Início

Questões de Concursos Prefeitura de Capanema PA

Resolva questões de Prefeitura de Capanema PA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q900470 | Farmácia, Farmacologia do Sistema Nervoso Central e Periférico, Bioquímico, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

O medicamento clonazepam é prescrito como ansiolítico, além de outras indicações. Liga-se aos receptores GABA-A e aumenta a afinidade do neurotransmissor inibitório GABA a esses receptores, o que leva à hiperpolarização da membrana celular e à redução da excitabilidade neuronal. Antes da excreção, é metabolizado pelo fígado, via CYP3A. Em relação a este medicamento, é correto afirmar que:

I. O receituário deve ser do tipo B1 azul.
II. Pode apresentar a depuração reduzida em pacientes cirróticos.
III. A ação gabaérgica reduz a entrada de íons cloreto nas células nervosas.

É(São) verdadeira(s) a(s) afirmativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

82Q900387 | Pedagogia, Professor em Atividade de Coordenação e Planejamento PAC, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

A avaliação realizada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) compreende que a qualidade do ensino está ligada a vários fatores denominados dimensões de qualidade da educação básica, quais sejam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

83Q900402 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor em Atividade de Docência PAD, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

Constitui atribuição docente, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

84Q1055286 | Português, Funções Morfossintáticas da Palavra Só, Auditor Fiscal Municipal, Prefeitura de Capanema PA, CONSULPLAN, 2020

Texto associado.
Pela emancipação masculina
Uma pequena aglomeração na orla da Barra da Tijuca. Homens, em sua esmagadora maioria. O carro de som parado, o zunido do microfone enquanto passam o som, a faixa ligeiramente torta. É a primeira passeata masculinista do Brasil.
João Marcelo é aquele cara ali, vestindo regata. Ele organizou o evento pelo WhatsApp. Tudo começou por causa de um controle remoto. Sempre que Miriam, sua esposa, botava o pé para fora de casa, o controle da TV desaparecia. E só quando ela voltava, o mistério era solucionado: estava na cara dele o tempo todo.
Foi nesse meio-tempo, assistindo ao Rodrigo Hilbert a contragosto, que João Marcelo se deu conta da violência diária e silenciosa que ele sofria: a dependência do sexo feminino.
Agora, João Marcelo quer que todos os homens sejam livres. E ele não está sozinho. Paulão é segurança particular e já perdeu dois empregos por causa de seu terno “abarrotado” (sic). Depois que a Sandra foi embora, ele parece um cosplay de Agostinho Carrara. Vocifera ao megafone em defesa de meninos inocentes que dependem dos caprichos de uma mãe, às vezes até de um pai – “porque homem oprime homem também!” – para se alimentar e fazer a própria higiene pessoal. É um projeto de dominação diabólico que visa domesticar os homens para sempre, desde pequenos.
Uma ciclista curiosa interpela os manifestantes. Lidiane quer saber que injustiças são essas que esses homens alegam estar sofrendo. O tom da moça causa revolta. O feminismo é a pauta da vez, ninguém fala das mazelas do homem, só se ele for gay. Ela claramente não conhece a angústia de sair de casa para comprar rúcula e voltar com um ramo de espinafre. Ou de abrir uma gaveta cheia de meias soltas e não conseguir formar um par. Paulão tira a camisa envergonhado, exibindo os cravos que se alastram em suas costas.
Indiferente àquele tumulto em prol do empoderamento masculino, Lidiane pedala para longe, sob algumas vaias.
Os cartazes começam a despontar na pequena multidão, estampando frases de efeito como: “minha próstata, minhas regras”, “a cada 11 minutos, um homem é obrigado a trocar um pneu no Brasil” e “paternidade é uma escolha, não uma obrigação”. A passeata segue pacificamente até ser interrompida por um apelo emocionado do organizador ao microfone: “Alguém viu minha carteira?”.
(Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/manuelacantuaria/2019/09/pela-emancipacao-masculina.shtml. Acesso em: 10/09/2019. Manuela Cantuária.)

I. “E só quando ela voltava, o mistério era solucionado.” (2º§)

II. “O feminismo é a pauta da vez, ninguém fala das mazelas do homem, só se ele for gay.” (5º§)

As palavras destacadas explicitam, respectivamente, sentido de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q900406 | Pedagogia, Professor em Atividade de Docência PAD, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

A área de Ciências Humanas, no Documento Curricular do Estado do Pará, engloba os seguintes componentes curriculares:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

86Q900409 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor em Atividade de Docência PAD, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

“A escola possui uma missão cultural, tornando-se elemento-chave para a articulação de interesses, de gostos e de socialização de aspectos históricos, sociais e culturais, sendo os professores os seus catalizadores, acelerando ou retardando o processo” (CRUZ, Giselle Barreto, Revista Educar – UFPR, 2007). Partindo dessa premissa, a prática docente, no contexto da sala de aula na atualidade das reformas curriculares, deve ser encarada como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

87Q900411 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor em Atividade de Docência PAD, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

Sobre a prática docente, no contexto da sala de aula frente às novas tecnologias, podemos afirmar que:

I. A tecnologia pode ser uma grande aliada no ensino, porém, o uso dessa ferramenta deve ser ponderado e fiscalizado, para evitar influência negativa e auxiliar no desenvolvimento sadio da criança.

II. A prática docente na atualidade não deve contribuir para o processo de aprendizagem dos alunos quanto ao uso das tecnologias educacionais, pois é algo que já faz parte da realidade das crianças, ou seja, eles já trazem para a escola esse repertório.

III. A tecnologia pode ser um grande aliado no ensino das crianças, diferente do que muitos pensam, não havendo necessidade de ponderar e fiscalizar seu uso, já que não há possibilidade de trazer prejuízo ao avanço cognitivo das crianças.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

88Q1055306 | Contabilidade Pública, Sistema Contábil, Auditor Fiscal Municipal, Prefeitura de Capanema PA, CONSULPLAN, 2020

“O Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) é dividido em oito classes, sendo as contas contábeis classificadas segundo a natureza da informação que evidenciam.” (MCASP, 2018, p. 283.)
Constituem-se em classes pertencentes ao grupo de contas cuja natureza da informação é patrimonial, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q1055320 | Sem disciplina, Morfologia, Auxiliar de Contabilidade, Prefeitura de Capanema PA, CONSULPLAN, 2020

Texto associado.
A família humana

Não acho que tudo tenha piorado nos dias atuais. Nunca fui saudosista. Prefiro a comunicação imediata pela internet a cartas que levavam meses. Gosto mais de trabalhar no computador do que de usar a velha máquina de escrever (que tinha lá seu charme). No whats ou outros, falo instantaneamente com amigos e familiares aqui perto, do outro lado do mundo – os afetos se multiplicam, se consolidam, circulam mais emoções. Nossa qualidade de vida melhorou em muitas coisas, mas serviços essenciais entre nós andam deteriorados, uma vasta parcela da humanidade ainda vive em nível de miséria.
São as contradições inacreditáveis de um sistema onde cosmólogos investigam espaços insuspeitados, cada dia trazendo revelações intrigantes, mas ainda sofre e morre gente nos corredores de hospitais sobrecarregados, milhões de crianças morrem de fome, outros milhões nunca chegam à escola, ou brincam diante de barracos com barro feito de água e esgoto.
Minhas repetições são intencionais, aqui, nos romances, até nos poemas. Retorno a temas sobre os quais eu mesma tenho incertezas. Que envolvem antes de mais nada ética, moralidade, confiança. Decência: pois é neles que eu aposto, nos decentes que olham para o outro – que somos todos nós, do gari ao intelectual, da dona de casa à universitária, dos morenos aos louros de olhos azuis – com atenção e respeito.
Estudos recentes sobre história das culturas revelam dados sobre tempos em que a parceria predominou sobre a dominação: entre povos, entre grupos, entre pessoas. Mas o mesmo ser humano que busca o amor anseia pela dominação nas relações pessoais, internacionais, de gênero, de idade, de classe.
E se tentássemos mais parceria? Na verdade não acredito muito nisso, a não ser que a gente dê uma melhorada em si mesmo. É possível que em algumas décadas, ou mais, a miscigenação será generalizada, superados os conflitos raciais às vezes trágicos. Teremos uma miscigenação densa de cores, formas, idiomas e culturas.
Origem, dinheiro ou tom de pele vão interessar menos do que caráter e lealdade, a produtividade e competência menos do que a visão de mundo e a abertura para o outro, a máquina importará tanto quanto o sonho, a hostilidade não vai esmagar a esperança, e não teremos de dominar o outro tentando construir uma civilização.
Talvez eu hoje tenha acordado feito uma visionária ingênua: não é inteiramente ruim, isso se chama esperança de que um dia predomine, sim, a família humana. “E aí?”, perguntarão. “Sem conflito, sem cobiça, sem alguma opressão e alguma guerrinha, qual a graça?”
Aí, não vamos bocejar como anjos entediados, mas crescer mais, e mais, em caráter, sabedoria, harmonia, e – por que não? – algum tipo de felicidade.
(LUFT, Lya. A família humana.Disponível em: https://gauchazh.clicrbs. com.br/colunistas/lya-luft/noticia/2019/06/a-familia-humana-cjx6p12 mq01ro01o9obgwdbq6.html. Acesso em: 06/04/2020.)
Analise as afirmativas apresentadas sobre os termos destacados nos enunciados a seguir. I. Em “Minhas repetições são intencionais,(...)” (3º§), o adjetivo exerce a função sintática de predicativo do sujeito. II. Em “Estudos recentes sobre história das culturas (...)” (4º§), o adjetivo exerce a função sintática de adjunto adnominal. III. Na afirmativa I, o advérbio de modo modifica o verbo transitivo direto. IV. Na afirmativa II, o adjetivo acompanha o substantivo. Estão corretas apenas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q900454 | Segurança da Informação, Analista de Sistemas, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

No contexto de segurança de redes, diferentes algoritmos de criptografia são utilizados. Sobre o algoritmo AES, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

91Q900467 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

Para Araújo e Volpato (2023), atualmente existem diversos curativos com formas e propriedades diferentes. Para escolher o tipo de cobertura a ser aplicada no curativo faz-se necessário, antes de tudo, avaliar a ferida aplicando o que melhor convier ao estágio em que se encontra, a fim de facilitar a cicatrização. Para feridas com infecção, exsudação intensa e com sangramento, a cobertura mais indicada para o curativo é/são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

92Q900391 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor em Atividade de Coordenação e Planejamento PAC, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

Sobre os aspectos pedagógicos que devem ser considerados pelos coordenadores nas escolas, no que se refere à Educação Inclusiva, analisem-se as afirmativas a seguir:

I. O educador deve orientar seus alunos, no sentido de acolher e compreender as limitações físicas dos colegas.
II. A proposição de atividades competitivas devem ser estimuladas, para que cada aluno busque sua própria superação em relação ao outro.
III. O aluno com deficiência física deve participar das atividades oferecidas pela escola, junto com os outros alunos, desempenhando tarefas de acordo com suas possibilidades.

Está(ão) correta(as) a(s) afirmativas(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

93Q1055277 | Meio Ambiente, Saneamento Geral, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de Capanema PA, CONSULPLAN, 2020

O saneamento básico é um conjunto de serviços compreendidos como: distribuição de água potável, coleta e tratamento de esgoto, drenagem urbana e coleta de resíduos sólidos. Os serviços de saneamento atingem diretamente a saúde, a qualidade de vida e o desenvolvimento da sociedade como um todo. É o órgão do Ministério da Saúde, que detém a contínua experiência em ações de saneamento no País:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q1055279 | Meio Ambiente, Saneamento Geral, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de Capanema PA, CONSULPLAN, 2020

“A natureza trabalha em ciclos – ‘nada se perde, tudo se transforma’. Animais, excrementos, folhas e todo o tipo de material orgânico morto que se decompõe com a ação de milhões de micro-organismos decompositores, como bactérias, fungos, vermes, dentre outros, disponibilizam nutrientes que vão alimentar outras formas de vida.” (Disponível em: https://www.mma.gov.br/estruturas/Secex.pdf.) Os resíduos sólidos são classificados de acordo com as suas origens. São características dos resíduos sólidos de serviços de saúde:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q1055319 | Sem disciplina, Morfologia, Auxiliar de Contabilidade, Prefeitura de Capanema PA, CONSULPLAN, 2020

Texto associado.
A família humana

Não acho que tudo tenha piorado nos dias atuais. Nunca fui saudosista. Prefiro a comunicação imediata pela internet a cartas que levavam meses. Gosto mais de trabalhar no computador do que de usar a velha máquina de escrever (que tinha lá seu charme). No whats ou outros, falo instantaneamente com amigos e familiares aqui perto, do outro lado do mundo – os afetos se multiplicam, se consolidam, circulam mais emoções. Nossa qualidade de vida melhorou em muitas coisas, mas serviços essenciais entre nós andam deteriorados, uma vasta parcela da humanidade ainda vive em nível de miséria.
São as contradições inacreditáveis de um sistema onde cosmólogos investigam espaços insuspeitados, cada dia trazendo revelações intrigantes, mas ainda sofre e morre gente nos corredores de hospitais sobrecarregados, milhões de crianças morrem de fome, outros milhões nunca chegam à escola, ou brincam diante de barracos com barro feito de água e esgoto.
Minhas repetições são intencionais, aqui, nos romances, até nos poemas. Retorno a temas sobre os quais eu mesma tenho incertezas. Que envolvem antes de mais nada ética, moralidade, confiança. Decência: pois é neles que eu aposto, nos decentes que olham para o outro – que somos todos nós, do gari ao intelectual, da dona de casa à universitária, dos morenos aos louros de olhos azuis – com atenção e respeito.
Estudos recentes sobre história das culturas revelam dados sobre tempos em que a parceria predominou sobre a dominação: entre povos, entre grupos, entre pessoas. Mas o mesmo ser humano que busca o amor anseia pela dominação nas relações pessoais, internacionais, de gênero, de idade, de classe.
E se tentássemos mais parceria? Na verdade não acredito muito nisso, a não ser que a gente dê uma melhorada em si mesmo. É possível que em algumas décadas, ou mais, a miscigenação será generalizada, superados os conflitos raciais às vezes trágicos. Teremos uma miscigenação densa de cores, formas, idiomas e culturas.
Origem, dinheiro ou tom de pele vão interessar menos do que caráter e lealdade, a produtividade e competência menos do que a visão de mundo e a abertura para o outro, a máquina importará tanto quanto o sonho, a hostilidade não vai esmagar a esperança, e não teremos de dominar o outro tentando construir uma civilização.
Talvez eu hoje tenha acordado feito uma visionária ingênua: não é inteiramente ruim, isso se chama esperança de que um dia predomine, sim, a família humana. “E aí?”, perguntarão. “Sem conflito, sem cobiça, sem alguma opressão e alguma guerrinha, qual a graça?”
Aí, não vamos bocejar como anjos entediados, mas crescer mais, e mais, em caráter, sabedoria, harmonia, e – por que não? – algum tipo de felicidade.
(LUFT, Lya. A família humana.Disponível em: https://gauchazh.clicrbs. com.br/colunistas/lya-luft/noticia/2019/06/a-familia-humana-cjx6p12 mq01ro01o9obgwdbq6.html. Acesso em: 06/04/2020.)
Nos trechos “No whats ou outros, falo instantaneamente com amigos e familiares aqui perto, (...)” e “(...) uma vasta parcela da humanidade ainda vive em nível de miséria” (1º§), as palavras destacadas são classificadas, respectivamente, como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q1055350 | Contabilidade Pública, Contabilidade Pública, Fiscal de Tributos, Prefeitura de Capanema PA, CONSULPLAN, 2020

A respeito dos Princípios Fundamentais da Contabilidade, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q900471 | Farmácia, Bioquímico, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

Em laboratórios de nível de biossegurança 1
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

98Q1055327 | Matemática, Aritmética e Problemas, Auxiliar de Contabilidade, Prefeitura de Capanema PA, CONSULPLAN, 2020

Em uma repartição pública há previsão de se aposentarem 30% dos servidores em 2019. Dos servidores que restarem, 20% devem se aposentar no ano de 2020, restando para o ano de 2021 um total de 84 servidores. Quantos servidores há nessa repartição em 2019?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q900512 | Pedagogia, Secretário Escolar, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

A corrente tecnicista de planejamento educacional tem como característica a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

100Q1055254 | Gestão de Pessoas, Cargos e Salários, Analista de Recursos Humanos, Prefeitura de Capanema PA, CONSULPLAN, 2020

Ao longo da história da humanidade o homem sempre teve inúmeras responsabilidades e atribuições a serem desempenhadas em seu dia a dia. A partir da Revolução Industrial essas funções passaram a ganhar maior complexidade, sendo necessário, portanto, um maior rigor em sua estruturação. Atualmente, as organizações buscam a estruturação de cargos que resulte em melhor produtividade e satisfação para seus funcionários, sendo essencial nesse processo que uma série de fatores sejam levados em consideração. São condições básicas para o desenho de cargos, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.