Início

Questões de Concursos Prefeitura de Castanhal PA

Resolva questões de Prefeitura de Castanhal PA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q1014727 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Castanhal PA, CETAP, 2024

Marque a alternativa correta sobre o ensino de língua materna (L1) para surdos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q1014733 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Bilingue, Prefeitura de Castanhal PA, CETAP, 2024

Do atendimento educacional para pessoas com surdez, analise as assertivas sobre as tecnologias na educação inclusiva e marque a alternativa correta:

I - A tecnologia está desempenhando papel cada vez mais importante na educação de alunos surdos e com deficiência auditiva.

II - O uso de laptops, celulares e tablets ampliam o acesso ao conhecimento e favorecem melhorias nos processos educacionais e sociais de alunos surdos.

lll - O uso de softwares e o acesso a Internet devem ser evitados para atender as necessidades educacionais e de aprendizagem de alunos surdos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q1024592 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Professor de Inglês, Prefeitura de Castanhal PA, CETAP, 2024

Observe os cenários descritos nos itens a seguir, e marque a alternativa que apresenta os tipos de avaliação descritos, respectivamente.

I- Ao final do semestre, os alunos realizam um exame escrito abrangente que aborda todo o conteúdo ensinado no curso de EFL, incluindo gramática, vocabulário, habilidades de leitura, escrita, compreensão auditiva e expressão oral.
lI- Antes de iniciar uma nova unidade sobre questões ambientais, o professor aplica um teste preliminar para avaliar o conhecimento prévio dos alunos sobre vocabulário relacionado ao meio ambiente e sua capacidade de discutir tópicos ambientais.
IlI- Durante uma atividade de fala em uma aula de inglês como língua estrangeira (EFL), o professor avalia a pronúncia, fluência e uso de vocabulário dos alunos. Após a atividade, o professor dá feedback e sugere maneiras de melhorar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q1046190 | Português, Morfologia, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Castanhal PA, CETAP, 2024

Texto associado.
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


As receitas


Quando eu era menino, na escola, as professoras me ensinaram que o Brasil estava destinado a um futuro grandioso porque as suas terras estavam cheias de riquezas: ferro, ouro, diamantes, florestas e coisas semelhantes. Ensinaram errado. O que me disseram equivale a predizer que um homem será um grande pintor por ser dono de uma loja de tintas. Mas o que faz um quadro não é a tinta: são as ideias que moram na cabeça do pintor. São as ideias dançantes na cabeça que fazem as tintas dançar sobre a tela.

Por isso, sendo um país tão rico, somos um povo tão pobre. Somos pobres em ideias. Não sabemos pensar. Nisto nos parecemos com os dinossauros, que tinham excesso de massa muscular e cérebros de galinha. Hoje, nas relações de troca entre os países, o bem mais caro, o bem mais cuidadosamente guardado, o bem que não se vende, são as ideias. É com as ideias que o mundo é feito. Prova disso são os tigres asiáticos, Japão, Coreia, Formosa que, pobres de recursos naturais, se enriqueceram por ter se especializado na arte de pensar.

Minha filha me fez uma pergunta: "O que é pensar?" Disse-me que 'esta era uma pergunta que o professor de filosofia havia proposto à classe. Pelo que lhe dou os parabéns. Primeiro por ter ido diretamente à questão essencial. Segundo, por ter tido a sabedoria de fazer a pergunta, sem dar a resposta. Porque, se tivesse dado a resposta, teria com ela cortado as asas do pensamento. O pensamento é como a águia que só alça voo nos espaços vazios do desconhecido. Pensar é voar sobre o que não se sabe. Não existe nada mais fatal para o pensamento que o ensino das respostas certas. Para isso existem as escolas: não para ensinar as respostas, mas para ensinar as perguntas. As respostas nos permitem andar sobre a terra firme. Mas somente as perguntas nos permitem entrar pelo mar desconhecido.

E, no entanto, não podemos viver sem as respostas. As asas, para o impulso inicial do voo, dependem de pés apoiados na terra firme. Os pássaros, antes de saber voar, aprendem a se apoiar sobre os seus pés. Também as crianças, antes de aprender a voar, tem que aprender a caminhar sobre a terra firme. Terra firme: as milhares de perguntas para as quais as gerações passadas já descobriram as respostas. O primeiro momento da educação é a transmissão deste saber. Nas palavras de Roland Barthes: "Há um momento em que se ensina o que se sabe..." E o curioso é que este aprendizado é justamente para nos poupar da necessidade de pensar.

As gerações mais velhas ensinam as mais novas as receitas que funcionam. Sei amarrar os meus sapatos automaticamente, sei dar o nó na minha gravata automaticamente: as mãos fazem o seu trabalho com destreza enquanto as ideias andam por outros lugares. Aquilo que um dia eu não sabia me foi ensinado; eu aprendi com o corpo e esqueci com a cabeça. E a condição para que minhas mãos saibam bem é que a cabeça não pense sobre o que elas estão fazendo. Um pianista que, na hora da execução, pensa sobre os caminhos que seus dedos deverão seguir, tropeçara fatalmente. Há a estória de uma centopeia que andava feliz pelo jardim, quando foi interpelada por um grilo: "Dona Centopeia, sempre tive curiosidade sobre uma coisa: quando a senhora anda, qual, dentre as suas cem pernas, é aquela que a senhora movimenta primeiro?" "Curioso", ela respondeu. "Sempre andei, mas nunca me propus esta questão. Da próxima vez, prestarei atenção." Termina a estória dizendo que a centopeia nunca mais conseguiu andar.

Todo mundo fala, e fala bem. Ninguém sabe como a linguagem foi ensinada e nem como ela foi aprendida. A despeito disto, o ensino foi tão eficiente que não preciso pensar para falar. Ao falar não sei se estou usando um substantivo, um verbo ou um adjetivo, e nem me lembro das regras da gramatica. Quem, para falar, tem de se lembrar destas coisas, não sabe falar. Há um nível de aprendizado em que o pensamento é um estorvo. Só se sabe bem com o corpo aquilo que a cabeça esqueceu. E assim escrevemos, lemos, andamos de bicicleta, nadamos, pregamos pregos, guiamos carros: sem saber com a cabeça, porque o corpo sabe melhor. É um conhecimento que se tornou parte inconsciente de mim mesmo. E isso me poupa do trabalho de pensar o já sabido. Ensinar aqui, é inconscientizar.

O sabido é o não-pensado, que fica guardado, pronto para ser usado como receita, na memória desse computador que se chama cérebro. Basta apertar a tecla adequada para que a receita apareça no vídeo da consciência. Aperto a tecla moqueca. A receita aparece no meu vídeo cerebral: panela de barro, azeite, peixe, tomate, cebola, coentro, cheiro verde, urucum, sal, pimenta, seguidos de uma se série de instruções sobre o que fazer. Não é coisa que eu tenha inventado. Me foi ensinado. Não precisei pensar. Gostei. Foi para a memória. Esta é a regra fundamental desse computador que vive no corpo humano: só vai para a memoria aquilo que e objeto do desejo.

A tarefa primordial do professor: seduzir o aluno para que ele deseje e, desejando, aprenda. E o saber fica memorizado de cor - etimologicamente, no coração -, à espera de que a tecla do desejo de novo o chame do seu lugar de esquecimento. Memória: um saber que o passado sedimentou. Indispensável para se repetir as receitas que os mortos nos legaram. E elas são boas. Téo boas que elas nos fazem esquecer que é preciso voar. Permitem que andemos pelas trilhas batidas. Mas nada tem a dizer sobre mares desconhecidos. Muitas pessoas, de tanto repetir as receitas, metamorfosearam-se de águias em tartarugas. E não são poucas as tartarugas que possuem diplomas universitários. Aqui se encontra o perigo das escolas: de tanto ensinar o que o passado legou - e ensinar bem — fazem os alunos se esquecer de que o seu destino não é o passado cristalizado em saber, mas um futuro que se abre como vazio, um não saber que somente pode ser explorado com as asas do pensamento. Compreende-se então que Barthes tenha dito que, seguindo-se ao tempo em que se ensina o que se sabe, deve chegar o tempo quando se ensina o que não se sabe. —



(Rubem Alves, no livro "A alegria de ensinar”. São Paulo: Ars Poetica Editora Ltda, 1994.)
"(...) estava destinado (..)", no parágrafo 1º, não apresenta análise correta em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q1014719 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Castanhal PA, CETAP, 2024

Assinale a alternativa com o que não é pertinente afirmar sobre a aquisição da Libras por crianças surdas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q1014721 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Castanhal PA, CETAP, 2024

Assinale o que é correto afirmar sobre a educação bilíngue.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q1014722 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Castanhal PA, CETAP, 2024

Marque o que não é correto afirmar sobre a literatura surda.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q1024588 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Professor de Inglês, Prefeitura de Castanhal PA, CETAP, 2024

Leia o trecho da notícia a seguir, e marque a alternativa que aponta o principal problema relatado sobre o programa Space Launch System (SLS) da NASA, de acordo com o relatório da US Government Accountability Office.

NASA's mega moon rocket is 'unaffordable,' according to accountability report. Senior NASA officials say that the agency's Space Launch System - the massive rocket designed to propel its ambitious Artemis program to establish a base on the moon - is "unaffordable," according to a report Thursday from the US Government Accountability Office.

The report, which breaks down SLS program expenditures, makes the striking admission that senior NASA officials deem the rocket to be unsustainable "at current cost leveis," and it criticizes what the GAO said is a lack of transparency into the program's ongoing costs. The report does not name which officials - or how many - at NASA made such claims.

(Jackie Watlles, CNN - September 7, 2023. Disponível em: https: / /edition.cnn.com/2023/09/07 /world/nasa-gao-report-sls-moon-rocket-scn/index.html. Acesso 2024 (adaptado)).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q1014713 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Castanhal PA, CETAP, 2024

Analise as assertivas com a descrição do profissional e marque a alternativa correta.

I- Profissional que traduz e interpreta de uma língua de sinais para outra língua de sinais ou para língua oral, ou vice-versa, em quaisquer modalidades que se apresentem.
II- Profissional que domina, no mínimo, uma das formas de comunicação utilizadas pelas pessoas surdocegas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q1014728 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Castanhal PA, CETAP, 2024

Assinale a alternativa correta sobre a diversidade linguística da Libras.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q1014730 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Bilingue, Prefeitura de Castanhal PA, CETAP, 2024

Assinale a alternativa sobre o que não é correto afirmar sobre a iconicidade e a língua de sinais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q1024587 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Professor de Inglês, Prefeitura de Castanhal PA, CETAP, 2024

Leia o trecho da biografia "Kissinger", escrita por Walter lsaacson, e marque a alternativa que contém o tipo textual predominante no trecho.

One oft-told tale about Kissinger [ ... ] involved a report that Winston Lord had worked on for days. After giving it to Kissinger, he got it back with the notation: "Is this the best you can do?" Lord rewrote and polished and finally submitted it; back it carne with the sarne curt question.

After redrafting it one more time - and once again getting the sarne question from Kissinger - Lord snapped, "Damn it, yes, it's the best I can do."
"Fine, then I guessI'IIread it this time."

Fonte: Walter lsaacson, Kissinger: a biography, 2005, p. 217)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q1024591 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Professor de Inglês, Prefeitura de Castanhal PA, CETAP, 2024

Leia as afirmativas seguintes sobre gêneros textuais e suas implicações para o ensino de inglês como língua adicional (LAd), e marque a alternativa correta.
I- No ensino de inglês, o uso de gêneros textuais é fundamental para promover uma compreensão mais ampla e profunda da linguagem. Ao expor os alunos a uma variedade de textos, como narrativas, artigos de jornal, cartas e ensaios, os professores podem ajudá-los a desenvolver habilidades de leitura crítica, compreensão auditiva e expressão escrita. Além disso, trabalhar com diferentes gêneros textuais permite aos alunos aprenderem sobre as convenções linguísticas e estruturais específicas de cada tipo de texto, preparando-os para comunicarem-se de forma eficaz em situações reais.
lI- Os gêneros textuais no ensino de inglês são uma ferramenta valiosa para promover a aprendizagem significativa e a motivação dos alunos. Ao trabalhar com uma variedade de textos autênticos, os alunos têm a oportunidade de se envolver com temas relevantes e interessantes, desenvolvendo suas habilidades linguísticas de maneira contextualizada. Além disso, o uso de gêneros textuais permite aos professores adaptarem seu ensino às necessidades e interesses individuais dos alunos, tornando a aprendizagem mais personalizada e eficaz.
IlI- O ensino com gêneros textuais abrange principalmente a proficiência na escrita. Os alunos aprendem a se expressar especificamente em contextos acadêmicos, com foco em ensaios, relatórios, artigos e outros textos formais. A instrução enfatiza o desenvolvimento da clareza e precisão gramatical. Os professores oferecem oportunidades para os alunos praticarem a escrita para fins acadêmicos, incentivando o pensamento discursivo e crítico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q1033046 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória em Raciocínio Lógico, Agente Administrativo, Prefeitura de Castanhal PA, CETAP, 2024

Joana afirma para seu amigo Paulo, que consegue adivinhar as cartas que ele tira do baralho. Paulo, então retira 3 cartas, sem reposição, de um baralho comum de 52 cartas e pede a Joana para identificar cada uma das 3 cartas que ele retirou, na ordem correta. Suponha que Joana não tenha nenhuma habilidade especial e esteja adivinhando as cartas aleatoriamente. A probabilidade de Joana identificar todas as cartas na ordem correta é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q1014707 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Castanhal PA, CETAP, 2024

Do Código de Ética do Intérprete entende-se que o Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q1019859 | Espanhol, Vocabulário Vocabulario, Professor de Espanhol, Prefeitura de Castanhal PA, CETAP, 2024

Sobre os "Heterosemanticos" ou Falsos Cognatos que existem na Língua Portuguesa e Língua Espanhola, marque a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q1024585 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Professor de Inglês, Prefeitura de Castanhal PA, CETAP, 2024

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular BNCC, no que diz respeito às competências específicas de língua inglesa para o ensino fundamental, analise as afirmativas seguintes e marque a alternativa correta.

I Identificar o lugar de si como falante de língua estrangeira pertencente a um país monolingue, refletindo, criticamente, sobre como a aprendizagem da língua inglesa contribui para a inserção desse país no mundo globalizado, inclusive no que concerne ao mundo do trabalho.
lI- Comunicar-se na língua inglesa, por meio do uso variado de linguagens em mídias impressas ou digitais, reconhecendo-a como ferramenta de acesso ao conhecimento, de ampliação das perspectivas e de possibilidades para a compreensão dos valores e interesses de outras culturas e para o exercício do protagonismo social.
IlI- Elaborar repertórios linguístico-discursivos da língua inglesa, usados em diferentes países e por grupos sociais distintos dentro de um mesmo país, de modo a reconhecer a diversidade linguística como direito e valorizar os usos heterogêneos, híbridos e multimodais emergentes nas sociedades contemporâneas.
IV- Conhecer diferentes patrimônios culturais, materiais e imateriais, difundidos na língua inglesa, com vistas ao exercício da fruição e da ampliação de perspectivas no contato com diferentes manifestações artístico-culturais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q1024590 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Professor de Inglês, Prefeitura de Castanhal PA, CETAP, 2024

Leia o trecho da resenha do filme "The Thing on the Door Step", e marque a alternativa que não corresponde aos comentários do resenhista.

Suitable Flesh review - eye - rolling Heather Graham in erotic body-swap horror thriller.
Adapted from a 1937 HP Lovecraft story, this has some nice stylistic touches, even if the demonic possession, wafting sax and softcore silliness is a bit over the top.

There's some ripe softcore silliness here from veteran horror screenwriter Dennis Paoli and director Joe Lynch, inspired by HP Lovecraft's story, The Thing on the Doorstep. Despite a very game lead performance from Heather Graham, and some amusing 90s - style erotic thriller mannerisms - voile curtains blowing on a hot summer night while a sex scene happens to a wafting sax accompaniment - this left me not knowing quite where to look.

(Petter Bradshaw, The Guardian Disponível em: https://www.theguardian.com/film/2023/oct/24/suitable-flesh-review-eye-rolling-heather-graham-in-erotic-body-swa p-horror-thriller acesso em 25 abr. 2024 (adaptado)).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q1014711 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Castanhal PA, CETAP, 2024

Sobre o trabalho do intérprete de Libras no contexto educacional, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q1014716 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Castanhal PA, CETAP, 2024

Analise as assertivas sobre o trabalho escolar com a língua sinalizada e marque a alternativa correta.

I - O trabalho com a língua sinalizada se define pelo desenvolvimento de duas habilidades: expressar-se em sinais e compreender sinais.

II - A habilidade de expressar-se em sinais envolve o ato de "sinalizar" a outras pessoas na esfera privada ou publica.

Ill - A habilidade de compreender sinais significa ver e compreender o que outras pessoas sinalizam em qualquer circunstancia comunicativa.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.