Início

Questões de Concursos Prefeitura de Cariacica ES

Resolva questões de Prefeitura de Cariacica ES comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


322Q1045049 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Língua Inglesa, Prefeitura de Cariacica ES, INSTITUTO AOCP, 2020

A mediação do professor no processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno está relacionada, principalmente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

323Q1045055 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, Prefeitura de Cariacica ES, INSTITUTO AOCP, 2020

A Escola Jardim das Flores adota a perspectiva teórica segundo a qual “o processo de desenvolvimento progride de forma mais lenta e atrás do processo de aprendizado”. No planejamento e na condução de sua prática pedagógica, Renata, professora do primeiro ano do ensino fundamental, orienta-se pela perspectiva adotada pela escola, pois considera que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

324Q956324 | Português, Orações coordenadas sindéticas Aditivas, Agente Administrativo, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Texto associado.

O texto a seguir deve ser lido com atenção para responder à questão.



Sobre a Paz



A paz propõe, por um lado, o conflito e, por outro, a harmonia, como quem sobe uma escada


01/01/2025|LÚCIA HELENA GALVÃO — Professora, escritora, palestrante, compositora e professora de filosofia na Nova Acrópole



Vivemos em um tempo em que frases, como respeito [à] diversidade, harmonia e paz, aparecem naquelas nuvens de palavras que mais circulam nos diálogos1 virtuais, algumas expressas em conceitos que se distanciam bem da origem dessas palavras. Sob a luz da filosofia prática, vale refletirmos sobre esses temas.


Na natureza, a diversidade, por exemplo, não é uma diferenciação para opor as partes, para colocá-las em conflito, mas é o reconhecimento do valor de cada parte para que possamos compor um todo harmonioso2 . Quanto mais cada um de nós reconhece sua própria identidade, mais pode se harmonizar com os demais, assim como temos diferentes cores harmonizadas em uma pintura ou diferentes notas musicais em uma bela melodia.


O conceito3 de paz é um daqueles que parece ter passado pelo efeito do "telefone sem fio", e foi sendo esvaziado4 ao longo da história, gerando posições bem confusas, que mais têm a ver com passividade do que com paz propriamente dita.


Na etimologia da palavra paz, encontramos, no latim, pax e, no proto-indo-europeu, pak, que significa "travar", "fixar", "juntar". Ou seja, em geral, a paz estava relacionada [à] ideia de pacto, de acordo firmado, uma espécie de acordo de não agressão. A paz, então, tem a ver com acordo? Parece que sim. Os chamados filósofos contratualistas (Hobbes, Locke e Rousseau), por exemplo, propunham uma espécie de pacto, conhecido como contrato social, em que, por meio da imposição de uma série de regras, o homem passaria de um estado natural para o início da vida social e política. Mas será que é desse pacto que a paz trata? De uma imposição de regras que se cumpre por COERSÃO / COERÇÃO e medo, ou de um pacto do homem com sua própria consciência, que se cumpre voluntariamente para termos o PREVILÉGIO / PRIVILÉGIO de sermos verdadeiramente humanos?

Outro elemento importante para compreendermos é que a paz não é sinônimo de passividade. A paz propõe, por um lado, o conflito e, por outro, a harmonia, como quem sobe uma escada: há um momento de conflito/desequilíbrio, que se resolve em um instante de harmonia e estabilidade, e assim por diante. Sem ambos os fatores, não mudamos de patamar, não passamos ao próximo degrau. Mas é um conflito momentâneo regido pela necessidade de crescimento de todos os envolvidos, e não o destrutivo conflito entre PRETENSOS / PRETENÇOS "donos da verdade". Logo, a paz significa um estado de bem-estar quando estamos alinhados com a natureza, e uma das necessidades da natureza é harmonizar, e outra é de crescer. Para isso, harmonia e conflito inteligentemente superado são necessários. Mas essa dualidade exterior nada tem a ver com o que acontece dentro do ser humano, que, coerente com seus valores e princípios em ambos os momentos, conserva um estado de serenidade e equilíbrio constante.


TÃOPOUCO / TAMPOUCO a paz tem [à] ver com passividade. Ser passivo, diante do mal e da injustiça, é ser agressivo por cumplicidade. Nosso corpo é um excelente exemplo de paz: harmonioso por dentro, mas atento a qualquer agressor que tente penetrar nele. Será a nossa imunidade belicista? Ou ela está a favor da vida? Temos que ser fiéis seguidores dos valores que caracterizam a natureza humana: fraternidade, justiça, veracidade etc., mas apenas certificando-nos de que, por dentro, não haja um espírito de parcialidade, ódio, rancor ou vingança, pois isso nubla nossa noção de justiça e veracidade.


A filosofia aponta-nos caminhos para que a gente pare de confundir paz com passividade e encontre na paz uma ação coerente e constante de busca de elevarmos nossa consciência para um patamar mais humanista, de tal maneira que interesse prioritariamente para nós o bem do todo, do outro, da comunidade humana, buscando [à] unidade para além das diferenças.


Procuremos celebrar, na nossa vida, aquelas coisas que dão ao ser humano um aprimoramento no sentido de se tornar cada vez mais verdadeiramente humano. E é claro que a filosofia trabalha exatamente para essasquestões: ela nos abre caminho para que possamos ter uma visão mais reflexiva sobre a vida, o seu sentido e o sentido da nossa presença no mundo.


(Fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/opiniao/2025/01/7023626-sobre-a-paz.html. Acesso em: 01 jan. 2025. Adaptado.)


O vocábulo "Logo", em destaque no quinto parágrafo do texto, NÃO pode ser substituído por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

325Q1027260 | Raciocínio Lógico, Equivalência Lógica e Negação de Proposições, Língua Portuguesa, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

Quando se versa acerca de equivalência lógica, algumas situações são consideradas como basilares, como é o caso da conjunção de uma premissa para com ela mesma. Nesse sentido, quando se observa a equivalência lógica na qual uma proposição P em disjunção com uma proposição Q é o mesmo que uma proposição Q em disjunção com uma proposição P, tem-se o seguinte caso:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

326Q1027264 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Arte, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

Os conectivos são fundamentais para construir proposições compostas a partir de proposições simples. Eles estabelecem relações entre as proposições e ajudam a formar argumentos lógicos. Por exemplo, analise a afirmação a seguir:

Ou o professor prepara a aula com antecedência, ou ele improvisa na hora.

Assinale a alternativa que apresenta o conectivo lógico que fora utilizado acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

327Q1013199 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor Intérprete de Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Cariacica ES, AOCP, 2020

Várias posturas adequadas ao intérprete de Libras são orientadas com base no código de ética do intérprete de Libras. Em relação às posturas adequadas a esses profissionais, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

328Q899028 | Literatura, Escolas Literárias, Língua Portuguesa, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

O trecho abaixo tem relação com o Romantismo brasileiro. Leia-o.

"Se o problema principal para os brasileiros depois da independência é se pensarem como brasileiros e não mais como portugueses, portugueses-americanos ou mesmo pernambucanos, paulistas, rio-grandenses, etc., o índio ou, ao menos, a ideia que se decide fazer dele, lhes oferece para isso múltiplas possibilidades."
RICUPERO, Bernardo. O Romantismo e a ideia de Nação no Brasil (1830-1870). São Paulo: Martins Fontes, 2004. p. 153.

Qual das obras brasileiras listadas abaixo é representativa da ideia tratada nesse trecho?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

329Q956383 | Noções de Primeiros Socorros, Educador Social, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Em uma situação de emergência, você se depara com uma vítima de mal súbito que apresenta perda de consciência e respiração irregular. Com base nos princípios de primeiros socorros, qual a prioridade imediata ao abordar essa vítima?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

330Q899054 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

A sexualidade das pessoas com deficiência intelectual é frequentemente ignorada ou reprimida. No contexto educacional, qual das práticas abaixo é mais adequada para trabalhar esse tema com os alunos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

331Q1032757 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Fiscal Municipal Agropecuário, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Existe um conjunto W de seis elementos, sendo que o primeiro é 6, o segundo é seu dobro, o terceiro é o dobro do segundo, o quarto é o triplo do primeiro, o quinto é metade do quarto e o sexto é igual ao primeiro somado ao segundo. Se desse conjunto for subtraído um conjunto Y formado por dois elementos, sendo o primeiro, o igual a um quarto do terceiro termo de W, e o segundo igual à metade do sexto termo de W, analise as assertivas sobre o conjunto resultante dessa operação: [Elementos repetidos em quaisquer grupos devem ser mantidos como elementos, quantas vezes existirem].

I. O conjunto resultante da operação possui quatro termos, sendo que existem ao menos dois elementos que, quando considerados entre si, um é o dobro do outro.
II. A menor diferença possível entre dois dos elementos desse conjunto resultante da operação é 6.

Acerca das assertivas, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

332Q1045058 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, Prefeitura de Cariacica ES, INSTITUTO AOCP, 2020

De acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).


I. Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. II. A pessoa com deficiência não é obrigada à fruição de benefícios decorrentes de ação afirmativa. III. A pessoa com deficiência, até alcançar a sua maioridade civil, será protegida de toda a forma de negligência, discriminação, exploração, violência, tortura, crueldade, opressão e tratamento desumano ou degradante. IV. A pessoa com deficiência terá sua condição especial indicada nos seus documentos escolares, como registro de matrícula, histórico escolar e diploma, favorecendo o controle estatístico das ações afirmativas do sistema de ensino.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

333Q956311 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Um paciente diabético apresenta sinais de hipoglicemia. Assinale a alternativa que indica a conduta inicial adequada para o manejo dessa situação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

334Q956315 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Sobre a aplicação de compressas quentes e frias, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

335Q956368 | Português, Grafia e Emprego de Iniciais Maiúsculas, Educador Social, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Texto associado.

O texto a seguir deve ser lido com atenção para responder à questão.



Sobre a Paz



A paz propõe, por um lado, o conflito e, por outro, a harmonia, como quem sobe uma escada


01/01/2025|LÚCIA HELENA GALVÃO — Professora, escritora, palestrante, compositora e professora de filosofia na Nova Acrópole



Vivemos em um tempo em que frases, como respeito[à]diversidade, harmonia e paz, aparecem naquelas nuvens de palavras que mais circulam nosdiálogos1virtuais, algumas expressas em conceitos que se distanciam bem da origem dessas palavras. Sob a luz da filosofia prática, vale refletirmos sobre esses temas.


Na natureza, a diversidade, por exemplo, não é uma diferenciação para opor as partes, para colocá-las em conflito, mas é o reconhecimento do valor de cada parte para que possamos compor um todoharmonioso2. Quanto mais cada um de nós reconhece sua própria identidade, mais pode se harmonizar com os demais, assim como temos diferentes cores harmonizadas em uma pintura ou diferentes notas musicais em uma bela melodia.


Oconceito3de paz é um daqueles que parece ter passado pelo efeito do "telefone sem fio", e foi sendoesvaziado4ao longo da história, gerando posições bem confusas, que mais têm a ver com passividade do que com paz propriamente dita.


Na etimologia da palavra paz, encontramos, no latim, pax e, no proto-indo-europeu, pak, que significa "travar", "fixar", "juntar". Ou seja, em geral, a paz estava relacionada[à]ideia de pacto, de acordo firmado, uma espécie de acordo de não agressão. A paz, então, tem a ver com acordo? Parece que sim. Os chamados filósofos contratualistas (Hobbes, Locke e Rousseau), por exemplo, propunham uma espécie de pacto, conhecido como contrato social, em que, por meio da imposição de uma série de regras, o homem passaria de um estado natural para o início da vida social e política. Mas será que é desse pacto que a paz trata? De uma imposição de regras que se cumpre porCOERSÃO/COERÇÃOe medo, ou de um pacto do homem com sua própria consciência, que se cumpre voluntariamente para termos oPREVILÉGIO / PRIVILÉGIOde sermos verdadeiramente humanos?

Outro elemento importante para compreendermos é que a paz não é sinônimo de passividade. A paz propõe, por um lado, o conflito e, por outro, a harmonia, como quem sobe uma escada: há um momento de conflito/desequilíbrio, que se resolve em um instante de harmonia e estabilidade, e assim por diante. Sem ambos os fatores, não mudamos de patamar, não passamos ao próximo degrau. Mas é um conflito momentâneo regido pela necessidade de crescimento de todos os envolvidos, e não o destrutivo conflito entrePRETENSOS / PRETENÇOS"donos da verdade".Logo, a paz significa um estado de bem-estar quando estamos alinhados com a natureza, e uma das necessidades da natureza é harmonizar, e outra é de crescer. Para isso, harmonia e conflito inteligentemente superado são necessários. Mas essa dualidade exterior nada tem a ver com o que acontece dentro do ser humano, que, coerente com seus valores e princípios em ambos os momentos, conserva um estado de serenidade e equilíbrio constante.


TÃOPOUCO / TAMPOUCOa paz tem[à]ver com passividade. Ser passivo, diante do mal e da injustiça, é ser agressivo por cumplicidade. Nosso corpo é um excelente exemplo de paz: harmonioso por dentro, mas atento a qualquer agressor que tente penetrar nele. Será a nossa imunidade belicista? Ou ela está a favor da vida? Temos que ser fiéis seguidores dos valores que caracterizam a natureza humana: fraternidade, justiça, veracidade etc., mas apenas certificando-nos de que, por dentro, não haja um espírito de parcialidade, ódio, rancor ou vingança, pois isso nubla nossa noção de justiça e veracidade.


A filosofia aponta-nos caminhos para que a gente pare de confundir paz com passividade e encontre na paz uma ação coerente e constante de busca de elevarmos nossa consciência para um patamar mais humanista, de tal maneira que interesse prioritariamente para nós o bem do todo, do outro, da comunidade humana, buscando[à]unidade para além das diferenças.


Procuremos celebrar, na nossa vida, aquelas coisas que dão ao ser humano um aprimoramento no sentido de se tornar cada vez mais verdadeiramente humano. E é claro que a filosofia trabalha exatamente para essasquestões: ela nos abre caminho para que possamos ter uma visão mais reflexiva sobre a vida, o seu sentido e o sentido da nossa presença no mundo.


(Fonte:https://www.correiobraziliense.com.br/opiniao/2025/01/7023626-sobre-a-paz.html. Acesso em: 01 jan. 2025. Adaptado.)


Em meio ao texto, três pares de palavras foram destacados em letras maiúsculas. Assinale a alternativa que identifica adequadamente, dentre os pares, as palavras que se encontram corretamente grafadas segundo a ortografia oficial da língua portuguesa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

336Q1027281 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Pedagogo, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

Considere que existem cinco diferentes conjuntos formados por números, os quais são: P={2, 5, 8, 6}, Q={1, 2, 8, 5}, R={3, 4, 5, 6}, S={9, 4, 1, 0} e T={6, 1, 8, 2}. Inicialmente, foram realizadas uniões desses conjuntos, formando novos: J é a união de P e T; K é a união de Q e S; nessas uniões, se houver elemento repetido nos dois conjuntos de origem, somente um deles é colocado no conjunto da união. Por fim, foi realizada a interseção entre R, J e K; nessa interseção, inclui-se o elemento comum quantas vezes existir considerando todos os conjuntos de origem da interseção. Qual das alternativas apresenta a soma dos elementos desse conjunto interseção?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

337Q899048 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

Sobre o Atendimento Educacional Especializado, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

338Q899057 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Educação Física, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

Com base na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que institui as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, analise as afirmativas a seguir, considerando as incumbências atribuídas aos estabelecimentos de ensino no Art. 12, em conformidade com as normas gerais e as específicas de seu sistema de ensino:

I. Articular-se apenas com as famílias, criando processos de integração da sociedade com a escola.
II. Elaborar e executar sua proposta pedagógica.
III. Assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas.

Estão CORRETAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

339Q899061 | Pedagogia, Pedagogo, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

A respeito do currículo como referência para o desenvolvimento do processo pedagógico, analise as assertivas e julgue V, para as verdadeiras, ou F, para as falsas.

(__) O currículo é um elemento neutro de transmissão do conhecimento social. Ele pouco está imbricado em relações de poder e é expressão do equilíbrio de interesses e forças que atuam no sistema educativo em um dado momento, tendo em seu conteúdo e formas, a opção historicamente configurada de um determinado meio cultural, social, político e econômico.
(__) O currículo escolar tem ação direta ou indireta na formação e desenvolvimento do aluno. Assim, é fácil perceber que a ideologia, cultura e poder nele configurados são determinantes no resultado educacional que se produzirá.
(__) O currículo necessita ser percebido como um território a ser contestado diariamente, pois é através dele que podemos pensar e legitimar o conhecimento que pretendemos? Para quem? Para quê e como? Tendo como parâmetro a visão de mundo, de sociedade e da educação que acreditamos.

Qual alternativa preenche, CORRETAMENTE, os parênteses, na ordem em que aparecem?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

340Q1045054 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Cariacica ES, INSTITUTO AOCP, 2020

Sobre a Tecnologia Assistiva, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.