Início

Questões de Concursos Prefeitura de Cariacica ES

Resolva questões de Prefeitura de Cariacica ES comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q956110 | Veterinária, Auxiliar de Veterinário, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Os EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais) são considerados barreiras primárias que podem reduzir ou eliminar a exposição de pessoas e do meio ambiente a agentes perigosos. Para manipulação de animais que ofereçam risco de perfuração por garras, como os gatos, o EPI indicado é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

262Q899025 | Pedagogia, Legislação da Educação, Língua Portuguesa, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

De acordo com a Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), os conteúdos relativos aos direitos humanos e à prevenção de todas as formas de violência contra a criança, o adolescente e a mulher:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

263Q899033 | Pedagogia, Legislação da Educação, Arte, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

No contexto da História da Arte, o movimento impressionista trouxe inovações na forma de representar a luz e a cor, rompendo com o academicismo tradicional. Qual das características abaixo corresponde ao Impressionismo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

264Q1032758 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória em Raciocínio Lógico, Fiscal Municipal Agropecuário, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Oito amigos se reuniram para comemorar o aniversário da formatura de sua turma de graduação. Ficou definido que cada amigo levaria um determinado e diferente item: cadeiras; mesas; pratos doces; pratos salgados; decorações; bebidas; amplificador de som; toldo. Cada item foi representado por uma esfera de cor diferente das demais, e as esferas colocadas em uma urna. Qual seria a probabilidade aproximada de o sexto amigo a retirar uma esfera da urna, retirar a esfera colorida que representaria o primeiro dos itens restantes, considerando como ordenação, a ordem alfabética?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

265Q1032760 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Fiscal Municipal Agropecuário, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Considere os seguintes conjuntos:

Conjunto A={2, 4, 6}
Conjunto B={2, 3, 4, 5, 6}
Conjunto C={4, 2, 6}

A partir das possíveis correlações entre esses conjuntos e os seus elementos, analise as assertivas:

I. O número 3 pertence ao conjunto A.
II. O conjunto A está contido no conjunto B.
III. O conjunto A é igual ao conjunto C.
IV. O número 4 pertence ao conjunto C.

Estão CORRETAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

266Q1045051 | Raciocínio Lógico, Sequências Lógicas de Números, Ensino Religioso, Prefeitura de Cariacica ES, INSTITUTO AOCP, 2020

Considere a seguinte sequência numérica de nove termos, em que são conhecidos alguns de seus termos:
(1,_,_,2,_,_,√7,_,3).
Sabendo que os termos dessa sequência foram obtidos seguindo um determinado padrão, então o seu termo central, ou seja, o quinto termo dessa sequência, é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

267Q1045056 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Cariacica ES, INSTITUTO AOCP, 2020

José tem 6 anos e nasceu com cegueira congênita. Considerando-se sua condição sensorial, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

268Q1013203 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor Intérprete de Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Cariacica ES, AOCP, 2020

A estrutura gramatical da Libras é composta por quantos parâmetros e quais são eles?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

269Q956371 | Português, Uso da Vírgula, Educador Social, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Texto associado.

O texto a seguir deve ser lido com atenção para responder à questão.



Sobre a Paz



A paz propõe, por um lado, o conflito e, por outro, a harmonia, como quem sobe uma escada


01/01/2025|LÚCIA HELENA GALVÃO — Professora, escritora, palestrante, compositora e professora de filosofia na Nova Acrópole



Vivemos em um tempo em que frases, como respeito[à]diversidade, harmonia e paz, aparecem naquelas nuvens de palavras que mais circulam nosdiálogos1virtuais, algumas expressas em conceitos que se distanciam bem da origem dessas palavras. Sob a luz da filosofia prática, vale refletirmos sobre esses temas.


Na natureza, a diversidade, por exemplo, não é uma diferenciação para opor as partes, para colocá-las em conflito, mas é o reconhecimento do valor de cada parte para que possamos compor um todoharmonioso2. Quanto mais cada um de nós reconhece sua própria identidade, mais pode se harmonizar com os demais, assim como temos diferentes cores harmonizadas em uma pintura ou diferentes notas musicais em uma bela melodia.


Oconceito3de paz é um daqueles que parece ter passado pelo efeito do "telefone sem fio", e foi sendoesvaziado4ao longo da história, gerando posições bem confusas, que mais têm a ver com passividade do que com paz propriamente dita.


Na etimologia da palavra paz, encontramos, no latim, pax e, no proto-indo-europeu, pak, que significa "travar", "fixar", "juntar". Ou seja, em geral, a paz estava relacionada[à]ideia de pacto, de acordo firmado, uma espécie de acordo de não agressão. A paz, então, tem a ver com acordo? Parece que sim. Os chamados filósofos contratualistas (Hobbes, Locke e Rousseau), por exemplo, propunham uma espécie de pacto, conhecido como contrato social, em que, por meio da imposição de uma série de regras, o homem passaria de um estado natural para o início da vida social e política. Mas será que é desse pacto que a paz trata? De uma imposição de regras que se cumpre porCOERSÃO/COERÇÃOe medo, ou de um pacto do homem com sua própria consciência, que se cumpre voluntariamente para termos oPREVILÉGIO / PRIVILÉGIOde sermos verdadeiramente humanos?

Outro elemento importante para compreendermos é que a paz não é sinônimo de passividade. A paz propõe, por um lado, o conflito e, por outro, a harmonia, como quem sobe uma escada: há um momento de conflito/desequilíbrio, que se resolve em um instante de harmonia e estabilidade, e assim por diante. Sem ambos os fatores, não mudamos de patamar, não passamos ao próximo degrau. Mas é um conflito momentâneo regido pela necessidade de crescimento de todos os envolvidos, e não o destrutivo conflito entrePRETENSOS / PRETENÇOS"donos da verdade".Logo, a paz significa um estado de bem-estar quando estamos alinhados com a natureza, e uma das necessidades da natureza é harmonizar, e outra é de crescer. Para isso, harmonia e conflito inteligentemente superado são necessários. Mas essa dualidade exterior nada tem a ver com o que acontece dentro do ser humano, que, coerente com seus valores e princípios em ambos os momentos, conserva um estado de serenidade e equilíbrio constante.


TÃOPOUCO / TAMPOUCOa paz tem[à]ver com passividade. Ser passivo, diante do mal e da injustiça, é ser agressivo por cumplicidade. Nosso corpo é um excelente exemplo de paz: harmonioso por dentro, mas atento a qualquer agressor que tente penetrar nele. Será a nossa imunidade belicista? Ou ela está a favor da vida? Temos que ser fiéis seguidores dos valores que caracterizam a natureza humana: fraternidade, justiça, veracidade etc., mas apenas certificando-nos de que, por dentro, não haja um espírito de parcialidade, ódio, rancor ou vingança, pois isso nubla nossa noção de justiça e veracidade.


A filosofia aponta-nos caminhos para que a gente pare de confundir paz com passividade e encontre na paz uma ação coerente e constante de busca de elevarmos nossa consciência para um patamar mais humanista, de tal maneira que interesse prioritariamente para nós o bem do todo, do outro, da comunidade humana, buscando[à]unidade para além das diferenças.


Procuremos celebrar, na nossa vida, aquelas coisas que dão ao ser humano um aprimoramento no sentido de se tornar cada vez mais verdadeiramente humano. E é claro que a filosofia trabalha exatamente para essasquestões: ela nos abre caminho para que possamos ter uma visão mais reflexiva sobre a vida, o seu sentido e o sentido da nossa presença no mundo.


(Fonte:https://www.correiobraziliense.com.br/opiniao/2025/01/7023626-sobre-a-paz.html. Acesso em: 01 jan. 2025. Adaptado.)


Identifique a alternativa que descreve corretamente o emprego das quatro vírgulas sinalizadas com colchetes no trecho a seguir.

"Temos que ser fiéis seguidores dos valores que caracterizam a natureza humana: fraternidade[,] justiça[,] veracidade etc., mas apenas certificando-nos de que, por dentro, não haja um espírito de parcialidade[,] ódio[,] rancor ou vingança, pois isso nubla nossa noção de justiça e veracidade."
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

270Q956373 | Raciocínio Lógico, Educador Social, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Uma sequência de números é formada seguindo a seguinte regra:

• O primeiro número é 1.
• O segundo número é 2.
• A partir do terceiro termo, cada número da sequência é dado pela soma dos dois números anteriores, multiplicado pela posição atual na sequência.

Por exemplo:

• O terceiro termo é (1 + 2) x 3 = 9
• O quarto termo é (2 + 9) x 4 = 44

Seguindo esse padrão, qual é o valor do nono termo da sequência?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

271Q1013206 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor Intérprete de Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Cariacica ES, AOCP, 2020

Sobre a realização da interpretação de língua falada para língua sinalizada e vice-versa e quanto aos preceitos éticos necessários, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

272Q899052 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

No Atendimento Educacional Especializado para alunos com Transtornos do Espectro Autista (TEA), diversos recursos e estratégias pedagógicas são utilizados. Nesse sentido, analise as assertivas a seguir:

I. A criação de um ambiente estruturado, com rotinas visuais, auxilia na compreensão das atividades pelos alunos com TEA.
II. A prática de exclusão de atividades sociais é recomendada para evitar sobrecarga sensorial em alunos com TEA.
III. Recursos como cronogramas visuais e materiais sensoriais são fundamentais para promover a organização e a atenção desses alunos.

Está(ão) CORRETA(S):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

273Q899060 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

Sobre a organização do trabalho pedagógico na escola pública, analise a sentença abaixo:

A definição do processo de construção do trabalho pedagógico deve ser compreendida como participativa, ou seja, sob os olhares de estudantes, famílias e profissionais de educação, e seu planejamento deve contemplar quatro níveis: Educacional; Escolar; Curricular e Ensino, este subdividido em: planos de aula ou sequências didáticas. (1ª PARTE) A organização do trabalho pedagógico, por se tratar de um documento onde se elencam as ações pedagógicas em curto, médio e longo prazo, como forma de dar sustentação e possibilitar a avaliação das práticas adotadas. Ele estampa a identidade da instituição que representa, dando aspectos legais ao modelo, bem como atendendo os direitos constitucionalmente assegurados coletivamente. (2ª PARTE)

A sentença está:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

274Q956409 | Saúde Pública, Técnico em Defesa Civil, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Sobre os riscos e cuidados em caso de enchentes e inundações, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

275Q899077 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Ensino Fundamental e EJA, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

A Resolução CNE/CP nº 02/2017, que institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, dispõe que os currículos, coerentes com a proposta pedagógica da instituição ou rede de ensino, devem adequar as proposições da BNCC à sua realidade, considerando, para tanto, o contexto e as características dos estudantes, devendo, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

276Q956423 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Assistente Educacional, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Sobre as atividades lúdicas e sensoriais para estimulação de crianças com deficiência, analise as assertivas a seguir:

I. A memorização de letras e imagens pode ser uma forma interativa de registrar o alfabeto. Usando o recurso como jogo, o educador pode criar um jogo da memória com papel sulfite ou cartolina, associando letras iniciais de palavras com imagens correspondentes. Além de auxiliar na memorização, esse jogo é um grande aliado no processo de alfabetização.
II. O uso de palitos de sorvete é uma excelente forma de trabalhar com quantidades e ensinar números. O educador pode criar um ambiente, como uma caixa ou bolso, onde a criança deve colocar os palitos, seguindo a quantidade indicada do lado de fora. Isso ajuda a criança a aprender a quantificar objetos do cotidiano.
III. A identificação das cores é um marco no desenvolvimento infantil. Incorporar brincadeiras e jogos que incentivem o aprendizado das cores, como atividades com tinta, espumas coloridas ou lego, é uma maneira divertida e eficaz de estimular o conhecimento dessa habilidade.

Estão CORRETAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

277Q1045048 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Língua Inglesa, Prefeitura de Cariacica ES, INSTITUTO AOCP, 2020

Para a realização de uma avaliação na perspectiva mediadora, é necessário ter como premissa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

278Q1045063 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Cariacica ES, INSTITUTO AOCP, 2020

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.


( ) A avaliação do Atendimento Educacional Especializado, seja a inicial como a final, tem o objetivo de conhecer o ponto de partida e o de chegada do aluno, no processo de conhecimento. ( ) No Atendimento Educacional Especializado, o aluno constrói um conhecimento necessário e exigido socialmente, com vistas à aprovação e à promoção para níveis mais elevados de ensino, bem como para favorecer a busca de padrões de normalidade. ( ) Para que o professor possa elaborar um plano de trabalho para o Atendimento Educacional Especializado, mais importante do que saber o que o aluno não sabe é saber o que ele já conhece sobre um dado assunto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

279Q1045064 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, Prefeitura de Cariacica ES, INSTITUTO AOCP, 2020

Relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.


1. Comunicação alternativa e/ ou suplementar. 2. Sistemas alternativos para comunicação de alta tecnologia. 3. Sistemas alternativos para comunicação de baixa tecnologia.

( ) Tabuleiro de comunicação que contenha símbolos gráficos como fotos, figuras, desenhos, letras, palavras e sentenças, que permitam construir sentenças ao apontar para fotos, desenhos ou figuras estampadas, de modo a se fazer entender no ambiente escolar e social. ( ) Conjunto de procedimentos técnicos e metodológicos direcionado a pessoas acometidas por alguma doença, deficiência, ou alguma outra situação momentânea que impede a comunicação com as demais pessoas por meio dos recursos usualmente utilizados, mais especificamente a fala. ( ) Computadores adaptados e softwares específicos para comunicação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

280Q1027265 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Arte, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

Um jogo de tabuleiro tem como algumas de suas peças, 8 unidades de dados, cada um com seis lados. Apenas 1 desses dados é o clássico conhecido, com números diferentes nas laterais, começando por 1 e seguindo com o aumento de uma unidade por lado, até completar todos os lados. Outros 2 dados possuem três pares de lados com o mesmo número, sendo cada par com um número par diferente encontrado no dado clássico, assim como 3 outros dados possuem também três pares, mas cada par com um número ímpar diferente encontrado no dado clássico. Os demais dados possuem o mesmo número em todos os lados, cada um desses dados com um número ímpar diferente encontrado no dado clássico, exceto o maior dos ímpares. Qual seria o valor da soma dos números encontrados em todos os lados de todos os dados desse jogo de tabuleiro?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.