Início

Questões de Concursos Prefeitura de Capanema PA

Resolva questões de Prefeitura de Capanema PA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


151Q1055348 | Legislação dos Municípios do Estado do Pará, Legislação do Município de Capanema, Fiscal de Tributos, Prefeitura de Capanema PA, CONSULPLAN, 2020

Sobre as penalidades disciplinares previstas na Lei nº 877, de 18 de setembro de 2001 – Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Capanema/PR, é correto afirmar, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

152Q900473 | Farmácia, Controle de Qualidade Industrial, Bioquímico, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

A RDC ANVISA No 786, de 05/05/2023, que dispõe sobre as atividades relacionadas aos exames de análises clínicas, estabelece que o conjunto de operações realizadas para estabelecer a correspondência entre os valores indicados por um instrumento de medição e um material de referência, com o objetivo de padronizar instrumentos ou procedimentos, é denominado de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

153Q900478 | Farmácia, Farmacocinética, Bioquímico, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

Para criar uma formulação estável, eficaz e segura, é importante considerar a biodisponibilidade que depende de fatores inerentes aos princípios ativos. Para melhorar a formulação de fármacos de alta solubilidade e permeabilidade, alguns excipientes podem ser adicionados, como os da classe dos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

154Q900479 | Farmácia, Farmacologia, Bioquímico, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

Com o objetivo de aumentar sua massa muscular, um paciente fez uso por automedicação, no espaço de um mês, de 15 ampolas de testosterona injetável 150mg/mL. Com o aparecimento excessivo de acne e ginecomastia, procurou assistência médica e os exames laboratoriais solicitados revelaram concentrações plasmáticas muito abaixo dos valores de referência do hormônio luteinizante (LH) e do hormônio folículo-estimulante (FSH). A possível razão para esse perfil laboratorial é o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

155Q1055390 | Contabilidade Geral, Contabilidade, Contador Público, Prefeitura de Capanema PA, CONSULPLAN, 2020

Em 31/12/2018, a sociedade empresária, após elaboração e fechamento das Demonstrações Contábeis, apurou Lucros a Distribuir no valor total de R$ 240.000,00. De forma a cumprir e observar as determinações da legislação societária em vigor a partir da Lei nº 11.638/2007 e as previsões do estatuto, esse lucro obtido será distribuído da seguinte forma: Reserva Legal, 5% do lucro auferido; 30% para Reservas de Lucros a Realizar; 30% para Reserva Estatutária; 30% para Reservas para Contingências e o saldo final será oferecido aos acionistas a título de Dividendos a Distribuir. Considerando que todos os saldos anteriores eram inexistentes, não existindo saldos a serem revertidos, o lançamento contábil que melhor registra essa operação é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

156Q900510 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Secretário Escolar, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

Em relação ao Projeto Político Pedagógico, enquanto documento que traduz o planejamento escolar e a organização do trabalho pedagógico, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

157Q1055398 | Auditoria Governamental, Processo de Auditoria, Contador Público, Prefeitura de Capanema PA, CONSULPLAN, 2020

A controladoria governamental possui como finalidade garantir uma gestão eficiente, eficaz e regular dos recursos públicos. Nesse sentido, é correto afirmar que a controladoria possui a função de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

158Q1055237 | Redação Oficial, As Comunicações Oficiais, Analista de Recursos Humanos, Prefeitura de Capanema PA, CONSULPLAN, 2020

Conforme o Decreto nº 9.758, de 11 de abril de 2019, independentemente do nível hierárquico, da natureza do cargo ou da função ou da ocasião, o único pronome de tratamento utilizado na comunicação com agentes públicos federais é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

159Q1055252 | Gestão de Pessoas, Recrutamento e Seleção, Analista de Recursos Humanos, Prefeitura de Capanema PA, CONSULPLAN, 2020

O recrutamento é um processo típico da área de gestão de pessoas direcionado à atração de profissionais interessados em participar do processo de seleção de determinada organização. O recrutamento e a seleção são processos que literalmente andam juntos e que necessitam de planejamento e investimento de recursos para que possam produzir resultados satisfatórios, ou seja, a contratação de pessoas competentes e qualificadas para assumir determinada função. São consideradas as principais técnicas empregadas para o recrutamento externo, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

160Q1055264 | Português, Interpretação de Textos, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de Capanema PA, CONSULPLAN, 2020

Texto associado.
As elites e o povão

É cansativo, é irritante, isso de falar em elites e povão, como se só o chamado povão fosse honesto e merecedor de confiança e tudo que se liga à “elite” significasse o pior quanto à moral, ao valor e à confiabilidade.
É mal-intencionado dizer que só a elite é saudável, educada, merecedora das boas coisas da vida e o povão é sujo, grosseiro e não vai melhorar nunca.
E, afinal, o que é essa “elite”? Quem a constitui? Parece que existem várias.
Elite social – Nada mais triste do que ler: “Fulana de Tal, socialite”. Tem profissão? Tem família? Faz alguma coisa da vida? Não, ela é socialite. O marido, ou o filho, ou o companheiro dessa fina dama seria o quê? Um socialite, também? Singularmente ainda não vi o termo usado no masculino. Talvez porque na nossa utopia os homens sempre têm profissão e ganham o dinheiro, isto é, são úteis, enquanto as mulheres ornamentam seu lado público.
Elite intelectual – Dessa, já gostei mais. Porém, cuidado: o grau de intelectualidade não reside na quantidade de diplomas, alguns fajutos, adquiridos no exterior em universidades com nomes pomposos. O intelectual de primeira é o que de verdade pensa, lê, estuda, escreve, pesquisa e atua. Cultiva a simplicidade e detesta a arrogância, companheira da inteligência limitada.
Talvez elite verdadeira fosse a dos bem informados e instruídos, não importa em que grau, não importam dinheiro nem sofisticação. Um povo pouco informado acredita no primeiro demagogo que aparece, engole suas mentiras como pílulas salvadoras e, por cegueira ou por carência, segue o caminho de seu próprio infortúnio.
Seria melhor largar essa bobagem de elite versus povão e pensar em habitantes deste planeta e deste país. Todos merecendo melhor cuidado com a saúde, melhores escolas e universidades, melhores condições de vida, melhor salário, melhores estradas, lugares de lazer mais bem-cuidados, mais tranquilos e seguros, menos impostos, menos mentiras. Mais oportunidades, mais sinceridade, mais vida. Melhor uso das palavras. Mais respeito pela inteligência comum e pelo bom senso.
Então, velhíssima fórmula tão pouco aplicada, comecemos pela educação. Mas não venham com a empulhação quanto aos analfabetos a menos no país. Alfabetizado não é quem aprendeu a assinar o nome: é quem antes leu e compreendeu aquilo que vai assinar, pois, se optar errado, a exploração de sua ignorância vai pesar sobre seus ombros por mais um longo tempo de altos juros.
Mais cuidado com palavras, pois elas podem se transformar, de pedras preciosas, em testemunho de ignorância ou má vontade, ou ainda em traiçoeiros punhais.
(Texto de Lya Luft. Publicado em 2011. Com adaptações.)
Em “Talvez porque na nossa utopia os homens sempre têm profissão e ganham o dinheiro, isto é, são úteis, enquanto as mulheres ornamentam seu lado público.” (4º§), podemos constatar que a autora revela:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

161Q900410 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor em Atividade de Docência PAD, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) redimensiona a prática docente, a partir da(s) seguinte(s) premissa(s):

I. Pelo fato de a BNCC definir, de forma clara, o que os alunos precisam aprender nas diferentes etapas da Educação Básica, ano a ano ou por blocos de anos, as diferenças nas aprendizagens dos alunos vindos de outras escolas ou redes serão minimizadas.
II. Os professores de todo Brasil deverão participar de formações continuadas para conhecer a Base, entender as mudanças propostas pelo documento e o seu papel no sistema educacional do País.
III. O trabalho docente se realizará por meio da determinação e especificação detalhada de metodologias ativas que circunscrevam modalidades e técnicas de ensino, as quais deverão ser seguidas pelos professores.

Está(ão) correta(s) a(s) premissa(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

162Q900433 | Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

O planejamento social, como processo técnico político, deve ser
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

163Q900463 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Enfermeiro, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

Ana Maria, de 24 anos, foi internada com Síndrome do desconforto respiratório agudo para tratamento terapêutico. A enfermeira Juliana discutiu o caso de Ana com as colegas e a equipe de enfermagem para o melhor posicionamento terapêutico da paciente no leito, chegando à conclusão de que a posição prona seria a mais indicada naquele momento em que Ana se encontrava. A escolha dessa posição foi sugerida no caso hipotético porque ela ajuda no combate à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

164Q1055345 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Fiscal de Tributos, Prefeitura de Capanema PA, CONSULPLAN, 2020

Em uma clínica médica há um total de 18 funcionários, sendo 2 recepcionistas, 4 auxiliares, 5 médicos e 7 enfermeiros. O número de equipes distintas que podem ser formadas por 1 recepcionista, 1 auxiliar, 3 médicos e 4 enfermeiros dessa clínica médica é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

165Q900465 | Enfermagem, Primeiros Socorros, Enfermeiro, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

Ricardo, de 33 anos, sofreu um acidente automobilístico quando dirigia seu carro em uma avenida movimentada na zona sul do Rio de janeiro, Estado em que reside. Devido ao impacto extremo, sofreu um trauma cranioencefálico. Ao ser atendido no setor de urgência e emergência, recebeu todos os cuidados necessários pela equipe de saúde, que, após avaliação minuciosa, confirmou a presença de uma lesão traumática na base do crânio com formação de fístula liquórica (caso hipotético). Diante da confirmação dessa lesão, é contraindicado o uso de sonda
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

166Q900503 | Odontologia, Odontologia PréClínica, Odontólogo, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

A finalidade do componente coadjuvante na fórmula farmacêutica é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

167Q1055384 | Legislação dos Municípios do Estado do Pará, Legislação do Município de Capanema, Analista de Recursos Humanos, Prefeitura de Capanema PA, CONSULPLAN, 2020

Karina, ocupante de cargo de carreira, exercendo a função de chefia, precisará se ausentar de seu serviço pelo período de quinze dias, por isso Lúcia irá substituí-la durante a sua ausência. De acordo com a Lei nº 877, sobre essa substituição é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

168Q1055386 | Engenharia Civil, Estruturas, Engenheiro Civil II, Prefeitura de Capanema PA, CONSULPLAN, 2020

Segundo a NBR nº 6.118/2014 (Projeto de estruturas de concreto — Procedimento), nas lajes maciças devem ser respeitados os seguintes limites mínimos para a espessura, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q1055387 | Contabilidade Geral, Investimentos, Contador Público, Prefeitura de Capanema PA, CONSULPLAN, 2020

A empresa B controlada de G vendeu, em 30/04/2016, mercadorias para revenda para a controladora por R$ 600.000,00, apurando um lucro na operação de R$ 228.000,00. Em 31/12/2016, a controladora informou que, das mercadorias adquiridas, 30% ainda se encontravam em seus estoques. Com base nas informações apresentadas, em 31/12/2016, o Ajuste referente a “Lucros não Realizados” para fins de exclusão na Consolidação de forma a permitir o cálculo da Equivalência Patrimonial na controlada foi de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q1055404 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Capanema PA, CONSULPLAN, 2020

Tendo como base os fundamentos históricos e teórico- -metológicos da profissão e tomando como referência o Serviço Social na década de 1990, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.