Início

Questões de Concursos Prefeitura de Capanema PA

Resolva questões de Prefeitura de Capanema PA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


71Q1055245 | Gestão de Pessoas, Visão Geral da Área de Rh Na Organização, Analista de Recursos Humanos, Prefeitura de Capanema PA, CONSULPLAN, 2020

A área de gestão de pessoas vem evoluindo ao longo dos anos a partir da absorção de técnicas e tecnologias modernas que visam a dar maior agilidade e eficiência aos seus diversos processos internos. Outrora vista apenas como meramente burocrática, atualmente, a moderna área de gestão tornou-se um setor estratégico, que atrai maior visibilidade e atenção por parte dos gestores e do mercado de maneira geral. São considerados os principais processos que compõem a moderna área de gestão de pessoas, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q1055277 | Meio Ambiente, Saneamento Geral, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de Capanema PA, CONSULPLAN, 2020

O saneamento básico é um conjunto de serviços compreendidos como: distribuição de água potável, coleta e tratamento de esgoto, drenagem urbana e coleta de resíduos sólidos. Os serviços de saneamento atingem diretamente a saúde, a qualidade de vida e o desenvolvimento da sociedade como um todo. É o órgão do Ministério da Saúde, que detém a contínua experiência em ações de saneamento no País:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q900402 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor em Atividade de Docência PAD, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

Constitui atribuição docente, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

74Q900404 | Pedagogia, Professor em Atividade de Docência PAD, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

De acordo com o Documento Curricular do Estado do Pará, a etapa da educação infantil é organizada em Campos de Experiências, dentre os quais constam
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q900405 | Pedagogia, Professor em Atividade de Docência PAD, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

A parte diversificada do currículo, de acordo com o Documento Curricular do Estado do Pará, diz que

I. os currículos devem trazer conteúdos específicos e complementares a aspectos regionais e locais.
II. os conteúdos referentes à parte diversificada serão definidos pelas redes de ensino, instituições e sistemas.
III. a presença da parte diversificada no currículo é regulamentada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação e organização escolar.

A sequência correta está na alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q900435 | Serviço Social, Serviço Social na América Latina, Assistente Social, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

O Serviço Social, no Brasil, expressa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

77Q1055320 | Sem disciplina, Morfologia, Auxiliar de Contabilidade, Prefeitura de Capanema PA, CONSULPLAN, 2020

Texto associado.
A família humana

Não acho que tudo tenha piorado nos dias atuais. Nunca fui saudosista. Prefiro a comunicação imediata pela internet a cartas que levavam meses. Gosto mais de trabalhar no computador do que de usar a velha máquina de escrever (que tinha lá seu charme). No whats ou outros, falo instantaneamente com amigos e familiares aqui perto, do outro lado do mundo – os afetos se multiplicam, se consolidam, circulam mais emoções. Nossa qualidade de vida melhorou em muitas coisas, mas serviços essenciais entre nós andam deteriorados, uma vasta parcela da humanidade ainda vive em nível de miséria.
São as contradições inacreditáveis de um sistema onde cosmólogos investigam espaços insuspeitados, cada dia trazendo revelações intrigantes, mas ainda sofre e morre gente nos corredores de hospitais sobrecarregados, milhões de crianças morrem de fome, outros milhões nunca chegam à escola, ou brincam diante de barracos com barro feito de água e esgoto.
Minhas repetições são intencionais, aqui, nos romances, até nos poemas. Retorno a temas sobre os quais eu mesma tenho incertezas. Que envolvem antes de mais nada ética, moralidade, confiança. Decência: pois é neles que eu aposto, nos decentes que olham para o outro – que somos todos nós, do gari ao intelectual, da dona de casa à universitária, dos morenos aos louros de olhos azuis – com atenção e respeito.
Estudos recentes sobre história das culturas revelam dados sobre tempos em que a parceria predominou sobre a dominação: entre povos, entre grupos, entre pessoas. Mas o mesmo ser humano que busca o amor anseia pela dominação nas relações pessoais, internacionais, de gênero, de idade, de classe.
E se tentássemos mais parceria? Na verdade não acredito muito nisso, a não ser que a gente dê uma melhorada em si mesmo. É possível que em algumas décadas, ou mais, a miscigenação será generalizada, superados os conflitos raciais às vezes trágicos. Teremos uma miscigenação densa de cores, formas, idiomas e culturas.
Origem, dinheiro ou tom de pele vão interessar menos do que caráter e lealdade, a produtividade e competência menos do que a visão de mundo e a abertura para o outro, a máquina importará tanto quanto o sonho, a hostilidade não vai esmagar a esperança, e não teremos de dominar o outro tentando construir uma civilização.
Talvez eu hoje tenha acordado feito uma visionária ingênua: não é inteiramente ruim, isso se chama esperança de que um dia predomine, sim, a família humana. “E aí?”, perguntarão. “Sem conflito, sem cobiça, sem alguma opressão e alguma guerrinha, qual a graça?”
Aí, não vamos bocejar como anjos entediados, mas crescer mais, e mais, em caráter, sabedoria, harmonia, e – por que não? – algum tipo de felicidade.
(LUFT, Lya. A família humana.Disponível em: https://gauchazh.clicrbs. com.br/colunistas/lya-luft/noticia/2019/06/a-familia-humana-cjx6p12 mq01ro01o9obgwdbq6.html. Acesso em: 06/04/2020.)
Analise as afirmativas apresentadas sobre os termos destacados nos enunciados a seguir. I. Em “Minhas repetições são intencionais,(...)” (3º§), o adjetivo exerce a função sintática de predicativo do sujeito. II. Em “Estudos recentes sobre história das culturas (...)” (4º§), o adjetivo exerce a função sintática de adjunto adnominal. III. Na afirmativa I, o advérbio de modo modifica o verbo transitivo direto. IV. Na afirmativa II, o adjetivo acompanha o substantivo. Estão corretas apenas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q900456 | Sistemas Operacionais, Analista de Sistemas, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

No contexto do Sistema Operacional, a técnica de swapping
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

79Q900470 | Farmácia, Farmacologia do Sistema Nervoso Central e Periférico, Bioquímico, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

O medicamento clonazepam é prescrito como ansiolítico, além de outras indicações. Liga-se aos receptores GABA-A e aumenta a afinidade do neurotransmissor inibitório GABA a esses receptores, o que leva à hiperpolarização da membrana celular e à redução da excitabilidade neuronal. Antes da excreção, é metabolizado pelo fígado, via CYP3A. Em relação a este medicamento, é correto afirmar que:

I. O receituário deve ser do tipo B1 azul.
II. Pode apresentar a depuração reduzida em pacientes cirróticos.
III. A ação gabaérgica reduz a entrada de íons cloreto nas células nervosas.

É(São) verdadeira(s) a(s) afirmativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

80Q900387 | Pedagogia, Professor em Atividade de Coordenação e Planejamento PAC, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

A avaliação realizada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) compreende que a qualidade do ensino está ligada a vários fatores denominados dimensões de qualidade da educação básica, quais sejam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

81Q900406 | Pedagogia, Professor em Atividade de Docência PAD, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

A área de Ciências Humanas, no Documento Curricular do Estado do Pará, engloba os seguintes componentes curriculares:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

82Q900411 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor em Atividade de Docência PAD, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

Sobre a prática docente, no contexto da sala de aula frente às novas tecnologias, podemos afirmar que:

I. A tecnologia pode ser uma grande aliada no ensino, porém, o uso dessa ferramenta deve ser ponderado e fiscalizado, para evitar influência negativa e auxiliar no desenvolvimento sadio da criança.

II. A prática docente na atualidade não deve contribuir para o processo de aprendizagem dos alunos quanto ao uso das tecnologias educacionais, pois é algo que já faz parte da realidade das crianças, ou seja, eles já trazem para a escola esse repertório.

III. A tecnologia pode ser um grande aliado no ensino das crianças, diferente do que muitos pensam, não havendo necessidade de ponderar e fiscalizar seu uso, já que não há possibilidade de trazer prejuízo ao avanço cognitivo das crianças.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

84Q1055327 | Matemática, Aritmética e Problemas, Auxiliar de Contabilidade, Prefeitura de Capanema PA, CONSULPLAN, 2020

Em uma repartição pública há previsão de se aposentarem 30% dos servidores em 2019. Dos servidores que restarem, 20% devem se aposentar no ano de 2020, restando para o ano de 2021 um total de 84 servidores. Quantos servidores há nessa repartição em 2019?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q1055335 | Português, Fonologia, Fiscal de Tributos, Prefeitura de Capanema PA, CONSULPLAN, 2020

Texto associado.
Crônicas de Artur Xexéo

Não vivi a crise dos 30. Nem a dos 40. Nem mesmo a dos 50. As datas de aniversário chegaram e foram embora sem causar maiores comoções. Mas vivi momentos em que a idade pesou. Momentos em que me dei conta de que não era tão jovem quanto pensava. O mais recente aconteceu na semana passada, quando me preparava para entrar numa sessão de cinema, em Nova York, para assistir a “Super 8”, o melhor filme de Steven Spielberg que não foi dirigido por Steven Spielberg. Mas comecemos do começo.
A primeira vez em que me dei conta de que a juventude estava acabando foi no Tivoli. Para quem não está ligando o nome à pessoa, o Tivoli era um mafuá que ficava em plena Lagoa Rodrigo de Freitas muito antes de o local ter atrações como pizzarias, academias de ginástica, pistas de skate, cinemas multiplex. Nas sextas-feiras à noite, depois da última aula na faculdade, minha turma costumava ir para lá. Todos já com mais de 20 anos, talvez perto dos 25, teimávamos em não abandonar a infância jogando argolas para ganhar bichinhos de pelúcia ou disputando corrida nos carrinhos de bate-bate (meu Deus, será que alguém ainda sabe o que é isso?). Pois eu estava lá, aguardando a minha vez de entrar no Chapéu Mexicano, quando uma menina se aproximou. Faz tanto tempo que eu ainda tinha coragem de andar no Chapéu Mexicano. A menina era uma adolescente e, sem perceber o mal que me causava, perguntou com educação:
— O senhor está na fila?
Foi quando me dei conta de que já existiam pessoas dez anos mais moças do que eu saindo de casa sozinhas para mafuás na beira da Lagoa. E assim entrei na maturidade. Numa noite de sexta-feira no Tivoli. Foi traumático, mas passou. Enfrentei com galhardia os 30, os 35, os 40, os 45... até me encontrar com a revista “Caras”. É sempre um momento constrangedor, nas entrevistas, quando o repórter quer saber a idade do entrevistado. Hoje não existe mais esse problema. É só ir na Wikipedia. Mas meu encontro com a “Caras” aconteceu antes da internet. Faz tempo. Todas as reportagens da revista tinham a idade do entrevistado entre vírgulas logo após o nome dele. Conheço gente que só lia a “Caras” para saber a idade dos artistas. E um dia a reportagem era comigo. Eu nunca fiz nada para sair na “Caras”. Nunca fui a Angra dos Reis, nunca chorei mágoas em castelo na França, nunca fui flagrado saindo de uma farmácia no Leblon. Mas lancei um livro, uma minibiografia de Janete Clair. Não foi assunto suficientemente importante para merecer uma reportagem de “Caras”. Mas valeu uma foto pequenininha numa página com mais 328 fotos de gente que estava dançando numa boate ou participando da festa de aniversário do filho de um cantor sertanejo. Na foto, eu dava um autógrafo no livro comprado por Sonia Braga (isso mesmo, eu e Sonia Braga nos meus tempos de superstar). E a legenda entregava: “No lançamento da biografia de Janete Clair, Artur Xexéo, 50...” Mas eu não tinha 50 anos. Ainda faltava um bom tempo para eu chegar lá. O triste foi constatar que eu aparentava 50, nunca mais li “Caras”. Nem sei se eles ainda publicam a idade de todos os entrevistados.
Mas passou. Fiz 50 anos e nem me dei conta. Até a semana passada, quando, enfim, cheguei ao tal cinema em Nova York. Era na Rua 42, um multiplex com mais de 20 salas todas passando praticamente o mesmo filme. “Thor”, “X-Men”, “Super 8”... Para que tantas salas se são tão poucos os filmes? Me decidi pelo “Super 8”. Escolhi uma das sete salas em que o filme estava sendo exibido, separei o dinheiro do ingresso certinho e fui à bilheteria. A bilheteira me deu troco. Fiquei confuso. Afinal, eu tinha contado o dinheiro certo. O ingresso custava US$ 24. Por que tinham me cobrado só US$ 19.20? A bilheteira me deu desconto de sênior! Simplesmente olhou para mim e concluiu: Sênior. Mais tarde soube que, em Nova York, quem tem mais de 65 anos é considerado sênior e tem direito a descontos no cinema e em museus. Peraí, 65 anos? A bilheteira do multiplex na Rua 42 estragou minha semana de folga me dando de bandeja a crise da terceira idade com uns bons anos de antecedência.

(Disponível em: https: //www.facebook.com. Adaptado.)
Assinale o item em que há presença de dígrafo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q900512 | Pedagogia, Secretário Escolar, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

A corrente tecnicista de planejamento educacional tem como característica a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

87Q900392 | Pedagogia, Professor em Atividade de Coordenação e Planejamento PAC, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

As modalidades de ensino que compõem o currículo do Estado do Pará, de acordo com seu respectivo Documento Curricular, são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

88Q1055286 | Português, Funções Morfossintáticas da Palavra Só, Auditor Fiscal Municipal, Prefeitura de Capanema PA, CONSULPLAN, 2020

Texto associado.
Pela emancipação masculina
Uma pequena aglomeração na orla da Barra da Tijuca. Homens, em sua esmagadora maioria. O carro de som parado, o zunido do microfone enquanto passam o som, a faixa ligeiramente torta. É a primeira passeata masculinista do Brasil.
João Marcelo é aquele cara ali, vestindo regata. Ele organizou o evento pelo WhatsApp. Tudo começou por causa de um controle remoto. Sempre que Miriam, sua esposa, botava o pé para fora de casa, o controle da TV desaparecia. E só quando ela voltava, o mistério era solucionado: estava na cara dele o tempo todo.
Foi nesse meio-tempo, assistindo ao Rodrigo Hilbert a contragosto, que João Marcelo se deu conta da violência diária e silenciosa que ele sofria: a dependência do sexo feminino.
Agora, João Marcelo quer que todos os homens sejam livres. E ele não está sozinho. Paulão é segurança particular e já perdeu dois empregos por causa de seu terno “abarrotado” (sic). Depois que a Sandra foi embora, ele parece um cosplay de Agostinho Carrara. Vocifera ao megafone em defesa de meninos inocentes que dependem dos caprichos de uma mãe, às vezes até de um pai – “porque homem oprime homem também!” – para se alimentar e fazer a própria higiene pessoal. É um projeto de dominação diabólico que visa domesticar os homens para sempre, desde pequenos.
Uma ciclista curiosa interpela os manifestantes. Lidiane quer saber que injustiças são essas que esses homens alegam estar sofrendo. O tom da moça causa revolta. O feminismo é a pauta da vez, ninguém fala das mazelas do homem, só se ele for gay. Ela claramente não conhece a angústia de sair de casa para comprar rúcula e voltar com um ramo de espinafre. Ou de abrir uma gaveta cheia de meias soltas e não conseguir formar um par. Paulão tira a camisa envergonhado, exibindo os cravos que se alastram em suas costas.
Indiferente àquele tumulto em prol do empoderamento masculino, Lidiane pedala para longe, sob algumas vaias.
Os cartazes começam a despontar na pequena multidão, estampando frases de efeito como: “minha próstata, minhas regras”, “a cada 11 minutos, um homem é obrigado a trocar um pneu no Brasil” e “paternidade é uma escolha, não uma obrigação”. A passeata segue pacificamente até ser interrompida por um apelo emocionado do organizador ao microfone: “Alguém viu minha carteira?”.
(Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/manuelacantuaria/2019/09/pela-emancipacao-masculina.shtml. Acesso em: 10/09/2019. Manuela Cantuária.)

I. “E só quando ela voltava, o mistério era solucionado.” (2º§)

II. “O feminismo é a pauta da vez, ninguém fala das mazelas do homem, só se ele for gay.” (5º§)

As palavras destacadas explicitam, respectivamente, sentido de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q900409 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor em Atividade de Docência PAD, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

“A escola possui uma missão cultural, tornando-se elemento-chave para a articulação de interesses, de gostos e de socialização de aspectos históricos, sociais e culturais, sendo os professores os seus catalizadores, acelerando ou retardando o processo” (CRUZ, Giselle Barreto, Revista Educar – UFPR, 2007). Partindo dessa premissa, a prática docente, no contexto da sala de aula na atualidade das reformas curriculares, deve ser encarada como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

90Q900415 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor em Atividade de Docência PAD, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

Sobre o ensino religioso como componente curricular, é correto afirmar que

I. deve ser organizado a partir de confissões religiosas.
II. é compreendido, em termos legais ou jurídicos, como área de conhecimento, a partir de pressupostos científicos.
III. permite estudar as religiões e os sem-religião, sem recair nos juízos de valores preconcebidos, que, muitas vezes, podem chegar à intolerância religiosa.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.