Início

Questões de Concursos Prefeitura de Cariacica ES

Resolva questões de Prefeitura de Cariacica ES comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q956386 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Educador Social, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

De acordo com o Manual de Orientações Técnicas de Acolhimento Institucional (MDS, 2018), a elaboração do plano de atendimento individual e o desenvolvimento de suas ações e estratégias devem levar em consideração, de maneira imprescindível, a questão do tempo para a criança e o adolescente. Com base em seus conhecimentos, a previsão legal para a permanência no serviço de acolhimento institucional é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

202Q956297 | Informática, Microsoft Word 2019, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

No Microsoft Word 2019 (versão em português e nas configurações padrão), ao criar e formatar um documento, é possível utilizar várias ferramentas de formatação. Com relação ao uso de estilos de texto e parágrafos, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

203Q956370 | Português, Crase, Educador Social, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Texto associado.

O texto a seguir deve ser lido com atenção para responder à questão.



Sobre a Paz



A paz propõe, por um lado, o conflito e, por outro, a harmonia, como quem sobe uma escada


01/01/2025|LÚCIA HELENA GALVÃO — Professora, escritora, palestrante, compositora e professora de filosofia na Nova Acrópole



Vivemos em um tempo em que frases, como respeito[à]diversidade, harmonia e paz, aparecem naquelas nuvens de palavras que mais circulam nosdiálogos1virtuais, algumas expressas em conceitos que se distanciam bem da origem dessas palavras. Sob a luz da filosofia prática, vale refletirmos sobre esses temas.


Na natureza, a diversidade, por exemplo, não é uma diferenciação para opor as partes, para colocá-las em conflito, mas é o reconhecimento do valor de cada parte para que possamos compor um todoharmonioso2. Quanto mais cada um de nós reconhece sua própria identidade, mais pode se harmonizar com os demais, assim como temos diferentes cores harmonizadas em uma pintura ou diferentes notas musicais em uma bela melodia.


Oconceito3de paz é um daqueles que parece ter passado pelo efeito do "telefone sem fio", e foi sendoesvaziado4ao longo da história, gerando posições bem confusas, que mais têm a ver com passividade do que com paz propriamente dita.


Na etimologia da palavra paz, encontramos, no latim, pax e, no proto-indo-europeu, pak, que significa "travar", "fixar", "juntar". Ou seja, em geral, a paz estava relacionada[à]ideia de pacto, de acordo firmado, uma espécie de acordo de não agressão. A paz, então, tem a ver com acordo? Parece que sim. Os chamados filósofos contratualistas (Hobbes, Locke e Rousseau), por exemplo, propunham uma espécie de pacto, conhecido como contrato social, em que, por meio da imposição de uma série de regras, o homem passaria de um estado natural para o início da vida social e política. Mas será que é desse pacto que a paz trata? De uma imposição de regras que se cumpre porCOERSÃO/COERÇÃOe medo, ou de um pacto do homem com sua própria consciência, que se cumpre voluntariamente para termos oPREVILÉGIO / PRIVILÉGIOde sermos verdadeiramente humanos?

Outro elemento importante para compreendermos é que a paz não é sinônimo de passividade. A paz propõe, por um lado, o conflito e, por outro, a harmonia, como quem sobe uma escada: há um momento de conflito/desequilíbrio, que se resolve em um instante de harmonia e estabilidade, e assim por diante. Sem ambos os fatores, não mudamos de patamar, não passamos ao próximo degrau. Mas é um conflito momentâneo regido pela necessidade de crescimento de todos os envolvidos, e não o destrutivo conflito entrePRETENSOS / PRETENÇOS"donos da verdade".Logo, a paz significa um estado de bem-estar quando estamos alinhados com a natureza, e uma das necessidades da natureza é harmonizar, e outra é de crescer. Para isso, harmonia e conflito inteligentemente superado são necessários. Mas essa dualidade exterior nada tem a ver com o que acontece dentro do ser humano, que, coerente com seus valores e princípios em ambos os momentos, conserva um estado de serenidade e equilíbrio constante.


TÃOPOUCO / TAMPOUCOa paz tem[à]ver com passividade. Ser passivo, diante do mal e da injustiça, é ser agressivo por cumplicidade. Nosso corpo é um excelente exemplo de paz: harmonioso por dentro, mas atento a qualquer agressor que tente penetrar nele. Será a nossa imunidade belicista? Ou ela está a favor da vida? Temos que ser fiéis seguidores dos valores que caracterizam a natureza humana: fraternidade, justiça, veracidade etc., mas apenas certificando-nos de que, por dentro, não haja um espírito de parcialidade, ódio, rancor ou vingança, pois isso nubla nossa noção de justiça e veracidade.


A filosofia aponta-nos caminhos para que a gente pare de confundir paz com passividade e encontre na paz uma ação coerente e constante de busca de elevarmos nossa consciência para um patamar mais humanista, de tal maneira que interesse prioritariamente para nós o bem do todo, do outro, da comunidade humana, buscando[à]unidade para além das diferenças.


Procuremos celebrar, na nossa vida, aquelas coisas que dão ao ser humano um aprimoramento no sentido de se tornar cada vez mais verdadeiramente humano. E é claro que a filosofia trabalha exatamente para essasquestões: ela nos abre caminho para que possamos ter uma visão mais reflexiva sobre a vida, o seu sentido e o sentido da nossa presença no mundo.


(Fonte:https://www.correiobraziliense.com.br/opiniao/2025/01/7023626-sobre-a-paz.html. Acesso em: 01 jan. 2025. Adaptado.)


Observe as quatro ocorrências da vogal A destacadas com colchetes no texto. Quantas delas apresentam corretamente o acento indicativo de crase?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

204Q956120 | Veterinária, Auxiliar de Veterinário, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Um auxiliar veterinário vai auxiliar o médico veterinário a realizar uma intubação endotraqueal. Um cuidado que o auxiliar deve ter antes de iniciar o procedimento de intubação é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

205Q956376 | Serviço Social, Serviço Social na Educação, Educador Social, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Acerca do papel do Educador Social na Política de Assistência Social, com base em seus conhecimentos, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

206Q956122 | Veterinária, Clínica Médica para Pequenos Animais, Auxiliar de Veterinário, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

A maior parte das tentativas clínicas de avaliar a dor em cães e gatos, baseia-se na análise do comportamento e nas variáveis interativas. São sinais de dor aguda em cães e gatos, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

207Q956402 | Direito Ambiental, Técnico em Defesa Civil, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Sobre o que prevê a Lei Nº 12.651/2012, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

208Q956415 | Raciocínio Lógico, Assistente Educacional, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Uma cidade foi projetada em um sistema de quadras perfeitamente quadradas, com cada quadra medindo 50 metros. Um carteiro inicia sua rota em uma esquina marcada como Ponto A. Ele realiza o seguinte trajeto: Caminha 3 quadras para o leste e para. Depois, caminha 4 quadras para o norte e para. Em seguida, caminha 2 quadras para o oeste e novamente, para. Finalmente, caminha 1 quadra para o sul e finaliza seu trajeto. Após ver onde parou, percebeu que não fez o menor caminho possível entre o Ponto A e a sua última parada. Após fazer alguns cálculos, percebeu que se tivesse programado antes, poderia ter chegado no mesmo lugar da sua última parada, mas teria andado menos. Quantos metros ele teria economizado se tivesse feito esse planejamento antes?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

209Q956429 | Pedagogia, Gestão Escolar, Assistente Educacional, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Com base nas técnicas de prevenção de acidentes e segurança no ambiente escolar, analise as afirmativas a seguir. Marque (C) para as corretas e (E) para as erradas, e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

(__) Corrimãos: Devem estar bem fixados e em perfeitas condições. Além disso, a utilização de setas amarelas coladas no chão, indicando os sentidos de subida e descida, contribui para evitar colisões entre os alunos.
(__) Saídas de emergência: Devem estar devidamente sinalizadas e sempre livres de obstáculos, garantindo fácil acesso em caso de necessidade.
(__) Fiação e tomadas: É essencial verificar o estado da fiação, das tomadas e dos aparelhos elétricos, pois representam riscos. Crianças podem manipular fios soltos ou inserir objetos nas tomadas. Para evitar acidentes, recomenda-se o uso de protetores de segurança.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

210Q899035 | Pedagogia, Legislação da Educação, Arte, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Marcar (V) para as afirmativas Verdadeiras, (F) para as Falsas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência correta:

(__) Em 1994, com a Declaração de Salamanca se estabelece como princípio que as escolas do ensino regular devem educar todos os alunos, enfrentando a situação de exclusão escolar das crianças com deficiência, das que vivem nas ruas ou que trabalham, das superdotadas, em desvantagem social e das que apresentam diferenças linguísticas, étnicas ou culturais.
(__) Consideram-se alunos com deficiência aqueles que têm impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que em interação com diversas barreiras podem ter restringida sua participação plena e efetiva na escola e na sociedade.
(__) O desenvolvimento de estudos no campo da educação e a defesa dos direitos humanos vêm modificando os conceitos, as legislações e as práticas pedagógicas e de gestão, promovendo a reestruturação do ensino regular e especial.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

211Q899039 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

Os recursos multimídia têm o potencial de enriquecer o ensino, mas sua aplicação efetiva depende da escolha correta para cada situação. Nesse sentido, analise as assertivas sobre o uso de vídeos, áudios e animações como apoio ao ensino:

I. Os recursos multimídia devem ser integrados ao planejamento pedagógico para complementar, e não substituir, o conteúdo apresentado pelo professor.
II. A utilização de animações interativas é mais eficaz para representar conteúdos abstratos e dinâmicos, como processos químicos ou biológicos.
III. O uso de vídeos educacionais limita-se a transmitir informações, preterindo interação ou reflexão nos alunos.

Está(ão) CORRETA(S):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

213Q894258 | Informática, Guarda Municipal, Prefeitura de Cariacica ES, Instituto Access, 2024

Quando, no envio de uma mensagem de correio eletrônico, se deseja enviar a um destinatário que não seja visto pelos demais, deve-se colocá-lo no espaço identificado por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

214Q956372 | Raciocínio Lógico, Educador Social, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Considere que os ofícios em determinada Secretaria Municipal seguem um padrão de identificação automática, assim que são registrados em um sistema interno. A identificação é composta por cinco grupos de caracteres, conforme é possível verificar nos três exemplos abaixo, sendo os últimos três registrados em um departamento dessa Secretaria:

SMA-TES-972-4177-1
SMA-TES-971-9509-6
SMA-TES-970-4931-1

Os dois primeiros grupos de caracteres se referem, respectivamente, à Secretaria e ao departamento que emitiu o ofício. Seguindo o padrão de identificação, qual deverá ser a identificação do segundo ofício após o último acima, no mesmo departamento e Secretaria?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

215Q956125 | Veterinária, Auxiliar de Veterinário, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Em uma clínica veterinária, o armazenamento de medicamentos, vacinas, antígenos e outros materiais biológicos somente poderão ser feitos em geladeiras ou unidades de refrigeração exclusivas, contendo termômetro de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

216Q899050 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

Sobre o uso de recursos acessíveis no AEE para alunos com deficiência visual, analise as assertivas:

I. A bengala longa é um recurso acessível que promove a mobilidade e independência de alunos cegos.
II. Softwares de leitura de tela, como o NVDA, são ferramentas importantes para o uso de computadores por alunos cegos ou com baixa visão.
III. Amplificadores sonoros são recursos fundamentais para alunos com baixa visão, pois ampliam o som de instruções em sala.

Está(ão) CORRETA(S):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

217Q899058 | Informática, Webemail Hotmail, Pedagogo, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

Utilizando o serviço de correio eletrônico Gmail, ao fechar acidentalmente a tela de criação de e-mail ou a aba do navegador sem enviar a mensagem, ela fica salva automaticamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

218Q956427 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Assistente Educacional, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Sobre a adaptação curricular para alunos com deficiência ou transtornos de aprendizagem, analise as assertivas:

I. A adaptação curricular tem como objetivo atender às necessidades individuais dos alunos, respeitando o seu ritmo de aprendizagem e proporcionando a equidade no processo educacional.
II. Atividades práticas, lúdicas e interativas são essenciais para o desenvolvimento de alunos com transtornos de aprendizagem, pois favorecem a compreensão e retenção dos conteúdos.
III. A adaptação curricular deve ser realizada por especialistas externos que possam auxiliar no planejamento e na implementação das estratégias.

Das assertivas, está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

219Q956432 | Pedagogia, Gestão Escolar, Assistente Educacional, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Sobre a prevenção de acidentes nas escolas. Analise as assertivas a seguir:

I. Os acidentes em escolas podem ocorrer de várias maneiras e envolver uma série de fatores, desde ambientes físicos até comportamentos dos alunos. Entre os acidentes que menos ocorrem na escola, estão: as quedas, cortes, arranhões, fraturas, queimaduras, alergias, intoxicação, sufocação, engasgamento e convulsão.
II. Mesmo quando a instituição adota as melhores medidas de prevenção, acidentes podem ocorrer. Portanto, é importante ter um plano de resposta claro para emergências. Existem os acontecimentos que são casos individuais, enquanto outros podem tomar proporções maiores, como o início de um incêndio.
III. A prevenção de acidentes em escolas é uma tarefa contínua e requer planejamento, treinamento e a colaboração de toda a comunidade escolar. Com as medidas certas, é possível minimizar os riscos e garantir um ambiente seguro para todos.

Estão CORRETAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

220Q956435 | Pedagogia, O Cuidar na Educação Infantil, Assistente Educacional, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Com base nas práticas diárias relacionadas à alimentação, analise as afirmativas a seguir, assinalando (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas:

(__) Convidar as crianças para participar do preparo dos alimentos é uma estratégia positiva para promover uma alimentação saudável. Quando elas colocam a mão na massa, tornam-se mais conscientes sobre o que ingerem e compreendem os processos pelos quais os alimentos naturais passam até chegarem à mesa.
(__) O hábito de uma alimentação saudável deve ser incentivado desde a infância. Tanto em casa quanto na escola, é essencial que as crianças sejam estimuladas a desenvolver bons hábitos alimentares. Esse processo depende diretamente do envolvimento dos adultos responsáveis e da instituição escolar.
(__) A escola é um ambiente educativo, inclusive no momento das refeições. Diante disso, é importante que as instituições estimulem a presença de alimentos prejudiciais à saúde na lancheira das crianças, como sucos industrializados, salgadinhos, refrigerantes e doces.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.