Queridos amigos,
Faz apenas cerca de um mês que escrevi minha última carta para
vocês. Desde então acumulei tanto para contar que não sei como
começar. Vi os jornais de Chicago de 6, 7, 8 e 9 de junho e eles
podem dar uma ideia vaga e indefinida do que os fuzileiros navais
fizeram durante todo o mês de junho. Para começar, ainda
mantenho boa saúde, boa aparência e disposição feliz, embora
não consiga entender como isso é possível. Ontem saímos das
linhas (não das trincheiras) após 28 dias de inferno. Algum dia
alguém contará a história como deveria ser contada. Como a
Marinha enfrentou a retirada francesa, enfrentou os hunos
embriagados com a vitória e os arremessou de volta. Estou
convencido de que, se não fosse pelos fuzileiros navais dos
Estados Unidos, Paris certamente teria sido tomada antes disso.
Se eu pudesse transferir minha comissão do exército para o Corpo
de Fuzileiros Navais, eu o faria. É uma honra servir com eles. As
duas primeiras semanas foram horríveis. Fomos levados às
pressas e as coisas estavam quentes desde o início. Não havia
trincheiras, todos combates abertos em colinas, campos e
florestas, como nossos avós lutaram em 61, mas agora com
explosivos, estilhaços, metralhadoras e camaras de gás. As
metralhadoras assumiram a liderança, indo aqui e ali, auxiliando
um ataque e repelindo outro. Adaptado de: Letter from Wayne to Folks; 7/1/1918; 3d Bn Replacements &
Casualties June 18, 1918 Index Sheet 202 - 12.3; Records of Divisions, 1917 - 1920;
Records of the American Expeditionary Forces (World War I), Record Group 120;
National Archives at College Park, College Park, MD.
A leitura da carta elaborada por um soldado da Primeira Guerra
Mundial foi proposta por um docente como atividade didática
sobre o conflito. A respeito dessa atividade, é possível afirmar que
✂️ a) identifica um exemplo de comunicação oficial sobre os
avanços militares estadunidenses em distintas etapas do
conflito. ✂️ b) orienta para o ensino de que relatos pessoais são as únicas
fontes primárias que possuem autoridade para relatar
eventos históricos. ✂️ c) expõe os aspectos psicológicos da experiência pessoal dos
participantes opositores das operações organizadas pelos
Estados Unidos no evento. ✂️ d) expande o conhecimento sobre a centralidade da tecnologia
bélica empregada na guerra que a distingue de eventos
passados. ✂️ e) apresenta uma evidência histórica que explica a deficiência
das atividades navais estadunidense para a efetividade do
combate.