Questões de Concursos: Prefeitura de Cocalzinho de Goiás GO

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11 Q880859 | Informática, Editor de Textos, Fiscal de Posturas I, Prefeitura de Cocalzinho de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

No Microsoft Word a guia ‘Inserir’ é usada para inserir objetos em seu texto, tais como imagens, tabelas, símbolos, fórmulas, formas, gráficos etc. Nesse sentido, o comando ‘Adicionar Tabela’ insere uma tabela no documento:

12 Q909942 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Nível I, Prefeitura de Cocalzinho de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

De acordo com Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ao longo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a progressão do conhecimento ocorre pela:

13 Q909943 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Nível I, Prefeitura de Cocalzinho de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

Conforme estabelecido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) SÃO COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS HUMANAS para o Ensino Fundamental, EXCETO:

14 Q909936 | Português, Uso da Vírgula, Professor Nível I, Prefeitura de Cocalzinho de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

Texto associado.
A partir da leitura do texto ABAIXO, analise e responda o que é solicitado.

SONETO DE SEPARAÇÃO
Vinicius de Moraes

De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto

De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama

De repente não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente

Fez-se do amigo próximo, distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente

Disponível em: https://www.letras.mus.br/vinicius-de-moraes/86479/em: 25 de jan. 2024.
O uso da virgula no último verso do poema “De repente, não mais que de repente” serve para:

15 Q909939 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor Nível I, Prefeitura de Cocalzinho de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

São contribuições de Emília Ferreiro no processo de construção da leitura e da escrita, EXCETO:

16 Q909947 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor Nível I, Prefeitura de Cocalzinho de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

De vista do art. 31 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB nº. 9.394/96), podemos afirmar que “Na educação infantil a avaliação far-se-á:

17 Q909937 | História, Brasil Monárquico – Segundo Reinado 1831 1889, Professor Nível I, Prefeitura de Cocalzinho de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

A Lei nº. 601, de 18 de setembro de 1850, conhecida como Lei de Terras foi o instrumento jurídico que impôs barreiras legais ao livre apossamento da terra, que só poderia ser adquirida através da compra, sendo o estado o mediador entre as terras públicas (devolutas) e as terras privadas. Esta lei acentuou o processo de:

18 Q909949 | Pedagogia, Educação Especial, Professor Nível I, Prefeitura de Cocalzinho de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº. 13.146/15), em seu art. 1º, estabelece que a mesma é destinada:

19 Q909938 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor Nível I, Prefeitura de Cocalzinho de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

Emília Beatriz Maria Ferreiro Schavi é uma pesquisadora, escritora e psicóloga que, sob as lentes da psicolinguística, compreende os mecanismos pelos quais as crianças aprendem a ler e a escrever. Emília Ferreiro é, indiscutivelmente, um nome extremamente importante para a educação mundial, ela afirma que a construção do conhecimento da leitura e da escrita tem uma lógica individual, embora aberta à interação social, na escola ou fora dela. Neste processo, a criança passa por etapas, com avanços e recuos, até se apossar do código linguístico e dominá-lo. De acordo com a teoria exposta em Psicogênese da Língua Escrita de sua autoria, toda criança passa por quatro fases até que esteja alfabetizada, são elas:

20 Q909944 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor Nível I, Prefeitura de Cocalzinho de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

De vista do art. 21 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº. 9.394/96), a educação escolar compõe-se de:

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