período da internação na UTI, que mesmo após a alta da UTI pode perdurar.
O Score Medical Research Council (MRC) é um método simples, de fácil aplicabilidade à beira-leito. Na aplicação do teste de MRC, o fisioterapeuta deverá testar a força muscular de alguns movimentos dos 4 membros.
Sobre esses movimentos, analise os itens a seguir e assinale (V) para os que são testados e (F) para os que não são.

( ) Adução do ombro
( ) Flexão do punho
( ) Flexão do quadril
( ) Extensão do joelho

Os itens são, na ordem apresentada, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1146Q1031608 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Os jogos recreativos desempenham um papel essencial ao trazer um caráter lúdico para a prática da Educação Física escolar.
Assinale a opção que indica apenas jogos recreativos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1147Q1029310 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato Ortopedia e Reumatologia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Um dos objetivos fisioterapêuticos no tratamento de pacientes amputados transtibial está relacionado aos cuidados com o coto.
Sobre as técnicas que são aplicadas objetivando cuidados com a circunferência do coto, analise os itens a seguir e assinale (V) para o verdadeiro e (F) para o falso.

( ) Bandagem convencional.
( ) Fisioterapia descongestiva.
( ) Exercícios isométricos.
( ) Exercícios aeróbicos.

Os itens são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1149Q958150 | Direito Administrativo, Modalidades e Critérios de Julgamento, Auditor Ambiental, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Sobre as modalidades de licitação, previstas na Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 14.133/2021), assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1150Q1031622 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir e reflita sobre a função social da escola pública.

A função social da escola é a de propiciar a aquisição dos instrumentos que possibilitam o acesso ao saber elaborado (ciência), bem como o próprio acesso aos rudimentos desse saber. As atividades da escola básica devem organizar-se a partir dessa questão.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2011, p.14.

Segundo o trecho, assinale a opção que apresenta a principal função social da escola.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.