A educação alimentar e nutricional, segundo o Marco Referencial
da educação alimentar e nutricional para as políticas públicas, é
entendida no contexto da realização do Direito Humano à
Alimentação Adequada (DHAA) como um campo de conhecimento
e de prática contínua e permanente, transdisciplinar, intersetorial
e multiprofissional, que visa promover, de forma autônoma e
voluntária, os hábitos alimentares saudáveis. Para tal, destacamse, entre outras, as políticas Nacional de Atenção Básica, Nacional
de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN) e Nacional de
Promoção da Saúde (PNPS).
Pode-se afirmar que a opção que contém um dos valores e
princípios que configuram-se como expressões fundamentais de
todas as práticas e ações no campo de atuação da promoção da
saúde reconhecidos pela da PNPS.
✂️ a) Promoção da Alimentação Adequada e Saudável. ✂️ b) Gestão das Ações de Alimentação e Nutrição. ✂️ c) Qualificação da Força de Trabalho. ✂️ d) Pesquisa, inovação e conhecimento em alimentação e
nutrição. ✂️ e) Reconhece a subjetividade das pessoas e dos coletivos no
processo de atenção e cuidado em defesa da saúde e da vida.