Leia o trecho a seguir.
Os atos de reconhecer e ser reconhecido são eminentemente humanos, por isso possuem um caráter político-pedagógico, constituindo nossa condição humana de criação e reconstrução de saberes em que o outro é parte imprescindível. Ao inserirmos a compaixão, a empatia e a dignidade humana como princípios da arte de educar, nos damos conta de que a exclusão dos outros significa a redução da capacidade de apreender de nós mesmos.
HABOWSKI , A. C.;CONTE , E.;PUGENS , N. de B.A perspectiva da alteridade na educação. Conjectura , Caxias do Sul, v. 23, nº 1, p. 179-197, jan./abr. 2018.
Sobre a importância doreconhecimento da alteridade no processo educacional , assinale a opção que reflete, corretamente, o que se afirma no trecho acima.
✂️ a) A inclusão do outro é uma concessão que promove a abertura
do processo para mais pessoas. ✂️ b) O reconhecimento é uma forma de reduzir a alteridade e
tornar a educação igualitária. ✂️ c) A empatia é um valor acessório para um processo cujo caráter
fundamental é cognitivo. ✂️ d) A riqueza do aprendizado depende da inclusão do outro como
parte intrínseca do processo. ✂️ e) A exclusão do outro facilita o aprendizado de alguns e reafirma
as desigualdades existentes.