Início

Questões de Concursos Prefeitura de Caraguatatuba SP

Resolva questões de Prefeitura de Caraguatatuba SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


981Q1034979 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Psicopedagogo Institucional, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Leia o trecho a seguir.

Um professor propõe um estudo autodirigido em que os alunos devem escolher e explorar temas de seu interesse. Ana, interessada em ciências, decide investigar as causas das mudanças climáticas. Ela começa determinando quais questões precisa responder, planeja suas estratégias de pesquisa e seleciona fontes confiáveis. Durante o processo, Ana aprende a identificar informações relevantes, avaliar criticamente diferentes pontos de vista e sintetizar suas descobertas em conclusões coerentes.

A habilidade alcançada pela personagem na situação apresentada acima descreve adequadamente o conceito de aprender a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

982Q1051108 | Psicologia, Políticas Públicas no Eca, Psicólogo 30h, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Marcelo vive com sua família, tem 15 anos, nunca frequentou a escola e é analfabeto. Essa situação caracteriza
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

983Q1034981 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Psicopedagogo Institucional, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Com relação às diretrizes curriculares do Estado de São Paulo para o desenvolvimento do Projeto de Vida dos Estudantes, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Sua construção deve ser guiada pela elaboração de um roteiro estrito e se concentrar nos âmbitos do estudo e do trabalho.
( ) Os alunos devem ser expostos a situações em que possam fazer escolhas apenas nos Anos Finais do Ensino Fundamental, conforme a BNCC.
( ) Os professores devem incentivar nos alunos a adoção de estilos de vida, posturas e hábitos saudáveis, sustentáveis e éticos.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

984Q883175 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Na realização de um eletrocardiograma de 12 derivações, o eletrodo correspondente à derivação V2 deve ser posicionado no
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

985Q1043945 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Médico Cardiologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A distinção entre o pulso venoso jugular e o pulso arterial carotídeo representa um componente fundamental do exame físico cardiovascular.
Neste contexto, em relação às características de cada tipo de pulso, na ausência de cardiopatias subjacentes, assinale a afirmativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

986Q1043947 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Médico Cardiologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Texto associado.
Homem de 68 anos, com hipertensão arterial em tratamento regular com losartana, comparece à consulta com queixa de emagrecimento de 8kg em 3 meses, associado à constipação intestinal, fezes em fita e hematoquezia nas últimas semanas. Relata também febre vespertina, sudorese noturna e cansaço progressivo. Ex-tabagista de 30 maços/ano (parou há 10 anos), sem outras comorbidades.


Ao exame: emagrecido, eupneico, hipocorado 2+/4+, desidratado. Temperatura axilar: 37,8º C, FC: 110 bpm, PA: 150x60 mmHg; ausência de linfonodomegalias; murmúrio vesicular universalmente audível, sem ruídos adventícios; ritmo cardíaco regular em 2 tempos, bulhas normofonéticas, sopro sistólico 2+/6+ em foco aórtico, com irradiação carotídea e sopro diastólico aspirativo em foco aórtico acessório 3+/6+; pulso carotídeo célere. Abdome levemente distendido, indolor. Espaço de Traube submaciço. Membros inferiores sem edema.
Considerando a hipótese diagnóstica mais provável do quadro, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

987Q883185 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Considerando os protocolos e as recomendações acerca da administração de medicamentos, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Apesar de não ser muito utilizada, a região ventroglútea é considerada a mais segura para administração pela via intramuscular em crianças acima de 3 anos e em adultos. ( ) A infusão medicamentosa (EV) rápida é aquela realizada em até 40 minutos. ( ) Entre as regiões mais adequadas para a administração de medicamentos por hipodermóclise estão a abdominal, a interescapular e a anterolateral da coxa.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

988Q1043699 | Direito Constitucional, Direitos Individuais, Fiscal de Posturas, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Sobre os direitos e garantias fundamentais no país, analise as afirmativas a seguir.

I. Uma das implicações do direito à vida é a proibição constitucional da pena de morte, a menos de guerra declarada pelo Presidente da República e autorizada pelo Congresso Nacional. II. O direito à propriedade privada também é um direito fundamental. Desse modo, não há possibilidade constitucional de desapropriação. III. O direito à liberdade se estende à liberdade de pensamento e de expressão artística, intelectual ou de comunicação.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

989Q1042424 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

As habilidades motoras especializadas demandam – principalmente – a consolidação anterior das
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

990Q1051133 | Medicina, Pneumologia, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Em acordo com o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas Asma/2023, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

991Q1043453 | Direito Tributário, Lançamento Tributário, Fiscal de Tributos, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Relacione as modalidades de lançamento tributário a seguir, com suas respectivas descrições.

1. por declaração
2. de ofício
3. por homologação

( ) feito pelo próprio ente público sem qualquer interferência do contribuinte
( ) o contribuinte presta as informações, apura e paga seu tributo, e a atividade de fiscalização do ente tributante promove a verificação deste lançamento
( ) o contribuinte fornece as informações e, a partir destas, o Estado promove o lançamento tributário

Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

992Q1043966 | Educação Artística, Ensino da Arte, Arte, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Em relação ao ensino de arte no ensino fundamental, avalie as afirmativas a seguir:

I. A formação em arte, que inclui o conhecimento do que é e foi produzido em diferentes comunidades, deve favorecer a valorização dos povos pelo reconhecimento de semelhanças e contrastes, qualidades e especificidades, o que pode abrir o leque das múltiplas escolhas que o jovem terá que realizar ao longo de seu crescimento, na consolidação de sua identidade.
II. O fenômeno artístico está presente em diferentes manifestações que compõem os acervos da cultura popular, erudita, modernos meios de comunicação e novas tecnologias.
III. O ensino de Arte é área de conhecimento com conteúdos específicos e deve ser consolidada como parte constitutiva dos currículos escolares, requerendo, portanto, capacitação dos professores para orientar a formação do aluno.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

993Q1043455 | Legislação dos Municípios do Estado de São Paulo, Legislação do Município de Caraguatatuba, Fiscal de Tributos, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Em relação a emissões de autos de infração no Município de Caraguatatuba, analise os itens a seguir.

I. As omissões ou irregularidades no auto de infração não implicam necessariamente em nulidade do processo, quando dele constarem elementos suficientes para determinar, com segurança, a infração e o infrator.
II. A repartição competente não pode dispensar o auto de infração, mesmo quando a infração ou os elementos desta puderem ser apurados por procedimento regular ou ato próprio da administração.
III. Após emitido o auto de infração, o órgão fiscalizador devera emitir o termo de início de ação fiscal.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

994Q1060613 | Contabilidade Geral, Balanço Patrimonial, Contador, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

No balanço patrimonial, os ativos não circulantes são classificados como realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.
Assinale a opção que indica uma diferença específica entre direitos classificados como ativo imobilizado e intangível.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

995Q1042437 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Quando um programa de incentivo à atividade física prevê o trabalho com atividades físicas vigorosas para adultos, deve-se informar aos alunos que o tempo semanal destinado à sua prática é de pelo menos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

996Q1037068 | Medicina, Ortopedia e Traumatologia, Médico Ortopedista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Paciente do sexo masculino, vítima de acidente automobilístico foi levado à emergência do hospital por paramédicos, 30 minutos após o acidente. A apresentava ferida contusa de 3cm na região anterior da coxa direita com sangramento de gorduroso e possibilidade de fechamento, sem alterações neuro vasculares. As radiografias evidenciaram fratura do fêmur classificação OTA/AO 32-C2.
Nesse caso, o diagnóstico provável é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

997Q1037069 | Medicina, Ortopedia e Traumatologia, Médico Ortopedista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Em relação à via de acesso preferencial para o tratamento do terço médio do rádio, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

998Q1043982 | Medicina, Dermatologia, Médico Dermatologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Do ponto de visto histopatológico, a maioria das micoses subcutâneas ou sistêmicas apresenta uma reação tecidual do tipo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

999Q1042451 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Educação Física, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A abordagem crítico-superadora marcou o desenvolvimento do pensamento sobre a Educação Física (EF) escolar brasileira. É considerada a abordagem que mais se opôs ao olhar acrítico sobre a cultura corporal presente até então no campo.

Na perspectiva dos autores da abordagem, a EF só faz sentido, no contexto escolar, caso contribua com a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1000Q1048340 | Direito Administrativo, Improbidade Administrativa, Fiscal de Posturas, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Um ato de improbidade pode levar a sanções de natureza civil, administrativa e penal.

Assinale a opção que indica exemplo de sanção por improbidade que é do tipo civil.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.